APalavra
na Liturgia
RECURSOS LITÚRGICO-MUSICAIS


A PARTIR DOS TEXTOS BÍBLICOS DO LECIONÁRIO ECUMÊNICO

Julio Cezar Adam
Louis Marcelo Illenseer
Marcelo Ramos Saldanha
Orgs.
A PALAVRA NA LITURGIA
Recursos litúrgico-musicais a partir dos textos bíblicos do lecionário ecumênico
Ano C
Faculdades EST
© 2021 Faculdades EST - Beatitude
© dos textos desta compilação: dos autores e das autoras dos textos
Faculdades EST
Rua Amadeo Rossi, 467, Morro do Espelho 93.010-050 – São Leopoldo – RS – Brasil
Tel.: +55 51 2111 1400
www.est.edu.br | est@est.edu.br
Esta obra foi licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Reitor Wilhelm Wachholz
Conselho Editorial ad hoc
Oneide Bobsin (EST, São Leopoldo/RS, Brasil); Iuri Andréas Reblin (EST, São Leopoldo/RS, Brasil); Kathlen Luana de Oliveira (IFRS, Osório/RS, Brasil); Cláudio Carvalhaes (Union Theological Seminary, New York, EUA) e André S. Musskopf (UFJF, Juiz de Fora/MG, Brasil), Ângelo Manuel dos Santos Cardita (Université Laval, Québec, Canadá), Roberto Ervino Zwetsch (EST, São Leopoldo/RS, Brasil), Lusmarina Campos Garcia (UFRJ, Rio de Janeiro/RJ, Brasil), Luiz Carlos Ramos (Faculdades Anhan-
guera, São Paulo, Brasil), Dan González Ortega (Comunidad Teológica de México, Ciudad del México), Gerardo Oberman (Red Crearte, Argentina), Erli Mansk (IECLB, Porto Alegre/ RS, Brasil), Yadetzi Rodríguez (Seminario Sudamericano, Quito, Ecuador), Marie Krahn (EST, São Leopoldo/RS, Brasil).
Capa e editoração: Marcelo Ramos Saldanha
Compilação: Louis Marcelo Illenseer
Revisão ortográfica e técnica: PPLM-EST
Esta é uma publicação sem fins lucrativos, disponibilizada gratuitamente no Portal de Livros Digitais da Faculdades EST, bem como outros espaços. Os textos publicados neste livro são de responsabilidade de seus autores e de suas autoras, tanto em relação ao respeito às normas técnicas e ortográficas vigentes e à idoneidade intelectual (respeito às fontes) quanto acerca do copyright. Qualquer parte pode ser reproduzida, desde que citada a fonte.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)
P153p
A palavra na liturgia : recursos litúrgicos musicais a partir dos textos bíblicos do lecionário ecumênico : ano B / Julio Cesar Adam, Louis Marcelo Illenseer, Marcelo Ramos Saldanha. (orgs.). – São Leopoldo : Faculdades EST, 2021.
102 p. : il. ; 21 cm.
978-65-88074-39-8 (e-book-PDF)
1. Religião – Estudo e ensino. 2. Liturgia – Ensino bíblico. 3. Música – Aspectos religiosos. I. Título
APRESENTAÇÃO
O culto cristão é o coração da vida comunitária. Nele pulsa a vida da igreja, a vida de cada membro, a comunhão de todas as pessoas batizadas, os grupos comunitários, os projetos de diaconia, a evangelização e a missão. A ele vamos com nossos corações apertados pelo pecado e a miséria humanas e dele saímos agraciados pelo Evangelho libertador. Se há um lugar para o convite de Jesus Cristo, “vinde a mim, todas as pessoas cansadas e oprimidas e eu vos aliviarei” (Mt 11. 28), esse lugar seria o culto da comunidade. O culto, coração da comunidade de fé, é construído pela Palavra de Deus. O culto é pregação do Evangelho do início ao fim. A Palavra não está apenas nas leituras bíblicas e na prédica, mas em toda a liturgia, nos cantos, orações, hinos, confissões, gestos e ritos, símbolos e espaços, movimentos. A primeira tarefa de uma equipe de liturgia, ao se reunir para moldar um culto, consiste em ler e meditar sobre a Palavra encarnada nos textos que serão usados naquele culto. Dessa leitura orante e atenta, auscultando a comunidade e o mundo, nasce o tema do culto. A partir do tema, a equipe irá pensar sua prédica, mas também a estrutura do culto, os hinos e cantos litúrgicos, o conteúdo das orações, a organização do espaço, os símbolos, a dinâmica da liturgia. Assim damos forma ao culto.
Aqui e ali ainda se escuta uma compreensão esfacelada da liturgia. As lideranças religiosas preparam a prédica, outro grupo prepara a liturgia e a equipe de música ensaia os cantos. O risco de que uma liturgia assim construída não pulse a vida das pessoas e da comunidade é muito grande. Da mesma forma, se escuta queixas de liturgias engessadas, frias, pobres de arte e música, sermões que não comunicam o Evangelho, cultos com pouca participação da comunidade. Suspeitamos que essa lista de queixas seja sintomas de um culto preparado à revelia da Palavra. Moldar a liturgia a partir da Palavra, como propõe a Reforma da Igreja,
dá trabalho. Mas, um culto bem feito, faz circular o Evangelho, cria e mantém a fé da comunidade. 5 Sabendo disso, criamos o projeto Palavra na Liturgia, agora no quinto volume, que quer servir de suporte para a vida litúrgica de comunidades ecumênicas da América Latina. Trata-se de auxílio litúrgico com recursos diversos para o culto do próximo ano litúrgico. Muitas pessoas, para construir esse material, exercitaram a dinâmica que descrevemos acima. A partir dos textos previstos pelo lecionário do Ano C, elaboramos recursos para a liturgia de alguns dos cultos do ano.
Com este volume, contemplamos os dias de Epifania, Domingos da Quaresma, alguns domingos do tempo comum e Domingo Cristo Rei.
Palavra na Liturgia é um projeto do Beatitude: Centro de Espiritualidade, Psicologia e Bem Viver, do Centro de Recursos Litúrgicos (CRL) da Faculdades EST. É feito em forma de mutirão, onde pessoas de diferentes lugares e denominações contribuem com canções, orações, imagens e outros recursos. Agradecemos a todas as pessoas que colocaram seus dons a serviço e deixaram-se inspirar pelos textos sagrados para a elaboração de cada um desses recursos. Cada recurso é um pulsar da vida no ritmo do Espírito através da Palavra de Deus que brota e se faz presente no cotidiano da vida. Colocamos, por isso, esse trabalho nas mãos de Deus, para que seja usado a serviço do testemunho do Evangelho em meio a uma realidade de medo, desesperança, ódio, intolerância e injustiça.
