Notaer Agosto 2025 - Dia da Intendência

Page 1


SUMÁRIO

Tradição, inovação e legado na trajetória da Intendência da Aeronáutica.

ENSINO A DISTÂNCIA CHEGA AO COLÉGIO TENENTE RÊGO BARROS

Instituição amplia atuação sem abrir mão da qualidade e dos valores da FAB.

AGOSTO LILÁS NA FAB

Seminário reforça compromisso no enfrentamento ao assédio. 18 FAB NA LABACE 2025

Museu Aeroespacial Paulista decola junto à Força Aérea na maior feira de aviação de negócios da América Latina.

MÍDIAS SOCIAIS

A publicação no Instagram de um sargento ao término da formatura da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) da Força Aérea Brasileira foi o destaque nas mídias sociais. O post obteve mais de 187 mil visualizações, 108 mil contas

oficial

FAB no spotify

alcançadas e 10 mil interações.

A FAB divulga em suas mídias sociais produtos elaborados pelo Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) e pelos elos do Sistema de Comunicação Social da Aeronáutica.

O jornal NOTAER é uma publicação mensal do Centro de Comunicação

Social da Aeronáutica (CECOMSAER) voltada ao público interno.

Chefe do CECOMSAER: Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça

Vice-Chefe do CECOMSAER: Coronel Aviador Marco Antonio Aidar Ribeiro

Chefe da Divisão de Comunicação Integrada: Coronel Aviador Bruno Perrut Gomes Garcez dos Reis

Chefe da Subdivisão de Produção e Divulgação:

Major Aviador Rodolfo de Meneses Oliveira

Chefe da Agência Força Aérea: Capitão Jornalista Emília Maria

Editora-Chefe:

Tenente Jornalista Susanna Scarlet (MTB 0013148/ DF)

Editor:

Tenente Jornalista Andrei de Oliveira Bessa

Colaboradores:

Textos enviados ao CECOMSAER via SISCOMSAE

Diagramação:

Soldado SNE Marcos Vinícius Cardoso dos Reis

Capa e Artes: Tenente PUP Rodney Amorim Calazans

Estão autorizadas transcrições integrais ou parciais das matérias, desde que mencionada a fonte.

oficial

Endereço: Esplanada dos Ministérios

Bloco “M” 70 andar

CEP: 70045-900 Brasília/DF

LEGADO, MISSÃO E AVANÇOS DA FAB

Nesta edição do Notaer, convidamos você a conhecer histórias que refletem o passado, o presente e o futuro da nossa Força Aérea. Celebramos os 80 anos da Intendência da Aeronáutica, trajetória marcada por tradição, inovação e compromisso permanente com a missão de apoiar a FAB. Também destacamos os 10 anos do 3o Grupo de Defesa Antiaérea, unidade que há uma década protege os céus do Brasil e fortalece a soberania nacional.

Mostramos ainda importantes

avanços: o novo radar do DECEA em Presidente Prudente, que reforça a segurança do espaço aéreo, e a expansão do ensino no Colégio Tenente Rêgo Barros, que leva sua excelência para a modalidade a distância sem abrir mão da qualidade e dos valores que fazem parte da vida escolar.

O Agosto Lilás também ganha destaque, com ações de conscientização que lembram a importância de cultivar respeito e disciplina em todas as relações, reafirmando o compromisso

da Força Aérea no enfrentamento ao assédio. E, para fechar, registramos a participação da FAB na LABACE 2025, ao lado do Museu Aeroespacial Paulista (MAPA), levando ao público a história, a tradição e o futuro da aviação em uma das maiores feiras do setor no mundo.

Esperamos que esta leitura inspire e aproxime ainda mais você da nossa missão.

“Sempre pronta, Sempre presente, Sempre FAB!”

Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça Chefe do CECOMSAER

Boa leitura!

FORÇA AÉREA BRASILEIRA: SEGURANÇA E INOVAÇÃO A SERVIÇO DO BRASIL

Agosto é um mês significativo para a Força Aérea Brasileira (FAB), marcado por celebrações e avanços que reforçam nosso compromisso com a excelência e a defesa do Brasil.

Destacamos o Dia da Intendência, homenagem aos profissionais essenciais à logística e infraestrutura da Força, garantindo eficiência e segurança em cada missão.

Também valorizamos o Museu Aeroespacial Paulista, que preserva nossa história e inspira futuras gerações.

