NOTAER - Março de 2015

Page 11

11

Março - 2015

HAITI

Infantaria do RJ treina para integrar missão de paz

8º Pelotão- Guarnições de Infantaria do Sul. Dezembro de 2014.

7º Pelotão – Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Belém. Maio 2014.

6º Pelotão – Guarnições de Infantaria do Rio de Janeiro. Novembro de 2013.

4º Pelotão – Militares da Base Aérea de Natal. Novembro de 2012. 3º Pelotão – Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Brasília. Março de 2012.

FOTO: ARQUIVO / CECOMSAER

5º Pelotão - Guarnições de Infantaria de São Paulo. Maio de 2013.

1º Pelotão - Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial do Recife. Fevereiro de 2011.

FOTO: ARQUIVO / CECOMSAER

2º Pelotão - Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Manaus. Agosto de 2011.

RETROSPECTIVA Ao lado você acompanha quais os Batalhões de Infantaria da FAB já enviaram pelotões para a Missão de Paz da ONU no Haiti:

FOTO: ARQUIVO / CECOMSAER

FOTO: ARQUIVO / CECOMSAER

O pelotão é formado por militares dos Batalhões de Infantaria do Rio de Janeiro

FOTO: ARQUIVO / CECOMSAER

bro de 2013. “Essa é a missão da nossa vida, pois além de trazer realização profissional é uma forma de projetar a imagem do Brasil no exterior”, avalia o Tenente Galante. “Conheceremos uma realidade bem diferente e estamos motivados, pois contribuiremos para ajudar a população haitiana. Toda a bagagem adquirida servirá não só para a troca de experiências com outros militares, mas também para nosso engrandecimento pessoal”, complementa o comandante do pelotão. Nas ruas de Porto Príncipe, os militares da FAB farão patrulhas a pé e motorizada, escolta de comboio e controle de distúrbios. Para o Sargento Bruno Aragão Coutinho, do BINFAE- AF, a missão será uma oportunidade profissional única. “No lado operacional teremos condição de colocar em prática tudo o que aprendemos durante toda a nossa carreira na FAB”, projeta o militar. Pai de um bebê de apenas dois anos, o Sargento Aragão se prepara para ficar pelo menos seis meses longe da família.“Esta é a segunda vez que me candidato para ir ao Haiti. A primeira foi quando ainda servia no BINFAE de Brasília. Sempre tive vontade de cumprir essa missão. Minha esposa está me dando muito apoio. É a realização de um sonho”, afirma o Sargento.

FOTO: BINFAE-MN

Ajudar a manter a paz no Haiti. É com esse objetivo que o pelotão composto por militares das Guarnições de Infantaria do Rio de Janeiro intensifica os treinamentos para integrar o 22º contingente Brasileiro na missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (MINUSTAH). O embarque do grupo para Porto Príncipe, capital haitiana, está previsto para o mês de maio e o retorno em novembro de 2015. O pelotão da Força Aérea Brasileira (FAB) é composto por militares dos Batalhões de Infantaria da Aeronáutica Especial do Rio de Janeiro (BINFAE-RJ), dos Afonsos (BINFAE-AF) e do Galeão (BINFAE-GL), além de integrantes do Batalhão de Infantaria da Base Aérea de Santa Cruz. De acordo com o Tenente de Infantaria Fernando Braga Ferrão Galante, comandante do pelotão, a seleção dos militares iniciou-se em outubro de 2014. “Eles passaram por testes que incluíram avaliação física, psicotécnico, inspeção de saúde e tiro. Do total de 40 escolhidos, entre reservas e titulares, todos voluntários, apenas 29 seguirão para a missão”, ressalta o oficial. No mês de janeiro deste ano, o pelotão realizou três semanas de instrução para nivelamento de conhecimento com militares do Exército Brasileiro. Já os oficiais participaram de instruções no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), localizado no Rio de Janeiro. Esta é segunda vez que militares das guarnições fluminenses participam desta missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU). A primeira ocorreu em novem-

FOTO: BINFAE-RJ

Este é o nono pelotão da Força Aérea Brasileira a integrar a missão da ONU para estabilização do país da América Central


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.