Issuu on Google+


Saudação à

Bandeira Símbolo Oficial da República Federativa do Brasil, como forma de saudação, invocamos a tua proteção para que volte a simbolizar com dignidade uma Nação que a cada dia mais desliza na direção da mediocridade e se deteriora, ética e moralmente, pelos nefastos procedimentos da maioria de seus dirigentes maiores. Formada por um retângulo, nele inserido um losango, cujo centro possui um círculo com alvas estrelas e uma faixa branca que contém uma frase, cada elemento que a constitui possui um significado patriótico e de moralidade cívica, atualmente muito vilipendiado pelo procedimento incorreto e desonesto dos responsáveis pela má gestão dos recursos públicos. Assim, o verde, que simboliza as matas, ainda demonstra em ti a esperança, da Nação Brasileira em dias melhores, mais saudáveis, sem roubos e badernas, por todos desejados. Seu amarelo, que representa as riquezas que ainda restam e permanecem imunes aos ataques despudorados dos vorazes corruptos, por certo sustentará a valoração da honestidade que deve voltar a reinar neste país. O azul, contemplando o firmamento que cobre nosso rincão, na certeza de que dias melhores e de mais moralidade administrativa voltem a figurar como

procedimento normal, assim como o branco de sua faixa central possa efetivamente significar a paz, sonho, desejo e esperança de todos seus filhos, que vivem, presentemente, em estado de permanente insegurança. As estrelas, representando os Estados Brasileiros e o Distrito Federal, distribuídas conforme o nosso céu, em disposição estética e não sideral, devem deixar de ser as guias em torno das quais gira a contestação da roubalheira e voltar a caminhar sempre coesas, na manutenção de um Brasil sólido, pujante, livre dos malfeitores, restaurando, assim, nosso sentimento de dignidade pessoal. Ordem e Progresso, influência do positivismo, não só pela atual ausência de civismo, como pela desigualdade político social que se instaurou, implantando a desordem e comprometendo o desenvolvimento,

Palestra proferida pelo PCC Aurélio Pires, Lions Clube Salvador Barbalho durante o 3º Conselho Distrital do LA-2 realizado em Jacobina (BA)nos dias 07 e 08 de março.

devem ser restabelecidos, com toda a força de suas legitimas expressões, para que voltemos a nos orgulhar de sua simbologia. Referência nacional, que inclusive foi mortalha de muitos heróis, BANDEIRA DO BRASIL, não permita que continue esse estado de calamidade que a Nação atravessa e colabore com sua austeridade e vigor ao povo brasileiro e, em particular, à família leonística, na mobilização de todos os segmentos, em prol do fortalecimento de brasilidade, para que cada cidadão possa ser um defensor da ética e da moral. E que voltemos a ter respeitada a ordem democrática, possibilitando efetivo e sadio progresso.


Urgente

Distrito tem campanha aprovada

Lions repassa recursos do Bazar da Solidariedade

O Distrito LA-3, sob a coordenação da CaL Ivone Teles, presidente da Região A, realizou mutirão de saúde na estação central do metrô de Recife, com conscientização sobre os males causados pela diabetes. Foram cerca de 700 atendimentos, como testes de glicemia, aferição de pressão arterial, orientação em geral sobre a doença e outros, tudo supervisionado pelos médicos Evaldo Souza e Carine Azeredo, da parceira Faculdade Pernambucana de Saúde. Mais de 151 voluntários - entre técnicos, Leões e médicos - deram sua parcela de contribuição. Estandartes dos clubes de Lions, faixas, baners e panfletos divulgaram a marca Lions. A ação foi aprovada por 98,68% da população. Os que participaram indicaram a promoção para outras pessoas.

No dia 15 de abril, em solenidade realizada na UBSS, o Lions Clube Santa Rosa Centro repassou o arrecadado no Terceiro Bazar da Solidariedade do Lions às entidades atendidas pelo clube. Com a presença de autoridades locais, Receita Federal do Brasil e a jaula do clube, foram entregues os cheques com os valores pleiteados em cada um dos projetos apresentados e aprovados. Foram contempladas as seguintes Entidades: ABOSCO, AFAPENE, APADA, AVIPAE, Lar do Idoso e Patronato Agrícola, cada um com R$ 10 mil. Com este bazar, o Lions Clube Santa Rosa Centro, em parceria com a Receita federal do Brasil, repassou um total de R$ 260 mil para entidades locais.

Homenagem à comunidade Os Lions Clubes de São Leopoldo, Divisão A-1, Distrito LD-2, prestaram homenagem a representantes da comunidade nas áreas de educação, meio ambiente, saúde e segurança pública. Todos irão concorrer ao Prêmio Lions na próxima Convenção Distrital.

LC Caçapava do Sul comemora 54 anos Homenagem às mulheres em Brusque

Como parte da atuação do Lions Clube, destaque para diversas promoções tradicionais de caráter beneficente, entre as quais Boneca e Bonequinha Lions, Acuidade Visual, Enxoval dos Bebês, Natal da Criança, Campanha dos Medicamentos, Dia de Ação Solidária, Alunos Destaque, Cartaz da Paz e almoço festivo Homens na Cozinha. Presidido atualmente por Leoni Werlang de Moura, o clube conta com 35 integrantes em seu quadro social.

Dia 27 de março, a Câmara Municipal de Brusque, comemorando ainda o Dia Internacional das Mulheres, fez uma homenagem às mulheres que se destacaram, trabalhando para a comunidade brusquense, seja de forma profissional ou solidária. A CaL Vera Maria Bina Silveira, esposa do PCC Marco Antônio Pizarro da Silveira, foi uma das homenageadas, com o Mérito Institucional, por sua dedicação como professora e participante em diversas instituições beneficentes.

3 - LION EM PORTUGUÊS

Uma missa em ação de graças na Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção, no dia 22 de abril, registrou o aniversário de 54 anos do Lions Clube de Caçapava do Sul. A celebração religiosa também foi dedicada aos Ex-Presidentes, Companheiros, Companheiras e Domadoras falecidos no período. Fundado em 21 de abril de 1960, o clube de serviço tem participação ativa na comunidade caçapavana. Composto por um grupo de homens e mulheres idealistas, oriundos de diversos segmentos da sociedade, faz um significativo trabalho voluntário, por meio de constantes atividades e campanhas, levando apoio, solidariedade e esperança para a comunidade mais carente do município.


LION

Nós Servimos em 208 países Março/Abril - 2014 - Ano 51 - nº 298 Tiragem: 25.000 exemplares

NOSSA CAPA

Índice 03 Urgente 05 Mensagem do Presidente 06 LCIF 11 Mensagem / DMLA 12 Giro / DMLA 13 Governadores / DMLA 19 O que vai pelos Distritos / DMLA 21 Mensagem / DMLB 22 Giro / DMLB 23 Governadores / DMLB 27 O que vai pelos Distritos / DMLB 29 Mensagem / DMLD 30 Giro / DMLD 31 Governadores / DMLD 40 O que vai pelos Distritos / DMLD 42 Leo Graças

Institutos de Liderança trabalham na formação de Leões em Fortaleza e Curitiba

Distrito LD-3 comemora Dia do Leonismo Gaúcho com jantar no litoral

Revista dos Lions Clubes do Brasil - Março/Abril 2014 - Nº 298

9 770 104 77 112 0

00298

LD-3

LB-2

LA-3

Convenções Distritais

movimentam Distritos brasileiros no mês de abril

Na edição março/abril da sua revista Lion, você fica por dentro de tudo o que ocorreu nas Convenções Distritais por todo o país. Além disso, descobre como funcionam os Institutos de Liderança na formação de Leões que devem encabeçar o movimento nos próximos anos e conhece um pouco do LEO Clube Fortaleza Melvin Jones, Ceará, Distrito LA-4, premiado como clube de excelência no país em 2013. Boa leitura!

A Revista Lion é uma publicação oficial da Associação Internacional de Lions Clubes, editada por autorização da Diretoria Internacional em 34 edições e 21 idiomas: português, inglês, espanhol, japonês, chinês, francês, sueco, italiano, alemão, finlandês, islandês, coreano, holandês, dinamarquês, turco, grego, norueguês, polonês, hindu, indonésio e tailandês. Executivos e Diretores da Associação Internacional de Lions Clubes no Ano Leonístico 2013-2014: PRESIDENTE INTERNACIONAL: Barry J. Palmer, Berowra, Austrália. EX-PRESIDENTE IMEDIATO: Wayne Madden, Indiana, EUA. PRIMEIRO VICE-PRESIDENTE: Joseph “Joe” Preston, Arizona, EUA. SEGUNDO VICE-PRESIDENTE: Dr. Jitsuhiro Yamada, Minokamo, Japão. DIRETORES INTERNACIONAIS - 1º ano: Fábio de Almeida, São Paulo, Brasil; Larry Dicus, Whittier, Califórnia, EUA; Roberto Fresia, Albissola Marina, Itália; Alexis Vincent Gomès, Pointe-Noire, República do Congo; Cindy B. Gregg, Pennsylvania, EUA; Byung-Gi Kim, Gwangju, República da Coréia; Esther LaMothe, Michigan, EUA; Yves Léveillé, Québec, Canadá; Teresa Mann, Hong Kong, China; Raju V. Manwani, Mumbai, Índia; William “Bill” McKinney, Illinois, EUA; Michael E. Molenda, Minnesota, EUA; John Pettis Jr., Massachusetts, EUA; Robert Rettby, Neuchâtel, Suíça; Oya Sebuk, Istambul, Turquia; Hidenori Shimizu, Takasaki, Japão; Steven Tremaroli, Nova York, EUA. 2º ano: Benedict Ancar, Bucareste, Romênia; Kalle Elster, Tallinn, Estônia; John A. Harper, Wyoming, EUA; Stacey W. Jones, Flórida, EUA; Sunil Kumar R. Secunderabad, Índia; Dr. H. Hauser Weiter, Virgínia, EUA; Jaime Garcia Cepeda, Bogotá, Colômbia; Stephen M. Glass, Virgínia, EUA; Sangeeta Jatia, West Bengal, Índia; Tae-Young Kim, Coréia; Kenneth Persson, Suécia; Jui-Tai Chang, Taiwan; Judy Hankom, Iowa, EUA; Sheryl M. Jensen, Nova Zelândia; Donal W. Knipp, Missouri, EUA; Dr. Ichiro Takeshisa, Tokushima, Japão; Harvey F. Whitley, Carolina do Norte, EUA. Diretor Executivo: Peter Lynch; Editor Gerente da Revista LION: Dane La Joye; Editor Assistente: Jay Copp; Editora Associada Pamela Mohr. Escritório de Representação dos Lions Clubes Internacional do Brasil: Rua Botucatu, 979, CEP 04023-062 - São Paulo-SP.