O Colégio Tenente Rêgo Barros,

em Belém (PA), reafirma seu papel de referência no ensino da FAB, ampliando sua atuação com o ensino a distância, sempre mantendo os valores e a qualidade acadêmica que formam cidadãos e profissionais preparados para os desafios contemporâneos.

A inauguração da Estação Radar de Presidente Prudente, pelo DECEA, reforça a vigilância e segurança do espaço aéreo nacional, fortalecendo a soberania e a defesa integrada do território brasileiro.

Em 2025, o 3 o Grupo de Defesa

Tenente-Brigadeiro do Ar

Marcelo Kanitz Damasceno

Comandante da Aeronáutica

FORÇA AÉREA BRASILEIRA CELEBRA 80 ANOS DA INTENDÊNCIA DA AERONÁUTICA

Ten JOR Johny Lucas

No dia 23 de agosto, a Força Aérea Brasileira (FAB) celebra os 80 anos da criação do Serviço de Intendência e da Diretoria de Intendência, instituídos em 1945. Desde então, a Intendência consolidou-se como essencial para a execução das missões da FAB, atuando nas áreas de administração, finanças, suprimento e logística.

Presente em todas as Organizações Militares, a Intendência assegura que recursos e serviços estejam disponíveis no tempo e local certos, permitindo respostas rápidas em operações militares e ações humanitárias. Com o tempo, evoluiu incorporando novas tecnologias e práticas de gestão. A formação dos

intendentes, iniciada na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), reforça a transparência e eficiência na administração pública.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a atuação da Intendência foi decisiva. No 1o Grupo de Aviação de Caça (1o GAvCa), criado em 1943, o Major Intendente Ovídio Alves Beraldo foi o primeiro chefe do Serviço de Intendência. O grupo, com cerca de 350 homens, incluindo seis oficiais intendentes, treinou no Panamá antes de seguir para a Itália.

Em solo italiano, a Intendência garantiu suporte logístico aos pilotos, como pagamento em moeda local, suprimento de materiais, alimentação, higiene e hospedagem, elementos fundamentais para o êxito das missões.

O Preito aos Jambocks homenageia os combatentes da FAB na 2a Guerra Mundial. Entre os heróis logísticos do 1 o GAvCa, destacam-se seis Oficiais Intendentes: Ovídio Alves Beraldo, Milton Lemos Camargo, Cauby de Paiva Guimarães, Joaquim Ignácio Lavigne Albernaz, Paulo Guizan Gonçalves e Alfredo de Amaral Barcellos.

O legado desses pioneiros inspira os intendentes da atualidade. Para a Tenente Intendente Letícia Pereira Visgueira, Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), a missão vai além da logística. “É cuidar de cada pessoa para que a missão final se cumpra. Cada gesto, por menor que pareça, é essencial para o sucesso da nossa Força Aérea”, destacou.

3º GDAAE

10 ANOS DOS DEFENSORES DOS CÉUS DO BRASIL

Cap QOINF Raphael Silva operações interagências, fortalecendo a sinergia que torna a defesa antiaérea mais eficiente e abrangente.

O 3 o Grupo de Defesa Antiaérea (Grupo Defensor) completa, em 2025, uma década de existência, consolidado como unidade estratégica da Força Aérea Brasileira (FAB). Desde sua ativação em Anápolis, em 2015, o Grupo desempenha papel essencial na proteção do espaço aéreo nacional, unindo disciplina, preparo técnico e elevado espírito de cumprimento da missão.

Ao longo desses dez anos, seus militares comprovaram capacidade em operações de grande relevância. Participaram do exercício BVR I, em Anápolis (GO), e do CSAR 2015, voltado à busca e salvamento em combate. A unidade também ampliou sua integração com outras Forças Armadas no Exercício Escudo Antiaéreo, realizado de 2018 a 2023, além de atuar em

Essa trajetória de treinamento e cooperação preparou o 3 o GDAAE para missões de alta visibilidade. A tropa teve papel decisivo na Defesa Antiaérea durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016 e reforçou seu protagonismo em 2019, quando participou da proteção da Posse Presidencial e da reunião da Cúpula dos BRICS. Nos anos seguintes, esteve presente na Reunião do G20, em 2024, e novamente da Cúpula dos BRICS, em 2025, confirmando a prontidão que caracteriza a unidade. É nesse espírito que ecoa o verso de sua canção: “Fogo, fogo, fogo!”, expressão da firmeza diante de qualquer ameaça. Em cada missão, o Grupo reafirma seu compromisso de atuar com agilidade e precisão, seja em grandes eventos,

seja na rotina silenciosa da vigilância permanente.

