PEMAER

Page 38

DESENVOLVER SOLUÇÕES CIENTÍFICO-TECNOLÓGICAS E DE INOVAÇÃO PARA A FORÇA AÉREA BRASILEIRA A área de Ciência, Tecnologia e Inovação é um dos segmentos decisivos para fortalecer a capacidade militar da Força Aérea e ainda alavancar o País em áreas de conhecimento importantes para o seu desenvolvimento. As atuais dificuldades encontradas pela FAB para suprir a Ciência e Tecnologia com recursos adequados à necessidade exigem esforços adicionais para encontrar soluções que viabilizem a obtenção desse capital. Considerando as limitações de recursos orçamentários, o setor de CT&I deve buscar outras formas de fomento, em um processo institucional, visando a estabelecer um panorama de investimentos mais estável. Deve também renovar o modelo de relacionamento com o meio científico-tecnológico nacional e internacional, com a indústria nacional e com as demais Forças. Logo, o foco da CT&I na FAB deve ser o aumento do conhecimento e da tecnologia produzidos no Brasil, com ou sem parcerias externas, incrementando, em especial, a inovação. FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO: - planejamento que defina as tecnologias proprietárias a serem desenvolvidas pela FAB; - fluxo estável de recursos orçamentários e financeiros adequados para a área de CT&I;

38

- parcerias nacionais e internacionais com órgãos de fomento, empresas e instituições acadêmicas e científico-tecnológicas, realizadas com critério e aderentes ao planejamento institucional; - gestão de recursos humanos que assegure o recrutamento, a capacitação, a retenção e a reposição do pessoal de alto nível técnico; - estabelecimento de um conselho de CT&I, no âmbito da FAB, para identificar as estratégias do setor, coordenado pelo EMAER e com participação dos ODSA que se fizerem necessários; - utilização de Prospecção Tecnológica e Inteligência Competitiva para aumento do conhecimento e das tecnologias úteis ao fortalecimento da capacidade militar da FAB; e - utilização dos incentivos e da legislação especial para a área de CT&I pelas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) da FAB em nível adequado. MEDIDAS ESTRATÉGICAS: - incrementar o desenvolvimento de estudos, de tecnologias, de pesquisas científicas e de soluções tecnológicas de interesse da FAB; - ampliar a capacidade científico-tecnológica e de inovação da FAB; - aprimorar a gestão do conhecimento científico-tecnológico da FAB; e - modernizar o modelo de relacionamento na área tecnológica com a Indústria Aeroespacial Brasileira.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.