LION EM PORTUGUÊS

a 06

Págin

Fundada no Brasil em 1963. 1º Editor: CL PDG Mário César Rodrigues Pereira - período 1963 a 1974. 2º Editor: PID Zander Campos da Silva - desde 1975. Código de Barras nº ISSN 0104-771x

u tiveEditada sob responsabilidade e Fiscalização dos Distritos Múltiplos LA, te, e siden ajuda LB e LD. Registrada como revista noticiosa no Cartório W. Sampaio e r P i a , eu fu enciar su steve lá Registro e s or de Pessoas Jurídicas sob o nº 144991 de Goiânia, GO, em ando “Qu ra de pre ão. Você usada04pde junho de 1998. a ç n is, a ho a Funda stação c aturaComissão a n for Editorial 2013-2014: PDG José Aristóteles Falcão, DMLA; ss em ight Maria a no do a dev esastres a SPCC feliz s Rosilene Mestre Medeiros, DMLB; PCC Nilton Tadanori fico 12-13. guin des e d program ilia do o Presidente, DMLD. ), e n s IF 0 Kinoshita, x o sta (LC em 2 es têm mpe do noss erias, au a Lions bes o te lu ã õ ç C n a , Le Técnico - Editor: Zander Campos da Silva, Jornalista ra arc ram Corpo do Lions ssa Fund ão e os celeb outras p do prog mun oProfissional nº 102/1957/DRT/GO. Editor Assistente: Zander Campos l de . no aç ids e or meio s de todo da s Jr. Jornalista Profissional nº 548/03/171/DRT/GO. Projeto ciona dos de sa Fund possível. panhas K a te n a Silva r p a m s G la te s lt a o s, so joven em esco ia com a eGráfico: e, e ão In osos resu to que n rnam is ções e c anitária Publicidade; Diagramador: Rogério do Prado Vieira; to a c m e ll ng ditCannes ndaç h st, er ar a Fu maravil do impa doações ia em do ades hu vítimas d Que do parc sles Cha Redatora re e tradutora: Heloiza Amaral Nogueira - GO 01218JP; d c a te r r s a n id c s n s o a s o e o a n a s e e s d p ê u o e m ê M õ u r id r c S c ç o s lh a n fi e . o m d Secretária executiva: Norma Jaime Damasceno. Venda Avulsa: R$ e la p n s orgu riga o Pr datio om v uar - Assinatura Anual - Brasil R$ 45,00 - Exterior U$S 25,00. Edição, 1968 de trans de, nas popu emo Foun mais. Ob to contin 7,00 Com rtilhar c velmente da em ú sa a ílio a ntos, pod s c a x r s o u a . a ia e n a a r e a p a o v c it id ste e Distribuição: Gráfica e Editora Única Ltda. Av. foi muit IF. Prom oando àFotolitos, com inacred ssa m iamos n nciamos omo, ju a vImpressão ue e LCIF c il e no C d minh he.” – 5.270, Setor Aeroporto, CEP: 74070-010, Goiânia, em q do a em L itando e resto deIndependência, Estou sde que ulhoso d isão, aux e provide cê verá an esso s, servin lhar p e c o v g m v d d u r te s ia lo o e o a l, r o GO, Brasil, Tel/Fax: (62) 3212-4282. c n c e ia pe rti o ac tid ua os iên me a x-Preside nitár no d ção muit mpa io an defic lvam elo a as huma uero co que será unda que você ID e ERepresentante no Distrito Federal - Front Representação de Produtos p F Estou , nós sa as com e relatór m q s s o e al, ro ,P -Ta ss au de Comunicação LTDA, SCS - Qd.06 - Bl.A - Edifício Presidente, Salas Espe Kun Tam Junto mos pess meio de ente -Kun as c acion Wing verem n lho em fr ão Intern a r g d o in P IP 506/07 CEP 70327-900, Distrito Federal - Tel.: (61) 3321-9100 / ju P . W a ti s o O nç IF man trofe dar. tos a onve 3324-0609. de LC catás imen Leões se para aju óxima C r p . m e-mail: lionpress@imagemunica.com.br vidas meus cu . Se os á pronta ante a pr r te r Envio Presiden continua você du , Home page - www.revistalion.com.br m te o IF o n e com ano, LC uistas c ram e As opiniões dos artigos aqui publicados não são necessariamente da c q n in a o en cad mais c to. S Revista Lion em Português, podendo a publicação não ter pensamento add IF Correção: Complementamos a informação oron a A. M al de LCdo 136º colocado no IV Mutirão e aind da em T n idêntico. A Revista Lion em Português circula de acordo com as y n a a cio W z a li P n a I r Nacional dos Lions ClubesP na Saúde contida na edição 296. Trata-se do LC re te normas da Diretoria Internacional com seis edições por ano, de dois nte In e id s em dois meses, iniciando-se em julho/agosto de cada Ano Leonístico. Pre Paulino. O clube foi o 1º colocadoEno Nova Friburgo Conselheiro LC-11, rvin Distrito , s s a e s É distribuída no Brasil e demais países onde residem os Diretores e utr ês m om as o com tr realizando 1.053 exames. s Internacionais. a c ar en to h p n in a ju m r seu is de a ca nder mo Depo u a apre idade e uiado po l, co g visua o a ia c n pass as de su muleta, eficiê ç a om d crian a de um om ça c ças c inas vão ajud crian inas kins, ired m n , a ia o in r v c c r e Per ilip lip

nual

io A latór

bs s Clu Lion national Inter dation Foun

Re

CIF de L

R

4 - LION EM PORTUGUÊS

LEO Clube Fortaleza Melvin Jones comemora título de excelência nacional

LION

His s i e S

CIF

L e d s ria


Mensagem do Presidente

Reinvente-se como uma estrela das mídias sociais Fiz a minha vida vendendo casas. Para ser um sucesso rápido no negócio, era preciso usar todas as ferramentas à disposição. Anúncios de jornal, em particular, ajudaram-me a mostrar casas e a atrair compradores. Isso foi antes. Hoje, como eu tenho certeza que você sabe, a Internet é crucial para o negócio imobiliário. O fato é que você tem que se adaptar ou murchar e morrer. Os Lions Clubes não vendem um produto, é claro. Mas nós temos que nos vender no mercado de percepção, visibilidade e viabilidade. Lions não tem que estar na moda. Mas precisamos estar lá na web, Facebook, Twitter, e assim por diante. Às vezes, os mais inteligentes, as pessoas mais capazes ficam no caminho por causa de uma incapacidade de se adaptar e ser flexível. “Eu acho que existe um mercado mundial para talvez cinco computadores”, disse Thomas Watson, presidente da IBM, em 1943. “ Quem diabos quer ouvir os atores falar? “, disse HM Warner, da Warner Brothers, em 1927. “Nós não gostamos do som deles e música de guitarra está por fora”, afirmou Decca Recording Co., depois de rejeitar os Beatles, em 1962.

Bom, por outro lado, em 2014, você não tem que ser um gênio para promover o Lions

e, ao fazê-lo, adicionar membros, especialmente os mais jovens, atrair mais pessoas para eventos e melhorar o moral do clube, a comunicação e o atendimento. Você realmente só precisa abrir a página xx e ver 25 passos simples para obter o máximo proveito dos meios de comunicação social. Já me converti às mídias sociais. Estou nesta terra há muitos anos e agora tive que reaprender como fazer as coisas. Agora eu escrevo um blog para o site do LCI, compartilho fotos na minha página do Facebook e assisto vídeos engraçados e informativos do Lions no YouTube. Eu sonhei com um novo Barry, que estava em sintonia com os tempos. Siga seu sonho. Alcance o céu e dê um zoom pelo ciberespaço. Você vai desfrutar do passeio e seu clube vai brilhar como uma estrela

Barry J. Palmer

Presidente Internacional 2013/14

5 - LION EM PORTUGUÊS

cadente.


R

Lions Clubs International Foundation

Relatório Anual de LCIF “Quando eu fui Presidente, eu tive

Como Presidente da Fundação Internacional de Lions Clubes (LCIF), fico feliz em compartilhar com você os maravilhosos resultados de nossa Fundação em 201213. Estou inacreditavelmente orgulhoso do impacto que nossa Fundação e os Leões têm tido desde que LCIF foi criada em 1968. Suas doações tornam isso possível. Estou muito orgulhoso de nossa marca de transparência em doações e campanhas. Juntos, nós salvamos a visão, auxiliamos na saúde, nas necessidades humanitárias, ajudamos pessoas com deficiência e providenciamos auxílio a populações vítimas de catástrofes. Por meio desse relatório anual, você verá como, juntos, podemos mudar vidas. Envio meus cumprimentos ao PIP Wing-Kun-Tam pelo ano de sucesso em que esteve como Presidente. Se os Leões se mantiverem nas causas humanitárias, servindo a cada ano, LCIF continuará pronta para ajudar. Olho em frente e quero compartilhar ainda mais conquistas com você durante a próxima Convenção Internacional, que será realizada em Toronto. Sinceramente,

a honra de presenciar sua ajuda a nossa Fundação. Você esteve lá, seguindo a devastação causada por tempestades e desastres naturais, celebrando nosso programa Sight for Kids e outras parcerias, auxiliando os jovens por meio do programa Lions Quest, em escolas de todo o mundo, firmando parceria com a Gates Foundation Measles Challenge, e muito mais. Obrigado por acreditar em LCIF. Prometo continuar acreditando e doando à nossa Fundação pelo resto de minha vida. Espero que você me

PIP Wayne A. Madden Presidente Internacional de LCIF

acompanhe.” – Wing-Kun Tam, PID e Ex-Presidente de LCIF

Seis Histórias de LCIF

6 - LION EM PORTUGUÊS

1. Vivendo com dificuldades visuais Edgardo e Luningning Dela Cruz, das Filipinas, sentiram-se perdidos depois que eu filho Ervin foi diagnosticado com cegueira. Por oito anos, Ervin ficou isolado em casa. Mas, em março de 2013, um professor e especialista em educação lhe deu coragem para voltar às aulas. A escola seria adaptada e equipada para recebê-lo. Enquanto Ervin ia à escola, seus pais participavam de workshops para ajudálos a entender como ajudar o filho em sua educação. Depois de apenas três meses, Ervin passou a aprender junto com as outras crianças de sua idade e a caminhar com a ajuda de uma muleta, guiado por seu pai. Menos de 5% de crianças com problemas de visão nas Filipinas vão à escola. LCIF e SightFirst se uniram a Perkins para garantir que crianças

Ervin, criança com deficiência visual, com o pai, nas Filipinas

como Ervin tivessem a oportunidade de frequentar a escola. Uma doação de SightFirst proporcionou que professores fossem treinados, assim como auxiliares de classe, garantindo atenção e dando suporte a familiares da comunidade de Ervin e Luzon, a maior ilha das

Filipinas. A parceria entre Perkins, Parents Advocates for Visually Impaired Children, e o Distrito Múltiplo 301 do Lions auxiliou no aumento do número de crianças com deficiência visual na escola de 5% para 20%.


2. Dez Anos de Sight for Kids Assim como milhões de crianças em todo o mundo, Yodying Lee, de Bangcoc, estava com problemas de visão. Ela passou pelo primeiro tratamento de visão por meio do Sight for Kids com 7 anos de idade, quando um sério problema foi detectado. Graças ao Sight for Kids, uma parceria de LCIF com a Johnson & Johnson Vision Care, ela passou por cirurgia e tratamento em hospital da Tailândia. Hoje, ela tem 15 anos de idade, é estudante do Ensino Médio e nada muito bem. Yogying é uma dos 17 milhões de crianças que participaram do Sight for Kids, programa que comemorou dez anos em 2012 e que oferece tratamentos de visão para estudantes carentes de toda a Ásia. “Temos tido o privilégio de trabalhar junto de LCIF por mais de uma década. Nós providenciamos o suporte, mas é graças ao entusiasmo e à dedicação dos Lions Clubes voluntários que o programa é tão bem sucedido”, afirma Ian Davies, coordenador e profissional de educação da Johnson & Johnson Vision Care.

Yodying Lee (à esquerda), com a visão restaurada graças ao Lions, conta sua história

3. Juntando os Pedaços em Oklahoma

Em maio de 2012, um tornado muito destrutivo atingiu Moore, em Oklahoma, causando destruição num raio de 17 milhas da cidade. O tornado matou 24 pessoas, destruiu casas, lojas, escolas e hospitais. LCIF imediatamente mobilizou 700 mil dólares em doações para ajudar na recuperação da cidade. Leões de Oklahoma viajaram às áreas devastadas levando comida, água e remédios. Uma ambulância do Lions prestou socorro aos mais necessitados. O Lions também ajudou na remoção dos

destroços. “Você tinha casas sobre casas”, lembra LeAnn Clark, dona de um negócio em Moore. “Eu escapei e lá estavam várias pessoas limpando tudo. Estou muito grata.” O fundo de auxílio para emergências de LCIF é disponibilizado aos Leões e outros parceiros em momentos críticos. Como membros da comunidade, os Leões são os mais qualificados para prestar assistência durante desastres naturais. Eles também investem na recuperação da comunidade, mesmo após o auxílio.

7 - LION EM PORTUGUÊS

PIP Wing-Kun Tam, Presidente de LCIF em 2012-13, ajuda os Leões depois de tornado em Oklahoma


4. Visão e Mais para Atletas Paraolímpicos Por mais de 12 anos, o programa LCIF Special Olympics Opening Eyes mantém parceria com o Lions para garantir a visão e providenciar óculos a atletas em eventos paraolímpicos em todo o mundo. Em julho de 2013, uma parceria foi firmada com a Special Olympics International. A expansão aumentou os serviços de saúde, levou engajamento aos jovens e às famílias no sentido de dar suporte às pessoas com deficiência mental. Fóruns de saúde da família ajudaram a vencer obstáculos, enquanto se buscavam maneiras de garantir aos deficientes inclusão ao sistema de saúde, à educação e aos serviços sociais. “Antes das Paraolimpíadas, eu não via sentido em minha vida. Poderia dizer que não tinha uma vida. Enfrentei bullying e muita rejeição”, diz Ben Haack, atleta

PIP Wayne Madden, Presidente de LCIF 2013-14, ajuda atleta paraolímpico com par de óculos, durante Opening Eyes, na Alemanha

paraolímpico que discursou na Convenção Internacional, no último verão. “As Paraolimpíadas deram esperança, apoio, respeito e sentido à vida a mim e a minha família. Vejo Lions Clubes ajudando outros amigos atletas, doando óculos e a chance de se desenvolverem enquanto esportistas e pessoas. Eu os vejo se divertindo juntos. Essa é a coisa mais importante.”

