4 minute read

O filme “A Princesa que venceu o medo” ganha prémio em Festival

O filme de animação “A Princesa que venceu o medo” feito pela turma do 3 ºB da Escola Básica de Costa Cabral em parceria com a associação CLIA Anilupa, ganhou o prémio de Melhor curta-metragem de animação no Festival Plasencia Encorto International Youth Film, no dia 22 de Abril de 2023, em Plasencia, Espanha.

No ano passado, a turma do 2.ºB (que agora são do 3ºB) da Escola Básica de Costa Cabral fez um filme de animação com a coordenação de Jurga Miksyte da Anilupa e da professora Teresa Lage.

Advertisement

Os alunos escreveram a história, desenharam personagens e cenários com vários tipos de papel, cartolina, tecido, massa adesiva e canetas para fazer os fantoches, montaram os cenários e fotografaram. As várias falas foram feitas pela turma e organizadas por Fábio Fernandes.

Três representantes da turma (que fizeram a viagem com as suas famílias) foram ao festival em representação da turma receber o prémio.

Desporto Escolar - Orientação

Cabroelo, Penafiel, recebeu no passado dia 6 de maio as duas últimas etapas do campeonato de Desporto Escolar – Norte.

O local de concentração para a competição realizou-se no campo de futebol de Cabroelo, com a partida de atletas em sistema de contrarrelógio a começar às 10 horas da manhã.

O evento organizado pela Associação Desportiva de Cabroelo, filiado desde 2001 na Federação Portuguesa de Orientação, teve a participação de cerca de 350 atletas.

Foi um sábado muito agradável, de convívio e salutar competição como é apanágio desta modalidade.

As nossas atletas, na sua grande maioria, estão a iniciar-se na modalidade e tiveram um desempenho muito meritório, conseguindo completar os seus percursos sem qualquer falha registada e dois lugares no podium, assim, destacaram-se as alunas, Áquila Rodrigues (3.ª classificada – Inf A Fem) e Cristiane Soares (2ª. classificada – Jun Fem).

Para o próximo ano estaremos de volta para novos desafios.

Armando Cardoso, professor de Educação Física e coordenador de Desporto Escolar

PROJETO ESCOLA A LER - 2.º Semestre

Este semestre, o nosso Agrupamento fechou com chave de ouro, a sua participação no Projeto Escola a Ler.

No domínio “Equipas de Leitura”, as leituras na Rádio Escola, continuaram a ser uma companhia regular, agradável e muto desejada. A atividade “Começo eu… Agora tu” permitiu diversas leituras partilhadas. Inserida na Semana da Leitura teve lugar o já famoso “Concurso de Leitura”, desta vez com a participação dos concorrentes através em formato vídeo por si realizados. No dia do “Autor Português” tivemos ainda o privilégio de receber a multifacetada autora Regina Guimarães.

Quanto ao tema “Tempo para ler e pensar” foi desenvolvida a atividade “Segredos dos Livros- Histórias peculiares de livros e escritores”.

Relativamente ao domínio da “Leitura Orientada” o teatro foi à Escola, durante a “Semana da Leitura “tendo os alunos assistido às peças “O príncipe Nabo” e as “Viagens de Gulliver com passagem por Portugal”, pela companhia de teatro “AtrapalhArte”. Foi desenvolvida a atividade “Já Li” com a criação de marcadores de livros, expostos na biblioteca.

A divulgação de diferentes autores e as sugestões para leitura domiciliária, efetuadas no âmbito do Domínio “Vou levar-te comigo” na Rádio Escola e nas redes sociais da Biblioteca Escolar, continuaram a ser desenvolvidas com reflexo no aumento das requisições domiciliárias.

Muitas das atividades que integraram este Projeto continuarão a ser desenvolvidas nos próximos anos letivos, dado o seu sucesso.

Sónia Vilarinho, coordenadora do Projeto Escola A Ler e das Bibliotecas do Agrupamento

No dia 22 de maio, Dia do Autor Português, tivemos o privilégio de receber no nosso Auditório, Regina Guimarães, autora multifacetada (poetisa, cineasta, dramaturga, encenadora, letrista…) nascida na cidade do Porto.

A nossa ilustre convidada esteve à conversa com alunos do 2 ° ciclo e alguns professores. Sendo ela uma grande letrista, recebêmo-la com música e despedimo-nos da mesma forma. A abrir a sessão, ouvimos "Embeiçados", letra sua cantada pelo grupo musical Clã com tradução em língua gestual, feita em 2014, no âmbito do projeto REDES. Seguiu-se uma conversa animada de aproximadamente 90 minutos. Regina Guimarães abordou várias temáticas e respondeu a diversas questões colocadas pelos alunos. Leu dois poemas de sua autoria, mostrou-nos algumas "manualidades" que faz para se entreter e ofereceu três dos seus livros à nossa Biblioteca. Este encontro terminou com distribuição de chocolates ao som de “Chocolatando”, mais uma letra sua cantada pelos Clã.

Gostamos muito de estar com ela. Foi um momento inesquecível!

E como se disponibilizou para dinamizar uma Oficina de Escrita, no próximo ano, teremos a sorte de voltar a recebê-la.

Projeto SOLL

Projeto Erasmus +

O “Projeto SOLL: Search, Observe, Learn and Listen” é financiado pelo programa ERASMUS + Ação-Chave

1, enquadrando-se na mobilidade para alunos e pessoal do ensino escolar. É o primeiro projeto

ERASMUS em que a organização proponente é o Agrupamento de Escolas Eugénio de Andrade. Tem três objetivos principais: 1.promover a mobilidade da equipa que acompanha bebés e crianças com surdez (0-6 anos) para fins de aprendizagem e inovação das práticas pedagógicas e terapêuticas,

2. Promover a mobilidade para aprendizagem não formal em acompanhamento no posto de trabalho (job shadowing) para integração na sua atividade profissional de praticas inovadoras observadas em instituições congéneres,

3. Capacitar as equipas para a implementação de práticas centradas na família com bebés e crianças com surdez dos 0 aos 6 anos. Este projeto será implementado ao longo de 18 meses que incluirão diversas atividades: reuniões virtuais, visitas preparatórias, acompanhamento no posto de trabalho, cursos de formação e ações de formação acreditadas. Neste projeto existem várias organizações de acolhimento em Espanha (Madrid) e na Dinamarca (Copenhaga).

Ana Luísa Ferreira e Susana Capitão, professora de Educação Especial e terapeuta da fala da Frequência Bilingue Precoce, ambas coordenadoras do Projeto SOLL Erasmus+

Exposição de trabalhos - Educação Tecnológica

Durante o mês de março, esteve patente na biblioteca da Escola sede, uma exposição de trabalhos realizados durante o primeiro semestre, pelos alunos dos 2.º e 3.º ciclos, no âmbito das disciplinas de Educação Tecnológica e Educação Visual e da Componente de Educação Artística “Exprimir pelas Artes”. Dando cumprimento aos conteúdos das disciplinas, os alunos desenvolveram vários trabalhos (bidimensionais e tridimensionais) pondo à prova a criatividade e a capacidade de desenvolver projetos.

This article is from: