Notimp 13/07/2025

Page 1


13 de Julho de 2025

NOTIMP: 194 de 13/07/2025.

O Noticiário de Imprensa da Aeronáutica (NOTIMP) apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.

MATÉRIAS COMANDO

JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO

JORNAL O GLOBO

PORTAL G1

PORTAL METROPÓLES (DF)

OUTRAS MÍDIAS

Matérias não publicadas no Portal da Força Aérea Brasileira

Embraer é uma preocupação, diz ministro sobre taxa de Trump

Silvio Costa Filho diz que taxação de 50% inviabilizaria exportação de aeronaves aos EUA

Stéfanie Rigamonti - Publicada em 12/07/2025 14:00

Um dos setores que estão exigindo medidas mais imediatas do governo após o anúncio de taxação de 50% pelo governo de Donald Trump a produtos brasileiros é a indústria nacional de aviação, mais especi camente a Embraer. Um dia após a notícia da sobretaxa, na última quarta (9), as ações da companhia chegaram a desabar mais de 8% na Bolsa.

Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a medida inviabilizaria a exportação de aeronaves aos Estados Unidos. Ele diz que, neste momento, o diálogo é a única medida na mesa.

O anúncio de taxação já está afetando a movimentação nos portos?

O setor do pescado hoje é o mais afetado. Porque as cargas estavam programadas para sair, mas o translado demora em torno de 20 a 25 dias para chegar nos EUA. Então, as mercadorias já teriam taxação a partir do dia 1º [de agosto].

Nós também estamos atentos à indústria nacional de aviação. A Embraer é uma preocupação para nós. Os EUA são um dos grandes compradores de aeronaves são mais de 1.500 aviões da Embraer que viajam pelos céus americanos. Essa taxação de Trump signi ca um custo a mais em torno de US$ 9 milhões por avião. Isso claramente inviabiliza a operação. Estamos discutindo internamente para buscar, por meio de diálogo, a construção de alternativas e soluções efetivas.

O que há por trás dessa taxação, na sua visão?

Foi um erro do presidente Trump misturar a relação institucional com a econômica, a relação comercial com a política. Infelizmente, Eduardo Bolsonaro está sendo muito irresponsável com o Brasil. É um desserviço o que os setores oposicionistas estão fazendo. Ficou claro que tem dedo deles. Porque, na hora em que o Eduardo grava um vídeo fazendo exigências, cam claras as digitais deles. Mas essa não é uma oposição ao governo Lula, é uma oposição ao país, a quem produz. É uma oposição a quem gera emprego, quem gera renda, quem movimenta a economia.

Quais medidas estão na mesa sendo estudadas em reação à sobretaxa?

Ainda não tem nada de nido. O que está de nido agora é a busca por diálogo com os EUA.

O governo descartou a possibilidade de adotar uma política de reciprocidade?

Isso não foi colocado ainda em discussão séria. O governo agora está aguardando os próximos passos para poder fazer uma re exão mais objetiva.

E a retaliação via tarifas sobre propriedade intelectual? Está na mesa?

Ainda não. Tem pouco tempo do anúncio, que pegou muita gente de surpresa. Estamos avaliando os próximos passos.

Há uma forte movimentação nos portos brasileiros atualmente. A taxação pode levar à diminuição do uxo?

Temos que aguardar os próximos 10 dias para fazer uma avaliação mais profunda sobre isso. Mas acredito que vamos continuar crescendo. O setor portuário está vivendo o melhor momento da sua história. Em 2024, tivemos o melhor ano do setor.

Há possibilidade de o leilão no Porto de Santos ser afetado?

Nenhuma, não muda em nada. O leilão do Porto de Santos está preservado. A nossa expectativa é que ele será o maior da história do Brasil.

As regras do leilão, motivo de descontentamentos por retirar da disputa gigantes, podem ser modi cadas?

Eu defendo a democratização do processo. Acho que quanto mais players internacionais participando, melhor, porque isso fortalece o Porto de Santos. Entretanto, nós temos que aguardar [o TCU dizer] se vai haver ou não concentração de mercado. A Antaq (Agência Nacional de Aquaviários) diz que sim.

O governador de SP, Tarcísio de Freitas, do seu partido, critica publicamente as regras atuais. Incomoda?

