AEROVISÃO nº 246 Out/Nov/Dez 2015

Page 63

TEN ENILTON / Agência Força Aérea

motivos para comemorar Enquanto o grupo lutava para sobreviver, equipes de resgate da Força Aérea Brasileira vasculhavam a área com aeronaves SC-105 Amazonas e um helicóptero H-60 Black Hawk. Quando o monomotor foi localizado a 200 km de Boa Vista, nova rota de busca foi traçada por causa do bilhete deixado pelos sobreviventes. Além da mensagem, o Sargento Douglas Gregório Peixoto guardou no uniforme um gorro de bebê deixado ao lado do Cessna. Resgateiro experiente, ele pressentia que, dessa vez, encontraria os ocupantes da aeronave com vida. “Liguei para minha mãe, naquela noite, e prometi que devolveria o gorro ao dono”, contou. A promessa foi cumprida na manhã seguinte, 31 de outubro. O grupo

respirou aliviado ao ver o Black Hawk pairar sobre eles. Na mesma hora, mais de cinco toneladas de metal se transformaram em puro sentimento. “A sensação de ver o helicóptero foi a mesma de uma criança ao ver o pai voltar depois de tê-la abandonado na casa de um estranho”, compara o enfermeiro. Enquanto o piloto mantinha o helicóptero pairado, as vítimas eram içadas uma a uma abraçadas a Gregório. Subir a bordo com Ian protegido no peito foi especial. “Foi a missão da minha vida”, define. Depois da saga, o bebê que seria chamado de Ian foi registrado como Ian Vitório. Um ano depois, pode até faltar dinheiro para comemorar o aniversário, mas não faltam motivos.

Veja cenas impressionantes gravadas no momento do resgate

Abaixo, Sargento Gregório em dois momentos: em Manaus, na sede do Esquadrão Harpia, e durante o salvamento do bebê Ian, no dia 31 de outubro de 2014.

ARQUIVO PESSOAL

ARQUIVO PESSOAL

Aerovisão

Out/Nov/Dez 2015

63


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.