Page 1

PLANO DE ATUAÇÃO – PLA

NOME DO COLETIVO: CONSTRUINDO A CIDADANIA

ALTORES DO PLA: ANA APARECIDA, ANA FLAVIA, ANA VALESKA, ANDRÉ LUIZ, ANTONIA JANIELE, ANTONIA KELY, DAVI SANTOS, ERIKSON SOUSA, FRANCISCA ADRIANA, FRANCISCA ISABELA, FRANCISCO JANAILSON, FRANCISCA FABIANA, FRANCISCA GLAUCIONE, FRANCISCA NATIELE, FRANCISCA VALERIA, FRANCISCO MAURICIO, JOSÉ VALDONES, JOSÉ HALLYSON, MARIA DANIELE, MARIA LEIDIANE, NAYZA MARA, TIAGO PEREIRA E YASMIN OLIVEIRA.

SOBRE OS AUTORES: O coletivo construindo a cidadania é constituído por jovens engajados e motivados em colocar em ação o que vieram estudando e refletindo durante todo o percurso do programa. Todos os temas transversais foram trabalhados e discutidos em sala de aula, e dos temas o que teve maior repercussão entre os adolescentes foi; “Juventude e meio ambiente”. Os jovens escolheram uma temática relacionada ao tema transversal Saúde e Meio Ambiente como base para a elaboração do PLA, eles realizaram diálogos e ações, visando os problemas ambientais existentes na cidade (entulhos de lixo nas ruas, falta de seleção dos resíduos por parte dos moradores e reciclagem). Tal problema tem a finalidade de promover uma sensibilização da comunidade sobre a importância da reciclagem e da destinação correta do lixo, como forma de promover a saúde individual e coletiva. Os jovens apresentaram o tempo todo, motivação e entusiasmo na escolha do tema.

E-MAIL: projovemadolescenteparamoti@hotmail.com BLOG: projovemadolescenteparamoti.blogspot.com ENDEREÇO: A.V Joaquim de Farias nº 175 – Santa Cecilia ( E.M Paulo Sarasate ) CEP: 62736-000 MUNICIPIO: Paramoti – Ce ID CRAS: Rua Arames Paiva 482 ORIENTADORA SOCIAL: Rosângela Soares de Lima TECNICO DE REFERENCIA DO CRAS: Juliana


CARACTERISTICAS DO DESAFIO

DESCRIÇÃO DO DESAFIO: Os jovens diagnosticaram significativos problemas ambientais em seus bairros, assim como, lixo ao ar livre fora de seus devidos lugares para coleta seletiva. O mesmo não coletado a dias causa doenças para as crianças que por sua vez brincam próximo aos locais, sem falar no mau cheiro que incomoda os moradores mais próximos. A pergunta é, como conscientizar essas pessoas que tanto falam mais não fazem nada para a melhora da higiene de sua comunidade? SINTESE DIAGNOSTICA: (CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS) A falta de informação e de incentivo leva as pessoas da comunidade a terem ações que só prejudiciais para elas mesmas. Alguns moradores jogam lixo em qualquer lugar e não nos locais onde o transporte da coleta, outros não fazem a separação dos resíduos e muitos não tem a pretensão de colocar em prática o ato de reciclar. O não planejamento do destino e manuseio dos resíduos produzidos em casa causam problemas maiores do que se pode imaginar. O lixo acumulado meio a vegetação próxima em alguns locais nas ruas deformam as paisagens naturais e traz riscos de doenças, principalmente em época de chuva e em nada contribuem com o meio ambiente. A intenção é criar o convite de incentivo aos jovens a se engajarem na luta pela proteção ambiental, não apenas como pessoas que “jogam lixo no lixo”, mais sobre tudo como cidadãos e sujeito com ação sempre ecológica. OBJETIVO - Objetivo geral: Sensibilizar a comunidade sobre a importância das ruas limpas e incentivar a reciclagem com criatividade. AÇÕES COLETIVAS DE INTERESSE SOCIAL - Objetivos específicos: Esclarecer a comunidade sobre a importância da minimização dos problemas gerados pelo lixo. - AÇÃO: Campanha de difusão de informação. - ATIVIDADE: Reunião com membros da comunidade e distribuição de panfletos - AÇÃO: Palestras. - ATIVIDADE: Elaboração de oficio, cartazes, debates, visitas nas casas para pesquisa. - AÇÃO: Mobilização para sensibilização da comunidade. - ATIVIDADE: Oficio com os Projovianos sobre reciclagem, seminários e visitas mensais.


A MASCA DO PLA PALAVRA DE ORDEM DO COLETIVO: Todos por uma cidade mais limpa.

PARAMOTI – 24 DE NOVEMBRO DE 2012 ROSANGELA SOARES DE LIMA

PLA - SANTA CECILIA  

PLA - DO COLETIVO SANTA CECILIA