Eu respeito e tenho um excelente diálogo com o governador Tarcísio. Ele tem a posição dele e a Antaq tem a dela, que foi referendada por unanimidade na agência, que tem quadros indicados pelo governo anterior [no qual Tarcísio era ministro de Infraestrutura]. São quadros profundamente competentes, que têm uma posição que temos que respeitar.

Avanço brasileiro em ranking de aeroportos passa por e ciência, tecnologia e delização; entenda

Brasília lidera ranking; Congonhas e Guarulhos cam atrás por falhas em serviços e pontualidade

Filipe Vidon - Publicada em 12/07/2025 04:01

O Aeroporto Internacional de Brasília alcançou a 4ª colocação entre os melhores do mundo no ranking AirHelp Score 2025, divulgado nesta semana. Único terminal brasileiro entre os dez primeiros colocados, o aeroporto foi reconhecido por manter altos índices de pontualidade e apresentar avanços na qualidade dos serviços prestados aos passageiros. O levantamento considerou dados de 250 aeroportos em 68 países, avaliando critérios como pontualidade dos voos, experiência do usuário e oferta comercial. O terminal brasiliense subiu uma posição em relação ao ranking anterior e alcançou uma média nal de 8,47 pontos, resultado das notas 8,6 em pontualidade, 8,3 na opinião dos usuários sobre os serviços e 8,2 na oferta comercial. Segundo Luciano Barreto, diretor-geral da AirHelp no Brasil, o desempenho de Brasília re ete um equilíbrio entre e ciência operacional e satisfação dos viajantes.

Assim como em anos anteriores, o Aeroporto de Brasília gurou entre os destaques do ranking. Neste ano, ele manteve a média de pontualidade nas chegadas e partidas dos voos e apresentou melhora na opinião dos clientes na questão da qualidade dos serviços oferecidos, incluindo equipe do aeroporto, tempo de espera, acessibilidade e limpeza, além dos restaurantes e lojas presentes nele a rma Barreto. O Aeroporto de Brasília também conta com uma vantagem geográ ca por estar no centro do país, sendo o único aeroporto brasileiro com voos diretos para todas as 26 capitais estaduais, além de manter conexões internacionais com destinos como Buenos Aires, Lima, Cidade do Panamá, Lisboa, Miami e Orlando.

Com mais de 14,8 milhões de passageiros por ano, o terminal é o terceiro mais movimentado do país, atrás apenas de Guarulhos e Congonhas. Mesmo com o volume alto de viajantes, a pontualidade, que

representa 60% da nota nal do ranking, foi um dos principais fatores para o bom desempenho do terminal.

Sem dúvida, o desempenho em pontualidade in uenciou bastante para que o aeroporto ocupasse as primeiras posições do ranking. O resultado também é um re exo da opinião dos viajantes que transitaram recentemente pelo aeroporto, considerando sua estrutura e serviços, o que indica bons níveis de satisfação por parte dos usuários completa o diretor.

Panorama brasileiro no ranking

Além de Brasília, outros dois aeroportos do Brasil guram entre os 20 melhores do mundo: Belém, na 13ª colocação, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, em 17º lugar este último com um salto de 23 posições em relação ao ano anterior. De acordo com Barreto, o avanço dos aeroportos brasileiros tem relação com a melhoria em aspectos operacionais e com os investimentos feitos após a concessão de terminais à iniciativa privada.

Nos últimos anos, os aeroportos brasileiros têm obtido maior destaque no levantamento por alguns fatores. O primeiro é a pontualidade, que é um critério importante para se determinar um bom ranqueamento de aeroportos. Também vimos um ciclo de investimentos pelas empresas privadas que assumiram a administração e operação desses aeroportos, para ampliação de suas atividades e ganhos de e ciência diz.

Apesar da importância de aeroportos como Guarulhos e Congonhas, em São Paulo, para a malha aérea nacional, ambos caram abaixo na classi cação 61ª e 63ª posições, respectivamente. Segundo a AirHelp, esses terminais registraram queda na avaliação dos usuários em relação aos serviços e opções comerciais, além de piora nos índices de pontualidade.

Mesmo sendo estratégicos para garantir a circulação de voos e de passageiros no país e no exterior, ambos apresentaram neste ano piora na avaliação dos passageiros aéreos em relação aos serviços oferecidos e à alimentação e lojas. Também é possível observar uma queda no desempenho de pontualidade desses aeroportos desde 2022, fator determinante para garantir boas colocações no ranking explica Barreto.

