19 resumo expandido pinab enex

Page 1

PRÁTICAS INTEGRAIS DE EDUCAÇÃO POPULAR E SAÚDE COMUNITÁRIA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXTENSÃO POPULAR CARDOSO1, Erika Leite da Silva; ALVES2, Aline da Silva; CARNEIRO3, Daniela Gomes de Brito Carneiro; CRUZ4, Pedro José Santos Carneiro Cruz; VASCONCELOS5, Marcos Oliveira Dias 1

UFPB, discente bolsista. erika-lsc@hotmail.com UFPB, discente colaborador. alinealves280@yahoo.com.br 3 UFPB, técnico colaborador. dgbcarneiro@yahoo.com.br 4 Professor Colaborador e Orientador, pedrojosecruzpb@yahoo.com.br 5 Professor Coordenador, vasconcelos.marcos@gmail.com 2

RESUMO: A Educação Popular (EP) vem fomentando formas coletivas de aprendizado e investigação, de modo a promover o crescimento da capacidade de análise crítica sobre a realidade. Nesse sentido, vem sendo construídas práticas de Extensão Popular que utilizando a metodologia da EP, visam à construção de ações geradoras de autonomia, especialmente nos setores menos desfavorecidos da sociedade. Nessa perspectiva transformadora, o Projeto “Prática Integrais de Educação Popular e Saúde Comunitária”, tem desenvolvido suas ações e reflexões visando promover, na comunidade, a autonomia e a construção de um olhar diferenciado e crítico quanto a sua própria realidade. Suas iniciativas priorizam o exercício do diálogo e da escuta, permitindo o desvelamento de caminhos, saberes e práticas, onde o saber do outro é valorizado e, suas potencialidades, evidenciadas. Atua nas comunidades de Jardim Itabaiana, Boa Esperança e Pedra Branca, localizadas no bairro do Cristo Redentor em João Pessoa/PB, especialmente em espaços como a Unidade de Saúde da Família “Vila Saúde” e “Associação dos Amigos e Moradores da Boa Esperança”. Suas ações organizam-se em três frentes: 1) atividades coletivas com: famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e movimentos/organizações populares locais; 2) visitas domiciliares às famílias; e 3) gestão compartilhada do projeto. O projeto vem ganhado força e, a cada dia, tem se inserido mais na comunidade, buscando vínculo de modo que, aos poucos, obtenha-se a confiança da comunidade e, assim, as ações se tornem cada vez mais concretas. PALAVRAS-CHAVE: Extensão Popular, Educação Popular, Saúde Comunitária.

INTRODUÇÃO A Educação Popular é um modo de participação de agentes eruditos (professores, padres, cientistas sociais, profissionais de saúde e outros) no trabalho político, buscando trabalhar pedagogicamente o homem e os grupos envolvidos no processo de participação popular, fomentando formas coletivas de aprendizado e investigação, de modo a promover o crescimento da capacidade de análise crítica sobre a realidade e o aperfeiçoamento das estratégias de luta e enfrentamento, conforme fundamenta Vasconcelos (2004). As práticas de Extensão Popular visam à construção de ações educativas geradoras de autonomia na perspectiva do campo Democrático Popular (Paludo, 2001), portanto, especialmente nos setores menos desfavorecidos da sociedade, transpondo os muros institucionais (MELO NETO, 2006)


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.