Issuu on Google+

Projeto Amigos da Enfermagem UP: a magia do brincar na arte de cuidar


“Muitas vezes, um bom profissional não é reconhecido tanto pela sua capacidade

de puncionar uma veia, mas pela capacidade de contagiar pela alegria que traz ao dizer um bom dia, pela capacidade de fazer com que as pessoas percebam, aceitem e queiram acreditar novamente que a vida vale a pena... que a vida vale a pena!”

Maria Júlia Paes da Silva

O curso de Enfermagem da Universidade Positivo desenvolve o projeto de Extensão Universitária Amigos da Enfermagem UP: a magia do brincar na arte de cuidar, uma iniciativa humanitária e sem fins lucrativos, realizada por acadêmicos voluntários. Por meio do projeto, são desenvolvidas atividades lúdicas em prol do ser doente, em qualquer ambiente de saúde. Cuidar vai além da assistência profissional. O cuidado humano envolve uma profunda compaixão com o outro, o que faz tomar para si o sentimento alheio. Somos capazes de realizar façanhas inesperadas quando imbuídos de compaixão, que nos impele a ajudar sempre, onde quer que um sofrimento alheio se manifeste.

Missão Promover o exercício da cidadania dos acadêmicos do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Positivo, por meio de ações lúdicas no cuidado com o ser doente: criança, adolescente, adulto e/ou idoso, nos Serviços de Saúde e afins, formando enfermeiros sensíveis, éticos, solidários, compassivos, na busca da prevenção de agravos, promoção da saúde e qualidade de vida daqueles por eles assistidos.

“Voluntário é o ator social e agente de transformação, que presta serviços não

remunerados em benefício da comunidade. Doando seu tempo e conhecimentos, realiza um trabalho gerado pela energia de seu impulso solidário, e atende não só às necessidades do próximo, como também aos imperativos de uma causa. O voluntário atende também suas próprias motivações pessoais, sejam elas de caráter religioso, cultural, filosófico ou emocional”.

Fundação Abrinq


Objetivos do projeto Amigos da Enfermagem UP •

Realizar campanhas de saúde preventiva.

Realizar a promoção de doação de sangue e órgãos.

Participar de Conselhos Comunitários de Saúde.

Realizar visitas em hospitais, Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), creches, orfanatos, casas de saúde etc.

Promover grupos de autoajuda e apoio mútuo.

Oferecer solidariedade a pacientes internados, portadores de necessidades especiais, doentes crônicos e familiares dos doentes.

Realizar atividades recreativas e/ou artísticas para doentes em hospitais, casas de saúde, escolas etc.

Promover educação em saúde.

Realizar palestras, cursos, seminários, fóruns e ciclos de debates que visem à saúde da população.


Mais informações:

Profª Marly Marton | Coordenadora do Projeto Fone: (41) 8407-6005 | E-mail: marlymarton@hotmail.com


Amigos da Enfermagem