Portugal em Destaque - Edição 17

Page 52

A EXCELÊNCIA DE UMA CASA O edifício remonta ao século XVI e a aposta na qualidade foi logo o primeiro objetivo. Segundo os proprietários deste restaurante, que tão bem recebe quem visita e vive em Lagos, o preço não é tudo, a qualidade começa a ser o facto principal de escolha de um local para comer e o que realmente fideliza clientes. Estivemos à conversa com Filipe Coles, um dos proprietários deste negócio. RESTAURANTE 2 IRMÃOS a variada gastronomia, acompanhado claro de um bom vinho. De referir ainda que o próprio restaurante produz o conhecido “vinho da casa”, em colaboração com o enólogo Paulo Laureano, que, todos os anos, se faz acompanhar de um rótulo ilustrado por um artista local. Tanto Filipe como o sócio Carlos Marreiros dão todos os créditos à equipa que têm consigo e consideram fundamental ter confiança na equipa: “Esta casa tem de funcionar quando lá estamos ou não. É preciso confiança na equipa e dar-lhe espaço para crescer”.

Bancário de formação, chef por gosto e ocasião, abraçou este projeto em 2007 e afirma que os primeiros 5 anos foram difíceis, mas tudo se ultrapassou e agora conquistam o lugar de PME Excelência 2016. Mas como se passa dos números à cozinha? Segundo Filipe principalmente o gosto por comer e beber e a aquisição do negócio levou-o a chef. Confessa ainda que, embora seja difícil conciliar o cargo de gerente e chef, prefere assim. Os sócios acompanham todo o processo: da compra do produto à mesa. Consideram tal fundamental para um bom funcionamento: “Um dos segredos do nosso sucesso é mesmo esse: os sócios da empresa estão sempre presentes, há um esforço muito elevado. Todas as decisões importantes são feitas por nós, acompanhamos tudo de início ao fim”. O restaurante “2 irmãos” tem cerca de 60 anos e embora o nome tenha sido mantido, esta casa passou por uma remodelação, desde a estrutura à ementa, num local onde o marisco era rei, foi introduzido o peixe, embora também se sirva carne. No entanto, nem tudo correu sempre de feição, foram sentidas várias dificuldades, que foram ultrapassadas. Sempre fiel a um determinado segmento e embora outro tipo de restaurante trouxesse logo mais clientes, o foco neste mercado acabou por dar frutos. O segredo está na qualidade e constante aposta no futuro. É preciso muita organização, segundo um dos proprietários o tão conhecido “logo se verá” não funciona. “Eu sento-me sempre no lugar do cliente, eu tenho de ser capaz de comer aquilo que estou a servir”. Quanto aos pratos mais pedidos o peixe grelhado é alvo, embora a cataplana seja o prato de eleição dos estrangeiros e também o prato que Filipe Coles aconselharia. A cataplana é um prato bem português, onde se fundem diversos tipos de peixe e marisco próprios para o prato. Para além do sabor há sempre a curiosidade de ver a apresentação deste prato tão particular. A casa continua a receber todos os dias portugueses e locais que associam este local à tradição e sabor. Este não é apenas um local para se fazer uma refeição, é um local de convívio, para provar 52 | PORTUGAL EM DESTAQUE

“Falta vender e apresentar o Algarve nos vários mercados e países” Embora este seja o local de eleição para as férias de muitos, Filipe diz que ainda há muito para fazer. Refere que é necessário um roteiro histórico, onde as pessoas possam ter acesso a todo o património do Algarve para que fiquem bem informados. O Algarve não é só praias e principalmente Lagos, rodeia-se de uma história ligada aos descobrimentos. “Quanto ao futuro? Manter a qualidade, no mínimo isso, com o intuito de melhorar” Embora saibam que estão bem posicionados e vistos como uma casa de referência, os proprietários têm os olhos postos no futuro e não tencionam fazer menos do que têm feito até agora. Filipe termina assim descrevendo a “sua” casa em três simples palavras: história, qualidade e futuro.

Praça Infante Dom Henrique, 5-6 Lagos (Santa Maria) - Faro 282763199


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.