Joinville Luterano
Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Joinville - CEJ-UP • Edição nº 131 • setembro
SETEMBRO AMARELO: MÊS DE AÇÕES VOLTADAS PARA A PREVENÇÃO DO SUICÍDIO.
Pag. 8 e 9
COMEMORAÇÕES MARCAM OS 170 ANOS DO LUTERANISMO EM JOINVILLE.
INDEPENDÊNCIA É MORTE! É PRECISO SER TOTALMENTE DEPENDENTE DE DEUS E DE SEUS CUIDADOS.
Pag. 10
Pag. 16
"Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vestis-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado." Ageu 1:6 Par. Cristo Redentor | P. Felipe P. Pereira
Crises econômicas são períodos de escassez de produção, comercialização e consumo de produtos e serviços. Nos tempos bíblicos também havia crises econômicas. O lema bíblico deste mês é um relato deste tipo de crise na história do povo de Israel, após o exílio babilônico. Havia escassez apesar de muita semeadura e o salário não era suficiente para viver. O profeta Ageu revela ao povo que o que parecia apenas uma crise econômica, na verdade era ausência da bênção de Deus. Vemos nos dias do profeta Ageu que o povo que voltara do cativeiro babilônico se encontrava sem disposição alguma de reedificar o Templo do Senhor.
Eles davam desculpas a respeito de sua responsabilidade, mas, ao mesmo tempo, edificavam as suas próprias casas para o seu próprio conforto. Em outras palavras o povo retomava a sua vida colocando Deus em último lugar, apesar de saberem que se o Senhor não edificar a casa em vão trabalham os que a edificam (Salmos 127.1) O que o profeta denuncia e anuncia naquele tempo vale também para os dias de hoje. Em todos os momentos precisamos aprender a edificar a nossa vida, sob e com a bênção de Deus. Nas palavras de Jesus, colocar o reino de Deus em primeiro lugar é o que necessitamos para que tudo mais seja acrescentado.