Issuu on Google+

ARTUR FERNANDES CARLA ROSA DANIELLE AFONSO GABRIELLA FRANÇA GUILHERME ARANTES JOSÉ MARTINS NATHaLIA RODRIGUES

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO responsabilidade social e planejamento de gestão publicitária

UBERABA - MG 2010


ARTUR FERNANDES CARLA ROSA DANIELLE AFONSO GABRIELLA FRANÇA GUILHERME ARANTES JOSÉ MARTINS NATHaLIA RODRIGUES

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO responsabilidade social e planejamento de gestão publicitária

Trabalho de conclusão de curso apresentado à Universidade de Uberaba, como parte das exigêngicas à conclusão de curso do 1º semestre de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Orientadores:

UBERABA - MG 2010

Anderson Andrade Blueth Sabrina Talarico Janete Tranquila Karla de Almeida Borges Mayla Tupinamba Neiremar Castilho Paulo Fernando Rocha Rogério Zavanella


Agência SHIVA! Criada pelos alunos do curso de Comunicação Social habilitados em Publicidade e Propaganda no sétimo período na Universidade de Uberaba, a Shiva surge ao mercado publicitário como uma agência transformadora de velhos fatos, construindo idéias inovadoras. No primeiro semestre de 2010 para o fortalecimento da agência juntou-se a nós um novo integrante Guilherme Arantes. Para sabermos o que realmente o cliente necessita e para obter eficácia no desenvolvimento do trabalho contamos com a colaboração no Atendimento de Gabriella França, José Martins e Danielle Afonso no Planejamento; Nathalia Rodrigues e Carla Rosa cuidam da verba do cliente e para que os anúncios sejam veiculados nas mídias corretas, com a função de Mídias. As idéias passam a terem cores, formas, traços com a colaboração de Artur Fernandes e Guilherme Arantes encarregados da parte de Criação. Para que as palavras fiquem em seus devidos lugares a Redação fica por conta de Carla Rosa. E finalmente para garantir a agilidade e a eficácia dos trabalhos e para que os mesmo sejam entregues dentro do prazo determinado contamos com a colaboração de Danielle Afonso e Nathalia Rodrigues encarregadas do Trafego. A agência Shiva parte do princípio de renovação, transformação física, mental e emocional. Física: Fazemos a análise do produto-empresa e colocamos no mercado, enfatizando seus diferenciais. Mental: Formadores de opiniões. Fazemos com que o produto do nosso cliente se posicionena mente do consumidor. Emocional: Fazemos com que os possíveis consumidores não somente tenham necessidade de adquirir o produto, mas sejam motivados em adquiri-lo por desejo, status, entre outros. Essa é a Shiva que trabalha na construção de idéias com eficácia e profissionalismo. Missão: Transformar é nosso principio básico. Este ato respalda todas as ações da agência, que busca a evolução dos clientes através de mudanças significativas na gestão de negócios no âmbito de marketing e publicidade, com intuito maior de gerar não só resultados, mas consolidar a marca de nossos clientes no mercado. Slogan: “Transformando idéias em evolução.”


SUMÁRIO Apresentação

05

Definição da empresa

07

Briefing

08

Projeto de Responsabilidade Social

14

Estratégia

15

Conceito de Resposabilidade Social

16

Planejamento estratégico

17

Business case

23

Pesquisa de mercado

25

Planejamento tático

42

Plano de Ação

44

Mensuração

47

Cronograma de ações

48

Implementação e Comunicação

49

Estratégias e táticas de comunicação

50

Criação

53

Mídia

67

Impactos Sociais

68

Projeto de Planejamento de Campanha Publicitária

70

Análise ambiental

71

Análise de SWOT

75

Pesquisa

77

Planejamento de marketing e comunicação

87

Criação

91

Mídia

105

Cronograma de ações

108

Considerações finais

109


APRESENTAÇÃO A agência Shiva Comunicação e Marketing desenvolveu neste último período de faculdade dois projetos que foram trabalhados como objeto de estudo para avaliarmos nossos conhecimentos e colocá-los em prática. Os resultados deste desafio foram: alunos realmente empenhados e instigados a buscarem alternativas plausíveis, não somente para concluir a fase acadêmica, mas para se preparar efetivamente para o inicio de uma jornada profissional respaldada de desafios diários. Na primeira etapa, tivemos o desafio de desenvolver um projeto no âmbito de responsabilidade social. Com isso, desenvolvemos para a empresa ECOPAK o “Projeto de Gente”, um projeto criado com intuito maior de diminuir o tempo ocioso nas ruas das crianças entre 10 e 15 anos dos bairros Olinda e Santa Marta na cidade de Uberaba, diminuindo assim o índice de criminalidade entre os jovens nesta faixa etária por meio do esporte e a cultura. Acreditamos que uma empresa para ter credibilidade no mercado, deve se preocupar não somente com questões internas e mercadológicas, mas ter uma visão mais holística da sociedade e estar empenhada em demandar esforços para a criação de uma sociedade mais justa e mais promissora para todos. Um dos maiores reflexos no desenvolvimento deste projeto foi a bagagem que nós alunos pudemos agregar para nossa vida profissional. Em uma sociedade que passa por uma grande transformação de valores, aonde cada vez mais são valorizadas ações que demonstram uma preocupação com questões sociais, iremos demonstrar aqui, soluções cabíveis para a amenização de um dos problemas sociais que é realidade na comunidade onde está instalada a empresa ECOPAK. Por sua vez, a segunda etapa, consiste em elaborar uma campanha mercadológica para a empresa ECOPAK, aonde tivemos o desafio de analisar e colocar em teste toda a bagagem absorvida nestes quatro anos de curso. Após todo um estudo direcionado para a empresa, identificamos as ações e estratégias mais pertinentes para nosso cliente, com intuito de posicionar a empresa no mercado. Com ações de marketing e publicidade, estamos convictos que todo o planejamento elabora aqui, se torna aplicável e satisfatório para as necessidades da empresa ECOPAK.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

6


Definição da Empresa Escolhemos trabalhar com a empresa Ecopak, por ser uma empresa única em seu segmento de mercado na região de Uberaba. Possui a peculiaridade de trabalhar com telhas e placas feitas com materiais recicláveis, o que demonstra sua enorme preocupação com meio ambiente e com a sociedade como um todo.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

7


Briefing A organização

Briefing - EcoPak Telhas e Chapas Termoecológicas Ltda. ME Empresa:

EcoPak Telhas e Chapas Termoecológicas Ltda. ME Av. Dona Maria de Santana Borges, 420 Bairro Olinda – Uberaba – MG (34) 3313 6967 CNPJ: 07.887.467/0001-44

Empresa inscrita no SIMPLES com contrato registrado na JUCEMG – fundada em 02/2006 Marca Ecopak registrada no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Prédio (galpão) de 1.200m2 locado segurado pelo Bradesco Atualmente possui 12 colaboradores na linha de produção, contando com dois executivos principais registrados: Cristiano Barsante Borges e Paulo Henrique Zago. Vendas: 80% boca-a-boca ou na porta da fábrica, 20% através de vendedor externo Fornecedores: Tetrapak, Klabin, ArtVinco, NovaKraft, Trombini (todas vendem material reciclado), Ficael (poliéster), CEMIG (energia elétrica), Rodonaves (frete do poliéster). A Ecopak Telhas e Chapas Termoecológicas atua no mercado nacional desde março de 2006 contribuindo com a preservação do meio ambiente. A matéria-prima utilizada são embalagens recicladas longa-vida Tetrapak. Cada telha ou placa produzida pela Ecopak retira dos aterros sanitários aproximadamente 1.500 embalagens que poderiam levar até 450 anos para se decompor no meio ambiente.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

8


Mercado Principais Competidores Ibaplac – Ibaté SP Ecofuturo; Ecoway; Reciplac – Campinas SP

Participação no Mercado O mercado em Uberaba são as construtoras, agricultores/pecuaristas, casas de materiais de construção, promotores de eventos (uso em piso e arquibancadas) e consumidores de todas as rendas efetuando reformas/ampliações. A produção de 4.000 telhas podem ser consumidas na cidade de Uberaba e cidades vizinhas (Uberlandia, Araxa, Barretos, Guaíra etc). Por ser a única atuando no segmento de telhas e placas feitas com material reciclado, a Ecopak tem o domínio total de mercado em Uberaba e região.

Potencial de Mercado Na empresa Ecopak, a telha é o produto mais procurado, porém com custo de produção elevado. A placa é outro produto produzido pela empresa, tendo baixo custo de produção, mas pouca demanda. Através da divulgação dos atributos da placa em relação ao seu concorrente comum, o madeirite, pode-se adquirir um domínio de mercado neste segmento. Dessa forma, a placa teria sua demanda equiparada à da telha ou até mesmo maior que esta, diminuindo gastos e aumentando sua participação de mercado, aumentando seus lucros.

Pontos fortes Utiliza material reciclado para a fabricação de todos os seus produtos ecológicos. O processo de fabricação dos produtos é totalmente limpo, não gerando resíduos de nenhuma espécie. Também não utilizamos produtos químicos e não há consumo de água na produção. As placas produzidas não abrem, não soltam, sendo mais resistentes. As placas não utilizam solventes, colas e nenhum outro tipo de material químico.

Pontos fracos Os produtos são pouco conhecidos. Há dúvidas quanto a durabilidade do produto (paradigma vem sendo quebrado).

Ameaças As telhas comuns e o madeirite são mais conhecidas e possuem maior procura. O preço dos produtos da Ecopak não são muito menores que o de seus concorrentes de telhas e placas comuns. Isso pode fazer com que as concorrentes mais estabilizadas no mercado possam barganhar preços com as construtoras, que podem aceitar essa barganha devido à solidez dessas empresas, já que a Ecopak é nova no mercado e sua originalidade pode não conquistar construtoras mais conservadoras.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

9


Oportunidades Como a Ecopak quer aumentar a produção de placas, já que elas possuem menor custo de produção, o mercado de eventos pode ser um público bastante visado em Uberaba e região, pois a estrutura das festas é feita com madeirite, concorrente direto da placa reciclada. A divulgação satisfatória das placas e telhas Ecopak, principalmente junto às construtoras, pode levar a empresa a atingir lucros imensos em Uberaba e região, já que a Ecopak é a única nesse mercado.

Regulamentação Os produtos foram exaustivamente testados pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). Licença Ambiental expedida pela SEMAD (Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) Sujeita e aprovada pelo Centro de Caracterização e Desenvolvimento de Materiais quanto à avaliação das propriedades mecânicas do material reciclado e também quanto à durabilidade e envelhecimento.

Organização do setor A empresa possui apenas uma estrutura física em Uberaba filiadas.

e não possui entidades

Grau de turbulência econômica e tecnológica Com o aumento do preço de produtos como o leite em caixinha(matéria-prima dos produtos reciclados da Ecopak) o custo de produção da empresa aumenta. Como a empresa está em processo de reestruturação física, as chuvas ainda são um grande problema para o processo de armazenamento da matéria prima.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

10


Produto Conceito/ciclo de vida Os produtos da Ecopak estão em fase de lançamento, sendo apresentado ao mercado através de um esforço de marketing intenso e focado visando estabelecer uma identidade clara e promover ao máximo o conhecimento do produto. Muitas compras de teste ou por impulso acontecerão nesta fase. É o período de crescimento lento das vendas. Nesta fase, os lucros não são tão altos quanto os gastos investidos na produção e desenvolvimento.

Descrição dos produtos: • Telha para cobertura: Composta de 80% de plástico (PEBD) e 20% de alumínio. Toda telha produzida passa por um rigoroso controle de qualidade. Podem ser utilizadas em residências, comércios, indústrias, galpões, instalações rurais e qualquer outro tipo de cobertura. Devido a sua composição, a telha ecológica Ecopak apresenta excelente isolamento térmico (retém 40% menos calor do que a similar em fibrocimento), é praticamente inquebrável e pesa 40% menos que a telha de fibrocimento, popularmente chamadas de “Eternit” ou “Brasilit”. As telhas são totalmente atóxicas e não possuem cheiro. Não propaga chamas garantindo mais segurança em caso de acidente. Mais leve, trazendo economia na estrutura de sustentação do telhado. Atualmente dispomos de 4 medidas padrão: 2,20m, 1,60m, 1,10m e 0,60m de comprimento, todas com 0,93m de largura e 6mm de espessura mínima. Para cálculo considerar 0,86m de largura útil. O peso da telha de 2,20m é de aproximadamente 15kg. Cinco anos de garantia • Telha Tapume: Utilizada para fechamento de obras e áreas em geral. Fabricada com plástico (PEBD), alumínio e celulose. São comercializadas em 2 medidas: altura de 2,20m e 1,10m ambas com 0,93m de largura e mínimo de 6mm de espessura. Bastante resistente as intempéries sendo de muito fácil instalação. Podem ser utilizadas lado a lado para total aproveitamento ou recobrindo a ultima onda deixando um acabamento ainda melhor. Esta telha não é indicada para coberturas. • Chapa lisa: Podendo ser utilizada como divisória, forro, biombo, cerca, fechamento de áreas, na construção de canteiros de obras entre muitas outras aplicações são confeccionadas de plástico (PEBD), alumínio e celulose. As duas medidas disponíveis são 2,20m ou 1,10m de comprimento ambas com 1,10m de largura e espessura mínima de 6mm. • Cumeeira: Possui 0,60m x 0,93m recobrindo uma telha. São checadas individualmente pelo nosso controle de qualidade. A cumeeira Ecopak é fabricada com 15 graus de inclinação mas devido a sua flexibilidade este ângulo pode ser levemente aumentado ou diminuído.

Posição no Portfólio (Matriz BCG) São considerados produtos “estrela”, exigindo grandes investimentos e liderando no mercado, gerando receitas. Ficam frequentemente em equilíbrio quanto ao fluxo de caixa. Entretanto, a participação de mercado deve ser mantida, pois pode-se transformar numa “vaca leiteira” se não houver perda de mercado. Proteção por patente/Marca registrada Empresa inscrita no SIMPLES com contrato registrado na JUCEMG – fundada em 02/2006 Marca Ecopak registrada no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

11


Embalagem/Empacotamento Como os ecologistas são contra embalagens, a Ecopak produz produtos alto embalados, utilizando no máximo fitilhos ou palets, para grandes quantidades de cargas. Diferenciação e Preço As telhas e placas ecológicas são mais resistentes (não quebram) além de proporcionar maior conforto térmico (melhor isolação térmica). As telhas que não passam no controle, vão para reparo manual. Caso não seja possível reparar, é vendida como telha de segunda linha (R$ 20,00). As telhas de primeira linha são vendidas a R$ 32,00 As chapas são vendidas de R$ 20,00 a R$ 26,00. As cumeeiras são vendidas a R$ 13,00 Capacidade de Produção A fábrica tem capacidade para produzir até 5.000 peças/mês, caso haja mais quatro contratações. Atualmente produz entre 2.000 a 3.000 telhas e placas/mês.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

12


Clientes Segmentação de mercado: placas e telhas produzidas com materiais reciclados; Grupo alvo principal: construtoras; Grupo alvo secundário: agricultores/pecuaristas, casas de materiais de construção, promotores de eventos (uso em piso e arquibancadas) e consumidores de todas as rendas; Perfil demográfico, socioeconômico e cultural Exceto as construtoras, o público principal é constituído por pessoas físicas, pensando em construir ou ampliar seus projetos. Essas pessoas se preocupam com seu próprio bem estar e o com o bem estar do meio ambiente, já que os produtos da Ecopak são inteiramente ecológicos, possuindo menor grau de aquecimento (sensação térmica provoca maior conforto).

Comportamento de compra/Comportamento de consumo O público conhece a Ecopak por meio de indicação das outras pessoas (boca a boca). Apesar de possuírem grande acesso a cultura e informações atuais, a renda não é um indicador essencial para a distinção do público. A maior parte dos consumidores procuram a Ecopak diretamente para construir. Outra parte do público procura também de forma direta, mas para realização de eventos. O principal público, que são as construtoras, geralmente são contactadas pelo Ecopak, que oferece seus produtos.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

13


projeto de responsabilidade social


Estratégia Objetivo geral O objetivo geral é divulgar os atributos das telhas e placas produzidas pela Ecopak, comparando seus benefícios em relação aos concorrentes.

Objetivos específicos •

Mercado: lançar os produtos Ecopak, aumentando a produção de placas em relação à produção de telhas. Hoje, a Ecopak produz 90% de telhas e 10% de placas. Caso os benefícios das placas sejam altamente divulgados, a produção da mesma irá crescer. Como o custo de produção das placas é menor que o das telhas, o lucro poderá ser maior se a empresa igualar a produção de placas e telhas.

Comunicação: só através da divulgação, o público conhecerá os benefícios destes novos produtos. Para isso será utilizada a ênfase nos atributos das telhas e, principalmente, das placas feitas com materiais recicláveis.