O programa LCIF Special Olympics Opening Eyes conta com milhares de voluntários Leões que são médicos, especialistas e educadores. Mais de 350 mil atletas foram atendidos, sendo que 110 mil receberam óculos. Mais de 40 mil profissionais voluntários da área da visão e Leões de todo o mundo oferecem seu tempo e seus talentos para ajudar.

5. Prevenindo Milhões de Crianças contra o Sarampo Se você pudesse salvar a vida de milhões de crianças, você não o faria? LCIF e Bill & Melinda Gates Foundation decidiram por fazê-lo em 2011. Gates Foundation desafiou o Lions a arrecadar 10 milhões de dólares para lutar contra o sarampo, mas o Lions foi além. Juntas, as duas organizações mobilizaram 15 milhões de dólares para a campanha contra o sarampo e a rubéola, auxiliando LCIF a vacinar mais de 200 milhões de crianças. LCIF, em parceria agora com a GAVI Alliance, mantém esse importante trabalho. O Lions arrecadou 30 milhões de dólares para lutar contra as doenças até 2017. Esse fundo ainda terá o complemento de outros 30 milhões por parte do Departamento Internacional de Desenvolvimento do Reino Unido e

Lions participam de vacina contra o sarampo no Quênia da Gates Foundation, totalizando 60 milhões de dólares. A parceria entre GAVI e Lions Clubes foca na imunização e na melhoria do sistema de saúde para auxiliar a prevenir surtos das doenças. Até 2020, mais de 700 milhões de crianças de 49 países devem ser imunizadas contra sarampo e rubéola graças à

GAVI Alliance e sua parceria com o Lions. “GAVI está muito animada com o trabalho em parceria com LCIF. Imunizar milhões de crianças contra sarampo e rubéola nos próximos anos, junto com o Lions, é um prospecto maravilhoso”, diz David Ferreira, diretor da GAVI Alliance.


6. Lions Quest engloba Distrito Escolar Em Wood County, West Virginia, um distrito escolar inteiro adotou o Lions Quest para criar um clima mais positivo nas escolas para 12 mil estudantes. O programa Lions Quest, de LCIF, ensina aos alunos do jardim de infância ao Ensino Médio habilidades para a vida, como atitudes saudáveis, caráter e a importância de servir à comunidade. Fundos de LCIF e 100 mil dólares da NoVo Foundation possibilitou a iniciativa por três anos em Wood County. Em outubro de 2012, Lions Quest teve seu treinamento mais concorrido para 280 professores e outras 700 pessoas. O programa Lions Quest ajuda os jovens a alcançar índices de boa conduta escolar e de segurança. “A escola deve ser um local caloroso, em que os alunos se sintam confortáveis para aprender. O Lions Quest ajudou o sistema de ensino de Wood County a alcançar essa meta”, afirma o superintendente Patrick Law. As crianças em Wood County são algumas dos 13 milhões beneficiados em todo o mundo pelo Lions Quest. Mais de 550 mil educadores foram treinados para implementar o programa em mais de 85 países.

Mais de 13 milhões de estudantes adquirem habilidades positivas para a vida e participam de aulas por meio do programa Lions Quest

Finanças No ano fiscal 2012-13, o Lions, seus parceiros e amigos generosos doaram 35,6 milhões de dólares à LCIF. A Fundação recebeu 489 doações, totalizando 39,297 mil dólares. Veja o restante dos dados referentes às finanças da Fundação no site www.lionmagazine.org. Obrigado por acreditar em LCIF!

Você está servindo como delegado ou suplente do seu clube? Em caso positivo, complete o formulário da próxima página retornando a parte superior a Lions Clubes Internacional, aos cuidados do Deptº de Administração de Registros de Clubes e Dirigentes antes de 1º de junho de 2014. A parte inferior deverá ser apresentada quando você chegar ao balcão de Certificação no centro da convenção. Antes de enviar o formulário, um dirigente do clube (Presidente, secretário ou tesoureiro do clube) deverá assinar ambas as partes, conforme indicado. Envie para: Lions Clubs International 300 W. 22nd Street Oak Brook, Il 60523-8842, EUA Para se certificar para a eleição, você também deverá trazer: a. Passaporte, Carteira de sócio de Lions clube, Cartão Visa ou Master (cartão de crédito), Carteira de motorista, Carteira do Seguro Social, Carteira de identidade do seu país ou algum outro meio aceitável de identificação que mostre a sua assinatura.

9 - LION EM PORTUGUÊS

b. Certifique-se de que o número do seu clube esteja legível no formulário de delegado para agilizar o processo. Leia ao lado para determinar o número de delegados permitidos para o seu clube. Se você tem alguma dúvida a respeito das credencias para certificação, contate o Deptº de Administração de Registros de Clubes e Dirigentes via o email stats@lionsclubs.org, pelo telefone 630-468-6938 ou envie o seu formulário pelo fax 630-706-9295. Obrigado, 2014 Cred-100.PO

QUADRO SOCIAL 1-37 38-62 63-87 88-112 113-137 138-162 163-187 188-212 213-237 238-262 263-287 288-312 313-337 338-362 363-387 388-412 413-437 438-462 463-487 488-512 513-537 538-562 563-587 588-612 613-637 638-662 663-687 688-712 713-737 738-762 763-780

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31

NÚMERO DE DELEGADOS PERMITIDOS


VIA DE LCI

(Deve ser recebido na sede de LCI até 1º de junho de 2014)

Convenção do Lions Clubs International de 2014 em Toronto, Canadá Número de Identificação do Clube:

Distrito: Número permitido de delegados: Sócios:

Nome do Clube: Endereço:

Veja no verso da folha a tabela de delegados permitidos. Marcar um:

DELEGADO

OU

SUPLENTE

Nome (letra de forma): _____________________________ Assinatura: __________________ O abaixo-assinado confirma pela presente que a pessoa acima mencionada é sócio ativo e é um Delegado/Suplente oficial designado pelo referido Lions clube para participar da Convenção da Associação de Lions Clubs International. ___________________________________________________ _______________ Assinatura de um dirigente do clube - Presidente, Secretário ou Tesoureiro Favor enviar este formulário pelo correio para LCI (Departamento Adm. de Registros de Dirigentes e Clubes) antes de 1 de junho de 2014. Após essa data, favor entregá-lo pessoalmente na Convenção. Lions Clubs International · 300 W 22nd Street · Oak Brook, IL 60523-8842 EUA PO VIA DO DELEGADO/SUPLENTE (Apresentar esta via na Convenção)

Convenção do Lions Clubs International de 2014 em Toronto, Canadá Número de Identificação do Clube:

Distrito: Número permitido de delegados: Sócios:

Nome do Clube: Endereço:

Veja no verso da folha a tabela de delegados permitidos. Marcar um:

DELEGADO

OU

SUPLENTE

Nome (letra de forma): _____________________________ Assinatura: __________________ O abaixo-assinado confirma pela presente que a pessoa acima mencionada é sócio ativo e é um Delegado/Suplente oficial designado pelo referido Lions clube para participar da Convenção da Associação de Lions Clubs International. ___________________________________________________ _______________ Assinatura de um dirigente do clube - Presidente, Secretário ou Tesoureiro 2014 Cred-100.PO


Mensagem

DMLA

O

s problemas que enfrentamos nunca se devem ao fato de começarmos um projeto ou trabalho em um dia ou ocasião inoportuna. Portanto, para um bom Leão, não há dias bons ou maus. Quando assumimos um verdadeiro compromisso, toda a energia que vem de níveis superiores da nossa consciência fica disponível para nos ajudar. A atitude comprometida é aquela que nos liberta da necessidade de fazer as coisas por dever ou obrigação, porque passamos a confiar inteiramente no nosso potencial.

CL Sérgio Ronaldo Braga CaL Simone Gomes Braga

Presidente do Conselho de Governadores do Distrito Múltiplo LA 2013-14 e-mail: sronaldobraga2009@gmail.com

No nosso caso, devido à doença que nos acometeu, precisamos da ajuda de Companheiros e Companheiras comprometidos com o Servir e estes se comprometeram em terminar a tarefa de administrar o Distrito Múltiplo LA. Eles atingiram o ponto de maturidade quando perceberam que, sem ajuda, não conseguiríamos chegar ao fim do nosso ano leonístico, o que o transformaria num total fracasso. Entenderam que não poderiam pensar em resultados imediatos, mas tinham em mente o que ele representa para todos os Companheiros e Companheiras. Vários Companheiros que compartilham da mesma filosofia, de um mesmo ambiente, respiram o mesmo ar leonístico e participam de uma única biosfera, até ficaram esperando resultados. Não entendiam que, quando estamos conectados, nossa atenção está sempre voltada para o que é de maior relevância para o nosso movimento e não desperdiçamos energias com distrações desnecessárias.

Números do Quadro Social 30/06/2010 - 8.113 30/06/2011 - 7.916 30/06/2012 - 7.985 30/06/2013 - 8.288

11 - LION EM PORTUGUÊS

30/04/2014 - 8.315

Participação no Mutirão Nacional dos Lions Clubes na Saúde

Até o final do mês de março, o relatório da sede apontava Distritos caminhando a passos largos em direção ao reconhecimento pela realização dos sonhos e outros marchando para conseguirem o reconhecimento dos seus pares e muito mais de suas consciências. Importante é que notamos a imensa vontade dos Governadores em se desincumbirem bem da missão a si confiadas e, principalmente, em colaborarem o máximo com a presidência do Conselho de Governadores nesta etapa da vida. Sentimo-nos eternamente agradecidos a todos aqueles que tudo fizeram para que o Distrito Múltiplo LA não caísse no descrédito e que seu Presidente sofresse as consequências desse descrédito.

2010 3º lugar - 78.295 examess 2012 3º lugar - 48.490 exames 2013 2º lugar - 355.919 exames

A todos vocês, cujos nomes não citaremos com medo de esquecimento, o nosso eterno MUITO OBRIGADO.

11 - LION EM PORTUGUÊS

Secretária / Tesoureira PDG Marlene Chagas

Os Governadores do nosso Distrito Múltiplo, verdadeiros exemplos de coragem, determinação e dinamismo, ainda estão com a mesma força de vontade, empenhados em levar adiante o sonho do Presidente Internacional Barry Palmer, procurando convencer, dentro do possível, os Presidentes de clubes a não pensarem simplesmente em desligar associados, sem proporcionar-lhes uma nova chance, conservando-os em seus quadros. A ampliação qualitativa dos quadros das células é também um objetivo, do movimento leonístico, pois a oxigenização é vital para a manutenção da Associação; para que ela permaneça no seu trabalho humanitário de minorar as carências do mundo. Igualmente, estender o exército de voluntários que servem desinteressadamente por meio da formação de novos clubes é imperioso num momento em que as mudanças e renovações se fazem necessárias em todos os segmentos da sociedade.


Giro

DMLA

Dia da Família e dos Amigos Por iniciativa da PDG Seleneh Pires, Assessora de Desenvolvimento e Participação da Mulher como Leão do DMLA, auxiliada pelas Companheiras Marília Pinheiro, PDGs Aurelita Mirales e Celene Oliveira, foi realizada no dia 4 de abril, em Salvador, Bahia, uma assembleia comemorativa no Programa de Revezamento Mundial de Almoços do Lions, conforme solicitado pelo Presidente Internacional, Barry Palmer. Houve maciça adesão dos Lions da capital, de Lauro de Freitas, Valença, Paulo Afonso e Jacobina, totalizando 95 participantes. O Presidente do CG-DMLA, CC Sérgio Ronaldo Braga/Simone, o Governador do LA-2, CL José Fernandes Neto/Edênia, o 1º. VG José Antonio/Aparecida, o 2º. VG Francisco Pessoa/Sulivam e inúmeros Ex-Presidentes de Conselho e ExGovernadores do Distrito LA-2 participaram do evento.

