2 minute read

Capacitados para fazer bons negócios

Novo módulo da Escola 360º reúne noções importantes sobre educação tributária

Criada no ano passado pelo Minaspetro, a Escola 360º cada vez mais oferece novas oportunidades para que revendedores, gerentes, frentistas e pessoal do administrativo acumulem conhecimento sobre as rotinas inerentes ao bom funcionamento de um posto de combustíveis. Não por acaso, as novas turmas passaram a ter acesso um conteúdo importante e, ao mesmo tempo, complexo: educação tributária.

Advertisement

O gerente financeiro e administrativo da Rede São Tomé, Francisco Antônio Paulino, fez sua inscrição e se diz muito satisfeito com o nível de aprendizado. Ele conta que recentemente começou a trabalhar na área financeira e considera o conteúdo muito oportuno ao desempenho de suas funções no dia a dia: “Fazia tempo que eu não assistia a uma aula tão proveitosa. A metodologia é fora de série, pois, além de tornar o ensino dinâmico, esclarece as dúvidas facilmente. Estou muito empolgado. É um assunto difícil de entender se a pessoa não tem conhecimento prévio, mas a forma como é tratado facilita o aprendizado. Prova disso é que, embora algumas pessoas soubessem pouco sobre o tema, entenderam o conteúdo proposto”. A supervisora administrativa da Rede Boavista, Zaine Francielle Couto, lida com questões fiscais diariamente e viu no projeto mais uma oportunidade para o crescimento profissional. “O conteúdo é bem interessante e abrange de fato questões com

Funcionários e empresários têm dificuldades para lidar com conhecimento tributário e contábil as quais lidamos no dia a dia e que estão sujeitas a alterações frequentes, sobretudo no que diz respeito aos combustíveis. É uma área muito interessante e a forma como a professora explica é muito proveitosa”.

O curso é gratuito para os associados da entidade e tem formato remoto, permitindo que revendedores e colaboradores possam tirar suas dúvidas e receber orientações com o objetivo de aumentarem a produtividade do trabalho e a rentabilidade do negócio. O módulo sobre educação tributária prevê quatro aulas ministradas pela CEO do grupo Revenda Contábil, Mara Lúcia. O primeiro módulo contou com mais de 90 alunos matriculados.

Ao longo do curso, o público teve acesso ao aprendizado de temas como sistema tributário brasileiro; declarações acessórias x cruzamento de dados; contas contábeis ativa e passiva e os princípios contábeis obrigatórios; receitas e despesas x conceitos de tributadas ou não tributadas, dedutíveis ou não dedutíveis, entre outros.

Na visão de Mara Lúcia, o projeto permite que donos de postos e funcionários tenham a chance de conhecer melhor um assunto até então pouco explorado. “Percebemos que funcionários e empresários têm dificuldades para lidar com conhecimento tributário e contábil. A técnica que propusemos trabalhar é observar bem os dados, levando o revendedor e sua equipe a terem facilidade de interpretação. Com isso, os incentivamos a, antes de tomarem uma decisão, usarem o raciocínio e interpretarem corretamente os dados”.

No Es Importantes De Contabilidade

Ela destaca ainda a importância de os participantes das aulas estarem sempre se inteirando das novidades. “Contabilidade não é, normalmente, um assunto tão interessante, pois envolve pagamento de impostos. É um tema do qual as pessoas se distanciam, mas todos os empresários e cidadãos devem ter noções contábeis. Temos hoje dentro do sistema tributário várias situações que precisam ser conhecidas. É um tema necessário à gestão financeira e organizacional do negócio”.

No ano passado, revendedores e colaboradores participaram do primeiro módulo do Escola 360º, que abordou o tema “Gestão de Recursos Financeiros e Ferramentas de Tesouraria”. Também foi ofertado o curso “Frentista Especialista”, com conteúdo voltado para ampliar as técnicas de vendas dos frentistas para produtos além de combustíveis.

A partir de agora, o objetivo do projeto é buscar novos interessados em adquirir conhecimento sobre assuntos diversos que estão na pauta do dia a dia nos postos de combustíveis. Desde já, o convite está feito.