Meta: Igualar a produção de placas e telhas, sendo 2.500 placas/mês e 2.500 telhas/mês. Orientações gerais Na abertura da empresa já trabalhou com a agência Sollo Comunicação, que construiu a logomarca, banners, folders e catálogos. Também foi utilizada uma mídia de massa, o Rádio. Verba e Cronograma de desembolso Investimento ao mês: R$ 40.000,00 Vendas previstas ao mês: 70.000 Lucros previstos ao mês: R$ 30.000,00 Verba disponibilizada para comunicação: R$1000,00 mensais durante dois anos

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

15


Conceito de Responsabilidade Social A responsabilidade social se apresenta como um tema cada vez mais importante no comportamento das organizações, exercendo impactos nos objetivos, estratégias e no próprio significado da empresa. Procuro trazer alguma contribuição no sentido de uma melhor a compreensão da importância desta estratégia e dos benefícios que a mesma pode trazer para a corporação, quando aplicada corretamente. Algumas empresas confundem Responsabilidade Social com Filantropia. Mas o que é Responsabilidade Social? O termo "responsabilidade social" encerra sempre a idéia de prestação de contas: alguém deve justificar a própria atuação perante outrem. Durante muito tempo, este foi entendido, em uma visão tradicional, como sendo a obrigação do administrador de prestar contas dos bens recebidos por ele. Ou seja, economicamente, a empresa é vista como uma entidade instituída pelos investidores e acionistas, com objetivo único de gerar lucros. Entretanto, tal perspectiva não se aplica no mundo contemporâneo. Já se sabe que a empresa não se resume exclusivamente no capital, e que sem os recursos naturais (matéria-prima) e as pessoas (conhecimento e mão-de-obra), ela não gera riquezas, não satisfaz às necessidades humanas, não proporciona o progresso e não melhora a qualidade de vida. Por isso, afirma-se que a empresa está inserida em um ambiente social. Para Oded Grajew presidente do Instituto Ethos, uma das principais instituições responsáveis pela difusão do conceito de responsabilidade social na sociedade brasileira, define este conceito como: "(...) a atitude ética da empresa em todas as suas atividades. Diz respeito às interações da empresa com funcionários, fornecedores, clientes, acionistas, governo, concorrentes, meio ambiente e comunidade. Os preceitos da responsabilidade social podem balizar, inclusive, todas as atividades políticas empresariais”. (GRAJEW, Instituto Ethos, 2001). Atualmente, a intervenção dos diversos atores sociais exige das organizações uma nova postura, calcada em valores éticos que promovam o desenvolvimento sustentado da sociedade como um todo. A questão da responsabilidade social vai, portanto, além da postura legal da empresa, da prática filantrópica ou do apoio à comunidade. Significa mudança de atitude, numa perspectiva de gestão empresarial com foco na qualidade das relações e na geração de valor para todos. É importante ressaltar que a responsabilidade social é, ainda, um processo em crescimento em vários países do mundo e, principalmente, no Brasil. A questão da participação das empresas privadas na solução de necessidades públicas está nas pautas das discussões atuais. Embora alguns defendam que a responsabilidade das empresas privadas na área pública limita-se ao pagamento de impostos e ao cumprimento das leis, crescem os argumentos de que seu papel não pode ficar restrito a isso, até por uma questão de sobrevivência das próprias empresas. Outro argumento é o fato de que adotar posturas éticas e compromissos sociais com a comunidade pode ser um diferencial competitivo e um indicador de rentabilidade e sustentabilidade no longo prazo. A idéia é de que os consumidores passam a valorizar comportamentos nesse sentido e a preferir produtos de empresas identificadas como socialmente responsáveis. Gostaria que outras empresas também visualizassem, este novo cenário social que se apresenta no mundo moderno. Aquelas que não acompanhar a contemporaneidade infelizmente terão seus dias contados. Por Emilia Fabiana Rasquinha, Assistente Social/CRESS 6010

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

16


Planejamento Estratégico Para desenvolver o projeto de responsabilidade social da empresa ECOPAK analisamos diversos temas emergentes, que vêm alarmando nossa sociedade. Temas que assustam as pessoas pelas terríveis conseqüências que podem gerar. Esses temas foram divididos por áreas, por exemplo saúde, direitos humanos e comunidades. De 40 temas pudemos detectar alguns de maior relevância na atualidade, por meio de pesquisas globais, nacionais e municipais, para que chegássemos a um número menor de gatilhos a serem discutidos, como tema para um projeto de responsabilidade social. Alguns dos temas que trabalhamos, dentre os 40 totais foram AIDS, Alcoolismo, Drogas, Distúrbios alimentares, Diabetes, Lixo Urbano, Enchentes, Menores infratores entre outros. Selecionamos, no entanto, por dois desses temas, os Distúrbios alimentares e o problema dos Menores Infratores. Problemas como Lixo Urbano e Enchentes são graves em Uberaba, mas seria muito caro e complicado de estabelecer parcerias trabalhando com este tema, pois já haviam mega projetos sendo preparados para resolver este problema. Como a ECOPAK trabalha com reciclagem, pensamos que um projeto que trabalhasse com esses temas poderiam ficar com cara de auto projeção e não de responsabilidade social. Chegamos a dois gatilhos finais, por meio de dados da cidade de Uberaba. São eles: Menores Infratores e Distúrbios alimentares. Encontramos muitas dificuldades em trabalhar com distúrbios alimentares, isso para encontrar formas de melhorar a alimentação dos jovens, que foi o publico visado para este tema. As escolas muitas vezes não admitem erros na preparação das merendas e nem mesmo os órgãos especializados. O tema menores infratores foi escolhido para que o projeto de responsabilidade social da empresa ECOPAK fosse desenvolvido. Isso porque trabalhar com os menores seria uma prevenção para outros temas que escolhemos, como drogas, alcoolismo e AIDS. A questão da criminalidade entre menores foi constatada por meio de pesquisas de campo, dados estatísticos e demais observações como um problema recorrente no bairro Santa Marta, vizinho do bairro Olinda, onde se encontra a ECOPAK. A idéia foi valorizar a comunidade em que a própria empresa está inserida, transformando- a por meio do projeto de responsabilidade social a ser proposto à sociedade pela empresa. Como sugerimos que o ideal seria trabalhar com a comunidade em que a empresa está inserida, chegamos a conlusão por meio de pesquisas de campo na área, de que os moradores do bairro Santa Marta não possuem um grau cultural para que trabalhássemos com distúrbios alimentares, já que para eles, a alimentação já é obtida com muito esforço e mudar hábitos antigos é muito mais complicado do que trabalhar um problema que a própria população reconhece e se sente incomodada.Portanto, entre todos os temas emergentes, o problema dos menores infratores foi o que mais se destacou nas proximidades da empresa, chamando bastante atenção pela gravidade em que se encontra. Podemos acompanhar abaixo algumas das principais informações sobre os dois gatilhos principais que foram analisados para que se chegasse no tema Menores Infratores. São eles o próprio gatilho escolhido, o dos menores e também o gatilho que ficou em segundo lugar, distúrbios alimentares.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

17


1 - Menores Infratores Dispõe sobre o CENTRO DE ATENDIMENTO E REEDUCAÇÃO SOCIAL DO ADOLESCENTE E DO MENOR INFRATOR - CARESAMI, e contém outras disposições. O Povo do Município de Uberaba, Estado de Minas Gerais, por seus representantes na Câmara Municipal, aprova e eu, Prefeito Municipal, em seu nome, sanciono a seguinte Lei: Art. 1º - A presente Lei tem por finalidade a consolidação da legislação municipal referente ao Centro de Atendimento e Reeducação Social do Adolescente - CARESAMI, tendo por base a Política Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Art. 2º - O Centro de Atendimento e Reeducação Social do Adolescente e do Menor Infrator - CARESAMI, é um programa de apoio e atendimento ao adolescente infrator, ao qual foi aplicada medida sócio-educativa privativa de liberdade em regime de internação, no Município de Uberaba, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social - SEDS. Art. 3º - São objetivos do Centro de Atendimento e Reeducação Social do Adolescente e do Menor Infrator - CARESAMI: I - instituir local para atendimento jurídico-educativo e psicossocial a 40 (quarenta) adolescentes do sexo masculino autores de ato infracional, para o cumprimento de medidas sócio-educativas de internação, encaminhados pela Justiça da Infância e da Juventude desta Comarca de Uberaba, bem como entidades parceiras e/ou conveniadas, mediante o devido processo legal; II - recolhimento dos adolescentes encaminhados pela Justiça da Infância e da Juventude como medida de internação provisória e por tempo determinado pelo Juizado de Menores, em decorrência do devido processo legal. III - reintegração social de adolescentes do sexo masculino, autores de atos infracionais; IV - desenvolver na comunidade assistida noções de convivência social e respeito ao cidadão, buscando a reintegração do adolescente assistido ao seu ambiente sócio-familiar. Art. 4º - Caberá à Justiça da Infância e da Juventude da Comarca de Uberaba o encaminhamento do adolescente que deverá ser assistido, mediante guia extraída do devido processo legal, com seus dados, registros pessoais e processuais, antecedentes e diagnóstico sócio-jurídico, visando a sua completa integração ao programa. Art. 5º - O Centro de Atendimento e Reeducação Social do Adolescente e do Menor Infrator - CARESAMI poderá se estabelecer mediante convênios e parcerias técnicopedagógicas para operacionalização dos princípios da Pedagogia Social e Humanismo. Art. 6º - Os recursos carreados para o CARESAMI a qualquer título, bem como a renda gerada com seus próprios esforços e com trabalho metodizado do sistema, não poderão ser desviados dos objetivos, ações programáticas e metas, a qualquer pretexto, sob pena de responsabilidade. Art. 7º - O Centro de Atendimento e Reeducação Social do Adolescente e do menor Infrator - CARESAMI terá estrutura conforme Anexos I e II desta Lei. § 1º - O Diretor Geral deverá ser escolhido dentre aqueles que tenham conhecimento nas áreas pedagógica, psicológica ou de assistência social, tendo, preferencialmente, curso superior. § 2º - O Coordenador Pedagógico deverá ter conhecimento na área pedagógica, tendo, preferencialmente, curso superior de Pedagogia. § 3º - O Coordenador Administrativo deverá ter conhecimento na área administrativa e/ou na área de assistência social, tendo, preferencialmente, curso superior de Administração e/ou Assistência Social.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

18


§ 4º - O Assessor Jurídico deverá ser advogado devidamente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil. § 5º - Os Assessores Especializados serão escolhidos dentre aqueles com conhecimento na área educacional-pedagógica, tendo, no mínimo, ensino médio completo. § 6º - Os cargos de apoio deverão seguir às exigências da legislação municipal de requisitos para contratação na Administração Direta Municipal. Art. 8º - A segurança/policiamento na parte interna e externa do CARESAMI será estipulada através de convênios firmados com os responsáveis pela Segurança Pública estadual e municipal, para atender situações típicas e atípicas da entidade. Art. 9º - O Município firmará convênio para acobertar as despesas decorrentes desta Lei para contratação dos cargos comissionados e do pessoal de apoio do CARESAMI, bem como para gastos com custeio. Art. 10 - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Art. 11 - Revogam-se as disposições do art. 15, § 3º, da Lei Municipal nº 5.299, de 25 de fevereiro de 1994, modificadas pelas Leis Complementares nºs 080, de 28 de abril de 199 85, de 02 de julho de 199 167, de 13 de outubro de 199 313, de 16 de junho de 2004, pela Lei Delegada 5, de 03 de dezembro de 2005 e Lei Complementar 355, de 17 de abril de 2006. Uberaba (MG), 31 de maio de 2007.

1.1 - CARESAMI O Centro de Atendimento de Reeducação Social do Adolescente e Menor Infrator de Uberaba (Caresami) há 21 meses não registra fugas, rebeliões, evasões e motins. A revelação é da diretora geral Rubiane Santos Max e do diretor de segurança Wilson Alves Pereira Júnior, indicando o resultado positivo da filosofia de trabalho implantada na unidade. Atualmente com 63 internos, o Caresami recebe adolescentes encaminhados pelo Juizado da Infância e Juventude para cumprimento de medidas de internação provisória, internação e semiliberdade. Com uma equipe interdisciplinar, composta por pedagoga, assistente jurídico, psicólogos, assistentes sociais, terapeuta ocupacional, enfermeiro, técnico em enfermagem e agentes socioeducativos, o interno é acompanhado individualmente no seu dia-a-dia. Ao entrar na unidade, o adolescente passa a integrar o Plano Individual de Atendimento (PIA). Durante o acolhimento, ele é entrevistado pela equipe, para um diagnóstico de sua realidade. A partir daí, ele participa de discussões para que trace seu projeto de vida, para que dê continuidade aos estudos, participe de atividades sociais, culturais e religiosas, inicie uma profissão e cuide da saúde, dentre outras. A diretora Rubiane Max explica que simultaneamente é feito estudo de casos pelos representantes de cada área, junto com a direção, para acompanhamento dos internos dentro e fora do centro. Segundo ela, a proposta principal é trabalhar a responsabilização dos jovens no cumprimento das medidas socioeducativas e trazer a possibilidade de mudança de vida, motivando-os a escolhas positivas, com o trabalho de orientação. Para isso, as famílias são orientadas a participar do trabalho de reinserção. Ela destaca que os adolescentes têm a garantia de todos os direitos, como visitas semanais das famílias, contato através de cartas e telefonemas, prática religiosa, atividades culturais, lazer na quadra e campo de futebol diariamente e eventos programados como teatro, feira de meio ambiente, festa junina, aulas de xadrez e outros.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

19


Os estudos do ensino fundamental são ministrados por professores dentro da unidade, através de parceria com a Escola Estadual Santa Terezinha. Já o ensino médio tem a orientação interna e as provas realizadas no Cesec. Para 2010, o Caresami contará com aulas do Telecurso. No dia a dia, os adolescentes fazem laboraterapia na horta, na manutenção e limpeza da casa e nas oficinas de marcenaria e música (violão e cavaquinho). Eles produzem brinquedos pedagógicos e bonecas de lã com material reciclado. Os recursos angariados são revertidos para as próprias oficinas, na manutenção e aquisição de matéria-prima. Para o natal, as crianças abrigadas no Lar da Caridade e Casa de Proteção vão receber brinquedos confeccionados pelos internos. A diretora ressalta que alguns deles participam dos cursos de eletricista de autos, eletricista industrial, caldeiraria e soldagem industrial do programa federal Projovem Adolescente. E com orgulho conta que cinco já estão empregados com Carteira de Trabalho assinada, através de autorização judicial. Os salários têm 30% revertidos para demanda particular do adolescente, como a compra de material de higiene, dentre outras despesas pessoais, e os 70% restantes vão para uma caderneta de poupança que poderá ser sacada quando terminarem de cumprir a medida socioeducativa. O diretor de segurança Wilson Alves Pereira Júnior salienta que a mudança de comportamento dos internos se deve a humanização do atendimento e a integração das ações e da equipe com os trabalhos desenvolvidos na unidade. Os agentes interagem e são responsáveis pelos projetos, sendo capacitados e reciclados de três em três meses. O próprio Wilson e Rubiane são os multiplicadores das propostas desenvolvidas no âmbito estadual, trazendo para o Caresami os programas, projetos, ações e técnicas bem sucedidas em outras unidades. E numa parceria com os Bombeiros (primeiros-socorros e prevenção de acidentes), Promotoria (direitos e deveres), Polícia Militar (técnicas de segurança) e Decedes (recursos humanos), novos conhecimentos são colocados em prática. Os diretores destacam ainda o apoio do promotor da Infância e Juventude, André Tuma; da secretária de Desenvolvimento social, Maria Thereza Rodrigues da Cunha; e do prefeito Anderson Adauto, para que o Centro de Reeducação de Uberaba conseguisse ser hoje referência no Estado. FONTE: www.jornaldamanha.com.br

1.2 - A situação dos menores em Uberaba e no bairro Santa Marta O Crime organizado codifica menores para o tráfico de drogas e Uberaba pode estar se tornando centro de distribuição de drogas para a região. A revelação é do delegado Luiz Antônio Blanco, titular da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes, que ainda afirma a suspeita de integrantes do PCC – Primeiro Comando da Capital – estarem introduzidos na cidade. Segundo a autoridade, os traficantes aliciam menores para o leva-e-traz da droga e ainda imprimem nesses adolescentes marcas físicas que funcionam como código de identificação dos grupos. Na terça-feira (11), um menor, de 16 anos, apreendido com 2,5 quilos de maconha, usava um piercing e dois cortes na sobrancelha. A marca é a mesma para todos que trabalham para o chefe do tráfico nos bairros Universitário e Santa Marta. De acordo com Blanco, o esquema já vem sendo investigado há algum tempo. “Autores maiores de idade se aproveitam do Estatuto da Criança e do Adolescente, que prevê penas brandas aos infratores e, por isso, aliciam menores. Nosso objetivo com trabalho minucioso de investigação é chegar até esses chefes do esquema”, salienta o delegado. Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

20


Quanto ao volume de drogas apreendidas nos últimos meses, Blanco diz que nunca se viu um volume tão grande. Nos últimos seis meses, a média de flagrantes por dia fica entre 20 e 30. Em mais de 50% das apreensões a polícia encontra a droga nas mãos de menores. “É preocupante a velocidade em que o tráfico cresce em Uberaba. A cidade vem se tornando centro de distribuição para a região e a Polícia Civil trabalha com certa limitação, devido ao baixo efetivo”, pontua. PCC. O avanço na criminalidade local e, principalmente, a intensificação no tráfico de drogas pode estar associada à instalação de um braço da facção criminosa PCC em Uberaba. A suspeita está sendo investigada pela Polícia Civil. Segundo o delegado Luiz Antônio Blanco, por enquanto não há nada confirmado, mas não é descartada a hipótese. “Se houver, vamos pedir reforço para o comando da polícia em Belo Horizonte para agirmos com enfrentamento à altura”, conclui. Fonte: http://www.jmonline.com.br

