
8 minute read
Projeto SEI (Sociedade Escola e Investigação)
O projeto SEI desenvolvido desde 2015 é assente num conjunto de parcerias entre os estabelecimentos de ensino da cidade, centros de investigação e instituições de ensino superior, que se implicam e contribuem para o aumento da literacia científica, despertando os alunos para a carreira de investigador/cientista. Neste projeto participam alunos do 2.° e 3.° CEB e do ensino secundário da rede de estabelecimentos de ensino público da cidade do Porto. Atualmente na sua 8.ª Edição, e com a participação de 450 alunos, o projeto SEI, retomou a divulgação dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano letivo 2022/23, através da organização de um evento final, SEI.ence. Promovido pelo Município do Porto e realizado no Polo Zero - Federação Académica do Porto (FAP), este evento objetivou apresentar uma programação variada, privilegiando a apresentação de pósteres científicos, exposição de demonstradores, momentos interativos de ciência e palestras com oradores convidados da área científica/investigação que partilharam o conhecimento para a construção de um planeta mais sustentável.
No passado dia 17 de maio, a nossa Escola esteve representada pelos alunos do 7.º B que ao longo do ano letivo foram os investigadores do tema: PenSEI no Futuro - Alimentate com consciência. Para além de uma visita estudo à Lipor, nas múltiplas sessões de trabalho, os alunos produziram suportes de divulgação nomeadamente PowerPoints, flyers, um póster científico que, neste dia, divulgaram junto da comunidade. E ainda… entregaram um brinde surpresa a todos os participantes. No evento foram partilhados momentos interativos de ciência e palestras com oradores convidados na área científica/investigação. O objetivo foi promover a troca de ideias e a partilha de aprendizagens, com vista a um planeta mais sustentável.
Advertisement
O encerramento do projeto culminou com uma visita de estudo à FCNAUP (Faculdade de Ciências da Nutrição e da Alimentação da UP) e um lanche muito bom.
Ana Monteiro e Anabela Mota, Adjunta do Diretor e coordenadora de projetos
O Clube Europeu da EB Eugénio de Andrade, em articulação com o núcleo de estágio de Geografia, comemorou o Dia da Europa com uma exposição dos trabalhos elaborados pelos alunos do 3.º ciclo que esteve patente na Biblioteca da Escola-sede entre 8 e 12 de maio.

Esta data assinala a histórica “Declaração Schuman” proferida pelo ministro dos Negócios Estrangeiros de França, Robert Schuman, a 9 de maio de 1950, às 16 horas, na Sala do Relógio do Quai d'Orsay, em Paris.
Para salientar a efeméride, os alunos revestiram as paredes da Biblioteca com um cordão de bandeiras identificativas dos países pertencentes a este espaço económico e político e as mesas com cubos ilustrando as bandeiras.


No espaço da exposição foi também proposto aos visitantes a construção de diferentes puzzles, construídos pelos alunos, relativos à temática. Foram ainda distribuídos panfletos informativos sobre os 27 estados membros da União Europeia e pins alusivos à comemoração.
Na cantina da Escola foram servidos, ao almoço, pratos típicos de alguns países europeus.
Com o registo digital da exposição foi elaborado um vídeo que passou no ecrã do polivalente bem como na Biblioteca da Escola.
A exposição teve um forte pendor geográfico, focando a visão mental que os alunos têm dos espaços que os envolvem nas diferentes escalas: local, nacional, europeia e mundial
Os objetivos desta atividade foram alcançados com bastante sucesso, tendo os alunos revelado um grande empenho através da qualidade dos seus trabalhos.
Felicitam-se todos os alunos pela sua colaboração e criatividade nas atividades propostas no âmbito da comemoração do Dia da Europa!
No dia 9 de fevereiro fomos a Melres a casa da avó do Mateus.
Fomos no autocarro da TravelVip, conhecemos o percurso diário do Mateus para a escola.


Uma manhã em cheio:
A D. Conceição recebeu-nos com uma mesa farta e um sorriso permanente.
As crianças exploraram o espaço entre o quintal da casa e o mato que a rodeia.
Viram as cabras, deram de comer às ovelhas, entraram nas coelheiras, pegaram nos coelhos, entraram no galinheiro…




Obrigada D. Conceição, voltaremos na primavera para o piquenique prometido.