Advento de 2021
Equipe Editorial
EPIFANIA ANOS C
No Lecionário Ecumênico, os textos previstos para o Ano C são
Isaías 49.1-7
Salmo 44.1,3,4ª,6 e 8
2 Coríntios 4.3-6
João 1.43-51
Versículo previsto para Aclamação do Evangelho
Em Jerusalém, os magos perguntavam: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo. (Mt 2.2)
Antífona
Em Deus nos temos gloria do continuamente, e para sempre louvaremos o teu nome. (Sl 44.8)
A ti, Senhor, elevo a minha alma. (Sl 25.1)
Cor Litúrgica
GLÓRIA DE NATANAEL
Baseado em João 1.49
Baseado em João 1.49
Baião - Cânone
Baião - Cânone
Glória de Natanael
Baseado em João 1.49
Louis Marcelo Illenseer
Louis Marcelo Illenseer
EU SOU O SENHOR
Eu sou o Senhor, cumpro as promessas.
1. Serás luz do mundo em meio às trevas.
Glória, aleluia ao Deus Protetor
Glória, aleluia ao meu Salvador.
2. Te escolhi como meu servo
Para levar ao mundo a salvação
Sê forte e confie, pois eu estou contigo.
Glória...
CUIDADO MATERNAL
Tu vives repetindo que eu te abandonei
e que eu me esqueci da aliança
Será que uma mulher iria se esquecer do filho que ainda é criança?
Eu sou como essa mãe que amamenta
eu tenho esse cuidado maternal nas minhas mãos gravei bem o teu nome
Eu sou o Deus que vem te libertar
No tempo aceitável te escutei
E na libertação te resgatei
Serás o mediador da aliança
O fim dessa prisão anunciei
E essa terra eu dividirei
Chegou o novo tempo de abundância
1º DOMINGO APÓS EPIFANIA - BATISMO DO SENHOR
No Lecionário Ecumênico, os textos previstos para o Ano C são
Isaías 43.1-7
Salmo 29
Atos 8.14-17
Lucas 3.15-17,21-22
Versículo previsto para Aclamação do Evangelho
Depois que Jesus foi batizado, ouviu-se uma voz dos céus: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo. (Mc 1.11)
Antífona
Ouve-se a voz do Senhor sobre as águas; troveja o Deus da glória; o Senhor está sobre as muitas águas. (Sl 29.3)
Cor Litúrgica
Branco
ACLAMAÇÃO DO EVANGELHO
1
1 Domingo após Epifania
BÊNÇÃO DA EPIFANIA
1
1 Domingo após Epifania
QUARTA-FEIRA DE CINZAS (ANOS A, B E C)
No Lecionário Ecumênico, os textos previstos para o Ano C são
Joel 2.1-2,12-17
Ou Isaías 58.1-12
Salmo 51.1-17
2 Coríntios 5.20b-6.10
Mateus 6.1-6, 16-21
Versículo previsto para Aclamação do Evangelho
O profeta Joel diz: Em sinal de arrependimento, não rasguem as roupas, mas sim o coração. Voltem para o Senhor, nosso Deus, pois ele é bondoso e misericordioso; é paciente e muito amoroso e está sempre pronto a mudar de idéia e não castigar. (Jl 2.13)
Antífona
Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões. (Sl 51.1)
Cor Litúrgica
Violeta ou preto ou vermelho
RITO DA CINZAS
Louis Marcelo Illenseer
As pessoas celebrantes devem ter em mãos um recipiente com cinzas. Em muitas tradições cristãs, as cinzas são reunidas a partir da queima dos ramos que foram utilizados no domingo de Ramos do ano anterior.
O rito da imposição das cinzas se faz com um pouco de cinza nos dedos, o sinal da cruz na testa das pessoas presentes. Em geral, pode-se fazer o rito no final do culto de Quarta-feira de Cinzas, como despedida e bênção, ou antes da Oração Eucarística.
Breve liturgia do rito
O Nos acheguemos a Deus, em contrição e humildade
Louis Marcelo Illenseer
O Que saibamos nos arrepender de nossos pecados, em especial, dos pecados que ferem nossos irmãos e irmãs.
Quarta-feira de Cinzas
O Senhor, nos ajuda em nossa conversão diária. Somos pessoas fracas, com pouca fé. Nos ajuda, Senhor.
Quarta-feira de Cinzas Responso para rito das cinzas
O Senhor, somos pó da terra, e à terra voltaremos. Que estas cinzas nos lembrem que viemos do pó, e ao pó voltaremos, e que Tu, ó Deus, és o único que tem o poder sobre a vida e a morte.
(após esta breve liturgia, as pessoas se movimentam para receberem as cinzas. Enquanto o rito é realizado, o grupo de canto pode cantar a sugestão ao lado)
O JEJUM QUE AGRADA A DEUS
Isaías 58
O jejum que agrada a Deus
Isaías 58
Deus... agrada/a jejumque
Daniel do AmaralDaniel do Amaral
sófi ti não é é
o Ca di da car lhar par nunci com a
é
dosem tir a di to queo ar
co par deDeus Rei a no
o che
mer pão
sem comquem gou
men ci se/ali pre e
são cer zar
e um O
tam a je
bém bri jum
não go que
é pra a
asal brar
O O je je tar sar que também
a a gra gra jum jum que que
Deus... Deus da/a da/a da/escra gemas
não é é o dão vi
o fe pres re soli
dari
es quem gra
pa não da/a
lhar tem Deus
u é
nem
ma on a
mal de ben
di mo ço
ção rar ar!
1º DOMINGO DA QUARESMA
ANOS C
No Lecionário Ecumênico, os textos previstos para o Ano C são
Deuteronômio 26.1-11
Salmo 91.1-2,9-16
Romanos 10.8b-13
Lucas 4.1-13
Versículo previsto para Aclamação do Evangelho
Jesus respondeu ao tentador: Está escrito: Não só de pão viverá o ser humano, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. (Mt 4.4)
Antífona
Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos. (Sl 91.11)
Cor Litúrgica
Violeta
DINÂMICA PARA O CULTO DO PRIMEIRO DOMINGO
DA QUARESMA
Júlio Cézar AdamO texto de Deuteronômio prepara o povo para a entrada na terra prometida. As pessoas deviam trazer cestos com as primícias da terra e depositar diante de Deus como ação de graças por terem sido libertados da escravidão. A quaresma é um tempo de preparação para entrar na terra prometida da graça de Cristo. Por isso, durante ou após a leitura do texto, as primícias da vida em forma de símbolos, devem ser trazidas e colocadas em cestos ao redor da estante de leitura. Os símbolos podem ser colocados em torno à mesa da ceia, como preparo da mesa.
