Maio - 2015
11
EDUCAÇÃO
Colégio mantido pela FAB supera metas do IDEB
Hospital de Campanha FOTO: SD EDUARDO / VII COMAR
Newton Braga celebra 55 anos
FOTO: ARQUIVO
FOTOS: SGT CARLEILSON / COMAR VII
Escola em Manaus é destaque em gestão educacional
Alunos da escola participam do Projeto Passaporte do Conhecimento
C
om 21 anos de história recém completados, a Escola Estadual Brigadeiro João Camarão Telles Ribeiro, localizada em Manaus (AM), é destaque na região norte. Conveniada à FAB, por meio do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR), a instituição é mantida pela Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (SEDUC). O colégio acumula diferentes prêmios nas áreas de cultura, esporte, ensino e educação. A escola cumpre as atividades regulares e completa seu trabalho com iniciativas extracurriculares. Atualmente, cinco projetos são oferecidos. Um deles é o Horta Escolar, que tem o objetivo de desenvolver práticas de cultivo de hortaliças com os alunos, conscientizando-os para o correto hábito alimentar e uma vida saudável. Outras opções para os estudantes são os projetos
Passaporte do Conhecimento e UTI do Livro Didático. O primeiro busca desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita, o outro visa criar responsabilidade e solidariedade entre os alunos, através de cuidados na conservação dos livros. Já o projeto Musicalizando tem como objetivo desenvolver a educação musical, do canto coral ao estudo de instrumentos musicais. O resultado desses trabalhos pode ser visto na quantidade de premiações conquistadas pela escola. Desde 2008, o colégio é vencedor do Prêmio Escola de Valor, promovido pelo Governo do Estado do Amazonas. A escola também foi reconhecida pelos prêmios Gestão Exemplar e Educacional Aluno Nota 10. No cenário nacional, o colégio conquistou a Olimpíada Brasileira de Matemática e, por duas vezes, o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar. Para o Suboficial Marcos Antônio Alvim, diretor da escola, o incentivo aos alunos é o que faz a diferença. “Apoiar a participação dos alunos nas atividades é a trajetória para o sucesso”, disse.
Fachada do colégio inaugurado na década de 60, quando já era referência de qualidade de ensino no Rio de Janeiro
O
C o l é g i o B r i ga d e i ro Newton Braga (CBNB), na cidade do Rio de Janeiro, superou as metas estabelecidas para o país no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Em pesquisa realizada em setembro de 2014, o ensino fundamental – da 1ª à 5ª série – obteve média 7,0 enquanto a do Brasil foi 5,2. Entre os colégios federais do Rio de Janeiro, o CBNB conquistou o 2º lugar regional. A boa notícia foi comemorada em abril, quando a unidade completou 55 anos. Hoje o colégio conta com 135 professores e cerca de 1.400 alunos. Rogério Gastz de Vasconcelos fez parte desta história, como aluno e professor. “Fiz muitas feiras de ciências com os alunos e muitas atividades fora da minha área, para in-
centivar o conhecimento e o aprendizado, buscando sempre a melhoria para alunos e colégio”, afirmou. Ele também foi aluno do colégio, de 1967 a 1972. Cursou, na UFRJ, a faculdade de Química e antes de se formar, voltou para o colégio como estagiário. Um ano depois foi contratado, permanecendo no CBNB por 33 anos. “Foi no CBNB que conquistei todo o meu conhecimento como professor, ensinei alunos e aprendi com eles também. Fiz amigos e sou muito grato ao Colégio Brigadeiro Newton Braga”, contou. Atualmente, o CBNB recebe apoio pedagógico e técnico do Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS) e é administrado pelo Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR).
Profissionais de saúde, sendo 43 médicos, 23 dentistas e oito farmacêuticos, trabalharam no Hospital de Campanha (HCAMP), montado em parceria com a Prefeitura Municipal de Lagoa Santa (MG). Cerca de sete mil pessoas receberam assistência médica e odontológica. O HCAMP é, desde 2008, instalado anualmente na região da Grande Belo Horizonte para o treinamento operacional de médicos, dentistas e farmacêuticos, que realizam a adaptação militar no CIAAR, após terem sido aprovados em concurso público para ingresso na FAB.
Tablets na AFA Os 221 cadetes do primeiro ano da Academia da Força Aérea (AFA) receberam tablets para auxiliar nos estudos. A ferramenta permite acesso a livros digitais, lista de exercícios, laboratórios virtuais, além de aplicativos indicados pelos próprios professores. “Não precisaremos carregar vários livros, o acesso ao material será mais rápido, acredito que isto influenciará positivamente em nosso rendimento”, diz o Cadete Caio Felipe Mendonça Leitão.