No cenário internacional, tendências como automação, sustentabilidade e personalização da experiência vêm ganhando espaço. Barreto também a rma que há uma preocupação crescente com a adoção de práticas sustentáveis e a melhoria da e ciência operacional, com a centralização e uni cação de sistemas e a oferta de novos serviços, como programas de delidade e incentivos que aumentem a satisfação dos passageiros.

Rússia lança mais de 600 drones e mísseis contra a Ucrânia, e Zelensky volta a pedir por armas e sanções

Força Aérea Ucraniana a rma ter abatido 344 alvos, entre eles 25 mísseis de cruzeiro e 319 drones lançados durante a madrugada

Da Redação - Publicada em 12/07/2025 04:54

Em mais um ataque aéreo massivo, a Rússia disparou 597 drones e 26 mísseis contra a Ucrânia entre a noite de sexta-feira e a madrugada deste sábado, em uma ofensiva que deixou ao menos quatro mortos no território ucraniano. Autoridades de Kiev voltaram a cobrar uma resposta rme dos aliados ocidentais, em um momento em que Moscou acelera sua ofensiva militar e as negociações de paz, lideradas pelos EUA, estão estagnadas.

A Força Aérea da Ucrânia a rmou ter abatido 319 drones e 25 mísseis, con rmando que cerca de 20 drones e um míssil atingiram "cinco locais". Mais cedo, em uma publicação no X, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, agradeceu aos militares pelo esforço defensivo, mas con rmou que parte das mortes aconteceu durante o bombardeio de alvos civis. "Infelizmente, houve ataques à infraestrutura civil, incluindo prédios residenciais. Até o momento, duas pessoas foram mortas em Chernivtsi. Minhas condolências às famílias e entes queridos. Cerca de 20 pessoas feridas no ataque estão recebendo toda a assistência necessária", escreveu Zelensky.

O Ministério da Defesa da Rússia a rmou ter atingido empresas do complexo militar-industrial da Ucrânia em Lviv, Kharkiv e Lutsk, além de um aeródromo militar. Autoridades locais ucranianas informaram que seis pessoas caram feridas em Lviv, duas morreram em Dnipropetrovsk e três caram feridas em Kharkiv.

Ataques de drones e bombardeios ucranianos mataram três pessoas na Rússia na sexta-feira, em um ataque após uma semana de intensas ações russas. Moscou quebrou o recorde de drones e mísseis disparados diariamente duas vezes nos últimos oito dias, com autoridades ucranianas reportando danos civis. A escalada de intensidade do con ito motivou pedidos renovados de uma resposta dura ao Kremlin.

"O ritmo dos ataques aéreos da Rússia exige decisões rápidas e pode ser contido por meio de sanções agora mesmo. Sanções secundárias severas são necessárias contra todos que ajudam os russos a produzir drones e lucrar com o petróleo", escreveu Zelensky no X. "Mais sistemas de defesa aérea são necessários, juntamente com investimentos em drones interceptadores, que já estão apresentando bons resultados. Esta guerra só pode ser detida pela força. Esperamos não apenas sinais de nossos parceiros, mas ações que salvem vidas.

O enviado especial dos EUA, Keith Kellogg, deve iniciar sua mais recente visita à Ucrânia na segundafeira, em meio ao fracasso dos esforços de paz liderados por Washington. Entre os aliados europeus, a França sugeriu o envio de força de paz europeia a Kiev o que foi rejeitado pelo Kremlin.(Com AFP)

Como a pressão de Trump afeta o Supremo

Da Redação - Publicada em 12/07/2025 12:00

Tarifaço não afeta julgamento, mas aumenta antipatia do STF por Bolsonaro Ministros do Supremo Tribunal Federal analisam, de maneira reservada, os possíveis efeitos da pressão imposta pelo presidente dos EUA, Donald Trump, ao anunciar sobretaxa de 50% a produtos brasileiros por causa do avanço das investigações contra o expresidente e de decisões da Corte que afetam interesses de empresas de tecnologia americanas. Para magistrados, episódio também tem potencial de complicar a situação do deputado Eduardo Bolsonaro