Pessoas da comunidade, trazem os símbolos, mostram para a comunidade e dizem:
Tempo (símbolo relógio): Tempo é vida! Trazemos diante de ti, Deus da Vida, o nosso tempo. O tempo da vida pulsa, o tempo de atividades, de descanso e de lazer. Somos te gratos pelo tempo! Pedimos que durante a quaresma possamos usar o tempo para meditar, silenciar e nos aquietar.
Espaço (símbolo chave da casa): O espaço para viver é essencial! Trazemos diante de ti, Deus da Vida, as chaves que representam nossas casas e outros espaços de convívio. Lembramos também da nossa casa maior, o planeta. Nós somos gratos por estes espaços! Pedimos que durante a quaresma possamos ser gratos pelos espaços que temos e que possamos refletir pelas pessoas que não têm espaços dignos para viver e orar pelo cuidado do planeta.
Trabalho (símbolo carteira de trabalho): O trabalho é vital! Trazemos diante de ti, Deus da Vida, a carteira de trabalho como forma de lembrar todas as formas de trabalho, o doméstico, o profissional, o formal e o informal. Somos gratos por podermos trabalhar! Pedimos que durante a quaresma possamos ser gratos pelo trabalho que temos e que possamos orar pelas pessoas sem trabalho ou sem trabalho digno.
Estudo (símbolo notebook): Estudar é cuidar da vida! Trazemos diante de ti, Deus da Vida,
este notebook que remete ao estudo de crianças, jovens e adultos. Nós somos gratos pela possibilidade de estudar, conhecer, pesquisar! Pedimos que durante a quaresma possamos ser gratos por essa possibilidade e que possamos refletir e orar pelas pessoas que não tem acesso ao estudo.
Alimento (símbolo pão e vinho): O alimento é a base da existência! Trazemos diante de ti, Deus da Vida, pão e vinho como forma de agradecer por todo alimento que da terra recebemos.. Te somos gratos pelo alimento! Pedimos que durante a quaresma possamos ser gratos pela comida e bebida e que possamos refletir e orar pelas pessoas que não o têm.
Pessoas (símbolo de uma peça de roupa): As pessoas são o sentido maior da vida! Trazemos diante de ti, Deus da Vida, esta peça de roupa que lembra os laços humanos, a amizade, as relações, o amor dado e repartido. Te somos gratos pela rede viva de pessoas a qual pertencemos! Pedimos que durante a quaresma possamos ser gratos por todas as pessoas com quem podemos conviver, as de perto e de longe, aquelas de nossa relação e aquelas que conhecemos de passagem.
Algo mais (símbolo folha de papel em branco): Temos muito mais para lembrar e agradecer. Trazemos diante de ti, Deus da Vida, esta folha em branco onde podemos colocar o algo mais que queremos agradecer (tempo para as pessoas refletirem). Te somos gratos por este algo mais! Pedimos que durante a quaresma possamos ser gratos por isso e que possamos valorizar mais a possibilidade de agradecer.
CONFISSÃO DE FÉ
Cremos no Deus da Vida, cremos na palavra ouvida e pregada, cremos em Jesus e na sua ressurreição, cremos na justiça que promove vida digna a todo ser e tudo que existe, cremos na diversidade da vida e na diferença étnica, de gênero e cultural, cremos na comunidade das pessoas que crêem, Isso é que confessamos com a boca, Isso é o que cremos com o coração, Isso é o que anunciamos com nossos pés, As coisas boas…
Amém
Júlio Cézar Adamcê. vo de cuidem le de jos an que'os rá da man Deus
cê. vo de cuidem le de jos an que'os rá da man Deus
cê. vo de cuidem le de jos an que'os rá da man Deus
rá da man Deus
jos an que'os cê vo que quer
dem cui le de E for.
você. de dem cui le de jos an que'os rá da man Deus
você. de dem cui le de jos an que'os rá da man Deus
você. de rá segu lesvão
prote pra as com lo
on lo gê
de on lo gê prote pra
de on lo gê prote pra
asmãos. su
nem
de que pra
rá da man Deus
dem cui le de jos an que'os cê vo que quer
dem cui le de jos an que'os cê vo que quer
Bm D G
G
rá segu lesvão E for.
rá segu lesvão E for.
prote pra você. de fe jam se pés seus os mo mes
prote pra você. de fe jam se pés seus os mo mes
C D D
rá segu lesvão E for. cê vo que quer Em Asus
asmãos. su as com lo
dras. pe nas dos ri
nem que pra
dras. pe nas dos ri
nem que pra
de on lo gê asmãos. su as com lo
dras. pe nas dos ri
2º DOMINGO DA QUARESMA ANO C
No Lecionário Ecumênico, os textos previstos para o ano C são
Gênesis 15.1-12,17-18
Salmo 27
Filipenses 3.17-4.1
Lucas 13.31-35
Versículo previsto para Aclamação do Evangelho
Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (Jo 3.16)
Antífona
Pois no dia da adversidade ele me ocultará no seu pavilhão; no recôndito do seu tabernáculo me acolherá. (Sl 27.5)
Cor Litúrgica
Violeta
CANTO PARA CONFISSÃO DE PECADOS
Canto para confissão de pecados
Baseado em Filipenses 3.18-19
Baseado em Filipenses 3.18-19 Louis Marcelo
anos Quan culpa! nhor, a,Se nossa a G Fm
Per é ismo
glórias nossas
Deus. nosso
nhor, doa,Se
nossa a
Per
Quan culpa! nhor, a,Se
nosso do'o sa anos
Per G7 Cm/G Cm G Fm
do Per
frer. eso dor causam glórias nossas
da tamos afas nos Quando pa! cul nossa a nhor, doa,Se Per Cm G7 Cm/G Fm/A♭
eso dor E♭ Cm G7 Cm/G Fm/A♭ Cm G
do
ego Quan culpa!
ego Quan culpa! nosso do'o Fm/A♭ Cm E♭
sacul anos nhor, doa,Se Per
ORAÇÃO DO DIA
Baseado em Gênesis 15
Senhor Deus, Pela fé sabemos que tu és o nosso escudo Como foste o escudo de Abraão, nosso Pai na fé
Que confiou em ti de todo o coração
E assim recebeu a tua justiça
Olhamos para o céu e contamos as estrelas
Porém muito mais do que elas são os teus filhos na fé
Descendentes de Abraão
E pela fé sabemos que nós herdaremos
esta terra que te pertence
A ti toda a glória!
