Page 1

Agrupamento de escolas Lamaçães Povos e Culturas do Mundo

Ano lectivo 2010/2011

Nomes: Adriana Veiga e Mariana Costa Turma: 8º5 Números: nº2, nº17 Disciplina: Área de projecto


Povos e culturas do mundo

Escola Eb,2.3 de Lamaçães

Introdução ..................................................................................................................................... 3 INUÍT.............................................................................................................................................. 4 Língua ........................................................................................................................................ 4 Alimentação .............................................................................................................................. 4 Vestuário ................................................................................................................................... 5 TUAREGUES ................................................................................................................................... 6 Língua ........................................................................................................................................ 6 Vestuário ................................................................................................................................... 6 Organização e sobrevivência do grupo: .................................................................................... 9 Modo de vida ........................................................................................................................ 10 Religião e arte.......................................................................................................................... 11

Adriana Veiga e Mariana Costa

2


Povos e culturas do mundo

Escola Eb,2.3 de Lamaçães

Introdução Este trabalho fala um pouco dos povos e culturas do mundo que para nós eram totalmente desconhecidas. Com este trabalho queremos transmitir às pessoas o valor que estes povos têm apesar de serem um pouco diferentes diferentes.

Adriana Veiga e Mariana Costa

3


Povos e culturas do mundo

Escola Eb,2.3 de Lamaçães

INUÍT Inuít é um nome genérico para grupos humanos que se relacionam com o ambiente Árctico e que habitam nas vastas áreas de Nunavut nos territórios do Noroeste. Os Inuites são um dos três povos do Canadá.

Língua A sua principal fala tradicional, é o Inuktitut, mas também falam Inglês e Francês. O Inuktitut é falado principalmente no Yukon, (territórios do Noroeste.)

Alimentação São tradicionais caçadores. Caçam baleias ursos polares, pássaros, entre outros. A dieta típica do povo Inuit é elevada na proteína e muito elevada na gordura - o Inuit consumiu uma média de 75% de sua entrada diária da energia em gordura

Adriana Veiga e Mariana Costa

4


Povos e culturas do mundo

Escola Eb,2.3 de Lamaçães

Vestuário As botas requerem uma atenção especial sob as temperaturas abaixo do zero graus. As suas solas eram tradicionalmente feitas de pele de foca cuidadamente preparada enquanto que a parte de cima era feita com pele de foca anelada. As suas meias eram feitas com uma costura bastante resistente e evitavam-se fazer buracos com agulhas. As suas casas são adaptadas ao frio e evitam a perda de calor por um meio de uma arquitetura compacta que mantem as superfícies externas pouco expostas. As suas tendas são feitas de pele de cobrar com uma dupla camada que absorve o calor.

Os Inuit sempre foram chamados de "esquimós" por aqueles que não são Inuites.

Adriana Veiga e Mariana Costa

5


Povos e culturas do mundo

Escola Eb,2.3 de Lamaçães

TUAREGUES

São povos nómadas e vivem no Noroeste Africano principalmente no deserto do Sara, do sul da Argélia ao norte de Mali no lado leste da Nigéria.

Língua Existem oito grupos de tuaregues e todos eles falam o tamashek. O Tamashek é uma língua que pertence á família afro-asiática. É falado por cerca de 500 000 a 850 000 pessoas e é escrita em tifinagh * 

tifinagh : alfabeto não-cursivo que deriva do antigo numidiano

Vestuário As mulheres não sofrem os rigores, por isso não usam nenhum véu e até podem recorrer ao divórcio. Os homens usam um véu azul indigno, característico, o Taguelmust. Este turbante cobre todo o rosto excepto os olhos. Dizem que os protege dos maus espíritos e tem a função prática de proteger contra o sol do deserto e das rajadas de areia durante suas viagens.

Adriana Veiga e Mariana Costa

6


Povos e culturas do mundo

Escola Eb,2.3 de Lamaçães

Alimentação: A sua alimentação tuaregue é composta por lacticínios, pouca carne, hortaliças, e o peixe é proibido por motivos religiosos.

Mais curiosidades: Vivem em tendas de tecidos feitos à mão ou de pele de cabra, pintadas de vermelho , e dentro eles dormem em areias, em esteiras ou em leitos.

Os Tuaregues dividem-se em três classes: Os nobres; Os servos ou acólitos; Os escravos libertos;

Os nobres: são os “chefes” tem o poder político-administrativos Os servos ou acólitos: formam pequenas tribos submetidas às tribos dos nobres, às quais prestam serviços, dando tributos, mão-de-obra e auxílio em caso de guerra Os escravos: são descendentes de negros capturados durante as guerras.

Adriana Veiga e Mariana Costa

7


Povos e culturas do mundo

Escola Eb,2.3 de Lamaçães

Índios da Amazónia: Os índios sobrevivem graças a caça e á pesca!