CC Sérgio Ronaldo e o DG José Fernandes Neto

Instituto Avançado de Liderança O Instituto Avançado de Liderança Leonística AL 2013-2014 foi realizado em Curitiba, Paraná, para os Leões da Área Jurisdicional III, América Latina e Caribe, de 26 a 28 de outubro. Aproximadamente 75 Leões entusiasmados participaram desta experiência de aprendizado, com conhecimentos sobre fundamentos da liderança e programas de aumento de sócios, LCIF e os benefícios da diversidade. Houve ainda sessões

adicionais, que serviram para aprimorar outras habilidades. Um dos Instrutores foi o PDG Edward Macedo, com presenças dos PIDs Edisson Karnopp (Brasil) e Nelson Vidal (Peru).

Destaques do 4º Mutirão da Saúde Na 4ª edição do Mutirão Nacional dos Lions Clubes na Saúde, o Distrito Múltiplo LA obteve destaque da seguinte maneira: •

Dos 875.427 exames realizados, o DMLA, pelos seus Distritos e clubes, contribuiu com 355.919 exames;

O Distrito LA-4 foi o segundo que mais realizou exames durante o Mutirão. Foram 165.170, sendo 115.788 promovidos pelo Lions Clube Fortaleza Guarani, no Ceará, o 2º lugar na categoria clubes;

Quem se destacou também foram os dois Lions Clubes de Timon: Timon Universitário e Timon Centro, no Maranhão, Distrito LA-6, que fizeram 36.714 exames cada um;

O Lions de Santa Inez, também no Maranhão, Distrito LA-6, promoveu

12 - LION EM PORTUGUÊS

34.740 exames; •

O Lions de Cruz, Ceará, Distrito LA-4, realizou 21.000 exames;

No LA-1, o Lions de Cerejeiras contribuiu com 11.427;

Por Distritos, nacionalmente, a classificação foi: 2º lugar o LA-4; 3º lugar LA-6, 6º lugar LA-2, 9º lugar LA-1, 12º. lugar LA-3, 17º lugar LA-5.

Pode ter ocorrido ainda de algum clube ter realizado os exames e não ter enviado o formulário e as informações preenchidas à coordenação do Mutirão, ficando de fora, portanto, da estatística.

Companheiros dos Distritos LA-3, LA-5 e LA-6 e outros Leões

Distrito Múltiplo LA no 43º FOLAC A área 3, Brasil - DMLA, esteve presente no 43º FOLAC, realizado de 14 a 18 de janeiro, com razoável delegação, comandada pelo PCC Ricardo Gurgel, do Distrito LA-5. Os Leões participaram de várias exposições em alto nível do Leonismo internacional, que contaram, inclusive, com a presença do Presidente Internacional, Barry Palmer, Diretores Internacionais e inúmeros líderes de vários países.

Instituto de Liderança em Fortaleza O Instituto Regional de Liderança Leonística, promovido pelo Distrito Múltiplo LA, em Fortaleza, Ceará, de 20 a 23 de março, teve como objetivo oferecer a oportunidade a Leões e LEOs de aprimorar técnicas e habilidades de liderança. Sob a orientação dos CCLL Antônio Nogueira (LA-4-CE), Edward Macedo (LA-3-PE) e José Carlos (LA-3-SE), tendo como participantes diversos Leões do DMLA.


Distrito

LA-1

CL Otávio Pinto Batista Filho CaL Rosana Mota Governador 2013-2014

e-mail: dg2013otaviopinto@hotmail.com O Lions Clube de Pimenta Bueno, RO, foi homenageado no mês de abril pela Câmara Municipal de Pimenta Bueno e pela Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia. A homenagem foi feita em virtude dos valorosos trabalhos prestados à comunidade pimentense.

Números do Quadro Social 30/06/2010 - 734 30/06/2011 - 619 30/06/2012 - 688 30/06/2013 - 706 30/04/2014 - 755

Participação no Mutirão Nacional dos Lions Clubes na Saúde 2010 24º lugar - 3.127 exames 2012 23º lugar - 675 exames 2013 9º lugar - 17.253 exames

Governador visita Sena Madureira

PDG Leuda Areal, tendo em vista que a mesma é a responsável pelo consórcio de Companheiros Melvin Jones no Acre.

Janeiro de festa para os Leões de Boa Vista O Lions Clube de Boa Vista Centro comemorou seus 45 anos de fundação no dia 11 de janeiro, mesma data da criação da lei que instituiu o Dia do Leonismo no Estado de Roraima, há quatro anos. Estiveram presentes ao evento as lideranças leonísticas da Região LA-1E do DLA-1- CL Nivaldo Matias dos Santos (Presidente do Lions Clube de Boa Vista Centro) AL-2013/2014; CL José Reinaldo Pereira da Silva - é Deputado Estadual representante do Governador de Roraima e autor da Lei que instituiu o Dia do Leonismo no Estado de Roraima, associado do LCBV Centro; VDG José Antonio Martins-2º Vice-Governador do DLA-1; PDG Iracyrema da Costa Neves-Assessora de Instrução Leonística; PDG Marcília Pantoja-AL-2004/2005; PDG Raimundo Pantoja -AL-200/2001; CL

Presidente Nivaldo Matias em homenagem ao CL José Reinaldo pela criação da Lei Estadual que instituiu o Dia do Leonismo no Estado de Roraima

Raimundo Teles-Presidente de Região; CL Mailton Cardoso-Presidente de Divisão; CL Edson BitencourtPresidente do LCBV Osvaldo Carolino e Cal Fátima Lúcia Martins- Cal Vanja Xaud; PDG Raimundo Pantoja, CL Walmir Pimentel, CL Paulo Xavier de Azevedo, CL Waldemar Sartor; CL José Antônio Martins; CL Marcos Andrade; CL Cícero Ferreira da Silva; CL Serafim Farias dos Santos.

Ação social do LC Ouro Preto do Oeste O Lions Clube de Ouro Preto do Oeste, em uma ação humanitária, arrecadou cestas básicas entre os associados para serem enviados às vitimas da cheia do Rio Madeira na região de Porto Velho. Segundo o Presidente do clube, Jose Iran Dantas, a iniciativa foi muito bem aceita entre os associados, que responderam positivamente ao chamado para participar desta ação. José Iran explicou que esta ação humanitária é o exemplo que o bem tem que ser sempre praticado e com este propósito o Lions Clube é uma entidade que abraça as causas sociais. Atualmente, o Lions Clube de Ouro Preto do Oeste, que tem 33 anos de fundação, conta com 26 casais associados e tem uma forte atuação no segmento voluntariado no município.

13 - LION EM PORTUGUÊS

No dia 20 de fevereiro, O Governador do Distrito LA-1, CL Otávio Pinto Batista Filho, e sua comitiva estiveram em Sena Madureira, participando de uma reunião com o Lions Clube da cidade, oportunidade em que a Cal Rosana Mota oficializou a sua admissão como Companheira Melvin Jones, entregando o montante a


Distrito

LA-2

CL José Fernandes Neto CaL Maria Edênia Governador 2013-2014

Números do Quadro Social 30/10/2010 - 1.391 30/06/2011 - 1.415

e-mail: j-fernandes-neto@uol.com.br

30/06/2012 - 1.362

Governador abre Convenção do LA-2

30/06/2013 - 1.403 30/04/2014 - 1.412

Participação no Mutirão Nacional dos Lions Clubes na Saúde 2010 4º lugar - 29.125 exames 2012 5º lugar - 15.882 exames 2013 6º lugar - 31.631 exames

O CL José Fernandes Neto/CaL Edênia, Governador do Distrito LA-2, presidiu no dia 11 de abril a solenidade de abertura da XV Convenção Distrital do LA-2, que contou com 465 convencionais inscritos e a participação do Dr. Anilton Bastos Pereira, Prefeito Municipal; Dom Guido Zendron, Bispo da Diocese de Paulo Afonso e do PID Carlos Valencia/Lilia, da Venezuela, Orador Oficial do evento. Por meio de eleição, a Convenção consagrou os nomes dos seguintes dirigentes para o AL-2014/2015: Governador CL José Antônio Rodrigues Pereira/CaL Cida; 1º Vice-Governador CL Francisco das Chagas Matos Pessoa/CaL Sulivam; e 2º Vice-Governador CL Ivann Krebs Montenegro/CaL Zenaide.

14 - LION EM PORTUGUÊS

Fundação do Lions Clube de Glória Sob o lema “Servir com Energia e Humildade”, foi fundado em março o Lions Clube de Glória, na Bahia, apadrinhado pelo atuante Lions Clube de Paulo Afonso. O CL José Pereira de Souza Filho foi o Leão Orientador, razão pela qual foi escolhido também como o seu primeiro Presidente. A assembleia foi dirigida pelo CL Ubirany Luiz de Souza, Presidente do clube padrinho, e a direção da solenidade de fundação coube ao Governador do Distrito LA-2, DG José Fernandes Neto. O clube começa com 28 associados, tendo, entre eles,

a Prefeita do município, Ena Vilma Negromonte, que fez belo discurso e recordou o tempo em que foi Domadora no LC de Paulo Afonso. O Presidente da Câmara de Vereadores, Eronides Afonso da Silva, também ingressou na jaula. O Presidente da Divisão LA-2 C-2, Cícero Queiroz, e significativo número de Leões prestigiaram o evento.

Jacobina recebe III Conselho Distrital do LA-2 Nos dias 7 e 8 de março, foi realizado o III Conselho Distrital do LA-2, na acolhedora cidade de Jacobina. O clube anfitrião foi o Lions Clube de Jacobina, comemorando 50 anos de existência. A organização e o sucesso do Conselho devem ser creditados ao desempenho da CaL Maria Aparecida Pereira, Coordenadora Geral do evento, que, durante meses, esteve totalmente dedicada a ele, juntamente com o CL José Antonio Rodrigues Pereira e toda família leonística de Jacobina. O CD teve como Orador Oficial o PDG José Carlos Martins, Coordenador da GLT do DMLA. Por ocasião do 3º Conselho Distrital, nos dias 7 e 8 de março, em Jacobina, na Bahia, foi realizado o 3º Seminário de Liderança, sob a coordenação da PDG Marlene Cardoso Chagas. O evento contou com a participação de 92 Leões, inclusive o Governador do Distrito LA-2, CL José Fernandes Neto.


Distrito

LA-3

CL Romany Roland Cansanção Mota CaL Luciana de Melo Governador 2013-2014 e-mail: romany.mota@uol.com.br

30/06/2010 - 1.550 30/06/2011 - 1.429 30/06/2012 - 1.468 30/06/2013 - 1.424

Convenção dos sonhos

30/04/2014 - 1.548

Participação no Mutirão Nacional dos Lions Clubes na Saúde 2010 21º lugar - 5.456 exames 2012 16º lugar - 3.739 exames Mesa principal de instalação da Convenção

às pessoas com diabetes. A cidade de Garanhuns, Pernambuco, foi escolhida para sediar a XVI Convenção Distrital. Centro e dezenove delegados votaram e elegeram como Governador o CL Alfred Meyer, do Lions Clube Garanhuns. Como 1º VG, foi eleito o CL José Iroíto Rego Leó (Lions Clube Aracaju Nova Geração) e, como 2º VG, o CL Roberto Vilela de Melo Silva

Prefeito de Maceió dá as boas-vindas

2013 12º lugar - 10.640 exames de Alagoas, proporcionou bela homenagem ao casal Governador Romany/Luciana, culminando com a entrega de mimos. O ID Fábio de Almeida dirigiu dinâmica de grupo, com ótimo resultado, envolvendo toda a plenária. Ele entregou Certificados de Apreciação ao DG Romany Mota, aos Presidentes de Regiões Ivone Teles, José Luiz da Silva, Jenilda Martins e Yolanda Soares e ao PDG Edward Macedo. O Governador Romany citou clubes de Lions e Núcleo já fundados e afirmou que a extensão continuará acontecendo, juntamente com a conservação e o aumento de associados, e agradeceu aos Leões que se empenharam muito neste ano leonístico.