2 - Distúrbios Alimentares Qual é  o drama da compulsão pela comida? Qual é o drama da obesidade? Na anorexia existe conflito? A dificuldade de lidar com a própria angústia é evidente na pessoa que sofre com o excesso de peso ou com a anorexia.  Numa realidade em que o belo é o corpo magro, a impossibilidade de ter esse corpo magro e ideal gera sentimento de inferioridade e culpa.  O que acontece então? Muitas vezes, estratégias ora invasivas ora agressivas tornam-se uma opção atraente para o indivíduo atingir um corpo ideal, sem esforço, preferencialmente. A obesidade, assim como outros distúrbios, mostra como a relação do sujeito e seu corpo está para além da noção de um corpo biológico. Neste contexto, a relação entre corpo, sintomas e psique remete a lembranças de caráter singular e traumático. E esse trauma se caracteriza por uma situação na qual a pessoa não é capaz de lidar com a própria angústia, decorrente daquela situação anterior. É  também possível verificar que transtornos alimentares e compulsivos podem surgir de uma experiência traumática ou após situações de muito estresse. O sintoma pode corresponder a diversos significados em diferentes períodos. Assim, as perturbações alimentares ocupam uma posição de cruzamento entre a infância e a idade adulta, entre o psíquico e o somático, entre o individual e o social. Essa posição de cruzamento indica uma possível ligação entre essas perturbações e as estratégias psíquicas para lidar com o processo de mudanças que implica em perdas, o que obriga o sujeito a comer ou a não comer para dar vazão às emoções. A necessidade de comer menos para manter o corpo esbelto entra em conflito com o prazer de comer muito. Nesse sentido, as patologias da alimentação se relacionam à dificuldade em renunciar a uma satisfação outrora desfrutada. Ao obeso, só resta tentar adequar-se ao modelo de corpo perfeito, ou abandonar-se ao comer compulsivo e exagerado. É interessante pensar na obesidade como uma patologia contemporânea, pois, numa sociedade de consumo na qual a idealização do corpo e do

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

21


prazer passa pela repressão alimentar, os desejos circulam em torno do objeto proibido. A comida é hoje permeada por racionalização sobre o que pode e o que não se pode comer e a transgressão dessas exigências representa um jogo de prazer contra arrependimento. Além disso, como o corpo ideal não pode ser alcançado, o indivíduo se mantém em um estado perpétuo de insatisfação. Como consequência, ele se volta para si mesmo na esperança de suportar esse estado de privação em que seu corpo é constantemente mantido, e a comida surge como objeto perfeito para preencher esse sentimento de incompletude, de vazio. Entretanto, quando o sujeito se depara com a moralidade alimentar, novamente ele se encontra em um estado de privação do qual não parece ter saída. O corpo e o comer são dois elementos centrais que, apesar de aparentemente focados em questões diferentes, desembocam em uma só questão, que é a do vínculo. Observa-se que na obesidade há uma relação entre o medo da perda do amor do outro e uma agressividade a ele associada, sentimentos controlados no ato de comer. Logo, a obesidade é vista como uma patologia onde, de um lado, está  o sentimento da incapacidade de parar de comer e, do outro, o sentimento de  poder comer mais que  outros, de  sentir mais liberdade para comer o que quiser. Na obesidade, o que parece estar em jogo é uma tentativa de preencher o vazio. Entretanto, existe também um desejo de incorporação ou devoramento que é  ambivalente na medida em que corresponde a uma tentativa de preservação e prazer de comer e, ao mesmo tempo, uma destruição do próprio corpo, como se esse corpo não fosse digno de sobreviver e ser amado. Dessa forma, a comida é eleita como representante afetiva do amor. Para ela, a bulimia pode ser diagnosticada pela ocorrência de compulsão alimentar em pelo menos dois episódios por semana, durante três meses. “Ingerir grande quantidade de comida num período curto de pelo menos duas horas e que pode ou não ser seguida de vômito, de grande sensação de culpa ou de autopunição”. Sinais estes que podem ser identificados por familiares e amigos, acelerando o processo de diagnóstico que encaminhe o doente ao atendimento adequado. “É comum as pessoas que sofrem da doença esconderem sua situação. Então, por conta de um afastamento social, alguém que chama atenção ou algum problema médico desencadeado pela doença, a pessoa acaba procurando atendimento, o que facilita o tratamento”, explica Alessandra Carvalho. Entre os sinais mais evidentes, segundo a psicóloga, estão o hábito de comer sem parar, algumas vezes escondido; trancar-se no banheiro, pode ser que esteja vomitando, em casa; a entrada de medicamentos de natureza purgativa (laxantes e diuréticos); passar muito tempo na academia, com excesso de exercícios; praticar dietas severas ou mesmo jejum.   “Prestar atenção a sintomas depressivos é importante, porque de 20% a 70% das pessoas com bulimia têm depressão. É uma doença associada. Uma pessoa triste, que não come direito ou esteja fragilizada, precisa ser acompanhada. Outra dica é fazer exames médicos frequentes, porque um profissional vai perceber uma desidratação, um desarranjo de minerais e vitaminas, uma possível anemia, uma esofagite, que aparecem em casos mais prolongados de bulimia”, destaca Alessandra. Além disso, a psicóloga alerta para os casos de pessoas que tomam a atitude, mesmo não frequente, em épocas do ano, buscando acelerar a perda de peso. Para a especialista em transtornos alimentares, isso é uma porta aberta, que aumenta as chances de desenvolvimento da doença. “A pessoa que cria o hábito de tomar laxante ou um diurético para sair bonitinha no carnaval ou no réveillon pode ser que, num momento de fragilidade emocional, a mente recorra a esse recurso, que já é usual”.  FONTE: Jornal da Manhã Online. 01/07/09 e 05/11/09

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

22


BUSINESS CASE Oportunidades e Riscos O trabalho de responsabilidade social da empresa ECOPAK tem como tema: “diminuir a criminalidade através do esporte e cultura”. Público alvo: Adolescentes e jovens entre 10 e 15 anos, que estão no estágio de formação e de identificação social e caráter pessoal. Trate-se de um projeto que envolve adolescentes que tem uma pré disposição para a criminalidade, visto a realidade difícil que se encontram. Com esse projeto, a empresa terá como intuito maior reduzir essas possibilidades, dando assim oportunidade para esses jovens terem outras perspectivas na vida e não se tornarem estatística no quesito criminalidade. Um dos riscos que provavelmente vamos encontrar vai ser a abordagem desses jovens, porém através de ações de divulgação pessoal, como panfletos, divulgação na rádio da Escola Estadual Frei Leopoldo, e nas missas de sábado e domingo, que assim refletirão em uma publicidade boca a boca, o que irá disseminar o projeto na comunidade local.

Fortalecimento das pessoas Atração de talentos. Como esses adolescentes estão formando suas opiniões e decidindo o que querem para sua vida, a ECOPAK vai possibilitar tais jovens de vislumbrar um futuro mais promissor, passando assim a terem sonhos, como por exemplo de se tornar um profissional no esporte, de descobrir um dom, de fazer uma faculdade e até mesmo a ter vontade de trabalhar junto a empresa que os tirou das ruas para oferecer um futuro melhor. Retenção de pessoal Através de pesquisas foi constatado que em Uberaba existe o PROETI realizado pela Secretária do Esporte e Lazer, porém com alguns intuitos diferentes . Muitas desses jovens estão nas ruas por falta de oportunidades, a empresa irá trabalhar com parcerias, e assim oferecendo uma oportunidade para esses adolescentes de se tornarem melhores no futuro. Como conseqüência poderá ser percebido se os funcionários estão satisfeitos em trabalhar em uma empresa que se preocupa com o futuro da comunidade, e pensa em uma civilização melhor para se viver. Através do projeto, a ECOPAK vai despertar uma admiração social tangível, muitos vão ter vontade de conhecer seu trabalho, e ver que é uma empresa que além de se preocupar com o meio ambiente pensa na comunidade e na educação desses jovens.

Desenvolvimento pessoal Com o projeto os adolescentes poderão praticar esportes, como capoeira e futebol e fazer teatro, fazendo com que esses jovens descubram um dom que eles não conheciam, e como conseqüência diminuir o crime sem que eles perceberem, pois vão estar com o tempo ocupado em trabalhos que lhes fazem bem para saúde e para vida. Os adolescentes vão chegar em casa, e passar a ter um convívio melhor dentro de casa, passar a ir nas escolas e melhorar seus estudos, o que irá mensurar o feedback do projeto. Tudo isso que eles estão aprendendo agora irão passar para seus filhos e sua família no futuro, pessoas que poderiam estar relacionadas ao crime, poderão se tornar pessoas de sucesso. Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

23


Fortalecimento do negócio Reduzir e evitar custos Com esse projeto em execução, iremos reduzir o número de jovens ociosos nas ruas, o que irá reduzir substancialmente o vandalismo em propriedades e o índice de criminalidade na comunidade local. Com tal redução nos indicadores de criminalidade, a comunidade em que a empresa esta situada passa a ser mais segura e a possibilidade de assaltos ou vandalismo passam a ser menores. Como a empresa terá parcerias nesse projeto, como a Secretária de Esporte e Lazer, Casa do Menino e Digipress , ela não terá custos muito significativos com esse trabalho de responsabilidade social. Aumento dos lucros Na área próxima a empresa, encontra-se terrenos para habitação, onde construtoras não constroem pela má reputação dos bairros, de serem perigosos por causa de crimonosos e das drogas. Esse projeto abrirá novas possibilidades de construção e habitação, pois a empresa irá ficar conhecida na cidade pelo projeto, abrindo novos caminhos para pessoas que pensam em morar ali, como conseqüência a ECOPAK vai vender mais telhas e placas para construção dessas moradias.

Fortalecimento da reputação Receptividade e apoio local Quem não conhecia a empresa, a partir desse projeto de responsabilidade social, com certeza irão ficar curiosas para conhecer a empresa inovadora na cidade de Uberaba e que pensa em um futuro melhor, a ECOPAK vai conseguir mais consumidores de telhas e placas, conquistando seu espaço na cidade, tendo uma boa imagem no mercado, sendo aceita por todos e vista como uma empresa de alto nível.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

24


Pesquisa de Mercado FUNCIONÁRIOS Cliente: ECOPAK – Trata-se de uma empresa que fabrica telhas e placas, utilizando material totalmente reciclável na produção. Objetivo Principal: Saber se os funcionários da Ecopak apoiaram um projeto de responsabilidade social, capaz de prevenir a criminalidade entre jovens de 8 a 15 anos através do esporte e cultura. Público-alvo: Funcionários da Ecopak. Predominantemente homens. Local da Entrevista: Ecopak Quantidade de entrevistados previstos: 07

QUESTIONÁRIO

Idade 0% 0% 14% 29%

18 à 25 anos 26 à 35 anos 36 à 45 anos 46 à 55 anos Mais de 55 anos

57%

1- Há Quanto tempo você trabalha na EcoPak?

29%

3 anos 2 anos 1 ano

57% 14%

Menos de um 1 ano

0%

Esta pergunta serviu para saber qual a rotatividade de funcionários na empresa, conforme constatamos mais de 50% dos funcionários trabalham a menos de um ano na empresa, lembrando que todos os entrevistados trabalham na linha de produção, ou seja, no serviço “pesado”. Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

25


2- Qual seu grau de satisfação com a empresa? 0% 14% 29%

Ótimo Bom Regular Ruim 57%

Um dos fatores que influenciam na grande rotatividade dos funcionários é o grau de satisfação, que conforme esta pergunta nos mostra grande parte dos funcionários se dizem conformados com a empresa.

3- Você mora em qual bairro?

29%

Santa Marta Grande Horizonte Tutuas

0% 71%

0%

0%

Olinda Outros

Pergunta que serviu para saber se os funcionários da EcoPak moram nas proximidades da empresa, observamos que a maioria mora em bairros próximos, tendo em vista que existem muitos outros que não foram citados na pesquisa, como Recanto da Torre, Serra Dourada e Mercês.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

26


4- Já presenciou ou foi alvo de algum ato criminoso aos arredores da empresa?

29% Sim Não 71%

Observamos que a maioria dos funcionários não presenciou nenhum tipo de crime, porém, segundo o proprietário da empresa já ocorreu um furto assim que foi inaugurada.

5- Se você já sofreu algum ato de violência, conseguiu identificar menores entre os bandidos? 29% Sim Não 71%

Segundo os funcionários que já presenciaram algum tipo de crime, foi identificado menor de idade envolvido.

6- Você considera o bairro em que a empresa está instalada e os bairros vizinhos perigosos?

33%

Sim Não

67%

A maioria dos funcionários respondeu que não, pois está localizada entre outras empresas, porém, devido à classe social dos funcionários eles não se encaixam no perfil de vitimas dos assaltantes. Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

27


7- Você considera viável, se a EcoPak realizasse um projeto social para amenizar a criminalidade entre menores que moram próximos a empresa, através do esporte e cultura? 0% Sim Não 100%

Notamos que 100% dos funcionários acham o projeto viável.

8- Se esse projeto fosse feito pela EcoPak, você acha que a empresa seria mais reconhecida? 0%

Sim Não 100%

Segundo a pesquisa foi constatado que um projeto de responsabilidade social envolvendo a EcoPak será de grande importância para a imagem da empresa diante da comunidade.

9- Você estaria disposto a trabalhar voluntariamente em um projeto como este? 0%

Sim Não 100%

Fizemos esta pergunta para saber se podemos contar futuramente com a colaboração dos funcionários com voluntários do projeto, e tivemos 100% de aprovação. Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

28


Pesquisa de Mercado CRIANÇAS Cliente: ECOPAK – Trata-se de uma empresa que fabrica telhas e placas, utilizando material totalmente reciclável na produção. Objetivo Principal: Conhecer os hábitos e anseios das crianças e adolescentes que residem nos bairros próximos à empresa Ecopak. Público-alvo: Crianças de 8 a 15 anos, que moram próximos a empresa Ecopak. Predominantemente meninos. Local da Entrevista: Escolas nos bairros Olinda, Tutunas, Grande Horizonte e Santa Marta. Quantidade de entrevistados previstos: 30

Sexo

40%

Masculino Feminino

60%

Foram entrevistados doze meninas e dezoito meninos, somando um total de trinta pessoas, que moram próximos a empresa Ecopak.

Idade 3% 23%

8 anos 1 0%

9 anos 7% 7% 10%

30%

1 0%

10 anos 11 anos 12 anos 13 anos 14 anos 15 anos

Conseguimos entrevistar crianças de todas as idades sendo a maioria de 14 e 15 anos.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

29


1-Você mora em qual bairro? 3% Santa Marta

30%

40%

Grande Horizonte Tutunas

10%

Olinda Outros

17%

Pergunta utilizada para saber se está realmente atingindo crianças que residem nos bairros próximos à empresa. Sendo a maioria do bairro Santa Marta e Olinda.

2 - Você mora com quem? 13% Pais

17%

Avós Outros

70%

Queríamos identificar com essa questão se essas crianças realmente moram com os pais, pois são eles que educam os seus filhos. Identificamos que cinco crianças são criadas pelos avôs e quatro por irmãos, e tios.

3- Você tem irmãos com a idade entre 8 e 15 anos?

50%

50%

Sim Não

Como o foco no projeto é para crianças entre 8 e 15 anos, percebemos que metade dos entrevistados possui irmãos nessa faixa etária, podendo também se atraídos pelo projeto da EcoPak. Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

30


4- Você gosta de estudar?

33% sim não 67%

Dez crianças responderam que não gostam de estudar, pois acha chato, tem preguiça, acha ruim, irritante e preferem brincar a estudar. Observamos que no momento em que essas crianças não estão estudando, elas poderão estar nas ruas, enquanto seus pais acreditam que estão na escola.

5- Você trabalha? 17%

Sim Não 83%

Dos trinta entrevistado 17% responderam que trabalham como office boy. Percebemos que essas crianças que ocupam o seu tempo têm perspectiva de vida, pois começam a ter sonhos, pensam em trabalhar e em ser alguém no futuro.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

31


6- Dentre as atividades abaixo, qual você mais gosta? 13%

Futebol Videogame

47%

17%

Música Dança

13%

Outros 10%

Uma das questões mais importantes da nossa pesquisa, que nos fez perceber que esse projeto pode dar certo, foi essa questão seis. A maioria dos entrevistados sendo 47% de crianças, responderam que as atividades que eles mais gostam é o Futebol, seguido pela Dança, Música e Videogame. Outras três crianças preferem sair, e uma fazer natação.

7- Quanto tempo você fica na rua? 13% 37%

Menos de 1 hora De 1 à 2 horas

20%

De 3 à 4 horas Mais de 5 horas 30%

Analisamos nessa pergunta que dezenove crianças passam mais de duas horas nas ruas, seja brincando, ou até mesmo cometendo algum ato criminoso. Percebemos realmente que podemos ocupar esse tempo deles, só falta oportunidades para essas crianças de fazer algo que eles se divirtam sendo saudável para sua vida.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

32


8- Você pratica alguma dessas atividades fora da escola?

Esporte

30%

Dança Música

56%

Cusrsos

7% 7%

Nenhuma

0%

Essa questão nos mostrou que, mais do que 50% dos entrevistados não praticam nenhum tipo de esporte ou lazer. Podemos juntar essas poucas crianças que praticam com os que não fazem nada, conquistando para o nosso projeto mais que 80% das crianças que estão nas ruas.

9- Você já presenciou algum tipo de crime, aos arredores da comunidade?

43% 57%

Sim Não

Essa foi uma pergunta que nos mostrou um alto índice de preocupação com essas crianças, foi constatado que treze crianças de 30 entrevistadas já presenciaram algum tipo de assalto, tráfico, roubo, assassinato, brigas e tentativa de homicídios. Pela pesquisa vimos que até crianças de 9, 10 anos, já viram crimes como esses. Confirmando que o bairro realmente é perigoso.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

33


10- Você já sofreu algum tipo de violência em casa? 20% Sim Não 80%

A maioria das crianças disse que nunca sofreram nenhum tipo de violência em sua casa, mais seis dessas confessaram ter apanhado em casa.

