11 artigo pinab simpósio nacional de saúde e meio ambiente

Page 1

A horta escolar como fomentadora da promoção da saúde e criticidade ambiental juvenil - PB

A HORTA ESCOLAR COMO FOMENTADORA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE E CRITICIDADE AMBIENTAL JUVENIL Lais Duarte BATISTA Pedro José Santos Carneiro CRUZ RESUMO: As profundas mudanças ocorridas à nível ambiental, nos últimos tempos, tornou necessária a adoção de práticas corretivas e preservacionistas que assegurassem um desenvolvimento sustentável, sobretudo do meio ambiente. Sabendo que o ambiente escolar, por ser um espaço integrador, propicia o desenvolvimento de ações de intervenção critica do meio social, uma vez que a educação se comporta como um instrumento de conscientização e transformação, o Projeto PINAB – Práticas Integrais da Nutrição e Promoção da Saúde na Atenção Básica, vinculado ao Departamento de Promoção da Saúde da Universidade Federal da Paraíba - UFPB idealizou a proposta da horta na escola como um caminho para fomentação da Promoção da Saúde através da alimentação saudável e da conscientização, pelos jovens, da preservação adequada dos recursos naturais. As atividades foram realizadas em uma Escola Municipal de João Pessoa, quinzenalmente, em 2012, utilizando-se dos pressupostos teórico-metodológicos da Educação Popular para a explanação dos temas propostos. Na construção da horta foram utilizadas garrafas PET, de modo a incentivar a busca por meios alternativos que preservem o meio ambiente. O cuidado com as mudas foi feito pelos próprios alunos e pelo corpo de funcionários da escola. A atividade ajudou a enriquecer a alimentação dos participantes, através da mudança nos hábitos alimentares, além de despertar o interesse dos alunos pela natureza, conhecimentos estes, que ao serem deslocados para a vida familiar e social dos discentes, atuam como mecanismo capaz de gerar mudanças na cultura alimentar, ambiental e educacional. Palavras-chave: Horta escolar. Promoção da Saúde. Preservação do meio ambiente.

1. INTRODUÇÃO O modo pelo qual os homens produzem seus meios de subsistência reflete em contextos que traduzem, sobretudo, os efeitos gerados pelas condições ambientais, resultado das transformações oriundas da construção de um meio social marcado pelo consumismo conspícuo e produção em massa, que propicia o esgotamento dos recursos naturais. Os abusos da natureza, em prol do desenvolvimento tecnológico, ocorrido durante séculos, implicaram em profundas mudanças a nível ambiental, fazendo-se necessário a adoção de medidas corretivas e preservacionistas que assegurem o desenvolvimento sustentável da sociedade, tornando-a adequada para as futuras gerações (LEFF, 2002).

BATISTA, D. L. CRUZ. P, J, S, C; A horta escolar como fomentadora da promoção da saúde e criticidade ambiental juvenil. SIMPÓSIO NACIONAL DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE. João Pessoa, 2013.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
11 artigo pinab simpósio nacional de saúde e meio ambiente by PINAB UFPB - Issuu