A excelência operacional também se traduz na constante formação e no emprego de sistemas modernos. O sistema IGLA-S, composto pelo simulador KONUS, possibilita treinar cenários complexos com realismo e eficiência. Somam-se a isso os cursos, de Comandante de Unidade de Tiro, de Atirador, de Remuniciador e de Observador de Defesa Antiaérea, que garantem a preparação dos militares, assegurando que estejam sempre prontos para “observar o hostil a despencar”, como entoado em sua canção.

Ao completar dez anos de história, o 3o GDAAE ratifica-se como defensor da soberania nacional, cumprindo a máxima de sua própria canção: “Sempre triunfantes, nunca temem o perigo a enfrentar.”

ESTAÇÃO RADAR DE PRESIDENTE PRUDENTE É INAUGURADA

PELA

CISCEA DECEA

CV Denise Fontes

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), inaugurou, no dia 30/07, uma nova estação radar em Presidente Prudente (SP).

Os radares primário LP23SST-NG e secundário RSM970S-NG formam um sistema que permite aos controladores de tráfego aéreo e de defesa aérea visualizarem a posição, altitude, velocidade e direção das aeronaves no espaço aéreo. A estação radar tem

um alcance de 250 milhas náuticas para aeronaves voando a 30.000 pés (9.144 metros).

O sistema é fundamental para organizar o fluxo de tráfego aéreo e garantir a segurança da navegação aérea, uma vez que fornece informação essencial para que os controladores orientem os pilotos em voo, além de ampliar a cobertura dos voos de rota na divisa entre os estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.

O Presidente da CISCEA, MajorBrigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski, destacou a importância da implantação do novo radar. “A CISCEA se orgulha dos

significativos avanços operacionais e do nível de eficiência alcançado no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, reconhecido com referência mundial”, afirmou.

O Oficial-General ressaltou também a importância da parceria com a empresa Omnisys ao exercer um papel fundamental no desenvolvimento de soluções tecnológicas que atendem às necessidades operacionais do controle do espaço aéreo brasileiro. “Seguiremos fortalecendo essa parceria, com foco no aprimoramento contínuo da infraestrutura crítica que garante a segurança e a fluidez do espaço aéreo”, pontuou.

COLÉGIO TENENTE RÊGO BARROS

INSTITUIÇÃO AMPLIA ATUAÇÃO COM ENSINO A DISTÂNCIA E MANTÉM COMPROMISSO COM VALORES E QUALIDADE ACADÊMICA

Ten JOR Eniele Santos

O Colégio Tenente Rêgo Barros (CTRB), localizado em Belém (PA), é uma instituição de ensino da Força Aérea Brasileira (FAB), subordinada à Diretoria de Ensino (DIRENS),

que há mais de oito décadas alia tradição, excelência acadêmica e formação cidadã. Reconhecido pelo compromisso com a formação integral, o Colégio atende dependentes de militares e civis, oferecendo ensino fundamental e médio pautados

nos valores da Aeronáutica. Criado a partir da iniciativa do Tenente João Camarão Telles Ribeiro para homenagear o Tenente Raymundo Nonato do Rêgo Barros, mantém vivo o legado de dedicação, disciplina e amor ao ensino.

Com ampla infraestrutura, o CTRB conta com dezenas de salas de aula equipadas, laboratórios de ciências e informática, biblioteca com vasto acervo, quadras poliesportivas e espaços de convivência que estimulam o desenvolvimento acadêmico, físico e cultural dos mais de 1.300 alunos.

O Diretor do Colégio, Coronel Intendente Christiano Pinto Marçal, conhece essa história de perto. Exaluno da instituição, ele hoje lidera a mesma escola onde estudou. “O CTRB fez parte da minha formação como cidadão e como militar. Voltar como diretor é uma honra e uma

responsabilidade enorme. Nossa missão é preparar jovens que sejam exemplos de caráter, conhecimento e compromisso com o Brasil, sempre inspirados pelos valores da Força Aérea”, destacou.

