Seminário Tecnologias Emergentes no Contexto Geopolítico Mundial

Page 1


Caros participantes,

É com grande entusiasmo e motivação que anunciamos o evento em pauta, ocasião em que será abordada uma temática de grande importância e pertinência: as tecnologias emergentes no contexto geopolítico mundial.

Vivemos um momento único na história, experimentando inovações tecnológicas com relevantes impactos na geopolítica do cenário mundial. A rapidez com que novas tecnologias surgem e se disseminam desafia não apenas nossos conhecimentos, mas também as estruturas políticas e econômicas nacionais e internacionais. A interseção entre tecnologia e geopolítica se apresenta, portanto, como um terreno fértil para debates profundos e análises cada vez mais frequentes.

Nessa ótica, nos dias 18 e 19 de setembro de 2024, teremos a oportunidade de conjuntamente explorar visões sobre o emprego de meios tecnológicos disruptivos, a exemplo de sistemas aéreos não tripulados, plataformas espaciais, tecnologias quânticas, defesa cibernética, inteligência artificial e automação na sua mais ampla gama de possibilidades.

Dessa forma, abordaremos as oportunidades que surgem com as inovações e também as implicações éticas que são impostas aos países. A riqueza das pautas e a variedade de temas do evento ressaltam a preocupação de estarmos na vanguarda dos acontecimentos e dos debates que o mundo moderno requer.

Teremos o privilégio de contar com especialistas renomados, acadêmicos e líderes do Poder Aeroespacial, que compartilharão suas visões e experiências. Portanto, incentivamos que disseminem os conhecimentos adquiridos em suas organizações, plantando sementes que produzirão bons frutos para o país.

Por fim, agradecemos a participação e a contribuição dos palestrantes e convidados para o Seminário, com a certeza de que, juntos, iremos somar esforços para manter elevada a consciência situacional, no contexto geopolítico, dos homens e mulheres que compõem a nossa imensa, rica e promissora Nação Brasileira.

Sintam-se todos muito bem-vindos!

Dia 1: Quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Análise Geopolítica de Conflitos Globais e Regionais

08:00 - 09:00

Recepção e Credenciamento

09:00 - 09:15

ABERTURA

Ten Brig Ar Sergio Roberto de Almeida Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, ingressou na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) em 1979, sendo declarado Aspirante a Oficial Aviador em 12 de dezembro de 1984. Durante sua formação, especializouse na Aviação de Caça e, posteriormente, serviu no 1°/4° GAV, no 1°/14° GAV e no 1° GAVCA, onde atuou como Oficial de Operações. Concluiu sua carreira operacional como o Primeiro Comandante do 3°/3° GAV, o Esquadrão Flecha. Ainda, participou como Observador Militar da ONU na Iugoslávia. Possui um total de 3.700 horas de voo, sendo mais de 3.000 horas dedicadas à Aviação de Caça. Foi promovido ao atual posto em 25 de novembro de 2020 e exerce hoje o cargo de Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica.

09:15 - 10:00

Análise Geopolítica do Entorno Estratégico Brasileiro

Embaixador Carlos Márcio Bicalho Cozendey. nasceu no Rio de Janeiro, em 1963. Ingressou no Instituto Rio Branco, em 1985, e é Bacharel em Diplomacia pelo mesmo Instituto, Bacharel em Economia pela UFRJ e mestre em Relações Internacionais pela UnB. Foi Subsecretário-Geral de Assuntos Econômicos e Financeiros do Itamaraty, Assessor Especial da Secretaria-Executiva da CAMEX e Secretário de Assuntos internacionais (2011-2014) do Ministério da Fazenda. No exterior, serviu na Missão do Brasil juntos aos Organismos Internacionais sediados em Genebra, na Delegação do Brasil junto à ALADI, em Montevidéu, e na Missão do Brasil junto às Comunidades Europeias, em Bruxelas. Como Embaixador, foi Delegado do Brasil junto às Organizações Internacionais Econômicas sediadas em Paris. Desde fevereiro de 2023, é Secretário de Assuntos Multilaterais Políticos do MRE.

10:00 - 10:30

10:30 - 11:15

Coffee Break

Análise Estratégica sobre a Venezuela

Antonio Jorge Ramalho da Rocha Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (1989), mestre em Ciência Política pelo IUPERJ (1992) e em Relações Internacionais pela Syracuse University (1999), e doutor em Sociologia pela USP (2002). Professor no Instituto de Relações Internacionais da UnB desde 1993, onde é Diretor. Dirigiu o Departamento de Cooperação do Ministério da Defesa e implementou o Programa Pró-Defesa. Fundou e dirigiu o Centro de Estudos Brasileiros em Porto Príncipe, Haiti, e implantou a Escola de Defesa da UNASUL em Quito. Atualmente, coordena o Bacharelado em Relações Internacionais da UnB, com pesquisa focada em Teoria das Relações Internacionais, Segurança Internacional e Defesa Nacional.