11- Já experimentou algum tipo de droga? 23% Sim Não 77%

Crianças menores de idades confessaram já ter experimentado álcool e cigarro. Até mesmo crianças de nove anos, que é muito preocupante para nossa comunidade.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

34


12- O que você pretende ser no futuro? 10% 3 2%

10%

Não sabe Jogador de futebol Advogado

16%

Modelo Policial 32%

Fizemos essa pergunta para saber se essas crianças têm sonhos, sonham em ser alguém no futuro, pensam em trabalhar, estudar, tivemos muitas respostas, mais as que mais se destacaram foi jogador de futebol, e que não sabem o que querem ser. Essas que não sabem o que querem, percebemos que são crianças que não pensam no futuro, não tem sonhos porque não tem oportunidades para realizá-los. Pesquisa de Mercado MORADORES Cliente: ECOPAK – Trata-se de uma empresa que fabrica telhas e placas, utilizando material totalmente reciclável na produção. Objetivo Principal: Confirmar a necessidade do projeto e saber se a comunidade apoiaria um projeto de responsabilidade social para prevenir o crime entre menores. Público-alvo: Moradores dos bairros próximos a empresa EcoPak. Local da Entrevista: Bairros, Olinda, Tutunas, Grande Horizonte e Santa Marta. Quantidade de entrevistados previstos: 30

SEXO

43%

Masculino 5 7%

Feminino

Foram entrevistados treze mulheres e dezessete homens, somando o total de trinta pessoas que moram próximos a empresa EcoPak. Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

35


Idade 17%

17%

18 à 25 anos 26 à 35 anos 20%

23%

36 à 45 anos 46 à 55 anos Mais de 55 anos

23%

Conseguimos entrevistar pessoas de todas as idades, sendo uma média de cinco pessoas para cada alternativa.

Grau de Escolaridade 17% 0%

37%

13%

Ensino médio incompleto Ensino médio Ensino superior inconpleto Ensino superior Ensino fundamental

33%

Observamos que a maioria dos entrevistados é de classes sociais baixa, concluindo que por não terem pelo menos o ensino superior, tendo um grau de informação baixa para educar os filhos.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

36


1-Você mora em qual bairro? 3% 14%

Santa Marta 40%

Grande Horizonte Tutunas Olinda Outros

40% 3%

Pergunta feita para identificar se as pessoas entrevistadas são realmente nosso público alvo, foram entrevistados moradores de todos os bairros confirmando que conseguimos atingir o público desejado.

2 - Você tem filhos entre 8 e 15 anos?

43% 57%

Sim Não

Através desta questão podemos identificar que quase metade dos entrevistados, tem filhos entre oito e quinze anos, são eles alvo do nosso projeto de responsabilidade social. Observamos que conseguiríamos alcançar um grande público jovem para participar deste projeto, ocupando seu tempo com esporte e cultura ao invés de estarem nas ruas.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

37


3- Acha perigoso deixar seus filhos na rua?

40%

43%

Sim Não Não tenho filhos

17%

Confirmamos que todas as pessoas que tem filhos entre oito e quinze anos, diz achar que seus filhos passem muito tempo nas ruas por ser bairros com grande índice de criminalidade em Uberaba.

4- Você já foi alvo de algum crime no seu bairro ou próximo dele?

47% 53%

sim não

Observamos que somente 53% dizem não sofrer nenhum ato de criminalidade nos bairros em que moram ou próximos da empresa, constando realmente que se trata de bairros perigosos onde ocorrem crimes freqüentemente.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

38


5- Qual dos bairros abaixo, você considera mais perigoso? 0% 23% 37%

Santa Marta Grande Horizonte Tutunas Olinda Outros

40%

0%

Esta questão é importante para saber quais os bairros poderão trabalhar no início do projeto, constatando que os bairros mais perigosos na opinião da população são na seqüência: Tutunas Santa Marta e Olinda, bairro onde a empresa está instalada.

6- Você conhece em Uberaba a empresa EcoPak que fabrica telhas e placas recicláveis? 17% Sim Não

50% 33%

Já ouvi falar

Observamos que a maioria das pessoas que moram próximas da EcoPak, não conhece a empresa, somente cinco pessoas dizem conhecê-la, percebemos que falta publicidade por se tratar de uma empresa ecologicamente correta, isso seria viável para divulgar a imagem da empresa. Através do projeto a empresa será reconhecida no mercado e com uma boa imagem.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

39


7- Você considera viável se essa empresa criasse um projeto para prevenir a criminalidade de crianças através do esporte e cultura? 7% Sim Não 93%

Quase 100% dos moradores disseram que aceitaria este projeto, e acreditam que pode dar certo. Somente duas pessoas desacreditam por achar que nenhum projeto criado por empresas consegue crescer ou durar muito tempo.

8- Você estaria disposto a trabalhar voluntariamente na educação dessas crianças? 20% Sim Não 80%

Observamos nesta questão que a maioria das pessoas entrevistadas, falaram que apoiariam e ajudariam na educação dessas crianças, por acreditar que este projeto pode acrescentar algo positivo na comunidade. Contra a minoria que não trabalharia voluntariamente por falta de tempo ou por trabalhar o dia todo. Acreditamos que conseguiríamos um grande número de voluntários para ajudar na execução do projeto.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

40


MENSURAÇÃO DE RESULTADOS DA PESQUISA A pesquisa foi útil para confirmarmos se realmente existe uma necessidade de se aplicar um projeto de responsabilidade social, voltada para crianças e adolescentes dos bairros localizados nas proximidades da empresa, com intuito de diminuir o grau de criminalidade entre os menores. Foram elaborados três tipos de pesquisa, uma com os funcionários da empresa, outra com moradores da comunidade e com o próprio público alvo do projeto, para saber melhor o perfil e opinião de todas as partes envolvidas, podendo assim aumentar a chance de sucesso ao aplicar o projeto. Na pesquisa realizada entre os moradores dos bairros, notamos que, por se tratar de pessoas de classe social mais baixa, há certa escassez de informação que torna a educação dos filhos uma tarefa difícil. Além disso, foi apontado um grande índice de criminalidade nos bairros, onde segundo os pais dizem ter medo de deixar seus filhos nas ruas, pois grande parte dos entrevistados já sofreu algum ato criminoso no bairro onde mora. Entre os dados colhidos na entrevista feita para os menores podemos destacar que uma grande parte deles também já presenciou algum tipo de crime na comunidade e além de demonstrar certo desinteresse pela escola, foi apontado que a maioria deles não pratica nenhum tipo de atividade nos tempos livres, aumentando assim as chances de se envolverem com o crime. Outro fato marcante foi que descobrimos que muitos gostam de praticar algum tipo de esporte, porém não praticam por falta de oportunidade. Já na pesquisa feita entre os funcionários da EcoPak, observamos que a maioria deles não acha os bairros próximos da empresa perigosos, pois poucos presenciaram ou foram alvos de algum tipo de crime. Portanto ao falar sobre o projeto de responsabilidade social tivemos uma grande aceitação entre eles, que aprovaram com êxito o projeto, pois acreditam que realmente vai ajudar na prevenção da criminalidade e a melhorar a imagem da empresa. Concluindo, o fato que mais encontramos em comum em todos os questionários foi a grande aceitação do projeto e a confirmação dos dados antes colhidos de que realmente existe uma necessidade de se aplicar um projeto voltado para menores dos bairros, evitando a criminalidade.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

41


Planejamento Tático PROJETO DE GENTE A Agência Shiva Comunicação e Marketing, tem o Projeto de Gente como um projeto de responsabilidade social de altíssimo nível, com o objetivo de diminuir o tempo ocioso de jovens que ficam nas ruas por meio do esporte e lazer, percebendo que é nessa fase que muitos desses adolescentes se desvirtuam do caminho certo e partem para a criminalidade. Com sentido ambíguo, define o Projeto de Gente sendo feito para jovens entre 10 e 15 anos, denominando a expressão bastante utilizada “projeto de gente”, e também com sentido de mostrar à sociedade que esses jovens também tem sonhos, desejos e um futuro a zelar, tornando-os profissionais de sucesso e conseguindo o respeito da sociedade.

Definição do Comitê Executivo Trata-se de uma equipe que estará apoiando a empresa em todo o desempenho do projeto de responsabilidade social e auxiliando no seu andamento.

Coordenador geral do projeto: Cristiano Humberg, um dos sócios da Ecopak Responsável pela implantação e coordenação do projeto, com foco em sua empresa. Monitoramento sistemático do projeto.

Profissional da Saúde: Dra Regina Célia (endocrinologista) Responsável pelo apoio, ensinamento e reeducação do projeto.

Responsável pela Agência Shiva: Nathalia Rodrigues Acompanhar o processo de implementação do projeto.

Representante da Comunidade: Helena Silva Alves Responsável por passar todas as informações sobre o projeto para os moradores dos bairros Santa Marta e parte do Olinda.

Diretor da Escola Estadual Frei Leopoldo: Reginaldo será responsável por passar as informações sobre o projeto aos alunos da escola e ao seus pais.

Padre Alessandro: Responsável por informar e sensibilizar a comunidade nas missas da Igreja da Ressurreição no bairro Santa Marta.

Stakeholders: São todas pessoas que estão envolvidas com o projeto, seja participando de forma direta ou indireta.

• Ecopak: Empresa que está à frente do projeto, responsável pelo desenvolvimento do mesmo, sendo o principal meio de comunicação entre todos os stakeholders. • Secretaria de Esporte e Lazer, que tem como secretário Rodolfo Luciano Cecílio, que disponibilizará assistentes sociais, psicólogas, professores de futebol, capoeira e teatro. Vai participar junto a Agência Shiva para que possa diminuir o índice de jovens nas ruas e levá-los pra dentro do projeto, mostrando todas as atividades e benefícios atribuídos; • Casa do Menino, sob a responsabilidade do psicólogo Vicente localizada no bairro Santa Marta. Disponibilizando toda infra estrutura física, para a realização das atividades; Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

42


• Digipress, o responsável é o proprietário Bruno Nakamura que fornecerá doações para a Casa do Menino onde serão distribuídos brindes como canetas, lápis, borrachas, réguas, camisetas e bloco de anotações; • Igreja da Ressurreição, que tem como responsável o Padre Alessandro, será um ponto de divulgação do projeto para toda comunidade dos bairros próximos. • Agência Shiva: Criação e manutenção de todo o projeto. • Escola Estadual Frei Leopoldo: será um dos pontos de divulgação do projeto para os adolescentes.

Objetivo do Projeto de Gente Sabendo do problema de criminalidade em torno da empresa Ecopak, nos bairros Santa Marta e parte do Olinda, a Agência Shiva irá tomar algumas medidas de prevenção e proteção, ou seja, fazendo com que essas crianças não se transformem em uma ameça, mas sim um ponto positivo para nosso futuro.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

43


Plano de ação O plano de ação contém todas as fases necessárias para que o projeto seja colocado em prática. O plano detalha todas as estratégias e táticas que conduzirão os rumos do projeto.

Fase de sensibilização e informação É preciso informar e envolver os moradores da região próximos a empresa no que diz respeito à existência do problema (criminalidade) nos bairros Santa Marta e Olinda, que pôde ser comprovado através dos dados da pesquisa. O objetivo é sensibilizar essas pessoas para que elas percebam que realmente esse problema pode ser amenizado através do Projeto de Gente. Serão realizadas as seguintes estratégias e táticas: • Reuniões com os stakeholders: Reuniões a serem realizadas na Casa do Menino com o objetivo de informar aos stakeholders sobre os problemas causados pelo tempo ocioso de jovens nas ruas, conscientizando de que o problema pode ser amenizado através do Projeto de Gente. Por meio dessas reuniões os stakeholders poderão entender melhor o funcionamento do mesmo. Nas reuniões serão entregues: Cartilhas de compreensão. As mesmas terão conteúdo explicativo mostrando o problema da ociosidade dos jovens e como ele pode ser diminuído com o Projeto de Gente. A cartilha conterá as logomarcas principais (Casa do Menino, Digipress, Prefeitura de Uberaba, Ecopak e Projeto de Gente) • Informar sobre o projeto para Comunidade: Nas missas realizadas aos sábados e domingos na Igreja da Ressurreição, no bairro Santa Marta, o Padre Alessandro ou seu substituto, juntamente com Nathália Rodrigues representante da Agência Shiva comunicará à comunidade sobre a importância do projeto e seu funcionamento, sensibilizando os moradores para que participem, incentivando seus filhos ou mesmo se inscrevendo como voluntários do projeto. São eles: Panfleto explicativo no livro de cantos: Junto ao caderno de música entregue nas missas da Igreja da Ressurreição, no sábado e no domingo, será anexado um panfleto explicativo, falando dos benefícios do Projeto de Gente e seu funcionamento. Ficha de inscrição: Aos interessados a se tornarem voluntários do Projeto de Gente, estarão presentes no altar, fichas de inscrição. Essas fichas serão anunciadas pelo padre, ao final de cada explicação sobre o projeto. • Informar sobre o projeto para os adolescentes: O diretor Reginaldo da Escola Estadual Frei Leopoldo, situada no bairro Santa Marta, informará nas salas de aula, para os alunos de 10 a 15 anos sobre os benefícios do Projeto de Gente para que eles procurem a Casa do Menino a fim de se inscreverem. Serão informados também através do: Rádio da escola: A Escola Estadual Frei Leopoldo possui uma rádio voltada para os alunos. No recreio, o responsável pela rádio comunicará sobre o Projeto de Gente aos estudantes, convidando-os para que se inscrevam na Casa do Menino.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

44


Fase de Abertura do Projeto de Gente Após informar e sensibilizar a população e todos os stakeholders sobre o problema e sobre como o Projeto de Gente atuará sobre o mesmo, o projeto será colocado em prática. • Convite aos pais dos alunos: Os professores da Escola Frei Leopoldo entregarão para os alunos um convite contendo informações sobre o projeto, que deverá ser entregue aos pais ou responsáveis dos mesmos. • Inscrições e kit escolares: Os alunos interessados com idades entre 10 a 15 anos poderão se inscrever na Casa do Menino a partir do dia 9 de Agosto de 2010, sendo exigidos documento de identificação, foto 3x4 e autorização dos pais ou responsáveis. As vagas do projeto será limitada com trinta escritos. Distribuição dos kits: A empresa Digipress ficará responsável pela entrega dos kits escolares que serão entregues, na Casa do Menino, no ato da inscrição. São eles: lápis, caneta, borracha, régua, camiseta e bloco de anotações. Na camiseta e no bloco de anotações estarão presentes a logomarca do projeto e seus principais parceiros. Nos outros brindes, apenas a logomarca do projeto.

Fase de Implantação do Projeto de Gente Feito a abertura do Projeto de Gente, começarão as atividades recreativas que acontecerão na parte da tarde entre as 14:00hs às 16:00hs. Por meio das parcerias com a Secretaria do Esporte e Lazer e a Casa do Menino, os alunos poderão desfrutar de diversão e arte, podendo ocupar o seu tempo livre em lazer, ao invés de ficarem nas ruas. • Gente em Ação: Consiste na realização de atividades recreativas. A princípio, as atividades serão trabalhadas durante as segundas, quartas e sextas feiras. A secretaria de esporte ficará a cargo de realizar as atividades desenvolvidas nas instalações da Casa do Menino, onde contam com três instrutores especializados em futebol, capoeira e teatro para treinamento dos adolescentes. Cronograma Semanal: Na Casa do Menino e na Ecopak ficará exposto um quadro negro com as datas das atividades e horários. Nas segundas e quartas feiras serão realizadas as atividades de capoeira e futebol, sendo uma hora para cada categoria, utilizando o sistema de revesamento, para que todos os alunos possam desfrutar de todas as atividades. Nas sextas feiras ocorrerá oficinas de teatro com duração de duas horas para todos os inscritos. • Corpo são, Mente sã: Com apoio de psicólogos e assistentes sociais, os jovens inscritos, funcionários da Ecopak e suas famílias terão acompanhamento durante todo o projeto. A endocrinologista Dra Regina Célia fará parte dessa ação. Será realizadas até dez consultas mensais, tanto na Casa do Menino quanto na Ecopak, de acordo com a necessidade dos jovens e dos funcionários da Ecopak.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

45


Solicitação e divulgação das visitas da endocrinologista: Na primeira semana de atividades da turma de jovens inscritos no Projeto de Gente, haverá uma avaliação geral de todos os inscritos no projeto. Isso verificará se cada jovem inscrito está em boas condições físicas para participar das atividades. As demais visitas só serão marcadas de acordo com a necessidade dos jovens inscritos no projeto ou dos funcionários da Ecopak. Poderá portanto ser feita uma solicitação à endocrinologista, tanto por parte da Ecopak quanto por parte da Casa do Menino. Os dias agendados serão expostos nos quadros negros presentes na Casa do Menino e na Ecopak. Cada funcionário e cada jovem poderá solicitar até duas consultas mensais, desde que essas consultas tenham o limite máximo de dez visitas mensais. • Ginastica Laboral: Valorizando também os funcionários da Ecopak, será realizada na empresa uma Ginástica Laboral às terças e quintas feiras na parte da manhã, com a participação de um instrutor de Educação Física, fornecido pela Secretaria de Esportes. Divulgação da Ginástica laboral: Serão expostas no quadro negro da Ecopak as datas em que a ginástica laboral acontecerá, para que todos os funcionários fique ciente dessa atividade. • Aniversariantes do mês:Para os funcionários da Ecopak será oferecida uma confraternização mensal para os aniversariantes. Essa comemoração será fornecida e realizada pela própria empresa na data do aniversariante cujo nome estará exposto no quadro negro da Ecopak para lembrete.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