Amém
O SENHOR É A MINHA LUZ
Baseado no Salmo 27
2º Domingo da Quaresma
O Senhor é a minha luz
//: Canto Glória, glória, glória, aleluia
Canto Glória, glória, glória, aleluia://
1) O Senhor é a minha luz e a minha salvação.
//: Canto Glória, glória, glória, aleluia
Canto Glória, glória, glória, aleluia://
2) O Senhor é a minha luz, fortaleza da minha vida.
//: Canto Glória, glória, glória, aleluia
Canto Glória, glória, glória, aleluia://
3º DOMINGO DA QUARESMA ANO
C
No Lecionário Ecumênico, os textos previstos para o ano C são
Isaías 55.1-9
Salmo 63.1-8
1 Coríntios 10.1-13
Lucas 13.1-9
Versículo previsto para Aclamação do Evangelho
Jesus Cristo a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. (Fp 2.8)
Antífona
Ó Deus, tu és o meu Deus forte; eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água. (Sl 63.1)
Cor Litúrgica
Violeta
RESPONSÓRIO PARA 3º DOMINGO DA QUARESMA
Responsório para 3º Domingo da Quaresma
Baseado em Isaías 55.3
Louis
Louis Marcelo Illenseer
4º DOMINGO DA QUARESMA
ANO C
No Lecionário Ecumênico, os textos previstos para o ano C são
Josué 5.9-12
Salmo 32
2 Coríntios 5.16-21
Lucas 15.1-3, 11b-32
Versículo previsto para Aclamação do Evangelho
Assim como Moisés, no deserto, levantou a serpente numa estaca, assim também o Filho do Homem tem de ser levantado, para que todos os que crerem nele tenham a vida eterna. (Jo 3.14-15)
Antífona
Alegrai-vos no Senhor e regozijai-vos, ó justos; exultai, vós todos que sois retos de coração. (Sl 32.11)
Cor Litúrgica
Violeta
CONFISSÃO DE PECADOS
Inspirada em Lc 15.11b-32 e 2 Co 5.16-21
Fabiane LuckowEm nossos pecados, em nossas maldades, estamos afastados e afastadas de Ti, Senhor. Perdoa-nos! Admitimos que temos andado longe de Ti.
Na busca pela nossa liberdade, nos perdemos, ferindo às demais pessoas, lhes causando sofrimento. Nos machucamos e, feridos, feridas, ferimos aqueles e aquelas a quem amamos.
Da liberdade dolorosa de nossos erros, lembramos da segurança acolhedora do Teu abraço.
Reconhecemos que o caminho até Tua santa presença não pode ser transposto por nossos pés. Não sabemos como encurtar a distância que nos separa de Ti.
Pedimos-Te, Cristo amado, que tome nossas mãos nas Tuas e nos conduzas em Tua justiça. E que, à medida que andamos, nos ensines e nos ajudes a deixarmos nossos fardos para trás.
Encontra-nos no caminho e leva-nos de volta a casa do Pai.
Em Teu santo nome, amém.
CANÇÃO DA VOLTA
Sobre o retorno do filho pródigo (Lucas 15:11-32)
8
Música: Davi Raubach
Letra: Fabiane Luckow e Davi Raubach
Letra: Fabiane Luckow e Davi Raubach
2 4 Es
Lento tes
Clyd passos, tão pe sa dos, arrastados e cansados do ca
8 minho. Pés no chão amea çados pelo
8
Em9 tra da. A fra
8 por um
8
Cm7M sol, pela
C 7 dor, pe lo
B 11/D pó da es
Clyd queza dos meus ossos, os pe daços que res taram de ora ções
Cm7M sol, pela
B paz, pelo a
3 dia ilumi nado pelo
D/F bra ço da tua
Clyd/G gra
G7M9 ça. Quando
Clyd todo o cansaço do ca minho me es maga tuas
Em7M9 mãos fe ridas lavam os meus
ANTÍFONA 4º DOMINGO QUARESMA
Antífona 4º Domingo Quaresma
Baseado no Salmo 32
ANÚNCIO DA GRAÇA
Baseado em 2 Co 5.16-21
Fabiane Luckow
Constrangidos e constrangidas pelo amor e pela graça de Deus, confiando no sacrifício redentor de Cristo, que se tornou pecado por nós, também morremos para com Ele ressuscitar. Se estamos em Cristo, somos nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas.
Dessa forma, Deus nos reconcilia consigo mesmo através de Cristo, não mais levando em conta os nossos pecados, mas confiando-nos sua mensagem de reconciliação. Que assim, no abraço de Sua graça, possamos servi-lo como mensageiros e mensageiras desse amor.
BENÇÃO
Baseado em 2 Co 5.16-21
Fabiane Luckow
Que o Deus Criador, que cria e renova toda vida, o Cristo gracioso, que em Sua entrega nos reconcilia com o Pai e o Espírito Santo, que nos move em serviço, possam nos abençoar e acompanhar.
Que assim possamos ir, como embaixadores e embaixadoras da mensagem reconciliadora do Evangelho, que traz nova vida ao mundo.
5º DOMINGO DA QUARESMA ANO C
No Lecionário Ecumênico, os textos previstos para o ano C são
Isaías 43.16-21
Salmo 126
Filipenses 3.4b-14
João 12.1-8
Versículo previsto para Aclamação do Evangelho
Jesus Cristo diz: O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente. (Mc 10.45)
Antífona
Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes. (Sl 126.6)
Cor Litúrgica
Violeta
Baseado em Isaías 43.19
Glória Baseado em Isaías 43.19
to, ser node
osem eri to, ser node nho cami ráum fa Ele Bm D A G
A tados. na céuse
seu Deuspor
inabi gares D A A
inabi gares
lu Em
damos Deus de gran
Deuspor D7 Bm D
damos Deus na céuse
damos Deus de gran nho cami ráum fa Ele
A tados.
gran
A tados. = 130 D
nos glória, ria'a gló terra,
mor. a
nos glória,
seu G A Em
mor. a Em Bm D D7 D A
gló terra, grande seu por Deus
na céuse Deus A
na céuse Deus A
por
mos da
gló terra, grande
ria'a ria, gló
ria'a ria, gló
mor. a lu osem eri
nos A G
SALMO 126 - COLHEITA
Salmo 126 - Colheita
6 8 & ##
Leidiane Pisoler
Leidiane Pisoler
Wendel Ponaht Blanck DA/C© Bm
A/C© 7
17
vo fon
12 sim lu
A .
res. tes. Aos que Que
G se sa
D io _ a -
fez mon gran -ta-nhas des e
coi va
Bm - -mos a cem -
E be le - lou las -
me ci-
-
iam am
cho a
D/F© - do. de - de Fa to çam_ a das-
ran se
co pes
Em-
lhei soas
ta e
com da a cri le a
-
A-
gria. ção.