(Lions Clube Recife Centro). O Leoísmo se fez presente por meio do presidente do Distrito LA-3 CLEO Karl Marx, enquanto o CL Neyff ocupou a tribuna para falar das realizações do movimento jovem. A Presidente da Região “C”, Yolanda Soares, em nome dos clubes

Quebrando o silêncio O Distrito LA-3, com a participação direta do Lions de Camaragibe, Pernambuco, e em parceria com o Lions Clube Maceió Centro, promoveu, no auditório dos Supermercados de Maceió, palestras sobre autismo, com a médica Olga Hosken, integrante do Departamento de Saúde do Estado da Flórida-EA e Council of Excption Children - CEC - USA. Outros destaques foram as palestras das professoras Eva Jardim Cansanção Mota, Priscilla dos Santos, Nastassia Santos e Maria das Graças Silva. Ao final, foram entregues certificados. A renda será revertida para as obras assistenciais dos clubes.

15 - LION EM PORTUGUÊS

Detentor de três estrelas como prêmios pela realização dos sonhos e correndo célere para o recebimento da quarta estrela por reconhecimento especial do Presidente Internacional Barry Palmer, no AL 2013/2014, o DG Romany Ronald Cansanção Mota, do Distrito LA-3, único brasileiro a atingir a meta de aumento de associados em três períodos, dirigiu a XV Convenção Distrital, de 4 a 6 de abril, em Maceió, Alagoas. A abertura do evento foi no Iate Clube Pajuçara, com a presença do Prefeito de Maceió, Rui Palmeira; do Orador Oficial ID Fábio de Almeida/Anita; do Patrono da Convenção, PCC Marcelo Daniel de Barros Melo/Cristina; vários Ex-Governadores e mais 447 inscritos oficialmente no evento. Antes da abertura, o Grupo Transarte exibiu folclore alagoano com muita beleza, cores, músicas e profissionalismo. As plenárias aconteceram no Maceió Mar Hotel. Foram entregues Títulos de Companheiros Melvin Jones aos CCLL Alexandre Ponte, José Passos Porto Júnior e Yolanda Soares. Além disso, a CaL Josy Cruz entregou os prêmios aos vencedores do Concurso de Cartaz Internacional da Paz aos alunos que se destacaram. Durante a Convenção, houve também o lançamento do livro da CaL Maria José “Nina”, do Lions Clube Maceió Jacarecica, tratando da boa alimentação, com receitas dirigidas

Números do Quadro Social


Distrito

LA-4

CL Antônio Ximenes Benevides CaL Maria Pessoa Lima Governador 2013-2014

e-mail: antonioximenes1@gmail.com

16 - LION EM PORTUGUÊS

SUCESSO A XV Convenção do Distrito LA-4 foi um sucesso, com as plenárias sempre com excelente frequência; o Orador Oficial José Aguilar Molina apresentando mensagem positiva sobre o Leonismo, salientando que voltaria ao seu país, Colômbia, maravilhado, tendo, inclusive, plantado um pé de Carnaúba. Outra presença festejada foi a do PID Fabrício Oliveira. A Convenção foi realizada no Cavalcante Park Hotel, na cidade de Crateús, Ceará, de 4 a 7 de abril. O Diretor Geral foi o CL Manoel Sousa Carmo, do clube anfitrião. O Governador CL Antonio Ximenes, em sua mensagem, enalteceu o trabalho dos clubes e a participação dos Leões no ano leonístico, buscando o crescimento do Distrito LA-4. O Baile do Governador no Buffet Ouro Verde teve como ponto alto a posse de 13 novos associados. O CL José Nazion Avelino Eugênio, do Lions Clube Fortaleza Parquelândia, foi eleito Governador para o AL 2014/2015. O 1º VG eleito foi José Evânio Guedes, do Lions Clube Fortaleza Jangada, e a 2ª ViceGovernadora eleita foi a CaL Celina de Freitas Guimarães, do Lions Clube de Caucaia. O evento apresentou ainda o hasteamento das bandeiras, com abertura solene para cerca de 440 convencionais e as presenças do Prefeito de Crateús, Antonio Mauro Soares, e do Deputado Federal Raimundo Gomes de Matos. As principais moções aprovadas foram: construções de obeliscos nos acessos de todas as cidades sedes de Lions Clubes (LC Fortaleza Parquelândia), cadastramento de crianças de rua (LC Fortaleza Parquelândia), construção de UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) na cidade de Mombaça (LC de Mombaça Centro), Casa de Acolhimento e Apoio às Vítima da Droga (LC de Mombaça), distribuição de sopão às crianças de rua (LC Fortaleza Melvin Jones e LC Fortaleza Assunção), designação de um juiz para a cidade de Independência (LC de Independência). Outro destaque do evento foi o Desfile das Delegações, no qual os clubes levaram às ruas de Crateús suas atividades, manifestações culturais, carros alegóricos, carros de som com mensagens, produção agrícola dos municípios, religiosidade, etc., movimentando todo o centro comercial da cidade. O Governador Ximenes garantiu que, até o final do mandato, o Distrito estará positivo em número de associados. Além disso, foi fundado o LEO Clube de Fortaleza Parquelândia e está em processo de fundação o LEO Clube de Fortaleza Jangada. A próxima Convenção do Distrito LA-4 será realizada na cidade de Acaraú, Ceará.

Números do Quadro Social 30/06/2010 - 1.313 30/06/2011 - 1.323 30/06/2012 - 1.298 30/06/2013 - 1.378 30/04/2014 - 1.355

Participação no Mutirão Nacional dos Lions Clubes na Saúde 2010 3º lugar - 32.854 exames 2012 11º lugar - 5.583 exames 2013 2º lugar - 165.170 exames

LEO Clube Fortaleza Melvin Jones – Clube Excelência Nacional 2013 O LEO Clube Fortaleza Melvin Jones participou do FOLEOBRAS (Fórum Leoístico Brasileiro), organizado na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro. Na ocasião, o clube recebeu o prêmio de Clube Excelência Nacional, tornando-se assim o melhor LEO Clube do Brasil no ano de 2013, motivo de orgulho pra todos os associados, que, mesmo com todas as dificuldades que uma capital impõe, conseguiram desenvolver inúmeras atividades e campanhas, sempre em conjunto com os Lions Clubes, em especial o seu patrocinador, o Lions Clube Fortaleza Melvin Jones, e o seu principal parceiro, Lions Clube Fortaleza Assunção. O prêmio foi resultado da grande conferência sediada pelo clube no período de 7 a 9 de junho de 2013, além do aumento no quadro associativo e do cumprimento das metas estabelecidas.


Distrito

LA-5

CaL Maria Terezinha Martins Paiva CL Luiz Edmundo Paiva Governadora 2013-2014 e-mail: mtpaiva16@act.psi.br

Números do Quadro Social 30/06/2010 - 1.446 30/06/2011 - 1.594 30/06/2012 - 1.824 30/06/2013 - 1.891 30/04/2014 - 1.854

Participação no Mutirão Nacional dos Lions Clubes na Saúde 2010 25º lugar - 2.099 exames 2012 18º lugar - 1.965 exames Governadora Terezinha realiza visita oficial ao Lions Clube de Natal Norte, RN, no dia 20 de fevereiro

Comitê Assessor da Divisão A2 do Distrito LA-5, em sua terceira edição, é realizado na Escola CL Demócrito de Souza Paiva, em Natal, RN, sob o comando do CL Joaquim

João Pessoa sedia, nos dias 14 e 15 de março, o Conselho Distrital da Esperança, em sua terceira edição

Homenagem às Lavadeiras em Caicó O Lions Clube de Caicó, Rio Grande do Norte, por mais um ano, homenageou, em março, mês dedicado à mulher, as lavadeiras do bairro Nova Descoberta/ Canuto e Filhos, em almoço com dinâmicas, brindes, presentes e música ao vivo. Vários parceiros do comércio local contribuíram com a homenagem.

2013 17º lugar - 4.501 exames

Doação de alimentos pela Justiça Federal de Natal As campanhas para a angariação de alimentos para as crianças da Escola CL Demócrito de Souza Paiva, mantida e administrada pelo Lions Clube Natal Lagoa Nova, no Rio Grande do Norte, têm se diversificado, com incremento de doações. Na foto, a entrega, realizada no dia 27 de março pelos Magistrados da Justiça Federal para a Presidente do clube. Foi doada grande quantidade de gêneros alimentícios não perecíveis, repassadas no dia seguinte para a Escola.

17 - LION EM PORTUGUÊS

Governadora Terezinha é recebida por seu clube de origem, o Lions Clube Natal Leste, Rio Grande do Norte, no dia 27 de dezembro


Distrito

LA-6 Convenção do LA-6

CaL Ceres das Graças Ribeiro Furtado PCC João Francisco Furtado Neto Governadora 2013-2014 e-mail: ceresfurtado@hotmail.com

Local: São Luís, MA Data: 1,2 e 3 de maio de 2014 Orador Oficial: PDG Seleneh Pires Diretor Geral: CaL Odete Brandão Bezerra

III Conselho Distrital

Números do Quadro Social

A Governadora do Distrito LA-6, CaL Ceres Furtado Ribeiro, comandou a III Reunião do Conselho Distrital do LA-6, realizada em Teresina, Piauí, no dia 15 de março. O evento teve como patrono o PDG João Benedito Gonçalves e Silva, do Lions Clube Teresina Centro.

30/06/2011 - 1.536

30/06/2010 - 1.679 30/06/2012 - 1.345 30/06/2013 - 1.486 30/04/2014 - 1.391

Participação no Mutirão Nacional dos Lions Clubes na Saúde 2010 19º lugar - 7.453 exames 2012 4º lugar - 20.646 exames 2013 3º lugar - 126.724 exames

Comitê Consultivo

18 - LION EM PORTUGUÊS

Oficina de Acesso à Informática A primeira ação do Projeto Leonismo Integrado dos Clubes da Região B do Distrito LA-6 foi realizada em fevereiro no Centro Leonístico do Pará, tendo a participação de 25 Companheiros e Companheiras dos Lions Clubes Belém, Belém Batista Campos, República, Marco, Nazareth e Icoaraci. Durante três horas, o CL Guerino André Cayuela colocou à disposição dos presentes algumas ferramentas de informática, como o acesso do site de Lions Clubes Internacional, criação de senha, emissão de informes, relatórios e outros.

O Comitê Consultivo das Divisões A-1 e A-2, além de cumprirem sua finalidade de auxiliar a Governadoria, prestou-se a uma exposição do PDG Gervásio Barbosa Araújo, Coordenador GLT, visando o "Crescimento do Leonismo" no Distrito LA-6, tendo como debatedores os CCLL Antônio C. Bezerra, Luís Calafell e Acelino Vieira. O encontro ocorreu na Casa do Leão, em Teresina, com a presença de aproximadamente 40 Leões de diversos clubes do Estado do Piauí. Houve um comprometimento em ajudar a Governadoria na ampliação do quadro associativo em 10% neste ano leonístico.


DMLA

Distrito LA-1 LC Boa Vista Airton Rocha de Souza, RR, doou, no dia 22 de fevereiro, um enxoval para uma grávida carente da comunidade Monte das Oliveiras. Promoveu feijoada beneficente, contando com a presença de 400 pessoas e arrecadando 1,5 mil reais para as atividades do clube. Realizou campanha da Pastoral da Criança, distribuindo bolo e suco para 50 crianças carentes do município.

no comércio de Irecê para angariar fundos para a construção de uma sala de acessibilidade na Creche Escola Lioness.

LC Santo Antônio de Jesus, BA, junto com os alunos do Centro de Apoio Pedagógico do Lions Clube de Santo Antônio de Jesus, promoveu apresentações e prestou homenagens no Dia Internacional de Síndrome de Down. O dia foi comemorado com fotos e entrevistas em emissoras locais e blogs. LCs Ariquemes Centro e Ariquemes Canaã, RO, foram os anfitriões do III Conselho Distrital, realizado no dia 15 de fevereiro, prestando um trabalho eficiente, por meio de seus dirigentes, bem como do Presidente da Divisão, que não mediram esforços, juntamente com suas equipes, para organização do referido evento.

LC Irecê, BA, serviu um farto café da manhã aos 26 moradores da ABAI - Associação Beneficente ao Ancião de Irecê. O clube também doou à ABAI 1.500 telhas e 4 metros de areia grossa, para ampliação da casa.