46


Mensuração No decorrer do projeto serão utilizados mecanismos para medir o andamento do Projeto de Gente. Através desses meios pode-se observar se o público desejado foi atingido e principalmente se o objetivo do projeto foi alcançado - reduzir o índice de criminalidade entre menores nos bairros próximos a empresa. Com o feedback permite-se mensurar se o projeto será aprimorado, se está no caminho correto ou se há necessidade de ajustes. Serão realizadas as atividades abaixo para medir resultados: • Será desenvolvido um blog do Projeto de Gente, que será administrado por Cristiano Humberg, proprietário da Ecopak. O mesmo irá atualizar as informações sobre o projeto e ler o conteúdo do blog postados por outras pessoas diariamente. No blog todas as pessoas envolvidas no projeto poderão tecer seus comentários sobre o mesmo. • Serão feitas chamadas de presença durante as atividades e o aluno que acumular mais de cinco faltas mensais, receberá um acompanhamento da assistente social para saber o motivo da falta e assim tentar ajudar a resolver o problema evitando que esse jovem desista de participar do projeto. A representante do bairro Helena Silva Alves fará um gráfico do número de inscritos no projeto mensalmente, para mensurar a freqüência dos jovens no projeto. Isso pode revelar muitas faltas, caso haja muitas faltas dos inscritos é sinal de que o projeto precisa ser revisto. • Urnas de papelão na Casa do Menino serão expostas para as sugestões e reclamações por parte dos alunos. No final de cada mês será encaminhada ao proprietário da empresa Sr. Luciano, para que examine cada sugestão, e caso encontre algumas reclamações em destaque serão realizadas reuniões entre os envolvidos para discutir tais pontos e modificar o que não esteja funcionando corretamente.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

47


Cronograma CRONOGRAMA PROJETO DE GENTE INÍCIO

ATIVIDADES

RESPONSÁVEL

LOCAL

AGOSTO Dia 2

Reuniões com os Stakeholders

Cristiano Humberg

Casa do Menino

AGOSTO Período do dia 3 ao 16

Informar sobre o projeto para Comunidade

Padre Alessandro ou substituto

Igreja da Ressurreição

AGOSTO Período do dia 3 ao 16

Informar sobre o projeto para os adolescentes

Diretor da Escola Reginaldo

Escola Estadual Frei Leopoldo

AGOSTO A partir do dia 4

Inscrições e distribuição dos kits escolares

Helena Silva

Casa do Menino

Diretor da Escola Reginaldo

Escola Estadual Frei Leopoldo

AGOSTO Convite aos pais dos A partir do dia 9 alunos AGOSTO A partir do dia 6 DEZEMBRO Período do dia 20 ao 31

Secretaria de Esporte Gente em ação Endocrinologista Dra. Regina Célia Corpo e Mente Voluntário da Secretaria de Esporte Ginástica Laboral Cristiano Humberg Aniversariante do Mês Mensuração de Resultados

Cristiano Humberg e Helena Silva

Casa do Menino e Ecopak Casa do Menino e Ecopak

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

48


Implementação e Comunicação Planejamento: definição dos objetivos de comunicação para cada política estabelecida De acordo com cada fase especificaremos os objetivos de comunicação de cada mídia. Tais mídias serão citadas no quadro abaixo, com suas respectivas fases (Informação e Sensibilização, Abertura e Implantação). Mídia

Objetivo da peça

Fase

Cartilha

Distribuída nas reuniões, informará aos stakeholders sobre a falta de oportunidade dos jovens e sobre o que é o Projeto de Gente

Informação e Sensibilização

Panfleto

Convidar e sensibilizar a comunidade para fazer parte do Projeto de Gente

Informação e Sensibilização

Ficha de Inscrição

Rádio Escolar

Inscrições

Registro de contato com o voluntário

Informação e Sensibilização

Veiculação de texto explicativo sobre o projeto, convidando os alunos de 10 a 15 anos a participarem do mesmo

Informação e Sensibilização

Controlar a quantidade de trinta inscritos no projeto

Abertura

Cronograma semanal (Quadro negro)

Expor todas as datas e horários das atividades que ocorrerão tanto na Casa do Menino (Futebol, capoeira, teatro e endocrinologista) quanto na Ecopak (Ginástica laboral, aniversariantes do mês e endocrinologista)

Blog

Canal de comunicação entre todos os envolvidos no projeto, trocando e atualizando informações sobre o mesmo

Implantação

Monitoramento

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

49


Estratégias e táticas de comunicação com os stakeholders Após definir as estratégias e táticas de comunicação é preciso definir como elas atingirão os stakeholders. Definiremos abaixo o porquê das estratégias e táticas criadas e as formas como serão comunicadas para que atinjam seus respectivos objetivos:

Fase de Sensibilização e Informação Reunião com os stakeholders A reunião com os representantes dos stakeholders é essencial para que eles sintam a importância de participar ativamente do Projeto de Gente. Nessa reunião, essas pessoas assistirão a um vídeo de apresentação sobre o projeto, bem como uma explicação do mesmo pelo dono da empresa Ecopak, Cristiano Humberg. Essa apresentação não será longa e ao final desta, serão entregues cartilhas de compreensão aos presentes. Para comunicar aos envolvidos sobre a reunião, que ocorrerá na Igreja da Ressurreição no Bairro Santa Marta, sob a direção de Cristiano Humberg (dono da Ecopak) e do Padre Alessandro, a agência Shiva Comunicação e MKT fornecerá os contatos de todos os Stakeholders para Cristiano Humberg. Com a posse dos contatos, Cristiano ligará para os participantes, informando sobre a reunião com semana de antecedência. Cartilhas de compreensão A cartilha vai abordar o conceito de Responsabilidade Social e expor a proposta da Ecopak, como idealizadora do projeto. Ela possui um conteúdo mais profundo, uma linguagem formal, que contém estatísticas sobre os problemas causados pela falta de oportunidades dos jovens. Além disso, a cartilha contém uma boa dose de impacto, para sensibilizar os stakeholders sobre a importância do Projeto de Gente. Serão entregues na primeira reunião, que será o ponto de partida para o início dos trabalhos no Projeto de Gente. Informar sobre o projeto para Comunidade É preciso informar a comunidade sobre a existência do projeto. As pessoas que freqüentam as missas da Igreja Frei Leopoldo no sábado e no domingo, serão impactadas por meio de uma breve apresentação que o próprio padre Alessandro fará, em um momento propício na missa. No livro de cantos que essas pessoas receberem, estará presente o panfleto do Projeto de Gente, que irá explicar sobre o projeto a essas pessoas. Ao lado do altar do padre, estarão algumas fichas de inscrição para as pessoas interessadas a ajudar de alguma forma o projeto. Essas pessoas serão convidadas verbalmente pelo padre a se inscrever como voluntárias ao final das missas. Panfleto explicativo no livro de cantos Será entregue durante as missas de sábados e domingos, dentro do livro de cantos que os presentes receberão. Contém uma linguagem simples, utilizando termos bastante positivos, argumentos que transmitem a idéia de que o projeto trará apenas resultados positivos para os jovens das comunidades em que essas pessoas estão inseridas. Esses argumentos edificantes conquistarão essas pessoas e irão instigá-las a participar do projeto ou pelo menos a se interessar por ele e acompanhar seu andamento.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

50


Informar sobre o projeto para as Adolescentes Uma das estratégias mais importantes é atingir os jovens, fazer com que eles se interessem e participem do Projeto de Gente. Para isso é preciso de uma linguagem formal, para transmitir credibilidade ao projeto. Utilizaremos, apresentações sobre o projeto nas salas de aula por meio do diretor, figura máxima de seriedade dentro da hierarquia da escola. O diretor Reginaldo da Escola Estadual Frei Leopoldo, situada no bairro Santa Marta, falará sobre o projeto aos jovens de 10 a 15 anos, em suas respectivas salas. Por outro lado, é preciso falar a língua desses jovens para conseguir arrematar a persuasão sobre eles. Para isso utilizaremos a rádio dos alunos, que se encontra na Escola Frei Leopoldo. O aluno responsável pela rádio reforçará o convite para que os jovens conheçam o projeto. A linguagem utilizada será totalmente informal, extremamente coloquial, contendo até mesmo gírias, que nesse caso prendem a atenção dos jovens e transmitem muito bem a mensagem. O casamento entre a linguagem formal e informal será a melhor forma de informar os jovens sobre a existência do projeto e convidá-los a se inscrever no mesmo.

Fase de abertura do projeto Convite aos pais dos alunos Para que os jovens de 10 a 15 anos se inscrevam no Projeto de Gente, é preciso que os pais autorizem. Para isso, os pais devem conhecer o projeto, seus objetivos e como ele irá funcionar. Mais que autorizar é importante que esses pais acompanhem e aprovem o que ocorrerá no projeto. Os pais serão informados sobre em que consiste o Projeto de Gente e convidados a conhecer mais sobre ele na Escola Frei Leopoldo ou na Casa do Menino. Esse convite terá formato A4 ao meio e suas cópias serão entregues pelos professoreas aos alunos entre 10 a 15 anos em sala de aula, na Escola Frei Leopoldo. A linguagem do convite é clara e objetiva, fala o necessário com um toque de sensibilidade, induzindo os pais a procurarem mais informações sobre o projeto. Inscrições e distribuição de brindes Os jovens de 10 a 15 anos que comparecerem até a Casa do Menino portando uma foto 3x4, documento de identificação e autorização dos pais ou responsável, serão surpreendidos por um kit escolar (lápis, caneta, borracha, régua, camiseta e bloco de anotações). Os brindes efetuarão grande impacto nesses jovens, provocando maior simpatia pelo Projeto de Gente. Além disso, esses brindes incentivam na educação, já que estão ligados diretamente a ela. Os brindes serão fornecidos pela Digipress e serão entregues pela responsável da comunidade Helena Silva na Casa do Menino no momento da inscrição do adolescente.

Fase de Implantação do Projeto de Gente Gente em Ação O local disponibilizado e as pessoas envolvidas irão compor o cenário perfeito para que o Projeto de Gente se concretize. O dia de cada atividade (capoeira, futebol e teatro) será programado nas segundas, quartas e sextas feiras, sendo segunda e quarta futebol e capoeira uma hora para cada categoria, e nas sextas feiras teatro para todos os inscritos, todas as atividades realizadas na Casa do Menino.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

51


Corpo são, Mente sã Para que as atividades com os jovens de 10 a 15 anos inscritos no Projeto de Gente tenham início é preciso fazer uma avaliação física desses jovens. No dia de início do Projeto de Gente na Casa do Menino, será feita uma avaliação física de todos os jovens inscrito no projeto. Essa avaliação será feita pela endocrinologista Dra Regina Célia. Não só os alunos terão direito a esse cuidado com a saúde. Os funcionários da Ecopak e suas famílias também poderão ser atendidos pela Dra Regina Célia, desde que solicitem uma visita. Os funcionários serão avisados verbalmente sobre a existência desses atendimentos por um dos donos da Ecopak, Cristiano Humberg. As visitas só serão marcadas de acordo com a necessidade dos jovens inscritos no projeto ou dos funcionários da Ecopak. Poderá portanto ser feita uma solicitação à endocrinologista, tanto por parte da Ecopak quanto por parte da Casa do Menino. Os dias agendados serão expostos em quadros negros que serão instalados na Casa do Menino e na Ecopak. Cada funcionário e cada jovem poderá solicitar até duas consultas mensais, desde que essas consultas tenham o limite máximo de dez visitas mensais. Ginastica Laboral Para motivar e estimular o rendimento dos funcionários da Ecopak, será oferecida a eles uma Ginástica Laboral. Um instrutor de educação física fornecido pela Secretaria de Esportes de Uberaba visitará a Ecopak às terças e quintas feiras na parte da manhã para realizar essa atividade, uma espécie de alongamento com os funcionários. As datas da ginástica serão escritas no quadro negro da Ecopak para lembrete. O proprietário da Ecopak, Cristiano Humberg também divulgará verbalmente as datas dessas atividades para os funcionários. Aniversariantes do mês Para valorizar os funcionários da Ecopak, Cristiano Humberg, um dos sócios proprietários e sua secretária, ficarão responsáveis pelo andamento de confraternizações mensais, que irão prestigiar os aniversariantes do mês. Os nomes dos aniversariantes e a data da confraternização ficarão expostos no quadro negro da Ecopak, junto a uma mensagem de parabenização. Na data em questão, deve haver um lanche reforçado.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

52


Criação A agência Shiva Comunicação e Marketing norteou o briefing de criação utilizando a visão das pessoas que serão impactadas pelas peças. É muito importante definir linguagems, cores e formas que realmente vão atender efetivamente ao objetivo de comunicação. Fato Principal Conscientizar sobre a importância de ocupar o tempo livre dos jovens da comunidade Santa Marta, como prevenção da criminalidade entre menores. Objetivo de Comunicação Sensibilizar a comunidade da importância de se dar uma nova perspectiva de vida para os jovens, que estão inseridos em um contexto social repleto de violência. Público-Alvo Comunidade do bairro Santa Marta que sofre com os efeitos causados pela criminalidade entre menores. Conceito USP O projeto tem como intuito principal prevenir a criminalidade entre jovens que habitam o bairro Santa Marta.Com uma variação da linguagem, os textos mudam de acordo com cada mídia, podendo ter um tom mais formal ou totalmente despojado. Todas as peças possuem cores vibrantes, que remetem à energia da juventude. Approach Criativo Tomamos como approuch criativo “um futuro de cara nova”. Toda a criação remete a uma energia jovial, tornando-se idealizadora de uma nova realidade para os jovens do Santa Marta. As peças mostram várias expressões faciais de jovens contentes, o que se torna coerente com a logomarca do projeto. Tema A juventude de cara nova. Conceito Projeto de Gente. Em busca de novas perspectivas para o futuro. Peças Para que haja uma coerência entre o projeto e sua configuração visual, a agência Shiva elaborou as peças buscando transmitir uma energia jovial, repleta de boas vibrações. Para isso utilizamos algumas ferramentas importantes, citadas a seguir: Cores: Trabalhamos com cores quentes, como o laranja que remete à juventude, energia e vibraçõe positivas. A cor azul é calmante e também remete à educação; essa cor faz lembrar do fato de que os alunos do Projeto de Gente terão a oportunidade de trilhar um caminho mais calmo, com maiores possibilidades de crescer no futuro, por meio de atividades educativas. Formas:Foram utilizadas formas despojadas para transmitir a ideia de juventude. Alguns cortes em curvas lembram movimento e também retornam à energia dos jovens. Foram utilizados formatos mais dinâmicos para despertar a atenção do leitor.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

53


Fontes:As fontes presentes são bastante simples e claras para permitir boa visualização dentro das peças. A logomarca utiliza-se de uma fonte mais chamativa, arredondada, para criar um aspecto lúdico, até mesmo com a brincadeira entre o “G”e o “E”, formando um sorriso, uma cara, a cara do futuro.

logomarca do projeto

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

54


kit educação

uniforme

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

55


urna de sugest천es

Sacola para brindes

Trabalho de Conclus찾o de Curso - EcoPak

56


ficha de voluntários

carteirinha de identificação dos alunos participantes

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

57


ficha Autorização dos pais

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

58


bloco de anotação

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

59


bloco de anotação - parceiros

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

60


convite para os pais

Trabalho de Conclus達o de Curso - EcoPak

61


cartilha - Parte externa

Trabalho de Conclus達o de Curso - EcoPak

62


cartilha - parte interna

Trabalho de Conclus達o de Curso - EcoPak

63


panfleto

Trabalho de Conclus達o de Curso - EcoPak

64


Blog

Trabalho de Conclus達o de Curso - EcoPak

65


quadro informativo

Trabalho de Conclus達o de Curso - EcoPak

66


MÍDIA

TOTAL: R$1.489,00 Ferramenta

Valor

Discriminação

Empresa

Bloco de Anotações

R$ 204,00

30 blocos 12x10 com 100 páginas

Digipress

Carteirinha de Identificação

R$ 165,00

30 carteirinhas

Digipress

Convite aos pais

R$ 30,00 + R$ 60,00

Envelope, 30 convites

Digipress

Cartilha

R$ 30,00

10 cartilhas

Digipress

Panfleto

R$ 300,00

1200 panfletos de 20x14,5

Digipress

Kit: caneta, lápis, borracha e régua

R$ 250,00

100 canetas 100 lápis 100 réguas 100 borrachas

Digipress

Camiseta

R$ 450,00

35 camisetas

Ecopak

Ficha de inscrição

R$ 9,00

30 fichas

Digipress

Observações: O montante dessas mídias totaliza o valor de R$1.498,00. Quase todo material será doado pelo stakeholder Digipress, tendo em vista que apenas as camisetas serão fornecidas pela ECOPAK.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

67


Impactos Sociais Avaliação do impacto do projeto de gente O projeto de gente, além de ajudar a diminuir a criminalidade entre os adolescentes vai trazer muitos benefícios para empresa e para toda comunidade. No âmbito operacional: • O projeto de gente é um projeto com foco no desenvolvimento nos âmbitos sociais e culturais dos jovens dos bairros Olinda e Santa Marta. Através de atitudes físicas e culturais esses jovens passam a utilizar o tempo ocioso, de forma mais útil com intuito maior de desenvolver talentos e o mais importante, moldar o caráter e os valores desses adolescentes. Como resultado será desenvolvido cidadães hábitos a se inserirem na sociedade de forma honrosa. Investimento social: • A Ecopak estará apoiando esse projeto, para que ele possa crescer cada dia mais e para que seja reconhecido na comunidade, a empresa não somente irá acompanhar o andamento do projeto, mais também ajudar com pequenas doações que valem muito, servindo para divulgação e organização do projeto. Nosso parceiro Digipress também contribuirá para o crescimento do projeto com toda parte de papelaria e divulgação do projeto, como doações, de cartilhas, panfletos e kit para os jovens. Mostrando também que apóia e acredita na viabilidade do “projeto de gente”. Políticas públicas: • Podemos definir o Projeto de Gente como sendo uma política de assistência social. Toda assistência social realiza-se de forma integrada às políticas setoriais, visando ao enfrentamento da pobreza, à garantia dos mínimos sociais, ao provimento de condições para atender contingências sociais e a universalização dos direitos sociais. Acreditamos que o direito de ter oportunidade e uma perspectiva melhor do futuro é uma necessidade social, portanto é um direito comum a todos. O projeto viabiliza o “amparo” aos adolescentes que residem em uma região perigosa com intuito maior de promover um futuro mais digno. Com a parceria junto a Secretaria de Esporte da cidade de Uberaba, o projeto ganha forças para se destacar na comunidade. Após ser verificado a viabilidade do projeto através da mensuração do mesmo, e ser constatado a eficiência no seu propósito, o mesmo pode ganhar uma amplitude maior e atender outras áreas.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