Obrigada Sr. Adão Barros, proprietário da TravelVip, um parceiro de longa data, que nos proporcionou, gentilmente, o transporte.
Cristina Franco, Sofia Quintas, Teresa Cardoso, professoras da turma bilingue - 0C, EB Augusto Lessa
Museu da Educação de Surdos (MES)
Lançamos a “primeira pedra” a 23 de Abril de 2013, data em que nasceu o Museu da Educação de Surdos. Podem visitar-nos na sala D9 (pavilhão D) e acompanhar-nos nesta viagem ao passado da educação de surdos através de documentos, fotografias, objetos e equipamentos que fizeram parte da história da nossa Escola.
Uma escola que é referência, na educação de surdos, há mais de 40 anos, uma escola que o Museu faz questão de celebrar homenageando as diversas gerações de professores e alunos, recordando os seus contributos.




Este ano, completando uma década de existência, o Museu da Educação de Surdos celebra-se através de diversas atividades, das quais destacamos a exposição “10 anos, 10 marcas”, que poderão visitar no próximo dia 17 de Maio (no âmbito do Dia Internacional dos Museus) e o projeto “Pedaços de História”. Este projeto pretende dar a conhecer melhor o percurso da Educação de Surdos em Portugal, cruzando a riqueza do espólio documental do Museu com os testemunhos dos verdadeiros protagonistas.
Parabéns ao Museu da Educação de Surdos pelos seus 10 anos de vida e ao Agrupamento de Escolas Eugénio de Andrade por nos deixar um legado que merece permanecer no tempo e no espaço.
Mobilidade a Sestri Levante – Projeto “How special are your needs?”
Projeto Erasmus +

O Projeto “How special are your needs?”, teve continuidade na bonita cidade de Sestri Levante, Itália, entre os dias 27 de março e 1 de abril. O nosso Agrupamento esteve representado pela Subdiretora, professora Sónia Cruzeiro, pela professora, Maria Marcela Cardoso, pela intérprete de LGP, Cláudia Braga e pelas alunas do 8.º ano, Bruna Pereira e Daniela Carvalho.


O programa da semana foi muito intenso e variado, com palestras, workshops, muitas surpresas e um trabalho cooperativo muito aliciante entre todos os representantes dos 6 países e 8 escolas participantes.
A Língua Gestual Portuguesa e Italiana deram mãos e atingiram todos os objetivos propostos.
As nossas alunas foram particularmente ativas e solicitadas, parabéns.
Participamos em atividades paralímpicas como o golf ou o vólei, sentimos o aroma de quadros maravilhosos, o paladar de um “jantar cego” e até experimentamos dançar a salsa.
Conhecemos locais incríveis como Sestri Levante, Rapallo ou Portofino.
Promovemos atividades que levam a uma maior conscientização social nos participantes.
A semana de trabalho terminou com uma receção na Câmara Municipal onde foi salientada a importância e relevo destas atividades europeias.
Regressamos cheias de memórias e seguras de que regressaremos um dia.
Receção dos alunos de 4.º ano, na sede do Agrupamento
Nos dias 29 e 30 de maio, os alunos do 4 º ano das três Escolas do nosso Agrupamento visitaram a Escola sede com o propósito de conhecer os diferentes espaços que a Escola dispõe. Para o efeito, os professores prepararam uma série de atividades lúdicas.
Os alunos do 4.º B da Escola Básica Augusto Lessa, em grande grupo, elaboraram o seguinte texto: Chegamos à Escola e foram recebidos pela Subdiretora, professora Sónia Cruzeiro e, de seguida, realizamos vários quiz sobre Geografia, na plataforma Kahoot. Posteriormente assistimos a um teatro cujas personagens eram interpretadas por estudantes de Inglês. Seguidamente, exploramos a Rádio da Escola, assim como diversas atividades no âmbito das TIC e visitamos o Museu da Educação de Surdos onde conhecemos o Projeto REDES e o passado do nosso Agrupamento de Referência para a Educação


Bilingue de Alunos Surdos

No ginásio, realizamos um percurso onde trabalhamos diversas habilidades motoras e um jogo, organizados pelos professores de Educação Física. Seguiu-se uma atividade de culinária onde confecionamos umas deliciosas bolachas que levamos para partilhar com a nossa família. Na hora da refeição, almoçamos na cantina e divertimo-nos no recreio.
Já na parte da tarde, em Educação Visual, produzimos desenhos criativos a partir de um rosto neutro. No laboratório de Ciências, observamos e exploramos várias rochas, o corpo humano e as metamorfoses de vários animais. Depois divertimo-nos, em Matemática, com o jogo do semáforo.


