Newsletter 2 ps cpc aveiro

Page 1

NEWSLETTER nº2 [2016.09.15]

REENTRADA POLITICA Aveiro, muito mais e muito melhor A Comissão Política do PS.Aveiro marcou a entrada num novo ano de trabalho político com o programado encontro de “Rentrée” agendado para o dia 10 de setembro, no edifício da antiga Junta de Freguesia da Vera Cruz, sob o mote “Aveiro, muito mais e muito melhor”, contando com uma sala cheia de militantes e simpatizantes! A abertura contou com a declamação de dois poemas (“Fúria nas Trevas o Vento”, Fernando Pessoa, in "Cancioneiro"; e “25 de abril”, de Sophia de Mello Breyner Andresen), por Ivone Lopes, como que ritmando o intervalo cronológico que Aveiro vive.

A propósito do Protocolo entre a Câmara e o Beira-Mar 1 - O Partido Socialista reconhece a apoia todas as soluções que ajudem a resolver os diferendos existentes entre o Município e as várias pessoas, individuais e/ou coletivas, e especificamente com o S C Beira Mar. 2 – O denominado protocolo que a maioria da Câmara apresentou, contém, no mínimo, três peças distintas que, como o PS propos, era importante separar para que o Protocolo colhesse exequibilidade: a) A gestão financeira [há, no texto, uma extensa apresentação da cronologia das sucessivas tentativas protocoladas, incumprimentos e valores em causa - o que previmos questionar apuradamente, quer política quer tecnicamente, devido a incorreções de grandeza exorbitante]; b) A administração do património municipal [num protocolo desta natureza é mera propaganda incluir o que se pretende fazer, por exemplo, nos antigos Armazéns da Câmara; apresentar cenários hipotéticos para o Hospital ou com a Universidade]; c) Um plano de gestão desportiva municipal: protocolo com o Beira-Mar. 4 - A vereação do Partido Socialista analisa, e fá-lo com profundidade também nas questões financeiras, com conhecimento publicamente reconhecido, pelo que argumentou sobre todos os aspetos que careciam de elucidação - o Presidente da Câmara não foi esclarecedor sobre as dúvidas colocadas, mormente (questionado três vezes) sobre a faturação de 1 milhão de euros que não aparece sobre a dívida da EMA no valor total de 1.280.091,46 €. 5 - Não havendo cabal aclaração, pesando sempre a responsabilização também judicial nas decisões, não sendo acolhidas quaisquer propostas, os vereadores do Partido Socialista não podiam caucionar, com a sua aprovação, um documento com tão expressivas lacunas. O que PS quer é um protocolo que plasme um plano de desenvolvimento desportivo para o Concelho. Quer, neste aspeto concreto, maior esclarecimento sobre os fundamentos que sustêm os valores em causa. Dispensa-se marketing político nesta altura do “campeonato”. Onde estava o principal credor do Beira-Mar, a Câmara Municipal de Aveiro, quando em janeiro de 2015 não foi aprovado o Processo Especial de Revitalização (PER)?

Depois, nas intervenções políticas, sucederam-se duas reflexões sobre “Pensar Aveiro”. Anselmo Castro, Professor da UA, deputado municipal e membro do Secretariado da CPC.Aveiro, destacou a importância da visão estratégica “O futuro é incerto, mas quem melhor prever o que virá e melhor preparado estiver para reagir ao que prevê, melhor posicionado estará para o que esse futuro nos trouxer” – referiu. Ana Maria Seiça Neves advogada, deputada municipal e membro do Secretariado da CPC.Aveiro, traçou trajetos para ver a cidade e o Concelho com os olhos dos cidadãos, do dia-a-dia. “Vamos aproximar-nos ainda mais, unir a força das diversidades, e ganhar Aveiro” No segundo momento, explicitando “Agir por Aveiro”, Oliveira de Sousa, Presidente da CPC Aveiro, explicitou três ideias-chave: pelo que falta fazer; como o PS sabe concretizar; na identidade especifica que o PS assume. Por isso, interpelou, “vamos aproximar-nos ainda mais, unir a força das diversidades, e ganhar Aveiro (na intervenção concreta, na cidadania participada, nas eleições”. Acreditar nas capacidades reconhecidas dos socialistas e simpatizantes de Aveiro Encerrou a primeira parte do encontro Jorge Vultos Sequeira, Vice-Presidente da Federação Distrital de Aveiro, garantido que o PS quer ganhar Aveiro: “a mobilização é total no apoio à liderança e aos órgãos locais do PS. O ano vai ser duro. Mas acreditamos que as capacidades reconhecidas dos socialistas e simpatizantes de Aveiro e o trabalho autárquico já desenvolvido estão bem presentes na memória dos aveirenses” Seguiu-se o jantar de confraternização num restaurante da cidade. No final, ainda houve oportunidade para algumas intervenções livres que sublinharam o arranque para um ano que trará a mudança em Aveiro. “Há outras formas de governar em favor das pessoas e do Estado Social” A encerrar, Filipe Neto Brandão, deputado por Aveiro e membro do Secretariado Nacional, destacou como a política do Governo PS comprova que há outras formas de governar em favor das pessoas e do Estado Social, na melhoria da qualidade de vida. Recordou como, em momentos também difíceis, então presidente da Comissão Política Concelhia, foi possível convencer Alberto Souto a candidatar-se à Câmara. E como o PS na Câmara de Aveiro se destacou no todo nacional e se afirmou como um Município e o Concelho de referência e com visão de futuro.

Momentos da reentrada politica

Contamos consigo! Próximas ações:

Comissão Politica Concelhia PS Aveiro — +351 234 421 277 - Rua dos Voluntários Guilherme Gomes Fernandes, nº8 3800-197 Aveiro - Siga-nos no Facebook:


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.