25 RESUMO EXPANDIDO PINAB - II EXPOGEP Mostra Nacional de Experiências em Gestão Estratégica e Parti

Page 1

PARTICIPAÇÃO POPULAR EM SAÚDE COMO INSTRUMENTO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM ESCOLARES: REFLEXÕES COM BASE EM UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO Ana Paula Maia Espíndola Rodrigues1, Lais Duarte Batista2, Daniela Gomes Brito Carneiro3, Pedro José Santos Carneiro Cruz4 1, 2, Estudantes de Graduação em Nutrição/UFPB e Extensionistas do Projeto PINAB; 3, Nutricionista e Colaboradora do Projeto de Extensão PINAB/UFPB; 4, Professor do Departamento de Promoção da Saúde/CCM/UFPB e membro da coordenação do Projeto de Extensão PINAB/UFPB.

1 INTRODUÇÃO A atenção à saúde no Brasil tem investido na formulação, implementação e concretização de políticas de promoção, proteção e recuperação da saúde. A necessidade de criar políticas públicas que promovam a saúde e a participação popular na construção desses artifícios é apontada como diretriz do Sistema Único de Saúde (SUS), que visa ações de melhoria da qualidade de vida dos sujeitos e coletivos. Nesse mesmo contexto, a saúde é tida como direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas. No entanto, é por meio da participação popular que não só esse direito, mas todos aqueles previstos na constituição são cobrados e fiscalizados, conferindo ao SUS comprometimento coletivo e efetivação de resultados (BRASIL, 2006). Para a conquista de um país sem miséria e uma sociedade mais justa e igualitária, os movimentos sociais e a participação popular são considerados indispensáveis na sociedade, uma vez que por meio deles a cidadania se constrói na prática, fortalecendo o protagonismo popular na defesa dos direitos sociais e cumprimento dos deveres, ampliando, dessa forma, a democracia participativa (MIRANDA, 2009). Sendo assim, a participação popular em saúde é considerada uma das maneiras de se efetivar a democracia, além de estar intimamente relacionada com o grau de consciência política e de organização da própria sociedade civil (BRASIL, 2009). Dentro dessa perspectiva, escola é uma instituição de ensino que transmite valores de expressiva importância social, sendo responsável pela educação e formação do individuo. O papel fundamental da educação no desenvolvimento das pessoas e das sociedades amplia a busca por uma escolarização que visa à formação da criança enquanto ser de cultura em desenvolvimento. É nas escolas que a grande maioria das crianças e jovens aprendem uma


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.