Este dia de integração e preparação para o próximo ano letivo terminou com um concerto, com coro, piano e flauta transversal da Escola de Música EMARA.
Foi um dia intenso e muito divertido!
O Dia Europeu da Terapia da Fala no nosso Agrupamento
Assinalou-se, no dia 6 de março, o Dia Europeu da Terapia da Fala. Esta data comemorativa, criada pelo organismo europeu que congrega as associações que regulam esta profissão, tem como objetivo alertar para a importância da atuação do terapeuta da fala, sensibilizando os cidadãos para as perturbações da comunicação, para o seu efeito sobre a saúde humana, para os direitos das pessoas com perturbações da comunicação e para as formas de os ajudar.

Este profissional tem como funções o estudo, a avaliação, a intervenção e a prevenção ao nível das perturbações da comunicação humana, onde se incluem não só a linguagem oral (nas suas diferentes áreas e componentes compreensiva e expressiva), bem como outras formas de comunicação não verbal (Decreto-Lei nº564/99 de 21 de dezembro de 1999). É ainda da responsabilidade do Terapeuta da Fala intervir ao nível das dificuldades na mastigação e deglutição (Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala).
Este ano, quando se marca 45 anos desta associação profissional, a Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala dedicou as comemorações à divulgação do trabalho dos terapeutas nos cuidados intensivos e nas urgências. No agrupamento a nossa atuação assume um maior destaque no apoio aos alunos surdos por este ser um agrupamento de referência para o ensino bilingue em Portugal.
A equipa de terapeutas do AEEA produziu um vídeo alusivo a este dia, solicitando às famílias e equipas com quem trabalham o término da frase “Terapia da Fala é…”. O vídeo poderá ser visualizado na página do agrupamento em https://www.agrupamentoeugenioandrade.org/dia-europeu-da-terapia-da-fala/.
Veja o vídeo AQUI
Os terapeutas da terapeuta da fala do Agrupamento
A Rádio Eu@génio funciona na Escola EB Eugénio de Andrade, desde o dia 14 de fevereiro de 2022 e pretende tornar a escola mais divertida e dinâmica inserindo-se na lógica de comunicação do Agrupamento.

Ao longo do tempo têm participado nas emissões centenas de alunos, para além de vários professores. Num ambiente de trabalho em equipa, a programação da Rádio tem englobado a emissão de música, reportagens e entrevistas e divulgação de informação da comunidade escolar.
Este projeto inovador tem vindo a construir-se e permite aos alunos, interessados na locução e animação de rádio, dar os primeiros passos na área da comunicação social.
A Rádio Eu@génio tem-se revelado uma ferramenta educativa indispensável para a sociabilização participativa dos alunos, uma estratégia que possibilita a oportunidade de colaborar, participar e intervir, invertendo a sua habitual condição de recetor de informação. Para além da experiência lúdica, o desempenho nas atividades da Rádio tem motivado os alunos para novas formas de convivência e de trabalho, que apelam a toda a sua criatividade, sentido crítico, responsabilidade e exercício de uma cidadania ativa.
A Rádio Eu@génio tem-se articulado com as aulas de Complemento de Educação Artística- Comunicar em Multimédia, através da preparação dos alunos para a utilização de ferramentas tecnológicas, softwares de edição de voz e equipamentos específicos de rádio.
Também tem havido destaque à divulgação da leitura, através do segmento “5 a ler”, articulado com o Projeto “Escola a ler”.
A Rádio Eu@génio está inserida na rede de rádio escolas da Rádio Miúdos.
Durante todo o ano letivo 2022/23 houve participação nos 6 desafios propostos por aquela rádio, tendo sido uma das escolas mais participativas.
O corolário desta atividade foi a participação nas Olimpíadas da Rádio, realizadas no dia 31 de maio, na EB 2/3 de Maxial (Torres Vedras). A equipa da Rádio Eu@génio obteve o 5.º lugar, no conjunto das oito escolas participantes. As provas consistiram na construção de uma notícia, um spot de publicidade e de uma crónica/opinião.

Para o próximo ano estão previstas várias novidades na Rádio Eu@génio.
PARABÉNS!
Veja a notícia no site da Rádio Miúdos AQUI