68


projeto de planejAMENTO DE CAMPANHA publicitรกria


Análise Ambiental Produto A Ecopak Telhas e Chapas Termoecológicas Ltda., utiliza em seus produtos embalagens recicladas longa-vida, essa matéria prima é fornecida pela empresa Tetrapak (empresa suíça e está presente em 165 países, um deles, o Brasil), a qual é transportada por meio de um caminhão vindo da cidade de Monte Mor, região de Campinas, para Ecopak. Cada telha ou placa produzida pela Ecopak retira dos aterros sanitários aproximadamente 1.500 embalagens que poderiam levar até 450 anos para se decompor no meio ambiente. Os produtos são: Telha para cobertura: Composta de 80% de plástico (PEBD) e 20% de alumínio. Toda telha produzida passa por um rigoroso controle de qualidade. Podem ser utilizadas em residências, comércios, indústrias, galpões, instalações rurais e qualquer outro tipo de cobertura. Devido a sua composição, a telha ecológica Ecopak apresenta excelente isolamento térmico (retém 40% menos calor do que a similar em fibrocimento), é praticamente inquebrável e pesa 40% menos que a telha de fibrocimento, popularmente chamadas de “Eternit” ou “Brasilit”. As telhas são totalmente atóxicas e não possuem cheiro. Não propaga chamas garantindo mais segurança em caso de acidente. Mais leve, trazendo economia na estrutura de sustentação do telhado. Atualmente dispõe-se de 4 medidas padrão: 2,20m, 1,60m, 1,10m e 0,60m de comprimento, todas com 0,93m de largura e 6mm de espessura mínima. Para cálculo considerar 0,86m de largura útil. O peso da telha de 2,20m é de aproximadamente 15 kg. Cinco anos de garantia. Telha Tapume: Utilizada para fechamento de obras e áreas em geral. Fabricada com plástico (PEBD), alumínio e celulose. São comercializadas em duas medidas: altura de 2,20m e 1,10m ambas com 0,93m de largura e mínimo de 6mm de espessura. Bastante resistente as intempéries sendo de muito fácil instalação. Podem ser utilizadas lado a lado para total aproveitamento ou recobrindo a ultima onda deixando um acabamento ainda melhor. Esta telha não é indicada para coberturas. Chapa lisa: Podendo ser utilizada como divisória, forro, biombo, cerca, fechamento de áreas, na construção de canteiros de obras entre muitas outras aplicações são confeccionadas de plástico (PEBD), alumínio e celulose. As duas medidas disponíveis são 2,20m ou 1,10m de comprimento ambas com 1,10m de largura e espessura mínima de 6 mm. Cumeeira: Possui 0,60m x 0,93m recobrindo uma telha. São checadas individualmente pelo nosso controle de qualidade. A cumeeira Ecopak é fabricada com 15 graus de inclinação, mas devido a sua flexibilidade, este ângulo pode ser levemente aumentado ou diminuído. Os ecologistas fazem seus apelos a respeito das embalagens, e com isso a Ecopak produz produtos auto embalados, utilizando no máximo fitilhos ou palets, para grandes quantidades de cargas.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

71


Mercado No Brasil, as pessoas desconhecem o verdadeiro valor das embalagens TetraPak que, ao invés de jogá-las fora, podem ser reaproveitadas, principalmente em telhas e placas recicladas, sendo um mercado bastante escasso, mas que busca seu crescimento. Há dezessete f��bricas por todo o Brasil, gerando até mesmo 207 trabalhadores. Pouco tempo depois do contato com os primeiros recicladores, a marca de produção chegou a 450 toneladas de telhas por mês, o que equivale ao processamento de mais de 64 milhões de embalagens. Com o aumento das vendas, as embalagens passaram a valer mais para os recicladores e catadores. Os dados mostram que são mais de 10 bilhões de caixinhas longa vida para o Brasil, aonde 75% vão para os aterros sanitários, ou seja, 7,5 bilhões dessas caixinhas, e os outros 25% são reciclados de alguma forma. No estado de Minas Gerais, a demanda de telhas e placas é grande, pois 90% são consumidas em Uberaba, e os outros 10% são consumidas na região e em Goiânia. O mercado de telhas e placas recicladas visa conscientizar a população sobre a importância de separar e reciclar o lixo, e também expor os benefícios das telhas e placas recicladas em relação às telhas comuns. A Ecopak preserva o futuro do meio ambiente e das pessoas agindo com seus produtos 100% reciclados e recicláveis.

Análise do Consumidor Perfil Demográfico: Homens e mulheres de 30 a 60 anos, donos de construtoras, condomínios, indústrias, sendo das classes A e B, e consumidores finais, sendo das classes B e C. Perfil Comportamental: são consumidores freqüentes, que buscam primeiramente pelo preço menor, pela durabilidade, conforto térmico, e por ser um produto ecologicamente correto.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

72


Análise comparativa da concorrência A cidade de Uberaba não possui nenhuma empresa que comercializa madeirite ecológico, portanto a Ecopak é única nesse segmento, não possuindo concorrentes diretos, somente indiretos. Analisando a concorrência percebemos que a Ecopak tem uma grande diferenciação quanto à qualidade de seus produtos, e que pode sim se destacar no mercado conseguindo grandes lucros. Em Uberaba, os concorrentes de placas são a Duratex (não faz distribuição em Uberaba) e a Satipel (fazem para indústrias de móveis) produzem somente placas de madeira, que varia de R$ 15,00 a R$ 30,00, e o da Ecopak são placas ecologicamente corretas que variam entre R$ 23,00 a R$ 35,00, mas a durabilidade das placas é maior que da placa de madeira. Possui mais de mil marcas de telhas concorrentes feitas de fibrocimento e amianto, mas Eternit e Brasilit, sendo as marcas mais famosas. As telhas Eternit de tamanho 2,13 x 1,1m custam R$ 35,00 já as telhas da Ecopak de 2,2m X 0,93 custam R$ 34,00, ou seja, as telhas da Ecopak são 10% mais caras, por o tamanho ser menor, porém exige um menor gasto com a estrutura, pois não necessitam de suportes para montagem, tornando a obra mais barata no conjunto. As telhas e placas ecológicas são mais resistentes (não quebram) além de proporcionar maior conforto térmico (melhor isolação térmica). As telhas que não passam no controle, vão para reparo manual. Caso não seja possível reparar, é vendida como telha de segunda linha (R$ 20,00). As chapas são vendidas de R$ 20,00 a R$ 26,00. As cumeeiras são vendidas a R$ 13,00. Por serem mais pesadas, as telhas comuns de fibrocimento, têm seu transporte mais difícil de ser realizado em comparação com as telhas recicláveis. Outra desvantagem da telha de fibrocimento é que durante a construção várias destas telhas caem ao chão, o que gera ainda mais desperdício e prejuízo quando comparamos com telhas recicláveis, que se caírem durante a obra não vão se quebrar. O calor é uma desvantagem das telhas comuns. As telhas de fibrocimento, em alguns tipos de construções, necessitam de mantas isolantes térmicas. Com a telha feita pela Ecopak, mais esse gasto é reduzido, já que o alumínio com que são produzidas é um isolante térmico natural. Todos esses gastos durante o preparo e a construção das obras aumentam o preço das telhas tradicionais em vista do preço das telhas feitas com material reciclado. A vantagem das telhas tradicionais é a própria tradição dessas telhas. São mais fáceis de serem encontradas, as pessoas já conhecem e muitas vezes nem sabem que existe uma nova opção (telhas recicláveis) e mais viável, devido ao tempo de mercado que essas telhas possuem.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

73


Comunicação A Ecopak já investiu em comunicação na abertura da empresa trabalhando com a Agência Sollo Comunicação que produziu a logomarca da empresa, banners, folders e catálogos. Outras mídias de massa que foram utilizadas foi a Rádio AM, Guia Sei, e internet (Lista Telefônica Netsabe online, Mercado Livre, Toda Oferta Uol) e o site próprio da empresa que é utilizado até hoje http://www.ecopak.com.br. O sócio da empresa Cristiano Humberg afirmou que eles tiveram um retorno positivo com essa comunicação, só que não conseguiu mensurar a mídia que mais valeu à pena, portanto ele pensa em investir em publicidade e propaganda, disponibilizando em média oito mil reais por ano. A Ecopak participa de uma associação ligada ao meio ambiente, a Green Building Council (GBC Brasil) www.gbcbrasil.org.br , esse projeto tem como missão desenvolver a indústria de construção sustentável no país, utilizando as forças de mercado para conduzir a adoção de práticas da Green Building em um processo integrado de concepção, implantação, construção e operação de edificações e espaços construídos. Participar de uma associação como essa é um ponto positivo para campanha publicitária que a Agência Shiva irá desenvolver. A comunicação vai ser voltada para saber se o público realmente conhece as telhas e placas que Ecopak fabrica, sabendo de seus benefícios, e sua aceitação para a mesma.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

74


Análise SWOT Pontos Fortes •

Produtos 100% feitos com material reciclado; e recicláveis;

Produtos praticamente inquebráveis devido à matéria prima TetraPak ser mais resistente;

40% menos calor que a telha normal;

50% mais leve que a telha comum;

Não geram resíduos ou descartes na natureza;

Não utiliza produtos químicos em sua produção, nem consumo de água;

Única no segmento de telhas e placas ecológicas em Uberaba;

Não tem concorrentes diretos;

Produtos auto embalados;

Preço 10% maior do que a Brasilite e Eternit, entretanto, menor custo no valor final da construção, pois, as telhas da Ecopak não necessitam de madeiras para a montagem dos telhados, sendo também mais prática;

Clientes fiéis, consumidores freqüentes.

Pontos Fracos •

Seus produtos são pouco conhecidos;

O consumidor tem dúvidas quanto à durabilidade dos produtos (paradigma vem sendo quebrado);

Falta padronização (uniformidade);

Com o tempo o poliéster que envolve a telha se solta, mas não prejudica o produto;

Não possui pontos de venda estratégicos;

Não tem estoque para armazenar os seus produtos (está fazendo parcerias com outras fábricas de telhas recicláveis);

Não possui fornecedores na cidade.

Oportunidades •

Por ser única em seu segmento de telhas e placas recicláveis, pode se destacar no mercado de Uberaba, conseguindo a liderança;

Pode aumentar sua distribuição por meio de PDV e/ou representantes;

Possui atributos que podem ser favoráveis para o mercado agropecuário, pois, em granjas ou estufas são ideais pela diminuição da temperatura no ambiente;

Suas placas e telhas podem ser também reaproveitadas através da arte e decoração;

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

75


A Ecopak pode aumentar suas vendas, pois as construtoras estão sendo pressionadas a possuírem o selo verde (produto ecologicamente correto), e querem sempre estar bem com as mídias;

Por meio de divulgação o público alvo tomará conhecimento desses produtos e conseqüentemente a Ecopak poderá aumentar seus lucros.

Ameaças •

As telhas comuns e madeirites de madeira são mais conhecidos e possuem maior procura;

Não há grande variação de preços com relação aos concorrentes indiretos, isso pode fazer com que as concorrentes mais estabilizadas no mercado possam barganhar preços com as construtoras, que podem aceitar isso devido à solidez dessas empresas, já que a Ecopak é nova no mercado e a originalidade de seus produtos pode não conquistar construtoras mais conservadoras;

Os consumidores desconfiam da qualidade dos produtos;

Se a procura de telhas for grande pode ser que os consumidores tenham que encomendar e esperem um tempo maior, devido à capacidade de produção ser baixa.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

76


Pesquisa Pesquisa de Mercado 1 Cliente: ECOPAK – Trata-se de uma empresa que fabrica telhas e placas utilizando material totalmente reciclável na sua produção. Objetivo Principal: Identificar qual o grau de conhecimento do produto na perspectiva do público alvo. Público-alvo: Construturas, Indústrias, Agropecuaristas e influenciadores (Engenheiros Civis, Agrônomos, Zootecnistas, Arquitetos e Decoradores). Local da Entrevista: Cidade de Uberaba Quantidade de entrevistados previstos: 20

QUESTIONÁRIO

1) Em qual segmento de mercado você atua?

Questão feita para identificar se as pesquisas estavam realmente sendo realizadas com o público alvo desejado. 2) Você conhece em Uberaba a empresa Ecopak que produz telhas e placas de material reciclado (caixinhas longa vida)?

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

77


Questão realizada para identificar se o público alvo conhece a empresa Ecopak e seus produtos, sendo que 55% dos entrevistados já ouviram falar da empresa. O modo pelo qual ficaram sabendo sobre a Ecopak variaram entre os seguintes meios: faculdade, pesquisa de mercado, visita do representante da empresa, amigos (boca a boca) e pela fachada. 3) Você utiliza telhas ou placas ecológicas na sua empresa?

Após sabermos que onze dos entrevistados conhecem a empresa e seus produtos, questionamos se eles utilizam as telhas ou placas na sua empresa ou residência, concluímos que seis dos onze utilizam. Os cinco que conhecem a empresa e não utilizam seus produtos, questionamos o motivo de não utilizar, e as respostas foram: falta de informação sobre a empresa e seus produtos, alguns ainda não precisaram trocar suas telhas e outros acharam o preço da telha Ecopak mais cara que a dos concorrentes. 4) Você recomenda os produtos Ecopak? Justifique:

Todas as pessoas que responderam que utilizam os produtos da Ecopak, disseram que estão satisfeitos com os mesmos e recomendam os produtos a outras pessoas, foi ressaltado que, realmente as telhas diminuem a temperatura do ambiente, possuem um melhor custo benefício, são mais resistentes e possuem um menor custo na obra final. Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

78


5) Quais dessas telhas você utiliza na sua empresa (galpões ou construções)?

Questão importante para identificar o mercado de Uberaba, e os principais concorrentes indiretos da Ecopak. Constatamos que metade dos entrevistados utilizam a telha Brasilit e/ou Eternit em sua empresa. Através dessa questão percebemos que a Ecopak precisa divulgar os benefícios de seus produtos, pois, eles podem comprovar que têm vantagens que seu principal concorrente não possui. 6) Qual das características abaixo você considera mais importante na escolha de telhas?

Questão realizada para saber qual característica é mais importante para nosso público alvo na escolha de telhas para sua obra. Foi constatado que a principal característica é o conforto térmico, seguido do preço e durabilidade. Todas as características citadas acima o produto Ecopak possui. Lembrando que a maioria dos entrevistados citou como segunda opção o fato de ser uma telha ecologicamente correta, mostrando que eles se preocupam com a construção e o meio ambiente. Portanto, a Agência deve focar a comunicação entre as demais qualidades oferecidas pelos produtos da Ecopak. Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

79


Pesquisa de Mercado 2 Cliente: ECOPAK – Trata-se de uma empresa que fabrica telhas e placas utilizando material totalmente reciclável na sua produção. Objetivo Principal: Identificar qual o grau de conhecimento do produto na perspectiva do público alvo. Público-alvo: Consumidor final. Local da Entrevista: Cidade de Uberaba Quantidade de entrevistados previstos: 50

QUESTIONÁRIO Faixa etária:

Questionamos a faixa etária do nosso público alvo para conseguir identificar melhor quem são os consumidores dos produtos da Ecopak. A maioria das pesquisas foram realizadas com pessoas de 26 a 35 anos de idade, faixa etária que está constituindo famílias e começando a pensar em construir sua casa.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

80


Grau de escolaridade:

Identificamos com essa questão que nosso público alvo possui discernimento para saber escolher qual a melhor telha na hora de comprar. Por isso é importante focar a comunicação nos benefícios da telha. Sexo:

Foram realizadas 50 pesquisas sendo a maioria com pessoas do sexo masculino.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

81


Renda Familiar:

Identificamos que a renda familiar do público entrevistado tem uma grande variação.

1) Você conhece em Uberaba a empresa Ecopak que produz telhas e placas de material reciclado (caixinhas longa vida)?

Questão realizada para identificar se o público entrevistado conhece a empresa Ecopak e seus produtos, sendo conhecida somente por 30% dos entrevistados. Com isso devemos focar em uma comunicação que mostra as características do produto e a credibilidade da empresa.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

82


2) Você utiliza a telha ecológica em sua residência?

Após saber que apenas quinze dos entrevistados conhecem a Ecopak, queremos saber se eles utilizam os produtos. Como resultado somente quatro pessoas utilizam as telhas ecológicas, e onze não utilizam por que: não confiam, acham a de cerâmica mais confiável, não possui informações suficientes sobre a telha, falta de acessibilidade ao produto ou não tem necessidade de adquirir. 3) Você recomendaria essa telha a outras pessoas?

Esta questão aponta que 100% dos consumidores da telha Ecopak estão satisfeitos, mostrando realmente que se trata de um produto altamente confiável diante de seu custo benefício.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

83


4) Para você qual das características abaixo você considera mais importante na escolha de telhas?

Essa questão aponta que os fatores mais influentes no ato da compra são: o preço, seguido da durabilidade e o conforto térmico oferecido pela telha, isso nos mostra que é necessário focar em uma comunicação apontando as qualidades da telha ecológica, tentando quebrar esse paradigma que existe diante dos produtos feitos a partir de matéria prima reciclada.

5) Após saber dos benefícios da telha ecológica você compraria?

