Informativo mensal do Sínodo Brasil Central. Ano I, Nº 2, Junho-Julho de 2013

Page 1

Informativo mensal do SÍNODO BRASIL CENTRAL - IECLB

Junho/Julho de 2013 Ano 1 Edição 2

PALAVRA DO PASTOR SINODAL Veja nesta edição  Palavra do Pastor Sinodal  Mensagem da 14ª Assembleia do Sínodo Brasil Central  Notícias das Comunidades  Plano de ofertas para Junho  Plano de Ofertas para Julho  Instalação do novo Presbitério de Barreiras/BA  Sínodo Brasil Central lança sua primeira publicação  “Vai e Vem” – Recursos para divulgar o mapa do tesouro  Agenda para o mês de junho  Agenda para o mês de julho  Pastor Presidente dialoga com as Comunidades  21º Encontro Intercomunitário de Mulheres do Tocantins  Seminário Sinodal de capacitação para orientadoras e orientadores de culto infantil/escola dominical  Convite para construimos juntos o Informativo Sinodal

Os quatro pilares da Reforma: Somente a fé Somente a Graça Somente a Escritura Somente Cristo

M

omento marcante da assembleia foi a apresentação do relatório do Pastor Sinodal que fez uma avaliação do desenvolvimento do Sínodo nos últimos seis anos. Alguns destaques do relatório:  Não somos somente números. Só seremos uma comunhão de comunidades de confissão luterana se não nos perdermos de vista. No modelo sinodal - uma comunidade de comunidades - as comunidades se vinculam umas com as outras e se apoiam (e limitam) mutuamente.  Durante os anos de atuação ele identificou alguns Clamores: Reconhecer nossas dificuldades, ajudar-nos na missão, que o Sínodo interfira e nos ajude; O que a nossa Igreja, de fato, oferece? O que nos distingue - qual é a nossa marca?  Teologia da graça, mulher, reflexão ética, modelo eclesiológico, conceito de autoridade. Nosso tamanho, nossa pluralidade e a nossa identidade, a de confissão luterana, não é uma fraqueza, mas muito mais, a marca do nosso ser IECLB, cuja força está no anúncio e na vivência do Evangelho de Jesus Cristo.  Missão é nossa vocação  Dados da Estatística IECLB registraram, na 8ª Assembleia Sinodal em 2008, 3.051 membros, destes 869 membros contribuintes. A estatística de 2012 registrou 3.306 Membros, destes 1.618 são contribuintes. Distribuídos em 20 Comunidades, 43 Pontos de Pregação e 19 Ministros ativos.  O PAMI 2000-2007 havia colocado como meta: aumentar em 15% a participação de membros nos eventos e aumentar em 5% o número de membros. Com alegria constatamos que ultrapassamos essa meta.  O crescimento é visível a partir de 3 acontecimentos: inauguração da Casa Pastoral em Luis Eduardo Magalhães – 15/07/12; Inauguração do novo Templo de Goiânia em 03/02/13; organização e criação da comunidade de Tucumã/PA.  Destaque para 100 anos de Brasil Central - Ato litúrgico registrou em 01.07.2012, Formosa, os 100 anos do “Brasil Central”, com a pregação do P. Dr. Rolf Schünemann, lembrando que o seu surgimento em 1912 reporta a decisão de “sair do isolamento eclesial e social, um constante desafio para os evangélicos”, e de “estar aí para quem precisa de nós”.  O trabalho intenso dos ministros e ministras na realização do Planejamento Estratégico do Sínodo - “Construindo o Sínodo que queremos em 2020”  A realização dos Seminários de Presbíteros, em Luis Eduardo Magalhães-BA ( 25-26/08/12) e em Uberlândia-MG (2930/09/12), com o apoio do Projeto Crescendo na Missão e Unidade.  A proposta de trabalho apresentada por ocasião da eleição como Pastor Sinodal em 2006 foi:  Trabalhar com os Presbitérios, com o Sínodo e com a IECLB, buscar alternativas de presença, atuação e sustentabilidade. Ter o cuidado, amor, sensibilidade.  A primeira publicação do Sínodo Brasil Central “O Sínodo que queremos em 2020” é testemunho da gratidão e da esperança que tenho com o nosso Sínodo e com a nossa IECLB. “Missão de Deus – Nossa Vocação”


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.