Trump avaliou punir Moraes, diz New York Times Jornal americano a rma que o presidente dos EUA tomou sozinho a decisão de punir a economia brasileira como um todo

Disputas entre governo e Congresso levam STF a assumir cada vez mais papel de mediador

Se acordo sobre IOF for fechado, Corte esquiva-se de críticas, além de deixar de ser alvo do Legislativo

Lula iguala recorde de Bolsonaro de ações no Supremo

Petista soma 17 ações de controle de constitucionalidade, recurso que era menos usado pelo Executivo antes de Bolsonaro

Lula de ne indicações para TSE e STJ

Presidente escolhe ex-auxiliar de Dino e aliado de Moraes para Corte eleitoral e tia de prefeito de Maceió para o Superior Tribunal de Justiça

Supremo amplia ofensiva sobre fraudes em emendas

Investigação da Polícia Federal mira desvios de verbas para abastecer caixa dois de campanhas eleitorais

Custos do Judiciário brasileiro chegam a 1,4% do PIB

Especialistas apontam licenças compensatórias, pagamentos indenizatórios e verbas retroativas como penduricalhos que ajudam a extrapolar o teto salarial

Novo Código Civil abre porta para mudanças nos tribunais sobre animais

Texto em tramitação no Senado amplia direitos e reconhece a capacidade de sentir dos bichos, que, no entanto, seguem citados no capítulo de bens

Pets obtêm novos direitos no Judiciário e em leis

Magistrados reconhecem animais como membros da família e advogados se especializam na área

Tribunais dispensam pacientes de reembolsar planos de saúde

Especialistas veem consolidada jurisprudência a favor de bene ciários, mesmo que liminares sejam revertidas

O direito é a versão civilizada da vingança

Advogado José Roberto Castro Neves assume a cadeira 26 da Academia Brasileira de Letras

OAB-RJ formará 1ª turma de delegados de direitos humanos

Seccional abre inscrições para curso de formação gratuito, voltado à capacitação de pro ssionais

Polícia investiga morte de subo cial da Aeronáutica em tentativa de assalto na Avenida Brasil

Anderson de Castro Dias estaria voltando de um plantão quando teria sido atacado na altura de Coelho na sexta-feira (11)

Da Redação - Publicada em 12/07/2025 16:12

A Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) investiga a morte de um subo cial da Aeronáutica na Avenida Brasil na tarde de sexta-feira (11). O enfermeiro Anderson de Castro Dias, de 51 anos, estaria voltando de um plantão quando, na altura de Coelho Neto, na Zona Norte do Rio, teria sido interceptado por criminosos que queriam assaltá-lo. Ele, então, teria reagido e sido baleado ainda dentro de seu carro. O militar estaria a caminho de casa, no município de Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio.

A Polícia Militar informa que, na noite de sexta-feira, agentes do Batalhão de Policiamento Especializado em Vias Expressas (BPVE) foram acionados para o Hospital Albert Schweitzer, em Realengo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, para veri car uma ocorrência de homicídio no Hospital Albert Schweitzer. De

acordo com o comando da unidade, no local os PMs constataram a morte de um homem vítima de disparos de arma de fogo. Inicialmente, a ocorrência cou a cargo da 40ª DP (Honório Gurgel). Em seguida, foi encaminhada para a DHC.

A direção do Hospital Municipal Albert, em Realengo, a rma que a vítima chegou com vida à unidade, mas não resistiu aos ferimentos.

A Força Aérea Brasileira ainda não se pronunciou sobre o caso.

Amigos lamentam morte de militar da Aeronáutica em tentativa de assalto na Avenida Brasil: `estamos devastados`

Anderson de Castro Dias estaria voltando de um plantão quando teria sido atacado na altura de Coelho na sexta-feira (11)

Madson Gama - Publicada em 12/07/2025 17:00

Após saberem da morte do subo cial da Força Aérea Brasileira Anderson de Castro Dias, de 51 anos, amigos próximos de niram o militar como uma pessoa 'querida' e expressaram, nas redes sociais, a tristeza por sua perda. O enfermeiro estaria voltando de um plantão quando, na altura de Coelho Neto, na Zona Norte do Rio, teria sido interceptado por criminosos que queriam assaltá-lo. Ele, então, teria reagido e sido baleado ainda dentro de seu carro. O militar estaria a caminho de casa, no município de Itaguaí, na Região Metropolitana do Rio.