A7 As A -
D co a -
- chu sole _ as
mo _ a o
va es
- en tre
A/C© -
che, las. o o
Bm - to as
lei ar,
se flo co res
-
dos e _ o
ri ver
A os. de. - Deus
É
œ œ œ œ œ œ œ œ œ œ œ œ œ œ œ œ œ œ œ œ œ œ œ œ œ œ œ œ œ œ œ œ œ œ œ œ ˙ ™ œ ™ œ œ œ œ ‰‰ œ œ œ œ œ œ œ œ œ œ œ ‰ œ j œ œ œ œ ™ œ œ œ œ œ ‰ œ j œ œ œ œ œ œ œ œ œ œ œ œ œ œ œ œ œ œ œ œ œ ‰ œ j œ œ œ œ œ œ œ œ œ ‰ œ j œ œ œ œ œ œ œ œ œ Œ œ œ j œ œ œ œ œ œ œ œ œ œ œ œ œ œ œ œ œ œ ŒÓ‰ œ j œ œ œ œ œ œ
2º DOMINGO DE PÁSCOA
ANO C
No Lecionário Ecumênico, os textos previstos para o ano C são
Atos 5.27-32
Salmo 118.14-29
Ou Salmo 150
Apocalipse 1.4-8
João 20.26-31
Versículo previsto para Aclamação do Evangelho
Jesus disse para Tomé: Você creu porque me viu? Felizes são os que não viram, mas assim mesmo creram! (Jo 20.29)
Antífona
Isto procede do Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos. (Sl 118.23) Todo ser que respira louve ao Senhor. Aleluia! (Sl 150.6)
Cor Litúrgica
Branco ou dourado
vai
po
Lou
ocom vai lou fes, du e'a ças
e tos lospra ba cím
Lou der. Bm F♯ G F♯/A♯ F♯ F♯/A♯ F♯ A Em B7 Bm Bm Bm DF♯ A G Bm F♯ F♯ Em Bm G D Em
da vi go'e fôle com o vai po seu ono vai
lou xas, cai
em nhor Se ao vai Lou der.
NA CASA DOS JUSTOS
no Salmo 118:15
2º Domingo de Páscoa Na casa dos justos
3º DOMINGO DE PÁSCOA
ANO C
No Lecionário Ecumênico, os textos previstos para o ano C são
Atos 9.1-6 (7-20)
Salmo 30
Apocalipse 5.11-14
João 21.1-19
Versículo previsto para Aclamação do Evangelho
Os discípulos de Emaús disseram um ao outro: Porventura, não nos ardia o coração, quando ele, pelo caminho, nos falava, quando nos expunha as Escrituras? (Lc 24.32)
Antífona
Converteste o meu pranto em folguedos; tiraste o meu pano de saco e me cingiste de alegria. (Sl 30.11)
Cor Litúrgica
Branco ou dourado
SALMO 30 - CANTEMOS LOUVORES
Graças a Deus, graças a Deus O pranto converteu em alegria.
Cantemos louvores e não nos calemos, Graças a Deus, graças a Deus
SALMO 30 - Cantemos Louvores
LEITURA BÍBLICA DE APOCALIPSE 5.11-14
Intercalada com o canto
Soraya Eberle
Enquanto o leitor narra a sua parte, algum instrumento harmônico sustenta o acorde subsequente (no caso da primeira leitura) ou anterior (no caso das outras leituras).Assim, a leitura e o canto devem ocorrer de forma integrada, sem interrupções ou silêncios.
A parte do canto pode ser executada por um grupo, pelo coro ou pela comunidade (e não por solistas, já que representa sempre mais de um indivíduo).
APOCALIPSE
5.11-14
Apocalipse 5.11-14
3º Domingo da Páscoa
Soraya Eberle
L1: E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares, que com grande voz diziam: Soraya H. Eberle
L1: E ouvi a toda a criatura que está no céu, e na Mrra, e debaixo da terra, e que estão no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer:
L1: E os quatro animais diziam:
L1: E os vinte e quatro anciãos prostraram-se, e adoraram ao que vive para todo o
4º DOMINGO DE PÁSCOA
ANO C
No Lecionário Ecumênico, os textos previstos para o ano C são
Atos 9.36-43
Salmo 23
Apocalipse 7.9-17
João 10.22-30
Versículo previsto para Aclamação do Evangelho
Jesus Cristo diz: Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim. (Jo 10.14)
Antífona
O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. (Sl 23.1)
Cor Litúrgica
Branco ou dourado
DINÂMICA - CONHECER A VOZ
Antonio Carlos OliveiraMaterial necessário: um smartphone ou gravador para capturar o áudio das vozes, uma caixa de som para reproduzir o som diante da comunidade.
Preparação: Solicite a duas ou três pessoas atuantes da comunidade que gravem dois áudios. Escolha pessoas que sejam bem conhecidas por toda a comunidade. O primeiro áudio deve ser da leitura de um versículo bíblico curto. No segundo áudio, peça que elas, sem dizer o nome, falem algo do trabalho, ocupação ou a que elas se dedicam no dia a dia e onde atuam na comunidade. Por exemplo: Eu sou professora, trabalho em uma escola infantil que fica próxima a nossa igreja e gosto muito de ajudar com as atividades do culto infantil na nossa comunidade.
No momento da dinâmica: 1) Peça que a comunidade escute atentamente as vozes que serão reproduzidas na caixa de som e passe os primeiros áudios (com os textos bíblicos); 2) Pergunte se alguém da comunidade reconhece alguma dessas vozes. Ouça as manifestações, mas não confirme. 3) Reproduza os áudios seguintes fazendo uma pausa a cada um deles e perguntando de quem é aquela voz. 4) Ao final revele a pessoa dona de cada voz.