Distrito LA-3 Distrito LA-2 LC de Ilhéus Centro, BA, realizou a Campanha do Kilo, no Supermercado Itão - Ilhéus, nos dias 21 e 22 de fevereiro, arrecadando 502 quilos de alimentos, com a finalidade de amparar os doentes de tuberculose assistidos pela Fundação Nacional da Saúde em Ilhéus, com doação de 30 (trinta) cestas básicas mensalmente. Trata-se de uma campanha permanente do clube desde o ano de 1956.

LC Irecê Caraíbas, BA, realizou, no dia 15 de março, mais uma campanha

LCs Recife Afogados, Centro, Parnamirim, Setúbal, Casa Amarela, Guararapes e Boa Viagem, PE, dividiram-se em grupos e, com o apoio e orientação da área oftalmológica do HC, principalmente dos médicos Maria Isabel e Cândido, prestaram os

melhores dos serviços à comunidade necessitada na área da visão. Com a finalidade principal de atender pessoas que ainda não tinham o diagnóstico do glaucoma, o Gabinete Feminino de Integração da capital e região metropolitana, em parceria com a região A, e, principalmente, o Hospital das Clínicas da UFPE, realizou o Mutirão da Visão, tendo atendido aproximadamente 500 pessoas. LC Maceió Pajuçara, AL, teve como principais ações a coleta seletiva de resíduos recicláveis, realizada todas as terças-feiras, na Avenida Rotary; vacinação contra sarampo, realizada no dia 27 de fevereiro, no posto da Pitanguinha; doação ao abrigo de idosas Júlia Miranda, no dia 25 de fevereiro, no bairro da Gruta. LC Aracaju Nova Geração, SE, com o tema JUVENTUDE COM FOME DE SERVIR, o Distrito LA-3 comemorou o MÊS DA FAMÍLIA E DOS AMIGOS de LIONS INTERNACIONAL com um agradável happy-hour. Cada associado do Clube ficou responsável em convidar amigos para este evento e, na oportunidade, o 2º VDG Iroito Leó e Diretor de Associados do Clube, fez uma apresentação em datashow das atividades desenvolvidas pelo NOVA GERAÇÃO, e apresentou a todos os jovens convidados a oportunidade para servirem à nossa comunidade. O resultado foi fantástico: dos 22 convidados presentes, 15 de imediato assinaram a proposta de afiliação e já começaram, desde então, a participar das atividades do Clube. O objetivo é que, até junho deste ano, estes novos associados sejam empossados. LC Recife Setúbal, PE, visitou o Núcleo de Apoio aos Doentes do Interior (NADI), fazendo a leitura inicial de uma

19 - LION EM PORTUGUÊS

O que vai pelos distritos


O que vai pelos distritos

DMLA

poesia "Deus é Fiel". A seguir, a CaL Ana Paula leu uma passagem bíblica, fazendo o comparativo com a vida, especialmente para aqueles que lá se encontram, enquanto outros Leões, em suas falas, fizeram louvações ao NADI pelo trabalho humanitário realizado. Houve sorteio de brindes para os pacientes e foi servido um lanche farto e delicioso, além da distribuição de 36 kits de higiene pessoal, dez quilos de sabão em pó, oito barras de sabão, cinco pacotes de biscoito, uma caixa de bolacha com 24 pacotes, dois bolos, 40 sanduíches e refrigerantes. LC Aracaju Suiça Universitário, SE, distribuiu 2.440 preservativos masculinos e 200 preservativos femininos; realizou palestra educativa para escoteiros. Realizou visitas domiciliares para atendimento e atenção de saúde a pessoas com dificuldade de locomoção. Realizou 100 exames de glicemia para pessoas da comunidade do Rosa Elze. Realizou 115 verificações de pressão arterial, com o apoio de uma equipe de estudantes de Enfermagem, sob a coordenação da enfermeira Lenilde, no projeto “Prevenção ao Diabetes”. Realizou 185 avaliações de índice de massa corporal, com o apoio de estudantes do curso de Enfermagem. Fez distribuição gratuita de 11 obras literárias.

20 - LION EM PORTUGUÊS

LC Aracaju Salgado Filho, SE, doou computadores à Associação de Apoio ao Adulto com Câncer do Estado de Sergipe (AACASE).

Distrito LA-4 LC de Acaraú, CE, participou do Festival do Camarão promovido pela

Associação dos Carcinicultores da Costa Negra (ACCN). Arrecadou três toneladas de alimentos, que foram transformadas em cestas básicas e distribuídas às pessoas carentes.

famílias.

LC Fortaleza Melvin Jones, CE, comemorou seus 35 anos de existência com uma concorrida assembleia festiva. Estiveram presentes o Governador do Distrito LA-4, CL Antônio Ximenes, e CaL Ziza e os seguintes ex-Governadores: CL Luiz Holanda e CaL Cleide, CL Epifânio e Cal Aldênia, CL Wilson de Pinho e CaL Maria Zélia, CL Raimundo Nonato Veloso; CaL Ladislau e CL Eduardo Gadelha. Na ocasião, a DM Maria do Socorro, representando o seu Leão, CL Francisco Bruno de Araújo, recebeu comenda pelos relevantes serviços prestados pelo ex-Governador ao seu clube.

LC Natal Reis Magos, RN, no período de 9 a 19 de março, no bairro de Mãe Luíza, realizou 250 testes de acuidade visual em crianças de 5 a 10 anos de idade, alunas de escolas públicas, com o intuito de detectar problemas de visão que estariam interferindo no seu aprendizado.

LC Sobral Princesa do Norte, CE, realizou a 2ª Etapa do Circuito Sobralense de Natação e Nado 24 horas, em parceira com a Prefeitura de Sobral.

Distrito LA-5 LC Caicó, RN, participou da campanha de Alívio à Fome e distribuiu cestas básicas ao Grupo Reviver (Grupo de Apoio ao Portador de Câncer), que foram destinadas ás famílias dos portadores da doença. LC Catolé do Rocha, PB, realizou, no dia 28 de fevereiro, uma campanha de distribuição de sopa em um dos bairros da cidade. Foram distribuídos aproximadamente 50 litros de sopa para as famílias carentes do bairro escolhido, atingindo uma média de 30

LC Petrolina, PE, doou 152 livros à extensão da Escola Paulo Freire, no Bairro São Gonçalo I.

Distrito LA-6 LC Teresina Frei Serafim, PI, promoveu Festival do Chope PréCarnavalesco, beneficente, atividade que realiza anualmente e cuja arrecadação líquida fica em torno de R$ 12.000,00 para as obras sociais do clube. Não há venda de canecas. Apenas para empresários e/ou seus funcionários, mediante o patrocínio de cotas de R$ 200,00, que lhes dá direito a cinco canecas com a logomarda do Lions e do patrocinador. Neste ano, foram 150 patrocinadores e o festival foi realizado no dia 16 de fevereiro, no Clube do Circulo Militar de Teresina. LC Castanhal Cristo Redentor, PA, realizou a campanha alusiva ao “Programa de Ação de Leitura”, desenvolvendo trabalhos com estudantes, doando livros e estimulando a leitura. LC Marabá Melvin Jones, PA, no dia 27 de março, em parceria com o Hospital de Olhos de Marabá, ofereceu consultas médicas oftalmológicas para paciente carente do bairro Santa Rosa.


Mensagem

DMLB

N

o Ano Leonístico 2013/2014, nosso lema “Sonhar de Mãos Dadas“ foi baseado em que “devemos buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua Justiça e as outras coisas vos serão acrescentadas" e isso se

comprovou em nossas vidas. Tivemos momentos de grande emoção e companheirismo, nos quais conseguimos alcançar nossos sonhos de mãos dadas, pois se sonharmos sozinhos será apenas mais um sonho, mas, se sonharmos juntos, os nossos sonhos podem

CL Marcos Antonio Silva CAL Alessandra Cristina Gomes Silva

Presidente do Conselho de Governadores do Distrito Múltiplo LB 2013/2014 e-mail: vivtudoverde@brturbo.com.br

tornar reais e, verdadeiramente, com a Graça de Deus se tornaram realidade. Participamos, no dia 25 de abril, da Convenção do LB-2, realizada na cidade de Caldas Novas, Goiás, no Clube CTC. Estivemos, nos dias 26 e 27 de abril, na cidade de Ourinhos, São Paulo, na Convenção do LB-1, junto com o casal Governador Antonio Costa e Denise. Nesse local, tivemos a honra de entregar o certificado à adolescente Ingrid, 11 anos, que foi a ganhadora do concurso Cartaz da Paz. Procuramos dar o melhor de nós e contribuirmos para o crescimento de nossas lideranças leonísticas e leoísticas, criando uma base sólida. De mãos dadas, ajudamos a humanidade, fazendo algo de mais e melhor por

Secretária CaL Sônia Beatriz Marques Fernandes

nossas comunidades e vale a pena sonhar e tornar o mundo melhor. Sonhar de mãos dadas é resolver sem ser solicitado, é fazer sem receber pedido, é perceber o que o outro precisa, sem precisar ouvir as suas palavras ou súplicas. É sentir a alma, perceber a angústia, apoiar sem esperar ser apoiado. É construir momentos de alegria, mesmo quando a tendência é a dificuldade e a tristeza. Sonhar de mãos dadas é o companheirismo na caminhada, é o silêncio, que fala mais do que as palavras, é ação, que não se contenta só com a intenção. Sonhar

Números do Quadro Social 30/06/2010 - 5.977 30/06/2011 - 6.009 30/06/2012 - 5.948 30/06/2013 - 6.074 30/04/2014 - 5.612

Participação no Mutirão Nacional dos Lions Clubes na Saúde 2010 1º lugar - 157.753 exames

de mãos dadas é agir juntos, construir o avanço, manter a esperança. O ano ainda não terminou e vamos buscar novos Companheiros (as) para somar esforços em nosso DMLB, associados de qualidade, engajados nos propósitos de Lions Clube. Sabemos que não basta ter quantidade se não tiver qualidade. Por isso, aproveitamos a oportunidade para convidarmos a todos os associados para participarem da Convenção do DMLB, que será realizada em Caldas Novas, Goiás, nos dias 15, 16 e 17 de maio, no qual teremos um seminário para todos os associados que desejam se qualificar ainda mais e adquirir conhecimentos para a vida leonística. Estamos esperando vocês de braços abertos. Que Deus nos ilumine para que possamos continuar a trilhar os nossos caminhos em paz, com saúde e amor.

2012 1º lugar - 252.772 exames 2013 1º lugar - 364.358 exames

Um abraço,

21 - LION EM PORTUGUÊS

Tesoureiro CL Raimundo Francisco Sales


Giro

DMLB

Conselho de Governadores do DMLB em Uberaba

22 - LION EM PORTUGUÊS

De 20 a 22 de março, o Conselho de Governadores do Distrito Múltiplo LB, sob a presidência do CC Marcos Antônio Silva e CaL Alessandra Cristina, reuniu-se em Uberaba, Minas Gerais. Destacaram-se os Leões PDG Aderlon Francisco de Assis Gomes, CaL Sônia Beatriz Marques Fernandes e CaL Valderli Menezes Alves, do LC Uberaba Santos Dumont. A programação, que versou sobre matérias de interesse do Leonismo, dos Governadores, dos Vice-Governadores e lideranças, começou pela reunião do Comitê de Honra, na qual foram discutidas e aprovadas questões importantes para o CG/DMLB. Todo o evento teve um esquema operacional perfeito. E ainda brindou os participantes com uma banda e cantores do Lions e de sua família, na noite de companheirismo e na festa de encerramento. O Prefeito de Uberaba, CL Paulo Piau, atendendo ao pedido dos CCLL Aderlon e Sônia Beatriz, assinou um convênio com o Lions para a construção do Instituto da Visão, com foco nos tratamentos de visão para pessoas carentes de Uberaba e de cidades próximas. O Orador Oficial foi o PCC Cláudio Miessa Rigo, de Curitiba, Paraná, com o tema: “Atividade Feminina no Lions e a Evolução do Movimento no Mundo”. O PDG Ricardo Komatsu, Coordenador do GMT, Líder da Área 3 Brasil, conclamou os Leões a se engajarem nas ações de serviços, de desenvolvimento de clubes e de associados. No Seminário de Vice-Governadores, coordenado pelo Assessor de Preparação de Líderes, PCC Luiz Carlos Oliveira, do Lions Clube de Araguaína Tocantins, foram apresentados sete temas: “Extensão e Associados” - desenvolvido pelo PID CL Whady Lacerda (LB-4), com muita ênfase na criação de novos clubes e fortalecimento dos menos expressivos; “Administração e Organização do Distrito”, pelo PDG João Sérgio Afonso (LB-1), que fez uma rica explanação com exemplos práticos e conteúdo consistente; “Finanças do Distrito” - PDG CL Adilson de Lízio (LB-3), com palestra focada em orientações para a administração financeira do Distrito e boa gestão do Governador; “Informática – Uso da Internet” - CaL Sônia Beatriz Marques Fernandes (LB-3); “Relações Públicas” - PDG CL Sebastião Cesar Rodrigues (LB3), com palestra focada na necessidade de divulgação de