Que problemas enfrentam: Mortalidade ( entre outros ) que é causada por muitos factores, tal como:.

. Baixa expectativa de vida; . Poucas ajudas no parto e na alimentação em termos vitamínicos que contribuem para a mortalidade; . Deficiências físicas e mentais; . Vírus da SIDA; . Suicídios;

Que perigos correm? . A prostituição de índias; . Muitos dos índios são escravizados; . São expulsos para longe das suas terras; . Sofrem perseguições; . (…)

Adriana Veiga e Mariana Costa

8


Povos e culturas do mundo

Escola Eb,2.3 de Lamaçães

Organização e sobrevivência do grupo Os índios brasileiros sobrevivem utilizando os recursos naturais oferecidos pelo meio ambiente. Eles caçam, plantam, pescam e produzem os instrumentos necessários a estas actividades. Existe uma divisão de tarefa por idade e por sexo: em geral cabe a mulher o cuidado com a casa, das crianças e das roças; os homens são responsáveis pela defesa, pela caça e pela colheita de alimentos na floresta. Os mais velhos adquirem grande respeito da parte de todos. A experiência conseguida pelos anos de vida transforma-os em símbolos de tradições.

Adriana Veiga e Mariana Costa

9


Povos e culturas do mundo

Escola Eb,2.3 de Lamaçães

ABORÍGENES Modo de vida Os aborígenes australianos são nómadas, caçadores. No deserto, as populações concentram-se onde há água em acampamentos temporários. Fazem protecções contra o vento com ramos e se o solo for arenoso, escavam covas para ficarem mais protegidos. Quando as noites são frias, dormem ao redor do fogo. O cão é o seu único animal doméstico.

Os Aborígenes da Austrália foram levados à beira da extinção pelos colonizadores Ingleses, e hoje representam 1% da população, ou seja, cerca de 200 mil habitantes. Quando o Inglês chegou na Austrália, haviam mais de 300 mil Aborígenes, que habitavam o continente há mais de 25 mil anos que provavelmente nessa época, a Austrália era ligada à Nova Guiné e era muito mais. Felizmente a coisa mudou: várias leis anti-discriminação foram introduzidas pelo governo para toda a Austrália. Discriminação racial passou a ser um crime muito sério apesar de ainda existirem racistas mas de boca fechada. Apesar de muitos Aborígenes estarem bastante integrados na sociedade actual, incluindo forte actuação na politica e em todas as áreas de trabalho, o direito ao voto, a maioria ainda continua a vivem isoladamente em terras e regiões longe das grandes cidades. Infelizmente, parece que o passado ainda não foi totalmente esquecido por muitos deles.

Adriana Veiga e Mariana Costa

10


Povos e culturas do mundo

Escola Eb,2.3 de Lamaçães

Religião e arte A sua cultura caracteriza-se pela forte união de todos os seres da natureza com o ser superior que integra tudo. Quando trabalham, rezam e se divertem e em qualquer outra actividade, os aborígenes usam a arte como meio de comunicação. Os instrumentos de trabalho são feitos com mestria e destreza e levam pinturas e inscrições, onde contam as histórias do povo, do clã ou da pessoa e se evoca a relação. As pinturas do corpo ou em casas de eucalipto usam como tema a mitologia que retratam cenas do quotidiano.

Curiosidades: Os homens caçam animais de grande porte como os cangurus e também pescam. As mulheres recolhem os vegetais e o mel e caçam animais pequenos. Os aborígenes não o usam o arco e a flecha para caçar, mas servem-se de lançase bastões. Para a colecta, utilizam o machado de pedra e o pau. Preparam a comida directamente sobre as brasas, pois não têm recipientes de cozinha resistentes ao fogo.

Adriana Veiga e Mariana Costa

11


Povos e culturas do mundo

Escola Eb,2.3 de Lamaçães

CONCLUSÃO

Neste trabalho descobrimos um pouco mais sobre alguns dos povos que se encontram nas outras partes do mundo, conhecemos a sua alimentação, os seus hábitos e costumes, e percebemos que estas pessoas vivem de uma forma totalmente diferente. Foi bom realizar este trabalho pois serviu para aprendermos um pouco mais e conhecermos um pouco melhor estes povos que para nós eram totalmente desconhecidos.

Adriana Veiga e Mariana Costa

12


Povos e culturas do mundo

Escola Eb,2.3 de Lamaçães

http://www.canadainternational.gc.ca/brazil-bresil/about_apropos/inuit.aspx?lang=por

http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/portugues/po rtugues_trabalhos/indiosdaamazoniahoje.htm

http://www.webciencia.com/09_indios.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Abor%C3%ADgene_australiano#Modo_de_vida

http://www.yesaustralia.com/Estilo-aborigenes.htm

Adriana Veiga e Mariana Costa

13

Povos e Culturas do Mundo  

Povos e Culturas do Mundo - trabalho realizado por Adriana e Mariana Costa - 8º 5

Advertisement