Page 1

tratar as águas usadas da casa (pias,

tanques e chuveiros), as chamadas águas cinzas. ” - SeteLombas

OFICINA DE ASSENTAMENTOS PRECÁRIOS: Eliana Silva, Belo Horizonte 2013

“O círculo de bananeira é usado para

CÍRCULO DE BANANEIRAS Escola de Arquitetura


Círculo de Bananeiras: O círculo de bananeiras é um meio eficaz de filtragem natural de águas cinzas, que são aquelas provenientes da: 

Pia;

Chuveiro;

Tanque.

A importância da forma

Materiais de preenchimento

O formato em cone tem a função de dar maior estabilidade ao solo, garantindo que a parede do filtro não caia. (Ver figura abaixo)

É importante que o círculo seja preenchido em sua totalidade, por isso são colocados materiais de vários tamanhos e formas de maneira que não fiquem grandes espaços vazios. Os materiais devem ser colocados na seguinte sequência:

Processo de Filtração O círculo de bananeiras possui em seu interior materiais orgânicos de diversos tamanhos, como troncos, galhos e folhas secas. Esses materiais são responsáveis por filtrar a água suja que entra removendo suas impurezas. Após passar por esses materiais a água infiltra no solo, por isso não se deve revestir ou impermeabilizar a cavidade do filtro. A água infiltrada no solo é absorvida pelas bananeiras , plantadas ao redor da cavidade do filtro, (Ver figura ao lado). As bananeiras possuem a capacidade de absorver uma grande quantidade de água, por dia. Dessa forma não haverá acumulo de água no filtro. Também podem ser plantadas outras plantas que tenham a mesma capacidade de absorção, como taioba e mamão.

Troncos de árvores;

Galhos secos de diversas espessuras;

Folhas secas;

Palha;

Pode ser adicionada brita no fundo.

Utilização adequada Corte de um círculo, medidas em cm.

O corte esquemático do círculo de bananeiras mostra como deve ser feito suas paredes arredondadas, para dar estabilidade.

Para maior eficácia do círculo de bananeiras é importante fazer sua manutenção periódica, ou seja, substituir o material de preenchimento (troncos, galhos e folhas) a cada 3 anos. Um filtro dessa dimensão é capaz de atender de 3 a 5 pessoas. As águas tratadas nesse processo de filtragem não devem conter produtos químicos, por isso deve ser utilizados sabão em barra e produtos biodegradáveis. É importante que o filtro não receba restos de comida e outros tipos de resíduos, por isso recomenda-se o uso de ralos nas pias, tanques e chuveiros.


Montagem: A montagem do círculo deve ser feita de forma cuidadosa , seguindo os seguintes passos:

Ferramentas: Primeiramente, é preciso separar todas as ferramentas necessárias para a implantação: 

Trena;

Pá, picareta;

Enchada;

Boca de lobo.

Marcação para Escavação Para execução do círculo é necessário primeiro, a marcação de um círculo com aproximadamente 120 cm de diâmetro.

Escavação do solo Durante a escavação é preciso manter o formato côncavo do filtro, que deve ter 100 cm de profundidade mantendo uma base de 60 cm de diâmetro (Ver projeto). Para facilitar a escavação pode ser necessário molhar o solo.

Entorno do círculo A terra que foi removida durante a escavação deve ser depositada no entorno do filtro formando uma barreira de proteção. As bananeiras devem ser plantadas nessa barreira de terra.

Preenchimento Para fazer o preenchimento do círculo é necessário começar dos materiais mais grossos até o mais fino. No fundo do buraco escavado se colocam troncos de árvores e por cima uma camada de galhos secos. Por último completa-se com folhas secas e palhas. Ver figura abaixo.


Observações: Terreno inclinado ou caminho de água No caso de terrenos inclinados é necessário uma proteção maior ao redor do filtro, por causa da água de chuva, nesse caso recomenda-se a colocação de pedra e uma canaleta.

Proteção de pedra contra águas pluviais

Camada de Folhas secas e palhas

Camada de Galhos

Camada de troncos

Camada de britas

Corte do filtro em terreno inclinado.


Observações: Terreno inclinado ou caminho de água Para se fazer essa proteção deve-se colocar pedras de mão fazendo que haja um percurso para que a água da chuva possa desviar do filtro.

Proteção de pedra contra águas pluviais.

Proteção feita com a prórpia terra escavada,

Filtro de bananeira visto em planta.

Bananeiras

Planta do filtro em terreno inclinado.


TP02 - OFIAUP: Círculo de bananeiras  

Cartilha desenvolvida pelos alunos da OFIAUP: Problemas de Requalificação e Urbanização de Assentamentos Precários - Construção círculo de b...

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you