Reflexão: Foi possível identificar alguma dessas vozes? O que facilitou ou dificultou desvendar esse mistério? Em João 10.25 lemos: “Jesus respondeu: - Já falei, mas vocês não acreditam. As obras que eu faço em nome do meu Pai dão testemunho de mim”. Como podemos relacionar este texto bíblico com a dinâmica que fizemos?
Se for o caso comente: É mais fácil reconhecer a voz de uma pessoa ouvindo ela falar sobre si mesma e sobre o que ela faz. Ou seja, nossas ações comunicam quem somos para as outras pessoas. É possível também reconhecer a Jesus Cristo conhecendo sobre o que ele fez por nós, conforme o Evangelho, morreu na cruz e ressuscitou para nos salvar do pecado e da morte. Sabendo disso, nós pessoas cristãs podemos agir com amor e solidariedade através da comunidade para que nossas ações e trabalhos dêem testemunho de Cristo.
SALMO 23
4º Domingo da Páscoa
Salmo 23
Luiz Felipe Medeiros Davel
Pedro Henrique Furtado Kruger
Luiz Felipe Medeiros Davel
Renilson Ferreira Nunes
Pedro Henrique Furtado Kruger
Renilson Ferreira Nunes
Wendel Ponaht Blanck
Wendel Ponaht Blanck
o me na é nhor OSe rá. ta fal da e pas meu otor é nhor OSe
pas faz lo
zi
tor re va
pou le'es
na e sar. cu
da ro,
falta rio bis ao a de
rá. de'á mos rá. rá.
tará. fal
me E em
1.Em 2.A e guas
pas tran pe
da ri
tor pas pas meu éo nhor Se O
de eu ver que las gos, OSe
in tos qui meu nhoroé
jan an E pro
tes de me ção le te
Fine = 110 D D G C C D C Em7 D/F♯ Em7 Fmaj7 G D/F♯ G Em D D G Dsus D C Fmaj7 G C D D/F♯ G D G D C G D C Em7 Em7 D/F♯ G
4º Domingo da Páscoa
Am C G F C G F
F C
C C
G
a pe mi re nhas vi mi a Pai que'o lo
ou ja Têm
vem mais As
nha da'e
ce o
voz. rão. ter deu
E E lhas, na, ve
las nin ou ja ma medo ior é
G Am C
G
F
o da'e vi mi a nhas As têm voz. rão, nha ce mi re a pe ou ja vem mais lhas, na, ve ter o da'e nhas vi mi a 1.As 2.Têm C C7 C
F G Am
co a pe
mais me guém vem mais
voz. rão.
se mi me da pre rar sem ti queque'o lo qui A
Pai
na lhas, qui = 80 C
ve ter rão. mão. F G Dm
CONFISSÃO AO BOM PASTOR
Baseado no Salmo 23
que tão re cre mos mos les
gra va dade, Bon
Se Se Se a bi tu ha
som
per per nhor, nhor, nhor, mor, tar és brios
em obom
a seri nos mi
a a lhe mos = 80 Am7 E7 Bdim Dm
do do co be Fmaj7 Am/G Am7
sa, tam, ca tor tua
ce re dia, men
5º DOMINGO DE PÁSCOA
ANO C
No Lecionário Ecumênico, os textos previstos para o ano C são
Atos 11.1-18
Salmo 148
Apocalipse 21.1-6
João 13.31-35
Versículo previsto para Aclamação do Evangelho
Jesus Cristo diz: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. (Jo 14.6)
Antífona
Louvem o nome do Senhor, porque só o seu nome é excelso; a sua majestade é acima da terra e do céu. (Sl 148.13)
Cor Litúrgica
Branco ou dourado
5º Domingo da Páscoa
5º Domingo da Páscoa
5º Domingo da Páscoa
LOUVEM TODOS O NOME DO SENHOR
5º Domingo de páscoa
6º DOMINGO DE PÁSCOA
ANO C
No Lecionário Ecumênico, os textos previstos para o ano C são
Atos 16.9-15
Salmo 67
Apocalipse 21.10,22-22.5
João 14.23-29
Ou João 5.1-9
Versículo previsto para Aclamação do Evangelho
Jesus Cristo diz: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. (Jo 14.23)
Antífona
Alegrem-se e exultem as gentes, pois julgas os povos com eqüidade e guias na terra as nações. (Sl 67.4)
Cor Litúrgica
Branco ou dourado
BENÇÃO (SALMO 67)
Salmo 67 -Alegrem- se! Exultem! Lislie
Alegrem se Exultem://
Nosso Deus nos abençoa e nos guia Alegrem-se, Exultem!
6º Domingo de Páscoa
Moraes de Carvalho - 2021
KYRIE DE BETESDA
Kyrie de Betesda
Baseado em João 5
DECLARAÇÃO COMUNITÁRIA
Soraya Heinrich EberleL1: O mundo muda, as situações mudam, e tiram a estabilidade e o conforto que sempre tivemos. E às vezes, nos encontramos entre a Páscoa e a Ascensão, entre o milagre da vida e a ausência súbita. Entre a alegria do reencontro e a iminência da partida. Atrás, vemos o evento que ainda não compreendemos bem; à nossa frente, tua promessa e nada mais. É muito difícil aceitar separações e lidar com despedidas. Não entendemos tudo, e por isso não queremos nos separar. Não queremos nos separar, por isso não entendemos tudo. Teus discípulos estavam confusos.
C: Confessamos, ó Deus, que muitas vezes nos sentimos confusas e confusos.
L1: Teus discípulos fizeram perguntas, e nós também as fazemos. Onde estás? Ouves nossa voz? Como vamos lidar com as ausências? Como vamos lidar com a solidão? O que virá depois? Por que vemos tanta maldade e injustiça no mundo? Muitas vezes, até duvidamos de tuas respostas, tomadas e tomados pela incredulidade. Os perigos e a insegurança abalam nossas certezas.
C: Confessamos, ó Deus, que temos dúvidas e perguntas.
L1: Sentimos medo do futuro. Tememos a Tua ausência em nossa vida, mais que tudo. Mas também tememos perder as pessoas que amamos. Vivemos assustadas e assustados. A violência se espalha, a intolerância e o ódio turvam nossa visão. Tememos a morte, nossa e de quem queremos bem.
C: Confessamos, ó Deus, que sentimos medo.