"Meu amigo querido. O melhor pro ssional que a FAB já teve. Cuidou de tanta gente, ensinou tantas gerações... Tive a honra de aprender tudo o que sei nesses 17 anos de Terapia Intensiva com ele. Estamos todos devastados", lamentou uma médica da FAB.

Outra amiga pede a Deus conforto neste momento de luto:

"Perdi um grande amigo, uma das pessoas mais incríveis que já conheci. Como a vida cará sem graça sem a sua luz! Muita força para todos nós, para seguirmos em frente sem você. Que Deus traga conforto para todos os familiares e amigos".

Ele deixa a mulher, um lho, uma lha e dois irmãos. O corpo será sepultado no domingo (13).

A FAB diz que expressa suas condolências e informa que está prestando todo o apoio à família do militar. Acrescenta que acompanha o caso, contribuindo com as autoridades policiais para a elucidação dos fatos.

Homicídio

A Polícia Militar informa que, na noite de sexta-feira, agentes do Batalhão de Policiamento Especializado em Vias Expressas (BPVE) foram acionados para o Hospital Albert Schweitzer, em Realengo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, para veri car uma ocorrência de homicídio no Hospital Albert Schweitzer. De acordo com o comando da unidade, no local os PMs constataram a morte de um homem vítima de disparos de arma de fogo. Inicialmente, a ocorrência cou a cargo da 40ª DP (Honório Gurgel). Em seguida, foi encaminhada para a DHC.

A direção do Hospital Municipal Albert, em Realengo, a rma que a vítima chegou com vida à unidade, mas não resistiu aos ferimentos.

Motorista de uma empresa de ônibus que circula pelo bairro, Edmilson Cardoso viu o carro de Anderson

ainda em movimento após ser atingido na Avenida Brasil e usou o coletivo para interditar a via a m de 'evitar um acidente maior', conta.

Na noite de sexta-feira, eu, ao subir a rampa de acesso para a Avenida Brasil sentido Campo Grande, me deparei com um carro Sedam azul em baixa velocidade atravessando na minha frente. Buzinei para que ele retomasse a velocidade, mas ele continuou no mesmo ritmo, em linha reta. Em seguida, o veículo subiu a calçada antes da passarela do BRT Fazenda Botafogo e continuou em movimento. Desceu para a pista novamente e foi atravessando todas as faixas bem lentamente. Nesse momento, posicionei o ônibus de uma forma que ninguém pudesse passar, porque eu já estava percebendo que tinha algo de errado. Quando ela bateu numa mureta embaixo da passarela do BRT, vi que tinha um buraco de tiro no vidro traseiro. Comecei a acenar para que os motoqueiros que passavam tentassem fazer o carro parar. Um deles conseguiu entrar pela janela e puxar o freio de mão. E, assim ,veri camos que a vítima ainda estava agonizando. Em seguida, os policiais chegaram detalha. Que pena que ele não sobreviveu. Meus sentimentos a amigos e familiares.

Uberaba vai ganhar nova rota direta para Aeroporto de Guarulhos; veja quando e como

Nova operação começa em janeiro de 2026 com três voos semanais. Passagens começam a ser vendidas nos próximos dias.

Da Redação - Publicada em 12/07/2025 10:53

A companhia aérea Latam Airlines Brasil anunciou nesta sexta-feira (11) uma nova rota aérea direta entre Uberaba e o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. A operação começa em 5 de janeiro de 2026, com três voos semanais.

As passagens serão vendidas nos próximos dias no pelo site da Latam e nos demais canais. A nova rota Uberaba-Guarulhos será feita com aeronaves da família Airbus A320. Atualmente, a Latam opera cerca de 185 voos semanais em Minas Gerais, com atuação nos aeroportos de Con ns, Uberlândia e Montes Claros. Segundo a empresa, a medida integra a estratégia de ampliar a malha aérea regional em Minas Gerais e conectar Uberaba ao principal centro de conexões da companhia no país.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Mila Corrêa da Costa, também a rmou que a nova rota contribui para ampliar a infraestrutura logística do estado.