Além do ensino presencial, o Colégio incorporou a modalidade de educação a distância, estruturada em conformidade com as diretrizes do Ministério da Educação (MEC) e da DIRENS. São oito salas equipadas para transmissões ao vivo e gravações via Microsoft Teams, ampliando o alcance e mantendo o padrão de excelência. “A educação a distância nos permite

levar a qualidade do ensino do CTRB para além dos muros da escola. É uma forma de conectar alunos de diferentes localidades, oferecendo recursos modernos e metodologias que respeitam o ritmo de cada estudante”, explicou o Tenente Músico Felipe Cantão, responsável pela implementação da modalidade.

O episódio especial do FABCAST apresenta a história, a estrutura e os projetos do Colégio Tenente Rêgo Barros.

Acesse aqui o FABCAST!

Colégio
Tenente
Rêgo
Barros

AGOSTO LILÁS

FAB REALIZA SEMINÁRIO COM FOCO NA PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO AO ASSÉDIO

A Força Aérea Brasileira (FAB) promoveu, em 18 de agosto, o 2 o Seminário sobre Prevenção e Enfrentamento ao Assédio, em Brasília (DF). O evento integra as ações do Agosto Lilás, campanha nacional de conscientização e combate à violência contra a mulher.

Organizado pelo ComandoGeral do Pessoal (COMGEP), o seminário reuniu autoridades militares, representantes do Judiciário e especialistas nacionais e internacionais, com o objetivo de discutir medidas para criar um ambiente institucional mais ético, seguro e livre de assédio.

O Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, fez a abertura do evento e destacou a importância de espaços de escuta e acolhimento.

“O respeito e o auxílio mútuo são pilares essenciais para garantir a dignidade no trabalho e eliminar o medo de denunciar”, afirmou.

A programação contou com palestras voltadas ao fortalecimento das ações de enfrentamento ao assédio. A juíza auxiliar do Superior Tribunal Militar, Denise de Melo Moreira, falou sobre assédio sexual na Justiça Militar. Já a Capitão Tamires Andrade, da Comissão de Prevenção e Combate ao Assédio (CPCA), apresentou práticas institucionais

adotadas na FAB.

Em videoconferência, o Subsecretário-Geral das Nações Unidas, Christian Saunders, compartilhou experiências internacionais no combate à exploração e abuso sexual e elogiou a atuação da FAB no tema.

A última palestra foi da Juíza do Trabalho Wanessa Mendes de Araújo, do CNJ, que tratou do assédio moral e seus impactos, reforçando a necessidade de uma cultura organizacional saudável e respeitosa.

O seminário integra as ações institucionais do Agosto Lilás na FAB, reforçando o compromisso da Força com a promoção da equidade, do respeito e da dignidade humana em todos os níveis.

Sgt Müller Marin

DIA DOS PAIS

Ten JOR Johny Lucas

No segundo domingo de Agosto, o Brasil dedica uma data especial para homenagear os pais, um momento que ultrapassa as simples manifestações simbólicas. É uma oportunidade para reconhecer exemplos de vida, reviver memórias afetivas e valorizar os

vínculos que moldam nosso caminho. Pais são figuras fundamentais que guiam, inspiram e transmitem valores que perduram entre gerações. Seja pela presença silenciosa e constante ou pelos ensinamentos que se manifestam nos pequenos atos diários, eles transformam o cotidiano em importantes lições. Na família e também nas instituições, sua

influência cria alicerces de caráter, coragem e dedicação.

Na Força Aérea Brasileira (FAB), uma das histórias que ilustra esse legado é a do Sargento Francival Ramos de Oliveira e de seu filho, o Sargento Francival Ramos de Oliveira Júnior, ambos especialistas em Mecânica de Aeronaves. O pai atua no Grupo de Transporte Especial

(GTE) e o filho no Grupo Logístico (GLOG), ambos lotados na Base Aérea de Brasília.

Desde pequeno, Francival Júnior se encantava pelo universo da aviação ao lado do pai. Admirava a dedicação, a disciplina e a paixão com que ele exercia sua função. Movido por esse exemplo, escolheu trilhar o mesmo caminho e hoje trabalha ao lado do pai, compartilhando não apenas o nome, mas também a responsabilidade de manter as aeronaves da FAB prontas para cumprir suas missões.

“Nossa rotina exige amplo

conhecimento técnico, estudo constante, acompanhamento das normas e procedimentos, pois tudo isso converge para o principal objetivo: garantir a segurança do voo”, destaca o Sargento.