L1: À nossa confusão, às nossas dúvidas e ao nosso medo, reagimos de formas diferentes; mas tu respondes com paciência e sensibilidade. Conversa conosco hoje, e ajuda-nos a ajustar nossos pensamentos e sentimentos à tua Palavra, a entregar-nos confiadamente às tuas promessas. E concede-nos a tua paz. Amém.
L2: Jesus, tu és Deus. E confiamos na presença da Trindade, em seus traços e em seu mistério. Confiamos no amor de Deus Pai e Mãe, para junto de quem foste. E em ti, Filho humilde e obediente, com quem podemos também andar cada dia, através do teu Evangelho. E como os discípulos e as discípulas, experimentar tua proximidade, porque foste humano e viveste
como nós. E cremos no Conselheiro, o Espírito Santo, que está entre nós, enviado da parte do Pai, ensinando-nos o que não sabemos e lembrando-nos do que esquecemos. Ele nos ensina o novo pelo relembrar do antigo; e nos relembrará o antigo, ao ensinar o novo. Portanto cremos que tua presença é constante entre nós.
L1: Deixas conosco a tua paz: não como promessa futura, mas como realidade presente no aqui e agora de nossos medos, angústias e confusões. Todas as pessoas querem, em seu interior, desfrutar da paz. Mas teu último legado aos discípulos é muito diferente daquela paz que o mundo oferece. Não está baseada em condição de vida mais elevada ou em segurança. É a paz genuína e oportuna que nos abraça hoje, porque tu constróis tua comunhão conosco. Tu nos declaras a tua paz, mesmo que ainda não possamos corresponder plenamente ao teu gesto. E nós precisamos dela!
L2: Compreendemos que até agora recebemos todo o teu amor incondicional e imenso; agora, precisamos passar a praticar este amor. Precisamos e queremos olhar para este amor, que vimos e experimentamos, e assim queremos amar a Deus e às pessoas, e experimentar o Teu Reino.
C: Ajuda-nos, ampara-nos, capacita-nos. Amém.
Maurício Klug de Oliveira Maurício Klug de Oliveira
ASCENSÃO DO SENHOR
ANO C
No Lecionário Ecumênico, os textos previstos para o ano C são
Atos 1.1-11
Ou 2 Reis 2.9-18
Salmo 93
Apocalipse 1.4-8
Mateus 28.16-20
Versículo previsto para Aclamação do Evangelho
Jesus Cristo diz: Eis que estou com vocês todos os dias até à consumação do século. (Mt 28.20b)
Antífona
Subiu Deus por entre aclamações, o Senhor, ao som de trombeta. (Sl 47.5)
ou Desde a antiguidade, está firme o teu trono; tu és desde a eternidade. (Sl 93.2)
Cor Litúrgica
Branco ou dourado
GLORIA IN EXCELSIS
a partir de At 1.1-11
Mirian BartzL: Jesus Cristo veio a nós, tornou-se humano para mostrar e ensinar seus preceitos aos discípulos e às discípulas daquele tempo. Foi elevado às alturas, mas não deixou seu povo desamparado, abandonado. Cumpriu sua promessa e permanece conosco através do seu Santo Espírito, que nos conduz, fortalece e orienta, continuamente. Por isso, rendemos glória ao Senhor, louvamos a ele, que do mesmo modo que ascendeu ao céu, virá no tempo em que o Pai reservou.
C: (Comunidade canta um glória)
GLÓRIA ASCENSÃO
Para Domingo de Ascensão
ra ras pa tu sus nas diz al Je Deus, cês, a vo gló rei rias com mos ta te que'es
sal paz nos dá, sus nos Je que pois Deus, Deus, a a rias rias mos mos gló gló te te Can Can
7º DOMINGO DE PÁSCOA
ANO C
No Lecionário Ecumênico, os textos previstos para o ano C são
Atos 16.16-34
Salmo 97
Apocalipse 22.12-14, 16-17, 20-21
João 17.1a, 20-26
Versículo previsto para Aclamação do Evangelho
Jesus Cristo diz: Não os deixarei órfãos, voltarei para vocês. (Jo 14.18)
Antífona
Alegrai-vos no Senhor, ó justos, e dai louvores ao seu santo nome. (Sl 97.12)
Cor Litúrgica
Branco ou dourado
SALMO 97 (POESIA)
A luz que vem de Deus, jamais se apagará, Tem poder de destruir, mas elege revelar a glória. Alimentada pela honestidade e justiça, nada a esconderá, Enfraquece os inimigos e às pessoas justas dá a vitória.
Valdir Rodolfo GromannSob um julgamento justo, o povo de Deus prosperará, A idolatria aos outros deuses deixará de ser notória.
Com alegria e esperança, seu povo alegre festejará, A Deus o mundo se curva e cultiva a sua memória.
Honestidade e justiça, entre o povo habitará, Fazendo brilhar a luz que clareia a trajetória. De um povo que, em prosa e versos, contará Os detalhes da jornada que constrói a história.
JOÃO 17.1A,20-26 (JOGRAL)
Comunidade: Sejamos comunidade unida com Cristo, nosso Senhor!
Jovens: Para que o mundo creia no poder que emana do amor.
Dione Carla Baldus
Pessoas idosas: Com graça e bondade, Deus justifica o ser humano pecador.
Casais: Deus misericordioso, oferta a verdadeira salvação.
Crianças: Valoriza, sustenta e fortalece toda a sua criação.
Comunidade: Sejamos comunidade, é o que pedimos em oração.
(Opção 2: Convidar os grupos da comunidade)
O AMOR REVELADO
Baseado em João 17.1a; 20-26
Baseado em João 17.1a; 20-26
L: Dione Baldus
M: Louis Marcelo IllenseerL: Dione Baldus
M: Louis Marcelo Illenseer
VIGÍLIA DE PENTECOSTES (anos A, B e C)
No Lecionário Ecumênico, os textos previstos para o ano C são
Êxodo 19-1-9ª
Ou Atos 2.1-11
Salmo 33.12-22
Ou Salmo 130
Romanos 8.14-17,22-27
João 7.37-39ª
Versículo previsto para Aclamação do Evangelho
Jesus Cristo diz: Eu rogarei ao Pai, e ele dará outro Consolador para vocês, a fim de que esteja para sempre com vocês. (Jo 14.16)
Antífona
Nosso auxílio e escudo é o Senhor. (Sl 33.20)
Ou: Contigo, porém, está o perdão. (Sl 130.4)
Cor Litúrgica
Vermelho
Salmo 130
L: Cleide Olsson Schneider
M: Louis Marcelo Illenseer
L: Cleide Olsson Schneider
M: Louis Marcelo Illenseer
Minha alma anseia pelo Senhor
E das profundezas clamo ao meu Deus
Nele encontro perdão e paz
E pela manhã darei graças
Pela sua misericórdia e seu grande amor.