11:15 - 12:00

Conflito Rússia e Ucrânia

Joanisval Brito Gonçalves

Consultor Legislativo do Senado Federal, atua há mais de 25 anos nas áreas de Inteligência, Segurança Nacional e Defesa, tendo ocupado cargos nos Poderes Legislativo e Executivo. Doutor em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB). É professor universitário e conferencista no Brasil e no exterior. Possui inúmeras publicações em âmbito nacional e internacional, com destaque para livros e artigos sobre Inteligência e Segurança Nacional. Vice-Presidente da Associação Internacional para Estudos de Segurança e Inteligência (INASIS), é titular da cadeira Pandiá Calógeras do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal e da cadeira Almirante Vidigal do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil.

12:00 - 13:00

13:00 - 14:00

Intervalo para Almoço

Conflitos no Oriente Médio (Israel vs. Países Árabes)

Gunther Rudzit

Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2003), com foco em Segurança Internacional, e Mestre em National Security pela Georgetown University (2000). Possui também Mestrado em Geografia Humana na área de Geopolítica (USP, 1997), licenciatura (1993) e bacharelado (1992) em Geografia pela USP. Atua como Professor de Relações Internacionais na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de São Paulo desde agosto de 2017, coordenando o Núcleo de Estudos e Negócios em Oriente Médio (NENOM). É Professor colaborador da Universidade da Força Aérea (UNIFA) desde 2016.

14:00 - 15:00

Disputa pela Hegemonia Global (EUA vs. China)

Desembargador Roy Reis Friede

Doutor em Direito Público (UFRJ), Mestre em Direito do Estado (UGF) e em Direito Público (UFRJ), é Desembargador Federal e ex-Presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região. Foi Membro Efetivo do Conselho da Justiça Federal (CJF) e do Ministério Público. Atua como Professor Titular e Membro do Conselho Consultivo do Mestrado Profissional Multidisciplinar em Desenvolvimento Local e ajudou a implantar o Programa de Mestrado em Direito da UNISUAM. É Professor Emérito da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), Professor Honoris Causa da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), Professor de Direito Constitucional na EMERJ e Professor Adjunto na UNIRIO, além de fundador do Mestrado em Direito da UNESA/RJ. Graduado em Ciências Jurídicas, também possui bacharelados em Administração (UCAM), Engenharia (UERJ/USU), Arquitetura (USU), Economia (UFRJ) e Licenciatura em Matemática (AVM/UCAM). Em 2018, foi eleito Presidente do TRF2 e Conselheiro do CJF para o biênio 2019/2021. Autor de 62 livros e 430 artigos, tem 26 condecorações civis e militares.

Coffee Break 15:00 - 15:30

Guerra Irregular na América do Sul e seus impactos para o Poder Aeroespacial 15:30 - 16:30

Cel Alessandro Visacro

Coronel da Reserva do Exército Brasileiro, graduado na arma de infantaria pela Academia Militar das Agulhas Negras em 1991. Possui experiência na área de Defesa, com ênfase em operações especiais e guerra irregular. Principais comissões e vivência profissional: oficial de operações do 2º Batalhão de Infantaria de Força de Paz do 17º contingente brasileiro no Haiti; comandante da 3ª Companhia de Forças Especiais (Manaus - AM) e comandante do 1º Batalhão de Forças Especiais (Goiânia - GO).

Possui diversos artigos publicados em revistas especializadas. É autor de “Guerra Irregular: terrorismo, guerrilha e movimentos de resistência ao longo da história” e “Lawrence da Arábia”.

16:30 - 17:00

Encerramento do 1º Dia

Brig Ar Eduardo Miguel Soares Chefe da Sexta Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica,

ingressou na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) em 1986, sendo declarado Aspirante a Oficial Aviador em 9 de dezembro de 1992. Durante sua formação, especializouse na Aviação de Transporte e Inspeção em Voo. Serviu no ETA 2, 1º/2º GT e Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), onde foi Comandante. Foi Comandante do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego e Aéreo e Chefe do Subdepartamento de Operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Foi Adido de Defesa e Aeronáutico do Equador. Possui mais de 3.000 horas de voo. Foi promovido ao atual posto em 31 de março de 2021 e exerce hoje o cargo de Chefe da Sexta Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica.