A influência paterna é lembrada com carinho desde muito antes da escolha profissional. “Sempre que eu fazia uma pergunta, ele respondia com entusiasmo e paixão”, recorda com gratidão.

Mais do que assegurar o perfeito funcionamento dos aviões, ambos têm consciência de que seu trabalho está

diretamente ligado à proteção de vidas. Em cada missão, seja no transporte de órgãos, no apoio a autoridades ou em operações humanitárias, o cuidado técnico se traduz em cuidado humano.

Neste Dia dos Pais, a Força Aérea Brasileira celebra não só a paternidade biológica, mas também todos aqueles que, com dedicação, assumem o papel de orientar, proteger e incentivar. Que histórias como a do Sargento Francival e de seu filho nos lembrem do valor dos bons exemplos e da força que nasce do afeto, da união e do propósito compartilhado.

Sgt
Vanessa
Sonaly / CECOMSAER

LABACE 2025

MUSEU AEROESPACIAL PAULISTA DECOLA COM A FAB NA MAIOR FEIRA DA AVIAÇÃO EXECUTIVA

NA AMÉRICA LATINA

Ten JOR Myrea Calazans

A Força Aérea Brasileira (FAB) marcou presença na 20 o edição da Latin American Business Aviation

Conference & Exhibition (LABACE), que foi realizada entre os dias 05 e 07/08, na região do Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo. O evento, considerado o maior da aviação executiva na América Latina, contou com um espaço dedicado ao Museu Aeroespacial Paulista (MAPA), com atrações imersivas e exposição de aeronaves históricas. O novo

empreendimento está previsto para ser inaugurado em 2027.

Logo na entrada do evento, os participantes foram recebidos com uma exposição em painéis sobre a participação brasileira na guerra. Já no estande do MAPA, o público pôde conhecer todos os detalhes sobre o novo empreendimento e conferir de perto quatro aeronaves históricas que marcaram a 2o Guerra Mundial: o P-47

Thunderbolt, o BF 109 Messerschmitt, o Supermarine Spitfire e o F4U Corsair. Além disso, houve a exposição de materiais históricos.

Entre as autoridades presentes, estiveram os representantes da Associação dos Amigos do Museu Aeroespacial Paulista (AMAPA) e o Comandante da Aeronáutica, TenenteBrigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

“O sucesso de cada edição da LABACE é prova inconteste da vitalidade e do progressivo crescimento desse essencial setor, que conecta pessoas, encurta distâncias e movimenta a economia do nosso amado Brasil. Esse Museu tem por objetivo consagrar a história, não só da aviação militar brasileira, mas da aviação como um todo”, afirmou o Comandante da Aeronáutica.

Com uma área total de 92 mil metros quadrados, o Museu Aeroespacial Paulista é uma iniciativa da Força Aérea Brasileira em parceria com a Prefeitura de

São Paulo e o Museu Asas de Um Sonho. O espaço foi concebido para valorizar a história da aviação e estimular a educação e a cultura aeroespacial, promovendo

experiências interativas que despertem o interesse das novas gerações. Além do impacto cultural, o projeto contribuirá para o desenvolvimento econômico da

PROJETO MAPA

capital paulista, gerando novas oportunidades.

Com uma área total de 92 mil metros quadrados — o equivalente a cerca de 12 campos de futebol —, o Museu contará com uma infraestrutura grandiosa, com hangares dedicados à exposição, restauração, manutenção e conservação de peças históricas, além de um pavilhão central que reunirá centro de convenções, áreas de entretenimento e espaços interativos, com apresentações temáticas.

DISCIPLINA E HIERARQUIA

Neste mês de agosto, o Programa de Formação de Valores (PFV) homenageia o Marechal do Ar Raymundo Vasconcelos de Aboim, pioneiro da Aviação Naval e primeiro engenheiro aeronáutico do Brasil. Ingressou na Escola Naval em 1915 e participou do voo inaugural do Correio Aéreo da Esquadra em 1919. Sua trajetória inspira o valor “Disciplina”, que representa o respeito voluntário às leis, ordens e regulamentos. A disciplina reforça a hierarquia, base do militarismo, que organiza o exercício da autoridade em níveis crescentes de responsabilidade. Também destacamos o Tenente-Brigadeiro Joelmir de Araripe Macedo, ex-diretor da Fábrica do Galeão e Ministro da Aeronáutica, exemplo de liderança e dedicação. A FAB valoriza e cultiva esses princípios em todos os seus quadros.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.