Para Vigília de Pentecostes
NOSSO AUXÍLIO E ESCUDO É O SENHOR
Nosso auxílio e escudo é o Senhor
Cânone Louis
Para Vigília de Pentecostes
DOMINGO CRISTO REI
Ano C
No Lecionário Ecumênico, os textos previstos para o ano C são
Jeremias 23.1-6
Salmo 46
Colossenses 1.11-20
Lucas 23.33-43
Versículo previsto para Aclamação do Evangelho
Jesus Cristo diz: Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim. (Ap 22.13)
Antífona
Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, seu exaltado na terra. (Sl 46.10)
Cor Litúrgica
Branco ou dourado
ORAÇÃO DO DIA
Jeremias 23.1-6
Rei da Justiça, Justiça Nossa, tu reúnes tuas ovelhas de todas as terras, nós te pedimos, reúne-nos nós, tua comunidade, neste culto e no culto de cada dia, reúne-nos em teu cuidado, reúne-nos na nossa diversidade, reúne-nos apesar do nosso isolamento, reúne-nos apesar do nossa maldade, reúne-nos apesar dos discursos de ódio e da das mentiras, para que, assim, ovelhas reunidas por ti, possamos ser fecundas no amor, de forma que nenhuma ovelha falte, em especial as afugentadas, as enganadas, as descuidadas, que sendo ovelhas reunidas por ti, possamos multiplicar a justiça, e que quando não conseguirmos, o Renovo Justo possa nos levantar, e experimentar a tua segurança, Rei da Justiça. Amém.
Júlio Cézar AdamKYRIE
Salmo 46
Rio do nosso refúgio, Ainda que haja tanto ódio, ainda que haja tanta destruição das nossas florestas e dos nossos animais, ainda que haja tanto abuso contra nossas crianças, ainda que haja tanta violência contra as mulheres, ainda que haja tanto matança dos nossos povos indígenas, ainda que haja tanto preconceito contra quem vemos como diferente, ainda que haja tanto uso de armas, ainda que hajam tantas guerras, dentro de nós, de nossas casas, no nosso país, no mundo inteiro, em ti, podemos nos aquietar, porque tu estás conosco, tu és nosso refúgio, socorro bem presente.
Kyrie eleison
Júlio Cézar AdamORAÇÃO EUCARÍSTICA
Colossenses 1.11-20
Júlio Cézar Adam, 2021
Prefácio
Deus (Rei) da Vida
Júlio Cézar Adam.
Marcio Roberto Lisboa, 2021Deus (Rei) da Vida
Graças te damos, Deus (Rei) da Vida, porque tu criastes todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam coisas poderosas, sejam coisas comuns, em ti, tudo subsiste. No tempo oportuno, nos destes o Filho do Teu Amor, no qual temos redenção e a remissão dos pecados. Por isso, com toda tua Igreja, as pessoas santas na luz, e a música eterna dos anjos, te louvamos com a eterna música.
Anamnese
Graças te damos, Deus (Rei) da Vida, porque tu nos libertaste do império das trevas e nos transformaste no amor, através de Jesus Cristo. Lembramos que ele viveu entre nós para nos ensinar a radicalidade do amor. Por isso, foi condenado à cruz, mas tu o tornaste o primogênito de entre os mortos, para que nele residisse toda a plenitude e a paz. Aqui nesta mesa e nesta ceia, lembramos que através do sangue da sua cruz todas as coisas estão reconciliadas contigo, quer sobre a terra, quer sobre os céus.
Narrativa…
Pois, na noite em que foi traído tomou o pão…
Epiclese
Por isso, envia, Deus (Rei) da vida, teu Espírito, para que esta ceia nos fortaleça com todo o poder, segundo a força da tua glória, com perseverança, longanimidade e alegria.
Mementos
Lembra-te,
Amém
Deus (Rei) da Vida, toda gratidão, glória e honra para sempre, sempre e sempre.
RECURSOS DIVERSOS
BÊNÇÃO
DA MISERICÓRDIA
Onde faltar pão, que as mesas sejam fartas pelo Pão da vida
Onde faltar água, que abunde a misericórdia da Fonte da Vida Eterna
Onde faltar vestimenta, que pessoas sejam cobertas pelo amor que Transforma
Onde faltar moradia, que nas asas do amor Deus se encontre abrigo
Onde faltar liberdade, que a paz de Deus liberte corações
Onde faltar saúde, que a visita seja companhia e conforto
Onde a vida se esvair, que haja dignidade ao entregar o corpo à terra
E sobretudo, que as nossas mãos estejam prontas e capacitadas a vivenciar a diaconia de Jesus Cristo.
Assim te abençoe o Trino Deus Diaconal. Amém.
CÂNTICO DE SIMEÃO
Cântico de Simeão
Baseado em Lucas 2.29-32
Numa levada de vidala, mais acelerado
Cânone a três vozes
Numa levada de vidala, mais acelerado
Cânone a três vozes
Louis Marcelo Illenseer
Louis Marcelo Illenseer
PESSOAS AUTORAS
Antônio Carlos Oliveira
Cleide Olsson Schneider
Daniel do Amaral
Davi Raubach
Dionata Rodrigues de Oliveira
Dione Carla Baldus
Fabiane Luckow
Júlio Cézar Adam
Leidiane Pisoler
Lislie Moraes de Carvalho
Louis Marcelo Illenseer
Luiz Felipe Medeiros Davel
Marcelo Ramos Saldanha
Márcio Roberto Lisboa
Maurício Klug
Mirian Bartz
Pedro Henrique Furtado Kruger
Renilson Ferreira Nunes
Simei de Barros Monteiro
Soraya Heindrich Eberle
Valdir Rodolfo Gromann
Wendel Ponaht Blanck
A Palavra de Deus na Liturgia é viva, inspirada e tem impacto na vida das pessoas quando moldada a partir das nossas diversas realidades. Este livro é fruto de cooperação ecumênica, meditação e pés no chão; ele é o primeiro de uma série de livros que quer ajudar as comunidades ecumênicas, compartilhando materiais litúrgicos para todas as datas da cristandade a partir dos textos bíblicos do lecionário comum e ecumênico.