Dia 2: Quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Tecnologias Emergentes em Conflitos Armados

08:30 - 09:00

09:00 - 09:15

Recepção e Credenciamento

Abertura

Maj Brig Ar Valter Borges Malta

Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, ingressou na Academia da Força Aérea (AFA) em 1985, sendo declarado Aspirante a Oficial Aviador em 9 de dezembro de 1988. Durante sua formação, especializou-se na Aviação de Asas Rotativas. Serviu no 1º/11º GAv, Grupo de Transporte Especial (GTE) e 7º/8º GAv, onde foi Comandante. Foi Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate e Vice-Secretário da Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica. Possui mais de 4.500 horas de voo. Foi promovido ao atual posto em 31 de março de 2020 e exerce hoje o cargo de Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica.

- 10:00

João Paulo Zeitoun Moralez

Jornalista especializado em Aviação. Formado em Comunicação Social com especialização e pósgraduação. Foi editor de redação da revista ASAS e editor assistente da revista Força Policial SP. Atualmente é editor-adjunto na revista Tecnologia & Defesa e produtor do Fox 3 Kill Podcast. Possui mais de 100 horas de voo em aeronaves militares, com participação em dezenas em operações e exercícios. Autor de reportagens em revistas estrangeiras e dos livros EMB-312 Tucano Brazil’s turboprop success story, EMB-314 Super Tucano Brazil’s turboprop success story continues e AMX Brazilian-Italian Fighter-Bomber. É produtor dos documentários Tucano 35 e Joker – Escola de Pilotos de Caça, e das séries Cavaleiros de Aço e Fumaça 70 anos.

Coffee Break 10:00 - 10:30

10:30 - 11:15

Sistemas Aéreos Não Tripulados

Maj David Inácio Gurgel de Oliveira Junior Instrutor das aeronaves remotamente pilotadas Hermes RQ-450 e RQ-900, Station Commander em RPA, e Piloto do Alvo Aéreo Remoto DIANA. Possui 750 horas de voo em Aeronaves Remotamente Pilotadas. Concluiu o curso de Safety Management in RPA na University Southern California, Los Angeles-CA/EUA, e participou de um intercâmbio com a America Air National Guard (AANG) em Syracuse-NY/EUA.

Na Força Aérea Brasileira (FAB), atuou como Gerente Operacional dos Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas RQ-900 / RQ-1150 e participou da implantação do sistema de voo de enlace satelital em RPAS.

11:15 - 12:00

Militarização do Espaço e Guerra Espacial

Ten Cel Rafael de Almeida Duque

Possui Mestrado em Space Systems Operations pela Naval Postgraduate School (2016). Atualmente é Chefe da Divisão de Controle de Satélites do Centro de Operações Espaciais da Força Aérea Brasileira. Piloto Operacional do 1º Grupo de Caça, Analista Orbital e Engenheiro de Dinâmica de Voo de Satélites. Possui o Curso Básico de Data Link, o Curso de Guerra Eletrônica, Curso Básico de Inteligência, Curso de Consciência da Situação Espacial Global e Curso de Coalizão Espacial. Participou do PANAMAX 2018 como Operador de Espaço no Centro de Operações Aéreas e do PANAMAX 2020 na área de Espaço. Além disso, participou no Global Sentinel em 2019, 2022 e 2024.

12:00 - 13:00

13:00 - 14:00

Intervalo para Almoço

Tecnologias Quânticas e Defesa Cibernética

Fernando Manuel Araújo Moreira

Professor Titular do Instituto Militar de Engenharia (IME) e Coordenador de Pesquisa da Engenharia Nuclear. Engenheiro de Materiais pela UFSCar, Mestre em Física pela UFSCar/IPEN, Doutor em Física pela UFSCar/ UNICAMP e possui Pós-Doutorado em Física pela University of Maryland, USA. Membro da Força Tarefa em Defesa, Segurança e Inteligência do Instituto de Relações Internacionais da USP, atua como Pesquisador Sênior do Laboratório de Simulação e Cenários em Energia Nuclear e Futuro, da Escola de Guerra Naval (EGN) da Marinha do Brasil.

Coordenador Geral do Projeto de desenvolvimento de sensores clássicos e quânticos para Defesa QBRN do Exército Brasileiro, e do Programa QUANTUM – Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Quânticas do Exército Brasileiro. Também é Editor-chefe da Revista Militar de Ciência Tecnologia (RMCT) do Exército Brasileiro e Coordenador do Projeto DECEx “Impacto da Inteligência Artificial e das Tecnologias Quânticas no Preparo e Emprego da Força Terrestre”. Além disso, coordena o Pro-Defesa V (CAPES), aprovado em 2º lugar, intitulado “Inteligência Artificial e Tecnologias Quânticas (IATQ): Construindo e integrando agendas e redes de pesquisa em tecnologias disruptivas para aprimorar e ampliar a Segurança e a Defesa Nacional”.

