Catálogo Territórios aglomerados

Page 15

Universidade FUMEC BH

Diretoria geral da FEA/FUMEC Prof. Luiz de Lacerda Júnior

O princípio da conectividade nos coloca diante da noção de comunidade de aprendizagem. Nem o estudante e nem a Universidade são entidades isoladas, ao contrário, encontram-se em relação com seus pares, com a comunidade educativa e com sua comunidade ampliada que é a humanidade. Diante de uma sociedade voltada para o culto ao individualismo e à competitividade, não é difícil perceber a insustentabilidade das formas atuais de produção e os consequentes transtornos causados nos meios ambientes, econômicos e sociais. O paradigma vigente é concentrador de riqueza e distribuidor de injustiças sociais. Diante disso, nunca foi tão importante e urgente pensar e repensar a ética, enquanto campo de ação/reflexão e intervenções no mundo, capaz de operar mudanças de valores e de condições cotidianas de existência, de abrir-se para o encontro solidário com o outro enquanto diferença e apostar num futuro melhor para a vida da terra e na terra.

As demandas do nosso tempo são tão urgentes e graves que apontam para a importância de reafirmar o papel da Universidade e de fortalecer sua conectividade com as necessidades da nossa sociedade e do nosso planeta através do ensino, da extensão e da pesquisa . Promover o engajamento de seu corpo docente e discente com as causas sociais desperta em todos um profundo sentido de responsabilidade social, pois os caminhos e as transformações começam a surgir a partir do comprometimento individual com a construção de elos para uma cidadania em cadeia, que visa assegurar o direito ao presente e ao futuro. É papel da Universidade adotar uma postura profundamente crítica e construtiva em favor do desenvolvimento de uma ética planetária, possibilitando ao aluno formar uma atitude de ruptura ante o estabelecido, e tecer um projeto de vida, individual e coletiva, muito mais digna e bonita. O projeto ASAS — Artesanato Solidário no Aglomerado da Serra — representa mais um elo na construção desta cadeia na medida em que através da arte e do artesanato promove o resgate cultural, a preservação de saberes, tradições, tecnologias, além de contribuir com a geração de renda e emprego, promovendo a integração social e o resgate da cidadania da população pobre. Trabalhar eticamente é exatamente isto: agir com clareza, cuidar com sensibilidade, sentir o coração secreto das coisas, produzir encantamento, dar cor, sabor, ritmo e tonalidade às vidas humanas, inaugurando em nós mesmos e no outro um novo jeito de ser e de viver no mundo.

29


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.