OASE EM FOCO 2013

Page 1

OASE - Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB

Ano XV - Número 058

Fevereiro de 2013

LUTO

Tristeza e esperança em meio à dor

A

o terminar o jornal nos confrontamos com a tragédia de Santa Maria. Imagino que todos que viram e ouviram sobre esta tragédia ficaram chocados com os relatos. Logo pensamos em vocês “mães” que perderam seus filhos. Ao lado de uma vítima, um único aparelho tinha recebido 104 ligações. Nele, lia-se, “mãe”. A vocês em especial e seus familiares, nós, da grande família da OASE, expressamos a nossa solidariedade. O que podemos dizer? Melhor silenciar, dar um aperto de mão e um forte abraço, e pedir a Deus que Ele em sua infinita bondade os acompanhe e dê forças para que possam viver um dia após o outro. “Senhor: Dá-me a esperança, leva de mim a tristeza. Senhor! Enche meu coração com a divina fé.” Como é bom saber que a porta para o coração de Deus sempre está aberta. Publicamos a seguir o texto divulgado pelo Pastor Presidente da IECLB, Nestor Paulo Friedrich, sobre a tragédia de Santa Maria. “Na condição de Pastor Presidente, estendo o abraço solidário da IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – às famílias, colegas, amigas e amigos das vítimas do trágico incêndio ocorrido em Santa Maria/ RS na madrugada do dia de ontem, 27 de janeiro de 2013. Tantas vezes cantamos e oramos nos nossos cultos comunitários Kyrie eleison, expressão bíblica que eleva a Deus o clamor de indivíduos e grupos de pessoas que passam por situações de dor humanamente insuportável. Kyrie eleison: Senhor, tem compaixão! Com linguagem contextualizada, esse clamor foi traduzido na canção, que diz:

Pelas dores deste mundo, ó Senhor, imploramos piedade! A um só tempo geme a criação. Teus ouvidos se inclinem ao clamor dessa gente oprimida. Apressa-te com tua salvação! Acredito que, com relativa naturalidade, podemos admitir que nem sempre captamos a profundidade desse clamor expresso pelo Kyrie eleison, a não ser quando nós mesmos somos diretamente confrontados com tragédias. Diante do que ocorreu em Santa Maria na madrugada de ontem, creio que foi diferente: não somente familiares, pessoas amigas e colegas das vítimas do incêndio em Santa Maria estão abaladas. Pessoas próximas e desconhecidas das vítimas, cidadãos do Brasil e de outros países – todos e todas – estão atônitos, estarrecidos, comovidos. Enquanto comunidade cristã, clamamos e perguntamos: Senhor, tem compaixão! Senhor, por quê? Ainda assim, em meio à dor e às lágrimas, manifestamos nossa palavra de solidariedade às famílias enlutadas e as encorajamos a confiar na presença consoladora e fortalecedora do Deus Criador que supera nosso entendimento e nossa dor. Com o apóstolo Paulo cremos: “Porque se fomos unidos com Cristo na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição” (Romanos 6.5). Movidos pela fé no Cristo ressurreto, o eco do nosso clamor passa a conter acordes de esperança: Senhor, a tua paz bendita, irmanada com justiça abrace o mundo inteiro. Tem compaixão! O teu poder sustente no caminho o teu povo. Teu reino venha a nós! Kyrie eleison! Em solidariedade e fé, Nestor Friedrich”


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
OASE EM FOCO 2013 by Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) - Issuu