14:00 - 15:00

Inteligência Artificial e Automação nos Conflitos Armados

Ten Cel Mateus Habermann

Possui graduação em Ciências Aeronáuticas pela Academia da Força Aérea (2003) e é Piloto de Patrulha Marítima da Força Aérea Brasileira. Especializou-se em Análise de Ambientes Eletromagnéticos pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2008) e obteve o mestrado em Ciência pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2011), com tema voltado à classificação de imagens para navegação aérea. Concluiu o doutorado em Ciência da Computação pela Universidade de Tecnologia de Compiègne, França (2018), com tema voltado ao uso de Inteligência Artificial para seleção de bandas de imagens hiperespectrais. Foi pesquisador do IEAv na área de Inteligência Artificial e Sensoriamento Remoto de 2011 a 2023 e atualmente é Coordenador das áreas de Análise Operacional e Comando e Controle do PPGAO (2023 - presente).

15:00 - 15:30

15:30 - 16:30

Coffee Break

Painel de Discussão: Implicações Éticas e Legais das Tecnologias Emergentes

Gills Vilar Lopes

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais (PPGCA) da Universidade da Força Aérea (UNIFA), lotado na Diretoria de Ensino da Aeronáutica (DIRENS), Doutor em Ciência Política pela UFPE, Pós-Doutor pelo King´s College London e Specialized Course em Cybersecurity pela U.S. National Defense University (NDU).

Ian Grosner

Procurador-Chefe da Procuradoria Federal junto à Agência Espacial Brasileira. Presidente do Grupo de Trabalho sobre Definição e Delimitação do Espaço Exterior do Subcomitê Jurídico do Comitê para o Uso Pacífico do Espaço Exterior. Mestre pela Universidade de Leiden (Holanda) em Direito Aeronáutico e Espacial. Professor de direito espacial. Membro titular do Instituto Internacional de Direito Espacial. Membro do Comitê Administrativo da Federação de Astronáutica Internacional para Ecossistemas Espaciais Emergentes e do Subcomitê para a América Latina e o Caribe. Autor do livro Direito Espacial Internacional (2023).

Capitão Webert Leandro Barreto da Silva

Oficial e Adjunto Jurídico da Força Aérea Brasileira. Mestre e Doutorando em Ciências Aeroespaciais pela Universidade da Força Aérea. Investigador visitante do Space Law Research Centre (SPARC) na NOVA School of Law, em Lisboa, Portugal, Centro que investiga e promove a sensibilização para tópicos relacionados com Direito e Política Espacial e matérias conexas. É Autor do livro “Drones Armados na Guerra Moderna: existem regras no Brasil?”

Alexandre Peres Teixeira

Doutor em Direito e professor de Direito Internacional na Escola Superior de Defesa. Graduado em Direito pela UERJ, Mestre em Ciências Navais e especialista em Direito Internacional dos Conflitos Armados, em Direito Internacional Aplicado às Operações Cibernéticas e em Defesa contra Armas de Destruição em Massa. Foi Assessor Jurídico de Força Multinacional da ONU no Líbano e analista geopolítico do Oriente Médio no Ministério da Defesa. Participou do gabinete de crises da ONU para o terremoto do Haiti e para ataques no sul do Líbano. Suas publicações incluem “Democracia em Alerta - o Potencial obscuro do Ciberespaço” e “A Força Cibernética e a Disrupção nos Paradigmas do Direito Internacional Aplicado aos Conflitos Armados”.

Encerramento do Seminário 16:30 - 17:00

Ten Brig Ar Sergio Roberto de Almeida Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, ingressou na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) em 1979, sendo declarado Aspirante a Oficial Aviador em 12 de dezembro de 1984. Durante sua formação, especializouse na Aviação de Caça e, posteriormente, serviu no 1°/4° GAV, no 1°/14° GAV e no 1° GAVCA, onde atuou como Oficial de Operações. Concluiu sua carreira operacional como o Primeiro Comandante do 3°/3° GAV, o Esquadrão Flecha. Ainda, participou como Observador Militar da ONU na Iugoslávia. Possui um total de 3.700 horas de voo, sendo mais de 3.000 horas dedicadas à Aviação de Caça. Foi promovido ao atual posto em 25 de novembro de 2020 e exerce hoje o cargo de Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.