As únicas duas pessoas que não comprariam a telha, falaram que ainda restam dúvidas quanto à qualidade dos produtos da Ecopak, o restante após falarmos dos benefícios da telha para os entrevistados todos disseram que comprariam. Portanto o projeto de campanha da Agência Shiva será voltado para informação e divulgação da empresa, seus produtos e suas vantagens.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

84


Conclusão das Pesquisas Verificamos ao final da pesquisa realizada, que a falta de visibilidade e posicionamento da empresa no mercado são os pontos mais relevantes na averiguação final. Mesmo com o resultado de 55% dos entrevistados na pesquisa realizada com as empresas e influenciadores, e 30% dos entrevistados na pesquisa com os consumidores finais, terem afirmado que conhecem a empresa, existe uma falta de divulgação de seus reais benefícios, de forma mais ampla. O que reflete em um conhecimento superficial e sucinto dos produtos por parte dos entrevistados. Outro ponto importante diagnosticado através da pesquisa foi que no ato da compra os três fatores que mais influenciam na escolha das telhas são: o preço, seguido da durabilidade e o conforto térmico. Como a telha ecológica Ecopak tem vários fatores positivos, um que se destaque é que ela pode diminuir o calor em até 40%. Isso nos mostra que a falta de uma informação focada nos benefícios oferecidos pela telha ecológica, faz com que o consumidor acabe optando pelas demais telhas, que estão no mercado há mais tempo. Observamos uma unanimidade por parte dos entrevistados que já consomem as telhas e tapumes no quesito recomendação. Todos recomendam o produto e relatam total satisfação com a marca Ecopak. Outra informação que merece destaque foi que após ter conhecimento de todos os benefícios oferecidos pelos produtos Ecopak, apenas 4% dos entrevistados responderam que não comprariam a telha por ainda existir dúvidas quanto sua qualidade, isso mostra mais uma vez que a comunicação deve ser focada em cima das qualidades e benefícios oferecidos pelos produtos Ecopak, proporcionando um melhor custo beneficio em relação aos produtos concorrentes. Não obstante de todos os dados colhidos, acreditamos que o grande empecilho no crescimento da empresa é a falta de uma comunicação efetiva e eficaz. O produto possui vastas qualidades que fogem do conhecimento do público. Acreditamos que o público deve ter ciência de todas as vantagens que os produtos Ecopak têm a oferecer. Assim se faz necessário uma divulgação informativa e com ênfase em questões ambientais.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

85


Diagnóstico A criação de telhas ecológicas surgiu em 1999, partindo do princípio de que a mistura de plástico e alumínio das embalagens é um material nobre, caro e muito resistente, o Departamento de Meio Ambiente da Tetrapak começou a estudar uma maneira de prensar e transformar a mistura em placas rígidas, que poderiam ser utilizadas para diversos fins na construção civil (tapumes, revestimentos, etc.). Esse processo é, portanto novo e a maioria das pessoas não conhecem a fundo os benefícios deste tipo de telhas e tapumes. Em Uberaba (onde a empresa está situada), cidade tradicionalista, a situação é ainda mais delicada. As pessoas estão acostumadas com as telhas que já fazem parte a muito tempo do mercado, algumas pessoas desconhecem as telhas ecológicas e as que conhecem, não sabem um terço dos benefícios que ela possui. Essa falta de informação sobre as telhas produzidas pela ECOPAK é o nosso maior desafio mercadológico, pois não basta que o publico saiba da existência da empresa, é preciso que as vantagens de seus produtos sejam conhecidas a fundo, gerando conhecimento e credibilidade, que possam ser difundidos. Concluímos por meio de pesquisas de mercado que os fatores que mais influenciam na decisão de compra de telhas e tapumes são o preço, seguido da durabilidade e o conforto térmico. Além de mais leves do que as comuns (amianto ou fibrocimento), as telhas ecológicas possibilitam uma passagem de calor 30% menor e são 25% mais baratas. Testes feitos pela própria equipe, e depois estendidos a estudos nos laboratórios do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), também concluíram que o material se mostra superior às demais opções de telhas, de amianto e fibrocimento, tanto em durabilidade como em resistência. Percebemos então, que A ECOPAK possui as três características ressaltadas pelo publico alvo em posição de vantagem em relação aos concorrentes indiretos e esses benefícios serão destacados na campanha mercadológica. Como a empresa não possui concorrentes diretos (única nos segmentos de telhas/placas ecológicas), esses benefícios podem facilmente causar os impactos desejados no mercado local, se bem comunicados. Uma das maiores vantagens da ECOPAK é o fato de seus produtos serem ecologicamente corretos. Essa questão ecológica merecerá bastante destaque na comunicação planejada para a empresa. Isso porque a preocupação com a sustentabilidade em geral é um assunto em voga na atualidade e principalmente, porque o setor de construção civil (engenheiros, arquitetos, designers) têm se mostrado muito interessado em promover obras auto-sustentáveis. O setor de construções (profissionais atuantes) será um publico que merecerá uma atenção especial durante o planejamento mercadológico. Estudantes e consumidores finais também serão informados sobre os benefícios das telhas e placas ECOPAK, bem como sua contribuição para o fomento à sustentabilidade. O posicionamento de mercado da empresa é baixo, é o ponto principal que precisa ser trabalhado. Por isso é preciso identificar a ECOPAK como a única empresa de Uberaba a produzir telhas e placas ecológicas. Além disso, é preciso travar relações de confiança com os profissionais ligados à construção civil, o que refletirá também em uma confiança por parte dos consumidores finais, já que esses profissionais atuam também como formadores de opinião. Tudo isso irá agregar valor aos produtos e à marca ECOPAK, gerando credibilidade e melhorando a imagem e o posicionamento da empresa.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

86


Planejamento Objetivo de Marketing: Gerar conhecimento e posicionar a marca Ecopak no mercado de construções como uma empresa de credibilidade fundamentada em produtos sustentáveis.

Meta de Marketing: Por a empresa estar aquém da demanda atual, a venda de telhas e tapumes (placas) aumentará em 70% após três meses de implantação do planejamento.

Estratégias de Marketing: •

Estabelecer e/ou conquistar novos parceiros, assim como: construtoras, arquitetos, designers, engenheiros civis e engenheiros ambientais;

Campanha publicitária

Ações de Marketing: Ação da estratégia 1: •

Workshop “Obras sustentáveis. Construa com sustentabilidade” Mobilizar os influenciadores sobre a importância do conceito da palavra sustentabilidade e de uma obra sustentável. Serão convidados cem pessoas que trabalham na área de construção civil. Nome palestrante: Marcos Casado engenheiro da Green Building Council Brasil e Cristiano Humberg, sócio da Ecopak. Data/ Local: 03/08 – Espaço Afranio Horário: 08:30hs às 10:30hs Público alvo: Influenciadores e formadores de opinião, como: arquitetos, designers, engenheiros civis e ambientais. Tema: Obras sustentáveis. O palestrante Marcos Casado da Green Building Council inicialmente falará sobre a importância de obras sustentáveis nos dias de hoje. E Cristiano Humberg explicará sobre a matéria prima utilizada nos produtos da Ecopak, mostrando passo a passo do processo de produção e também a relação custo benefício.

Palestra “Sustentabilidade. E agora?” Sensibilizar os alunos dos cursos de Engenharia civil, ambiental, arquitetura e design de interiores da Universidade de Uberaba (Uniube) e da Faculdade de Talentos Humanos (Facthus), do assunto sustentabilidade e fazer com que os mesmos possam indicar a Ecopak futuramente, sendo eles bons formadores de opiniões. Nome palestrante: Paulo Henrique Lopes, professor de Engenharia Ambiental da Facthus e coordenador de pós graduação de Engenharia Ambiental da Uniube, e Cristiano Humberg, sócio da Ecopak. Público alvo: Alunos da Uniube e Facthus (cursos: Engenharia Civil e Ambiental, Design de Interiores e Arquitetura) Data/Local: 11/08 – Anfiteatro Uniube e 18/08 – Anfiteatro Facthus Horário: 19 horas Tema: Sustentabilidade, divulgando e compartilhando conhecimentos, informações e práticas para a sustentabilidade e material reciclado. Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

87


Ação da estratégia 2: Criação da campanha:

1. Estandes para conseguir atingir o público consumidor final: 2. Mercado Municipal no período de 21/08/10 a 28/08/10 3. Shopping Uberaba no período de 11/09/10 a18/09/10 4. Anúncio na coluna social do Jornal de Manhã em duas segundas feiras, divulgando os

eventos que a Ecopak patrocinará.

Objetivo de Comunicação: •

Conceito da comunicação: Econômica para o meio ambiente, econômica para você.

B2C (Business to Consumer): Comunicar aos consumidores finais todos os atributos que geram benefícios das telhas e tapumes Ecopak, mostrando que elas são econômicas e sustentáveis ao meio ambiente.

B2B (Business to Business): Comunicar aos influenciadores e formadores de opinião, a importância de utilizar telhas e tapumes ecologicamente corretos em suas obras, agregando valores de sustentabilidade ao projeto de construção civil. Conceito da comunicação: Conheça o que a tecnologia de reciclados pode fazer pela sua obra.

Estratégias de Comunicação Imagem de marca Posicionar a marca Ecopak no mercado como uma empresa de credibilidade, ressaltando a qualidade de seus produtos, e também por ser ecologicamente correto.

Público Alvo Divididos em dois públicos. São eles: •

Público Alvo 1: Influenciadores e Formadores de opinião (arquitetos, designers, engenheiros civis e ambientais); Perfil: Formadores de opinião que se preocupam com o meio ambiente. Seguindo a tendência de mercado: obras sustentáveis. Posição que ocupam no processo de compra: São intermediários no processo de compra de produtos utilizados nas obras, por meio de indicações que fornecem aos consumidores finais.

Público Alvo 2: Consumidores finais, que estão construindo ou reformando suas residências;

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

88


Perfil: Pessoas que buscam nas telhas e tapumes qualidade e resistência aliada ao preço, além dos atributos que geram benefícios, assim como: conforto térmico, resistência e por ser ecologicamente correto. Posição que ocupam no processo da compra: Possui a decisão de compra em suas mãos, porém é influenciado pelo meio. Na maioria das vezes essa decisão está ligada à confiança na qualidade do produto.

Promessa básica •

Promessa para os influenciadores: Tecnologia e qualidade que sustenta sua obra.

Promessa para os consumidores finais: Economia que sustenta sua obra.

Razão da promessa •

Para os influenciadores: Percebeu-se analisando esse público, que o mesmo está cada vez mais preocupado em construir e indicar obras que priorizam a sustentabilidade. Porém todos concordam que o principal em uma telha é a qualidade. Por isso devemos unir qualidade à sustentabilidade. A moderna tecnologia utilizada na criação de telhas e tapumes feitos a partir de materiais recicláveis será, portanto, difundida, de forma a destacar a qualidade das telhas e tapumes ECOPAK unida à preocupação da empresa com o meio ambiente (tema sustentabilidade), tornando-a uma empresa que transmite confiança e credibilidade.

Para os consumidores finais: A análise desse público mostrou que ele se preocupa bastante com o preço dos produtos utilizados em suas construções. Portanto, além de priorizarem a durabilidade e o conforto térmico, o preço é o ponto fundamental na escolha final do produto. Por fazer tanta diferença na hora da compra, a economia será o destaque da comunicação para este público, aliada à sustentabilidade, que está em alta na atualidade e que é interessante para a comunicação de ambos os públicos (influenciadores e consumidores finais). Difundindo o fato de que a telha é econômica tanto para o meio ambiente quanto para o consumidor, a ECOPAK ficará posicionada como uma empresa diferenciada (econômica) e séria (preocupada com o ambiente) perante este público.

Tema Sustentabilidade

Conceito Qualidade com sustentabilidade.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

89


Ações de Comunicação Ferramentas de comunicação: Workshop (influenciadores): •

Mala direta – convite do workshop que será entregue a cinqüenta influenciadores, pelo representante da Ecopak. Divulgando o blog (www.ecopaksustentavel.blogspot.com. br) para cadastramento do evento e o site da Ecopak (www.ecopak.com.br) para mais informações.

Kit (chaveiro, caneta ecológica TetraPak, panfleto TetraPak, lixo de carro e adesivo) entregue aos convidados do coffe break.

Folder – explicando sobre a Ecopak e os benefícios de seus produtos.

VT – empresarial, veiculando os benefícios que os produtos Ecopak possuem, para o conhecimento do mesmo.

Certificado – entregue a todos participantes do evento;

Mail Marketing – os participantes cadastrarão seus e-mails no blog da Ecopak, e semanalmente receberão informações da Green Building, Tetrapak e da Ecopak, sobre obras sustentáveis, para estarem sempre ligados a sua empresa e sustentabilidade.

Blog – Para o cadastramento do workshop, e de clientes. Logo após a realização do evento, será veiculado no blog da Ecopak, informações sobre sustentabilidade, a empresa e seus produtos.

Palestra (alunos): •

Banner online no site da Uniube e Facthus – para divulgar a palestra para os alunos interessados em se cadastrar, dos cursos de Engenharia Civil e Ambiental, Arquitetura e Design de Interiores;

Kit (caneta ecológica TetraPak, panfleto TetraPak, lixo de carro e adesivo) – entregue aos participantes da palestra.

Folder – explicando sobre a Ecopak e os benefícios de seus produtos.

VT – Empresarial, veiculando os benefícios que os produtos Ecopak possuem, para o conhecimento desse público;

Certificado – entregue no final da palestra para os alunos participantes.

Consumidores Finais: •

Estande (Mercado Municipal e Shopping Uberaba) – ficará exposto uma TV mostrando o VT empresarial da Ecopak a todos que estiverem interessados no assunto sustentabilidade, explicando também o trabalho da empresa e seus produtos.

Um banner exposto, para atrair a atenção do público, convidando-os para conhecer os produtos Ecopak.

Serão distribuídos folders, lixo para carro, adesivo e caneta ecológica TetraPak e panfleto TetraPak.

Anúncio na coluna social do Jornal da Manhã em duas segundas feiras após a realização do workshop e durante a realização dos estandes, para divulgação dos produtos Ecopak, e para reforçar as ações.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

90


Criação

Mala Direta – Convite para os influenciadores, entregue pelo representante da Ecopak “Você se preocupa com a sustentabilidade na hora de projetar ou construir? Então venha participar do workshop “OBRAS SUSTENTÁVEIS. CONSTRUA COM SUSTENTABILIDADE”. O café informativo contará com Marcos Casado engenheiro civil da Green Building Council Brasil, Pós-graduado em Gestão Ambiental Empresarial e Administração de Empresas para Engenheiros e técnicos em projetos mecânicos. E também com Cristiano Humberg, sócio responsável da empresa ECOPAK. O evento será no Espaço Afranio situado na Av. Leopoldino de Oliveira nº4619, no dia 03/08, das 08:30hs às 10:30hs da manhã. Programação: Coffee Break Horário: 08:30 Palestrante: Green Building Council Brasil Horário: 09:00 Palestrante: Cristiano Humberg Horário: 09:45 Confirme sua presença até 02/08 pelo blog da ECOPAK www.ecopaksustentavel.blogspot. com Sustente essa idéia! ECOPAK – Construção com sustentabilidade. Folder – Entregue no Work Shop, Palestras, Estandes, na Empresa e pelo seu representante. “ECOPAK: TELHAS E PLACAS ECOLÓGICAS Construir o novo telhado do mundo é muito fácil. É só usar a cabeça para colocar a sustentabilidade em pratica. A ECOPAK é a única empresa de Uberaba especializada na produção de telhas e placas feitas a partir de materiais reciclados, caixinhas longa vida. A empresa preserva o futuro do meio ambiente e das pessoas com seus produtos 100% reciclados e recicláveis. Cada telha ou placa produzida pela Ecopak retira dos aterros sanitários aproximadamente 1.500 embalagens longa vida que poderiam levar até 450 anos para se decompor no meio ambiente. Se as pessoas e as instituições estão construindo algo, provavelmente se preocupam em não destruir o que já existe ao seu redor. Se isso não acontece, talvez seja porque existam poucas opções no mercado de se construir de maneira sustentável. O diferencial da ECOPAK é este, fornecer subsídios para que as pessoas construam com consciência ambiental. Aliada a essa consciência está a resistência e economia dos produtos ECOPAK. A Ecopak participa de uma associação ligada ao meio ambiente, a Green Building Council (GBC Brasil) www.gbcbrasil.org.br. Esse projeto tem como missão desenvolver a indústria de construção sustentável no país, utilizando as forças de mercado para conduzir a adoção Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

91


de práticas da Green Building em um processo integrado de concepção, implantação, construção e operação de edificações e espaços construídos. Seguindo todos os princípios da sustentabilidade a ECOPAK produz telhas para cobertura, telhas tapume, chapas lisas e cumeeiras para obras. Todos esses produtos são concebidos por meio de plástico e alumínio prensados, retirados de embalagens longa vida, de forma totalmente ecológica, sem utilização de água nem produção de resíduos. Por que sustentar essa idéia? O alumínio, um dos materiais utilizado na produção das telhas e placas ECOPAK é um isolante térmico natural, por isso o calor é reduzido em até 40%. Produtos praticamente inquebráveis devido a matéria prima TetraPak ser mais resistente! Menor custo no valor final da construção, pois, as telhas e placas não necessitam de madeiras para a montagem dos telhados, sendo também mais práticas; Todos os produtos são auto embalados e não geram resíduos ou descartes na natureza; Conheça a ECOPAK e Sustente essa idéia! Av. Dona Maria de Santana Borges, 420 - Uberaba/MG (34) 3313-6967 / 7812-5355 / Nextel ID 97*8847 Email: info@ecopak.com.br Blog: www.ecopaksustentavel.blogspot.com.br Site:www.ecopak.com.br Skype: ecopak1 ECOPAK. Construção com sustentabilidade.