Nos últimos anos, Minas Gerais deslanchou na atração de investimentos e no turismo. Nosso estado alcançou uma visibilidade inédita e a ampliação nas conexões aéreas é fundamental para atender essa demanda. Portanto, esse investimento da LATAM, empresa parceira do estado e que conta com o suporte da Invest Minas, terá um impacto muito positivo no Triângulo Mineiro, região que se desenvolveu em diversos setores da economia , comentou.

Guerra na Ucrânia: Kim Jong-un promete apoio incondicional à Rússia

Pyongyang e Moscou reforçam aliança estratégica em meio ao avanço do con ito na Ucrânia. Kim Jong-un desejou vitória e glória à Rússia

Madu Toledo - Publicada em 12/07/2025 22:31

A Coreia do Norte declarou apoio incondicional às ações da Rússia na guerra contra a Ucrânia, durante encontro entre Kim Jong-un, líder supremo do país asiático, e o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, neste sábado (12/7), em Pyongyang. A reunião reforça a aliança estratégica entre os dois países, que vêm ampliando os laços diplomáticos e militares desde a assinatura de um tratado de cooperação estratégica em junho de 2024.

Conforme nota divulgada pela agência estatal norte-coreana KCNA, Kim Jong-un rea rmou o compromisso de apoiar todas as medidas tomadas pela liderança russa no que diz respeito ao combate à causa raiz da crise ucraniana uma referência à narrativa do Kremlin de que o Ocidente e a Otan provocaram o con ito.

O líder norte-coreano também desejou vitória e glória à Rússia e elogiou a condução do presidente Vladimir Putin na defesa da dignidade e dos interesses básicos do país .

A visita de Lavrov à capital norte-coreana ocorre no contexto do segundo diálogo estratégico entre as chancelarias dos dois países. O ministro russo entregou uma mensagem de saudação de Putin a Kim Jong Un, que retribuiu com agradecimentos e palavras de amizade fraterna .

Os dois países compartilham as mesmas visões em todas as questões estratégicas , a rmou Kim, segundo a mídia estatal. Isso demonstra o alto nível de aliança estabelecido entre a RPDC [República Popular Democrática da Coreia] e a Rússia.

A nota o cial exalta o consenso de posições entre as lideranças e a disposição mútua de ampliar a coordenação tática e diplomática no cenário internacional. Pyongyang e Moscou também se comprometeram a fortalecer sua parceria em diversas áreas, mesmo independentemente de qualquer mudança na situação .

Parceria estratégica

Desde 2023, agências de inteligência dos Estados Unidos, Coreia do Sul e Ucrânia alertam para o envolvimento ativo da Coreia do Norte no esforço de guerra russo. Relatórios apontam que Pyongyang teria fornecido munições de artilharia, mísseis balísticos e projéteis antitanque para uso nas frentes de batalha russas.

Em outubro daquele ano, o porta-voz da Casa Branca, John Kirby, acusou a Coreia do Norte de fornecer dezenas de contêineres de equipamentos militares para a Rússia em troca de tecnologias avançadas, como satélites espiões e assistência em mísseis intercontinentais uma cooperação estratégica com potencial desestabilizador para o equilíbrio militar no Leste Asiático.

Em abril de 2024, o Ministério da Defesa da Ucrânia a rmou que imagens de drones mostravam supostos trabalhadores norte-coreanos em áreas sob controle russo, próximos a instalações militares. Na época, o regime de Kim Jong-un negou envolvimento direto.

No entanto, em abril deste ano, a Coreia do Norte admitiu o cialmente o envio de tropas para lutar ao lado da Rússia. De acordo com fontes o ciais norte-coreanas, soldados do país participaram de combates na região de Kursk, marcando uma nova fase da aliança entre Pyongyang e Moscou com envolvimento militar direto em solo ucraniano.

AC24HORAS - Forças Armadas destroem pista usada por garimpeiros na Terra Yanomami

Terezinha Moreira - Publicada em 12/07/2025 07:39

As Forças Armadas destruíram uma pista de pouso utilizada por garimpeiros ilegais na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, durante a Operação Sucuri, realizada nos dias 7 e 8 de julho. A ação foi coordenada pelo Comando Operacional Conjunto Catrimani II e contou com a participação de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil e especialistas em explosivos do Exército Brasileiro. A pista, conhecida como Cascalho Novo , cava na região de Kayanaú e era considerada estratégica para o transporte de insumos ao garimpo ilegal. Após a neutralização de estruturas de apoio no entorno, o local foi interditado com o uso de explosivos. Segundo o comando da operação, foi empregada uma carga cinco vezes superior à utilizada em ações anteriores, para impedir qualquer tentativa de reconstrução.

