PROJETOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Page 155

PROJETOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

(5) Multiplicando ambos os membros da igualdade (5) acima por (1-X), teremos: (6). Portanto, (7) Tendo em vista que, na expressão (4), g < i, teremos também X < 1 e, portanto, trata-se de uma PG cuja razão é menor do que 1. Assim sendo, no infinito, a soma de seus elementos deve convergir para um valor finito. Isso pode ser expresso como: (8). Portanto,

(9) Ora, o limite de Xn-h é zero, dado que X < 1. Portanto, a segunda parcela

154

nesta última expressão será nula. Assim sendo, (10) Ou seja, a soma dos infinitos elementos da progressão geométrica cuja razão é menor que 1 (um), será X/(1-X). Voltando aos valores de g e de i usados na expressão (4), com X=(1+g)/(1+i), na expressão da soma dos infinitos elementos o X pelo seu valor dado acima, ter-se-á o valor da expressão entre colchetes da expressão (3), acima:

(11) Donde se conclui que a soma dos infinitos fluxos de caixa para uma perpetuidade crescente será dada por: (12)

Essa expressão, portanto, dá o valor horizonte,

isto é, o valor pelo qual se supõe que um investidor compraria o empreendimento no ano horizonte, com a expectativa de uma perpetuidade crescente, cujo valor inicial é Ph. Esse é o valor no ano horizonte.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.