RPG

Page 25

Capítulo 1 • Função estática

a – Fáscia toracolombar

b – Fáscia plantar (segundo Werner Platzer)

11

c – Trato iliotibial da Fascia lata

Fig. 1.6. a, b, c. A resistência dos tendões à carga varia em função da sua espessura (Fig. 1.9a). Sua capacidade de alongamento sob pressão igual depende de seu comprimento de origem ao repouso (Fig. 1.9b). A transmissão de força do músculo ao tendão se faz por intermédio de uma estrutura transversal: a lâmina de base. Ela possui numerosas pregas, permitindo amortecer as tensões e fazer um papel intermediário de tímpano. No nível da sua inserção óssea, as fibras mais periféricas do tendão misturam-se às do periósteo, e as fibras centrais penetram na cortical.

Pontos-chave Os tendões são muito pouco extensíveis. A organização paralela de suas fibras permite uma transmissão direta entre o músculo e o osso.

AS CÁPSULAS ARTICULARES Trata-se de mangas fibrosas herméticas envolvendo completamente as articulações e compondo-se de uma membrana interna sinovial e externa fibrosa. A membrana sinovial é rica em fibras elásticas, em vasos e em nervos. A membrana fibrosa apresenta pouca elastina, mas uma forte proporção de colágeno. Ela é muito resistente.

C0005.indd 11

1/5/12 6:50:40 PM


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.