ações para que as pessoas saibam o que é o Lions, o que faz o movimento e a quem serve; “Como Falar em Público- Dicas de Oratória” - PCC Cláudio Miessa Rigo (LD-1); e “Atividades do Cônjuge Acompanhante do Governador do Distrito” - CaL Terezinha Soares Barbosa (LB-2), que presenteou a todos os cônjuges com o CD da palestra. Já no Conselho de Governadores, foram abordados os temas: “Extensão e Associados” - PID Whady Lacerda (LB-4), com muita ênfase na necessidade de se criar novos clubes e fortalecer os menos expressivos; “Os Leões Devem Entender as Necessidades da Comunidade” - DG Antônio José da Costa (LB-1), que alertou sobre o serviço leonístico focado nas necessidades da comunidade e não em eventuais campanhas sem resultados permanentes. Teve como moderador o PCC CL Edimar Rosa Ferreira (LB-1); “Porque o Lions Deve Crescer?”, com o DG Cezar Coelho Perpétuo (LB-3), que ressaltou a necessidade de o Lions se estabelecer com base sólida, para ser perene; “Atividades e Campanhas dos Clubes e Participação de Todos” - DG Ideraldo Pires da Costa (LB4); “Programas Comunitários e Ambientais” - PDG CL Amim José Cestari Baruki (LB-1) AL 2012 -2013, que, juntamente com os quatro Governadores de Distrito, é integrante do CG na qualidade de 5º Membro. Sua palestra versou sobre programas comunitários e ambientais que podem ser desenvolvidos pelos Governadores em seus Distritos, pelos clubes e Leões; “O Leão Tem Compromisso com a Moral e a Ética” - PDG CL Carlos Alberto Martinelli (LB-4); e “Atividade Feminina no Lions e a Evolução do Movimento no Mundo” PCC Cláudio Miessa Rigo e PDG Liu Un Rigo (Distrito LD-1). Além dos temas da programação, foram incluídas três apresentações de trabalhos importantes: O PCC Luiz Geraldo Matheus Figueira e PCC Rosilene Mestre Medeiros apresentaram os resultados do programa SightFirst e o acervo documental do DMLB, respectivamente, como assessores dessas áreas. Esclareceram dúvidas e mostraram as finalidades da pesquisa e da campanha. Por meio de um vídeo, a CaL Ivone Ribeiro de Oliveira, do Lions Clube de Formosa da Imperatriz, falou sobre o ingresso da mulher no movimento e o fortalecimento dos clubes.

Casal PDG Etebaldo e CaL Terezinha recebeu, em nome do Lions Clube de Goiânia Sul, o troféu de “Melhor Lions Clube em Publicidade e Relações Públicas” do Distrito Múltiplo LB


Distrito

LB-1

CL Antônio José da Costa DM Denise Costa Governador 2013-2014

e-mail: anjo.18@terra.com.br

Seguindo nosso slogan “Solidariedade é Amor... Vamos praticar!”, conseguimos transmitir em nossas visitas a necessidade de sermos solidários. Os dias passam, as ações são informadas e, por meio delas, percebemos que o objetivo foi alcançado. Tendo como base uma equipe coesa, constituída por nossos prezados Companheiros, PCCs, 1º e 2º Vice-Governadores e PDGs, conseguimos, em nossas reuniões, implantar o Programa de Desenvolvimento de Liderança, com instrutores do nosso próprio Distrito, que conseguiram atingir nossos objetivos de disseminar através de seus conhecimentos os ideais do Leonismo. Agora, já enxergando o final do ano leonístico, percebo o quanto de trabalho conseguimos realizar. É isso que sempre pedimos aos nossos Companheiros (as): para sonharmos de mãos dadas e, juntos, acreditarmos que podemos não mudar o mundo, mas sim dar a nossa contribuição para uma sociedade melhor. Uma emoção me acomete quando falo em Lions. Espero que, com o aprendizado de Lions nestes anos,

30/06/2010 - 1.149 30/06/2011 - 1.110 30/06/2012 - 1.108 30/06/2013 - 1.255

eu possa despertar essa chama em novos Leões. Atingimos nossa meta de visitar todos os Lions Clubes do Distrito, fundamos LEO Clubes, comparecemos às nossas reuniões do DMLB, empossamos vários Companheiros, Companheiras e CLEOs. Assim procedendo, pensamos estar defendendo os ideais de Melvin Jones, bem como a prosperidade do nosso Distrito, como é o desejo de todos nós. Temos certeza de que o Programa de Títulos Companheiros Melvin Jones continuará a ser expandido em nosso Distrito. Agradeço a Deus por ter colocado o Lions na hora certa na minha vida. Aprendi muito e ainda recebi de presente amigos que jamais imaginei ter, amigos esses que me ensinaram, me incentivaram e acreditaram no meu trabalho. À minha CaL Denise, que me apoia e incentiva em todos os momentos, ainda mais neste Ano Leonístico, não tenho palavras para agradecer. Companheiros, quero dizer que reconheço todo o apoio recebido até agora. Espero continuar contando com isso nesta reta final do ano leonístico. Nunca se esqueçam “Solidariedade é Amor... Vamos praticar!” para realizar o sonho de uma sociedade melhor e mais

30/04/2014 - 1.220

Participação no Mutirão Nacional dos Lions Clubes na Saúde 2010 12º lugar - 13.486 exames 2012 6º lugar - 13.999 exames 2013 10º lugar - 16.082 exames

LEO Clube de Ladário, o mais novo do Distrito, patrocinado pelo Lions Clube de Ladário solidária. Esperamos revê-los nos dias 25, 26 e 27 de julho em Rio Brilhante, Mato Grosso do Sul, na instalação do gabinete do CL Paulo Eduardo Tondate e CaL Maria Helena.

Reunião do Conselho Distrital A 2ª Reunião do Conselho Distrital foi realizada entre os dias 22 e 24 de novembro de 2013, em Ponta Porã, Mato Grosso do Sul, e teve como patrono o CL Pedro de Souza Lima. Como Orador Oficial, o PDG Aderlon Francisco A. Gomes, do Distrito LB-3. Como Diretor Geral, o CL Edson de Almeida. O clube anfitrião, Lions Clube Ponta Porã, presidido pelo CL Idalécio de Oliveira, contou com a presença de 27 Lions Clubes e três LEO Clubes, num total de 350 inscrições recebidas.

23 - LION EM PORTUGUÊS

Mensagem do Governador

Números do Quadro Social


Distrito

LB-2

CL Vilmar Batista Silva Cal Edjane Moura Governador 2013-2014

e-mail: vilmarbatistas@hotmail.com

Números do Quadro Social 30/06/2010 - 1.724 30/06/2011 - 1.778 30/06/2012 - 1.755

Atividades do Governador:

30/06/2013 - 1.546 30/04/2014 - 1.349

Participação no Mutirão Nacional dos Lions Clubes na Saúde 2010 1º lugar - 74.533 exames 2012 1º lugar - 170.128 exames 2013 1º lugar - 243.368 exames

1 – Reunião Interclubes, Região G, em Valparaíso, Goiás

24 - LION EM PORTUGUÊS

48ª Convenção do Distrito LB-2

PID Zander Campos da Silva homenageia o Governador com Certificado Presidencial

PDG Bráulio Brandão Rego ministra palestra com o tema “Compromisso e Comprometimento”

Plenária concorrida da 48º Convenção do Distrito LB-2

Júnior César & Matheus e banda animam os dois dias de evento

Companheiro Bráulio Rego/Cal Márcia recebe lembrança da gestão 2013-2014

Companheiros Luiz Geraldo Matheus Figueira/PDG Marilene recebem mimos do casal Governador

Jantar de encerramento reflete sucesso da Convenção: presença maciça de associados, com muita alegria e companheirismo

Governador 2013-14, CL Vilmar Batista/CaL Edjane; Governador eleito 2014-15, CL Isaías Costa/ CaL Maria do Carmo; 1º ViceGovernador 2014-15, CL João Silva/CaL Diva; e 2º ViceGovernador 2014-15, CL Henrique Teixeira/CaL Leila, durante Convenção do Distrito LB-2


Distrito

LB-3 Números do Quadro Social

CL César Coelho Perpétuo CaL Telma Maria Governador 2013-2014

e-mail: cesarcoelhoperpetuo@yahoo.com.br

30/06/2011 - 1.751 30/06/2012 - 1.773 30/06/2013 - 1.906

Novo LEO Clube em Patos de Minas Após várias tentativas, concretizouse o sonho de ter um LEO Clube em Patos de Minas. No dia 4 de janeiro, realizou-se, na sede do Lions Clube de Patos de Minas Domingos Mattos, a reunião promovida pelo Presidente do Distrito Múltiplo LEO do Distrito LB-3, que

30/06/2010 - 1.918

30/04/2014 - 1.735 considerou fundado o LEO Clube de Patos de Minas, efetivando-se também a eleição de sua diretoria, que tem como Presidente a CaL LEO Stéfany Braga, filha do Casal CL Ítalo Rodrigues de Brito e DM Silvana Rodrigues Braga.

Participação no Mutirão Nacional dos Lions Clubes na Saúde 2010 9º lugar - 16.724 exames 2012 14º lugar - 4.100 exames 2013 18º lugar - 4.221 exames

Lar Doce LEO

é uma mãe de seis filhos, grávida e viúva, que morava em condições precárias.

PDG lança livro sobre sua experiência no Lions Visitas do Governador O Governador César Coelho Perpétuo visitou, no dia 22 de fevereiro, o Lions Clube Abaeté, Minas Gerais, onde conheceu a atuação do clube junto à comunidade. Aproveitando a oportunidade, visitou a Vila Vicentina. Foi oferecido lanche aos internos e várias músicas foram cantadas pelo Governador César e CaL Telma.

Por ocasião da reunião festiva de visita do Governador ao Lions Clube de Tupaciguara, foi lançado o livro “Nós Servimos”, fonte de instrução leonística, em que o autor, PDG Jarbas Feldner, relata passo a passo os acontecimentos de seu ano leonístico como Governador do Distrito. A obra pode ser adquirida diretamente com o autor.

Obeliscos inaugurados Por ocasião das visitas oficiais do Governador do Distrito aos Lions Clubes de Abaeté e Tupaciguara, foram inaugurados obeliscos que, construídos em local de destaque às portas de entrada, marcam a presença viva da Associação Internacional de Lions nas cidades. Na falta de uma norma padronizadora, cada clube cria livremente a forma de seu obelisco. O de Abaeté, com um grande “L” vazado em um painel de concreto, foi projetado pelo próprio Presidente do LC de Abaeté, CL Eugênio Álvares de Macedo, que é engenheiro civil, enquanto que o de Tupaciguara, da lavra de um artista leigo local, tem o símbolo da associação em uma moldura em formato de um olho humano, numa alusão à preservação da visão, como meta da Associação Internacional de Lions, e à logomarca da Governadoria AL 2013-2014, que adotou o slogan “Luz para os olhos e para a mente”.