VT Empresarial – Veiculado no Workshop, Estandes e Palestras “Roteiro Literário CENA 1 – Imagens da fachada; pátio de produção; algumas obras que utilizam os produtos da empresa. CARACTER: Tecnologias Sustentáveis LEGENDA E LOC OFF: No mercado uberabense desde 2006, a empresa Ecopak pratica o ecologicamente correto na elaboração de tecnologias sustentáveis para a construção civil. CENA 2 – Imagens mostram o material reciclado, cenas da produção e a imagem de cada produto (telhas; tapumes; chapas lisas, cumeeiras). CARACTER: Materiais 100% Recicláveis LEGENDA E LOC OFF: Com materiais 100% recicláveis, provenientes das caixas de leite longa vida, produz telhas para coberturas, tapumes, chapas lisas e cumeeiras. CENA 3 – Imagens mostram o produto (telha) em detalhes e algumas imagens das mesmas sendo instaladas em casas ou prédios. CARACTERES (um a um): Termoecológicas / Impermeáveis / Resistentes / Mais Duráveis LEGENDA E LOC OFF: Além de reterem menos calor que as outras existentes, as telhas Ecopak são impermeáveis, possuem elevada resistência a granizo e a maresia, não são suscetíveis à agentes químicos e não propagam chamas, o que lhes garante maior durabilidade. CENA 4 – Imagens mostram o carregamento para o transporte; a preparação dos produtos e o teste de resistência com a imagem de um carro passando por cima da telha. CARACTERES (um a um): Fácil Manuseio / Instalação Simples Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

92


LEGENDA E LOC OFF: De fácil manuseio e transporte, sua instalação é simples. Podem ser cortadas manualmente e não quebram, nem trincam sob a penetração de pregos ou parafusos. CENA 5 – Imagens do memorial de Chico Xavier que é feito com os produtos da Ecopak; imagens de outras construções que utilizam os produtos da empresa. CARACTERES (um a um): Descubra! / Ecopak / Economia LEGENDA E LOC OFF: Descubra o que a tecnologia sustentável pode fazer por você e sua obra! Usar produtos Ecopak em sua construção significa economia para o meio ambiente e principalmente para o seu bolso. CENA 6 – Assinatura do VT com logotipo, slogan e contato LOC OFF: O telhado do mundo é a sua consciência. ECOPAK: Construção com sustentabilidade.”

Chaveiro – entregue como brinde no workshop como forma de memorização da marca Ecopak, destaque para a logomarca da Ecopak, traz telefone de contato da empresa. Adesivo - Entregue como brindes para todos os públicos, em todos os eventos, para memorização do nome Ecopak. “Sustentabilidade. Economize o meio ambiente e preserve o seu bolso.” ECOPAK. Construção com sustentabilidade. Lixo para carro - Feito de material nao tecido (TNT) de cor natural, é silkado com logomarca ao centro e logo abaixo contato e endereço da Ecopak. Banner – Exposto nos estandes montados no Mercadão e Shopping Uberaba. “Sustentabilidade. Economize o meio ambiente e preserve o seu bolso” ECOPAK. Construção com sustentabilidade. Banner online – Forma de divulgação para as palestras dos alunos, no site da Uniube e da Facthus, contendo o título das palestras, nome do palestrante, data e horário. Certificados – entregue para os alunos participantes das palestras e para os influenciadores participantes do Workshop; Blog – Falando sobre a empresa e seus produtos, telefone de contato e contendo um espaço para cadastramento de clientes. E-mail Marketing – Todas as pessoas ou empresas cadastradas no blog Ecopak Sustentável, receberão novidades sobre o mercado sustentável e uma lembrança parabenizando os clientes no dia de seu aniversário. Porta Flyer - Feito de material Ecopak (chapa lisa), recebe estampada na parte frontal a frase: “Economize o meio ambiente e preserve o seu bolso”, seguindo o conceito utilizado para o publico consumidor final, destaque outra vez para a logomarca da Ecopak ao centro da peça.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

93


Slogan “Construção com sustentabilidade”

Peças Cores: utilizamos as cores da marca para fazer referência direta a ela e a contrastamos com o verde dando referência ao meio ambiente e sua preservação. Desenho: a casa remete à proteção, à sustentabilidade. Padronizada em todas as peças. Toda a campanha foi pensada de forma sutil e com raciocínio direto para que a mensagem seja levada de forma mais fácil ao receptor. O texto remete exatamente aos benefícios diretos do produto.

BANNER

EM lona impressão digital, tamanho 1,20 x 0,90 Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

94


certificado

Formato A4, 4 cores papel couche fosco 180g.

adesivo

10 X 6 cm papel adesivo 4 cores.

Trabalho de Conclus達o de Curso - EcoPak

95


banner uniube

Trabalho de Conclus達o de Curso - EcoPak

96


banner facthus

Trabalho de Conclus達o de Curso - EcoPak

97


blog

mala direta

ENVELOPE COM FACA ESPECIAL, CARTテグ INTERNO 4 CORES. Trabalho de Conclusテ」o de Curso - EcoPak

98


MAIL MARKETING

PEÇA EM MEIO DIGITAL.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

99


folder

21 x 15 cm – couche liso 180g - faca especial – 4 cores.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

100


lixo para carro

Material em TNT sem com, silkado em duas cores.

porta flyer

Material Ecopak (chapa lisa) – silkado em duas cores.

Trabalho de ConclusĂŁo de Curso - EcoPak

101


chaveiro

silkado em duas cores.

estande

Estande Ecopak, cobertura feita com as telhas da Ecopak, acompanha o Banner e o porta flyers, TV para o VT explicativo, e layout de acordo com o conceito da empresa.

Trabalho de Conclus達o de Curso - EcoPak

102


Tom (tônica) das peças de comunicação Banner Como essa peça será instalada nos estandes, palestras e workshop a quesito de chamar o publico e despertar interesse em conhecer os produtos Ecopak, a linguagem utilizada em seu texto foi simples e direta. As palavras economia e sustentabilidade não poderiam deixar de aparecer para que o convite chame a atenção do público alvo, já que em torno disso gira a promessa da campanha para este público. Folder Bastante informativo, a tônica dessa peça é o detalhamento da empresa e dos produtos oferecidos pela Ecopak. A linguagem dessa peça funciona como um convencimento, um embasamento teórico para que o público tenha certeza de que deve optar pela Ecopak, já que são tantos benefícios expostos que não há como não se encantar pelos produtos oferecidos pela empresa. Kit de brindes (adesivo, chaveiro e lixo de carro) O nome da Ecopak aliado a uma imagem agradável e colorida forma a tônica dessa peça, que servirá como brinde nos eventos realizados e funcionará como fixadora da marca. Como o adesivo pode ser colado, não só quem ganha o mesmo será influenciado como também outros públicos que verão o adesivo e poderão se interessar em conhecer a empresa. Certificado Será entregue ao público que participar dos eventos realizados e servirá como incentivo para que as pessoas se preocupem em construir e viver priorizando a sustentabilidade. O certificado acaba demonstrando o conceito da ECOPAK e mostrando que a mesma consciência ecológica que a move deve mover também as pessoas, o que mexe também com o emocional dos públicos envolvidos nos eventos. VT Empresarial Como o VT será apresentado nos estandes durante todo o tempo e nas palestras e workshop como apoio explicativo, seu conteúdo é bastante técnico e demonstrativo, com imagens dos produtos Ecopak e de seu processo de fabricação. Os benefícios são expostos a todo o tempo por meio de locução acompanhada de legenda e também caracteres com informações relevantes. Mais uma vez a linguagem é informativa e objetiva. Email Marketing Linguagem técnica na parte informativa sobre o mercado da construção civil aliado às novidades sobre a sustentabilidade, sendo de grande valia para os profissionais da área, o que demonstra a preocupação da Ecopak com a atualização profissional dos mesmos, o que acaba funcionando como uma linguagem técnica que irá trabalhar também o emocional. Essa linguagem emocional é utilizada também quando o público que já está a par sobre esses conceitos, uma vez que já se cadastraram, é parabenizado pelo seu aniversário por meio de mensagens sensíveis, o que mais uma vez demonstra preocupação por parte da empresa com o bem estar de seus clientes e parceiros.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

103


Mala direta A mala direta trabalha com o ego dos profissionais da área de construção civil em geral. Isso porque cada vez mais este público se preocupa em parecer “antenado” com os conceitos ligados ao meio ambiente. Por isso a tônica dessa peça tem uma linguagem direta e objetiva, convidando para o coffee break que contará com palestras sobre sustentabilidade. Apenas no inicio do texto o público tem seu ego profissional tocado por meio da frase: “Você se preocupa com a sustentabilidade na hora de projetar ou construir?” Com essa peça, o público se sentirá motivado a comparecer pela visibilidade que o evento pode trazer aos profissionais que se mostram preocupados com a sustentabilidade. Estande Será utilizado em dois locais: Mercado Municipal de Uberaba e Shopping Uberaba para atingir o consumidor final, através de uma estrutura física simples, porém atrativa, contará com uma recepcionista a qual irá explicar as vantagens dos produtos Ecopak e sobre a empresa, contando com pufes, telão ( onde será veinculado o VT), banners ( para chamar á atenção das pessoas para que as mesmas possam conhecer o stande), folders explicativos dos produtos Ecopak e a importância de construir com sustentabilidade, e kits com os brindes.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

104


Mídia Histórico de mídia A empresa Ecopak investiu em comunicação na sua fase de inauguração, trabalhando com a Agência Sollo Comunicação que produziu a sua logomarca, banners, folders e catálogos. Além disso, foram feitos anúncios em jornais como o Jornal da Manhã e o Jornal de Uberaba, quatro reportagens no programa Gestão Responsável da TV Universitária, programa testemunhal de 30s e entrevista no programa Tony Carlos (radio AM), anúncios no Netsabe, Guia sei e no Mercado Livre (site de compras on-line). Segundo um dos sócios da empresa, Cristiano Humberg, nada foi feito para mensurar em números o quanto foi interessante para a empresa, porém, afirmou ter um retorno positivo com essa comunicação.

Objetivo das mídias Na mídia interna mostraremos os benefícios dos produtos Ecopak. Já nas mídias externas temos como objetivo despertar interesse do público com o assunto sustentabilidade, e posteriormente atingir o objetivo de comunicação, o qual é posicionar a marca no mercado, mostrando a seriedade do trabalho da Ecopak em preocupar pelo meio ambiente e pelo nosso futuro. Abaixo, destacamos a importância de cada mídia. São elas: VT Será passado nos estandes, palestras e workshop. Totalmente empresarial, mostrando os benefícios dos produtos Ecopak, assim como despertando a atenção do público para que os mesmos possam a vir consumi-los e/ou fidelizar à empresa. Banner Com informações rápidas e claras ficará posicionado em todos os eventos e no estande para atrair o público a conhecer a empresa Ecopak. Mala Direta Convite feito aos influenciadores (engenheiros civis e ambientais, arquitetos e designers) para participarem do workshop. Folder Entregue em todos os eventos (palestras e workshops) e também nos estandes e pelo representante da Ecopak durante todo período de divulgação da empresa. Certificados No final das palestras e workshop, os participantes receberão certificados para que os mesmos possam ter um documento comprovando que participaram do evento. Kit (chaveiro, lixo para carro e adesivo) Serão entregues nos eventos e nos estandes com intuito de posicionar e reforçar a marca Ecopak ao público consumidor.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

105


Blog Ecopak sustentável Como a internet é um dos meios mais utilizados pelo nosso público, teremos o blog para que os consumidores possam saber das atualizações da Ecopak e de todos os eventos realizados. Os influenciadores poderão fazer seus cadastros pelo blog. A mídia é de forte impacto, traz credibilidade à empresa, coloca os consumidores a par das novidades, e disponível mundialmente. Caneta e panfletos Com apoio da TetraPak, canetas ecológicas e panfletos serão distribuídos nos eventos e estandes reforçando a importância da sustentabilidade. Banner online Para os alunos dos cursos de Engenharia Civil e Ambiental, Arquitetura e Design de Interiores serão feitas palestras, divulgadas por meio de banner online no próprio site da faculdade (Facthus e Uniube), e os alunos poderão fazer seus cadastros para participarem da palestra. E-mail Marketing No dia do aniversário da empresa, será enviada uma parabenização à mesma. Porta folder Expostos no galpão dos estandes. Coluna social Após o workshop o colunista do Jornal da manhã publicará uma nota com fotos do evento que houve com intuito de reunir todos os influenciadores para discutirem sobre a importância da sustentabilidade e divulgando os produtos Ecopak.

Público alvo da mensagem Influenciadores e estudantes: Pessoas envolvidas com construção civil, engenheiros civis e ambientais, arquitetos e designers e alunos, formadores de opiniões, que estão graduando em cursos de Engenharia Ambiental, Civil, Arquitetura e Design de Interiores. Consumidores finais: Que estão construindo ou reformando suas casas e que se preocupam com qualidade ligada ao preço e ao meio ambiente.

Onde falar Influenciadores e estudantes: • Workshop (banner, mala direta, kit de brindes, folder, VT empresarial, certificado, blog) • Palestra Uniube e Facthus (banner online, kit de brindes, folder, VT, certificado) Consumidores Finais: • Estande no Mercado Municipal e Shopping Uberaba (VT, banner, folder, kit de brindes) • Coluna social do Jornal da Manhã

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

106


Com que freqüência falar Período de três meses de campanha, começando no dia 19/07/10 até o dia 16/10/10 para conseguir atingir o objetivo de campanha, que é posicionar a empresa Ecopak no mercado, após esses três meses de divulgação a empresa deverá mudar o foco da campanha para que esse público possa criar simpatia e preferência pela Ecopak e seus produtos. Verba empenhada: R$8.000,00 durante três meses de campanha

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

107


Custos da Campanha e Calendário de ações de comunicação: Ferramentas

Mídia/Ação

Período de veiculação

Discriminação

Custo

Mala Direta

Ação

De 19/07 a 30/07

Valor da impressão de 50

R$ 200,00

Work shop

Ação

Dia 03/08

Valor do coffe break e recepcionista

R$2.000,00

Folder

Ação

De 03/08 a 16/10

Valor da impressão de 1.000

R$ 230,00

Dias 03/08, 11/08 e 18/08

Valor da impressão de 200

R$ 220,00

Certificado alunos e influenciadores Chaveiro

Ação

Dia 03/08

Valor da fabricação de 100

R$ 120,00

Lixo para carro

Ação

De 03/08 a 16/10

Valor da fabricação de 1.000

R$ 670,00

Adesivo

Ação

De 03/08 a 16/10

Valor da fabricação de 1.000

R$ 525,00

VT empresarial

Indoor e Externa

Todos os eventos de Agosto à Outubro

Sem custos

-

Blog

Internet

De 03/08 a 16/10

Sem custos

-

Mail Marketing

Internet

De 03/08 a 16/10

Sem custos

-

Caneta ecológica

Ação

De 03/08 a 16/10

Patrocínio TetraPak

-

Panfleto TetraPak

Ação

De 03/08 a 16/10

Patrocínio TetraPak

-

Banner online

Internet

Dias 11/08 e 18/08

Sem custos

-

Estande Mercadão

Externa

De 21/08 a 29/08

Estrutura, divulgação e recepcionista

R$ 1.100,00

Estande Shopping

Externa

De 04/09 a 18/09

Estrutura, divulgação e recepcionista

R$ 2.500,00

Banner

Externa e Indoor

Todos os eventos de Agosto à Outubro

Valor da fabricação de dois

R$ 110,00

Porta folder

Externa

Todos os eventos de Agosto à Outubro

Valor da fabricação de dois

R$60,00

Coluna social JM

Jornal

Dias 09/08 e 13/09

Valor de divulgação de duas segundas feiras - Bia Adriano

R$1020,00

Passagem e hospedagem palestrante Marcos Casado

Ação

Dias 03/08 e 04/08

Ida e Volta de SP e Ura, e diária Quéfren Hotel

R$212,50

TOTAL:

R$8967,50

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

108


Considerações Finais Durante o primeiro semestre de 2010 realizamos para a empresa ECOPAK um projeto de responsabilidade social e um planejamento de campanha. Neste planejamento procuramos nos focar no objetivo da empresa, que é aumentar seu poder de marca e obter maior visibilidade no mercado de Uberaba. A empresa é única em seu segmento e possui forte diferencial, porém o publico desconhecia a quantidade e a qualidade dos benefícios que seus produtos possuem e isso era um problema grave que precisava ser sanado. De acordo com o objetivo e respeitando a verba disponibilizada, a Agência Shiva concebeu um planejamento que conta com eventos, palestras e muita informação sobre os produtos ECOPAK. Fixar esses benefícios na mente do publico foi essencial e para isso realizamos ações eficientes para que o publico conheça, memorize e se sinta motivado a ser um cliente ECOPAK. Mais uma vez este trabalho nos permitiu aperfeiçoar nossos talentos, descobrir novos e testar nosso comportamento perante o mercado, já que se trata de uma empresa real, com problemas, objetivos e metas reais. A lição mais uma vez foi que o aprendizado é diário, nunca tem fim. Para atender nossos clientes precisamos conhecê-los a fundo, sua história, sua trajetória e além de tudo é preciso compreendê-lo. Sentimos que estamos preparados mas temos a consciência de que o desafio é diário e que comprometimento, curiosidade e serenidade devem andar juntos para o sucesso de um trabalho. A Shiva Comunicação e Marketing se sente com sensação de dever cumprido e também com fôlego e garra para entrar no mercado e mostrar a que veio. Não termina aqui, apenas começou e começou com tudo.

Trabalho de Conclusão de Curso - EcoPak

109


Trabalho de Conclus達o de Curso - EcoPak

110


TCC - Agencia Shiva