O deslocamento das tropas e dos equipamentos foi realizado com apoio de aeronaves H-60 Black Hawk, da Força Aérea Brasileira, e UH-15 Super Cougar, da Marinha. No local, os militares desembarcaram por meio de cordas verticais, técnica que dispensa o pouso das aeronaves e garante maior agilidade na operação.

Com a destruição da pista, uma das principais rotas logísticas do garimpo ilegal na região foi comprometida. A ação representa um duro golpe na estrutura operacional dos criminosos, di cultando o transporte de combustível, equipamentos e outros materiais utilizados na extração ilegal de minério. A Operação Sucuri integra os esforços do governo federal para combater atividades ilícitas em terras indígenas e reforçar a presença do Estado na Terra Yanomami. As ações seguem em andamento.

BERLINDA - FRONTEIRAS SOB VIGILÂNCIA:

Operação Atlas mobiliza 8,6 mil militares para reforço na fronteira

Juliano Palinha - Publicada em 12/07/2025 10:30

O Ministério da Defesa divulgou nesta semana o andamento da Operação Atlas, exercício conjunto das Forças Armadas que envolve planejamento, deslocamento e ações operacionais na fronteira do Brasil. A atividade visa fortalecer a integração entre Marinha, Exército e Aeronáutica, com foco na atuação no ambiente amazônico considerado o mais desa ador do território nacional.

Para acompanhar os detalhes do Plano Operacional da Operação, o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, realizou na manhã de ontem (10) uma visita técnica à Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília (DF), local que abriga as ações da primeira fase do treinamento. Participaram do encontro os comandantes das Forças Armadas e diversas autoridades civis e militares. Durante o evento, o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, apresentou as estratégias previstas para as próximas etapas do exercício: o Deslocamento Estratégico e a Execução no Terreno.

Participação e meios empregados

De acordo com o Plano Operacional, a Operação Atlas mobilizará cerca de 8.600 militares e 1.200 meios operativos, em uma área de aproximadamente 2 mil km², denominada Teatro de Operações .

A participação por Força será distribuída da seguinte forma:

Marinha do Brasil: 4.619 militares, 46 embarcações, 247 meios dos Fuzileiros Navais (incluindo viaturas blindadas como ASTROS e CLAnf), além de 12 helicópteros.

Exército Brasileiro: 3.607 militares, 434 viaturas leves e pesadas, 40 blindados (ASTROS, Guarani e Leopard), além de 7 helicópteros.

Força Aérea Brasileira: 410 militares, 21 aeronaves (de transporte, patrulha, caça e helicópteros), além do emprego de 3 satélites.

Treinamento estratégico e apoio à COP30

O ministro José Mucio destacou que as Forças Armadas realizam continuamente exercícios para manter o alto nível de prontidão das tropas, com o objetivo de garantir a defesa e a soberania nacional. A Operação Atlas integra o ciclo de exercícios do Ministério da Defesa, com foco no aperfeiçoamento do deslocamento estratégico e na interoperabilidade entre Marinha, Exército e Aeronáutica, especialmente na região amazônica. Esta edição, em particular, terá uma função dupla: além do exercício militar, as tropas também prestarão apoio logístico e operacional às atividades da COP30, que será realizada no estado do Pará , a rmou o ministro.

Etapas da operação

A fase de Planejamento Operacional, realizada entre os dias 30 de junho e 11 de julho, envolveu o mapeamento logístico e tático do deslocamento estratégico de pessoal e meios operacionais, a partir de diversas regiões do país, utilizando os modais marítimo, uvial, terrestre e aéreo com destino aos estados do Pará, Amapá, Roraima e Amazonas.

As próximas fases Deslocamento Estratégico e Execução no Terreno ocorrerão entre os dias 27 de setembro e 11 de outubro. Nesse período, serão executadas manobras táticas que demonstrarão a capacidade de mobilização e a interoperabilidade entre as Forças, coordenadas por meio de um avançado Sistema de Comando e Controle.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.