25 - LION EM PORTUGUÊS

O LEO Clube Unaí “Marina Góes”, que há vinte anos promove atividades em prol da sociedade, buscando sempre o bem estar da comunidade, mantém a campanha denominada “Lar Doce LEO”, projeto ousado que a gestão 2012/2013 assumiu e se finalizou na gestão 2013/2014, transformando a casa de uma família cuja chefe


Distrito

LB-4

CL Ideraldo Pires da Costa Cal Rosângela de Fátima Governador 2013-2014

Números do Quadro Social 30/06/2010 - 1.186 30/06/2011 - 1.370

e-mail: Ideraldopires@hotmail.com

30/06/2012 - 1.312 30/06/2013 - 1.367 30/04/2014 - 1.308

Participação no Mutirão Nacional dos Lions Clubes na Saúde 2010 2º lugar - 51.974 exames 2012 2º lugar - 64.545 exames 2013 4º lugar - 100.687 exames Governador Ideraldo atua como Orador Oficial do III Conselho Distrital AL 2013/2014 do Distrito LB-2, realizado em Pires do Rio, Goiás

Governador Ideraldo e sua Cal Rosângela presentes na II Reunião do Conselho de Governadores, realizado em Uberaba, Minas Gerais, entre os dias 20 e 22 de março

26 - LION EM PORTUGUÊS

Visitas do Governador aos Clubes

Lions Clube São José do Rio Claro

Lions Clube Campo Novo do Parecis

Lions Clube Sapezal

Lions Clube Comodoro

Lions Clube Porto Esperidião

Lions Clube Pontes e Lacerda


DMLB

Distrito LB-1 LC Cidade de Ourinhos, SP, patrocinou, com vários parceiros, uma palestra motivacional beneficente em Ourinhos, com o tema “Desperte o Gigante que existe em Você”, com a professora Lurdinha Machado, no dia 17 de fevereiro, no Teatro Miguel Cury. O ingresso foi dois litros de leite, dois litros de óleo ou dois quilos de farinha de trigo. Com um público superior a 660 pessoas, foram arrecadados 1.247 quilos de alimentos, sendo 792 litros de leite, 253 quilos de farinha de trigo, 172 litros de óleo, nove quilos de arroz, quatro quilos de feijão, oito quilos de açúcar, seis quilos de macarrão e três quilos de fubá. Os alimentos foram distribuídos às seguintes entidades: Fundo Social de Solidariedade de Ourinhos, Rede de Combate ao Câncer de Ourinhos, Casa Arco-Íris, Missão Vida e Sociedade São Vicente de Paulo.

LC Glória de Dourados, MS, mantém a Maternidade da Mãe Pobre Nossa Senhora da Glória. A maternidade possui 1400 metros construídos, 44 leitos, é muito bem equipada, tem 25 funcionários, entre administração, laboratório, médicos, enfermagem, lavanderia, cozinha e limpeza. Cerca de 3 mil pessoas são atendidas por mês na maternidade, sendo que, no ano de 2012, foram atendidas 5.180 pessoas gratuitamente por conta do clube, que, desde 1967, atua no município. LC Presidente Prudente Cinquentenário, SP, por ocasião da visita oficial do Governador Antônio José da Costa ao clube, esteve no Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa,

da Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente, que tem por objetivo a realização de transplantes de córneas, cadastramento de pacientes e campanhas sócioeducativas, sendo uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos. O LC Presidente Prudente Cinquentenário tem parceria com a Santa Casa de Misericórdia e outras entidades, realizando campanhas de incentivo à doação de órgãos e tecidos, projetos de acuidade visual nas escolas municipais, em que alunos que apresentam deficiência são encaminhados para exames com profissionais habilitados e, quando necessário, para cirurgia. O projeto procura detectar catarata congênita, miopia, astigmatismo, daltonismo e outros. Quando são receitados óculos, eles são fornecidos gratuitamente pelo Lions.

LC Presidente Prudente Centro, SP, durante visita do Governador, participou do lançamento de campanha de doação de sangue do Hemocentro da Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente. Distrito LB-2 A Academia Leonística de Ciências, Artes e Letras (ALCAL) foi criada durante a Convenção do Distrito LB-2 realizada em abril de 2013, na cidade de Caldas Novas, Goiás. Os seus membros titulares devem ser Leões residentes na jurisdição do Distrito LB-2 e que se destaquem pelas suas contribuições às Ciências, Artes e Letras. Já foi encaminhando a todos pelo PDG Genésio Lima dos Reis, Presidente da ALCAL, o edital de abertura de candidatura a membro

titular da ALCAL, bem como o formulário para requerimento.

LC de Goiânia Sul, GO, comemorou, em abril, seu aniversário. Em noite de festa, o clube recebeu o Governador do Distrito LB-2, CL Vilmar Batista, e sua CaL Edjane, que procederam a posse de sete novos associados e cantaram com o clube os parabéns por seus 49 anos. O Governador admirou a apresentação do novo estandarte do clube, doado pelo casal PDG Etebaldo e CaL Terezinha, que já recebeu a premiação de clube de excelência do Distrito LB-2, AL 20122013, gestão do CL Paulo Renato Manso e CaL Valéria. O Goiânia Sul recebeu, ainda, o prêmio Internacional de melhor clube do DMLB em Publicidade e Relações Públicas do 7º Programa Leones Adelante, Área 3-Brasil. Ainda comemorando os 49 anos do LC de Goiânia Sul, o Teatro Inacabado foi reaberto na manhã do dia 13 de abril, sob administração da Fundação Educacional de Goiás e da FacLions. O Presidente PID Zander Campos faz questão de enfatizar: “aberto aos artistas goianos e às companhias de teatro também. Queremos fazer sessão das 10 horas de domingo sempre um espetáculo ao público infantil”. Neste mês de abril, o grupo teatral Carlos Moreira programou O Rei Leão, sendo que o preço do ingresso é 1 quilo de alimento não perecível. LC Pires do Rio, GO, organizou o III CD, realizado nos dias 21 e 22 de março, na cidade de Pires do Rio, Goiás. A Presidente do Lions Clube de Pires do Rio, CaL Dulce Mara, e sua equipe organizaram com muito carinho e eficiência este evento. Na

27 - LION EM PORTUGUÊS

O que vai pelos distritos


O que vai pelos distritos

DMLB

sexta-feira, dia 21, a partir do meiodia funcionou a Toca do Leão, na sede social do clube, local em que se faziam as inscrições para a reunião e eram servidas refeições e bebidas à vontade. À noite, foi realizada a abertura oficial do III CD, com a presença de autoridades locais, inclusive da Prefeita Cida Tomazini. Na manhã de sábado, ocorreu o hasteamento das bandeiras na porta da Prefeitura Municipal, com a participação novamente da Prefeita e da banda de música da Polícia Militar. Em seguida, na praça em frente à Prefeitura, conhecida como praça da biblioteca, houve a inauguração de um obelisco.

LC Itapuranga Vagner Camargo, GO, foi fundado pelo Governador Vilmar Batista, no dia 29 de março, com 20 associados. Distrito LB-3

28 - LION EM PORTUGUÊS

LC Abaeté, MG, promoveu lanche no dia 8 de março (Dia Internacional da Mulher) às 5 horas da manhã, para as garis responsáveis da limpeza pública da cidade LC Ituiutaba 21 de abril, MG, empresta cadeiras de rodas, banho, muletas e camas hospitalares a pessoas carentes. Doou café para a Associação de Voluntários de Combate ao Câncer de Ituiutaba (AVCCI). Plantou 350 mudas de árvores silvestres no Distrito Industrial de Ituiutaba, em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Macro Concreteria. Promoveu, no dia 23 de fevereiro, a 10ª edição do seu

tradicional churrasco, com a presença de cerca de 300 participantes e renda revertida para as obras sociais do clube. LC Uberaba 70, MG, promoveu Bazar da Pechincha. Doou leite à Casa Claridade Mamãe Zoé. Doou produtos de limpeza à Casa Danielle, de apoio aos parentes de pacientes do Hospital Dr. Helio Angotti. Ofereceu lanche para as cem crianças da Creche Nossa Senhora do Desterro. Doou fraldas a três entidades assistenciais de Uberaba. Entrega 600 livros infantis conseguidos junto à Fundação D’Paschoal para a Biblioteca da AVHC. Ofereceu lançhe a internos de um asilo de Uberaba. Promoveu o Natal das crianças, em dezembro. Realizou a I Noite Italiana. Promoveu palestra às alunas do Centro Comunitário. Ofereceu assistência a idosos sobre programa de aposentadoria. Realizou o I Grito de Carnaval do Lions Clube de Uberaba 70. LC Gama Sul Oeste, DF, promoveu o 5º Bazar Beneficente, no dia 15 de março. Distribuiu caldo para os internos do Hospital Regional do Gama. Emprestou cadeiras de rodas e de banho para pessoas carentes. Doou pães para a Paróquia Imaculada Conceição. Doou pães e frango ao Centro Espírita Nosso Lar (CENOL). Doou pães para a Associação Assistencial ao Hanseniano Jesus Gonçalves. LC Unai, MG, recebeu o prêmio presidencial da Campanha de Conservação de Sócios, AL 2012/13. LC Patrocínio Lília Brandão, MG, promoveu bazar beneficente e doou cestas básicas a famílias carentes.

Distrito LB-4

LC Pontes e Lacerda, MT esteve presente na fundação do clube caçula do Distrito LB-4, o Lions Clube Universitário Fapan, na cidade de Cáceres, Mato Grosso, no dia 8 de fevereiro. Após a reunião protocolar, na qual esteve presente o Governador Distrital, CL Ideraldo Pires da Costa, foi oferecido um delicioso jantar de confraternização, promovido pelo Lions Clube de Cáceres. Também esteve presente no 3° Conselho Distrital, realizado na cidade de Primavera do Leste, nos dias 15 e 16 de fevereiro. Na oportunidade, a secretária do Lions clube de Pontes e Lacerda, Elizabete Pereira Sobrinho, recebeu das mãos do PCC Alfredo Murara Garcia o Título de Companheira de Melvin Jones. O clube realizou, entre os dias 6 e 9 de fevereiro, o 3° Festival de Orquídeas, Flores e Plantas de Holambra, evento que já está marcado no calendário do município e que foi montado na sede do Lions Clube. A população compareceu em massa para adquirir as plantas em exposição. Doou, no dia 20 de março, 77 cobertores a famílias carentes do município. A entrega teve participação ativa dos Companheiros do clube e foi realizada na sede social do Clube Juvenil Nunes Queiroz.


Mensagem

DMLD

N

osso ano leonistico está quase terminando. Nossa 15ª Convenção Distrital, realizada em Blumenau, Santa Catarina, talvez seja o último encontro formal do nosso colegiado ano 2013/2014, no qual faremos

uma reflexão sobre o movimento leonistico no Sul do Brasil. No momento em que estamos redigindo esta mensagem, faltam apenas dez dias da realização desta Convenção, que esperamos que seja uma das maiores do DMLD e até do Brasil.

CL Olímpio Moritz CaL Dora

Presidente do Conselho de Governadores do Distrito Múltiplo LD 2013-14 e-mail: omoritz@terra.com.br

Tem sido um privilégio e uma imensa alegria servir como Presidente do Conselho de Governadores do maior Distrito Múltiplo da área III do Leonismo Internacional. Cada Governador serve com uma paixão incrível, alcançando patamares exemplares e todos merecem nossa homenagem e reconhecimento de gratidão eterna. Já tivemos a oportunidade de visitar todos os Distritos, iniciando pelo LD-5, no qual participamos da 1ª RCD, na cidade de Rio do Sul, sob a liderança do DG Zilton Pedro de Souza/Cal Francisca. No município de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, também fomos recebidos com carinho e distinção especial pelo DG Sérgio Mário Arsand Filho/CaL Fernanda, em sua 1ª RCD. Depois, estivemos na cidade de Erval Velho, Santa Catarina, prestigiando a 1ª RCD do LD-8, sob o comando do DG Allan Kreutz/CaL Katiuscia. Em União da

Secretário CL Joel Toledo dos Santos

Vitória, no Paraná, fui palestrante na RCD do LD-1, numa deferência da Governadora Marilu G. Goulart/PDG CL João Péricles Goulart. O Distrito LD3, liderado pela DG Iara Corso/CL Flávio, sediou nossa 2ª reunião do CG na cidade de Imbé, Rio Grande do Sul, com grande precisão e impecável organização. Na cidade de Cruzeiro do Oeste, Paraná, participamos da 2ª RCD do LD-6, demonstrando o DG Nestor José Ribeiro Filho/CaL Gracilena a grande liderança que possui em seu distrito leonístico. A DG Helena Mohr/ PDG Renato, do LD-4, nos convidou para ministrar palestra em sua 2ª RCD, na cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, o que, para nós, foi motivo

Tesoureiro CL Jurandir Corrêa de Lyra

plena satisfação leonística. O DG Hernani Luiz Vieira/CaL Márcia, do LD-9, nos recepcionou em sua aprazível residência com um inesquecível almoço especial, ao qual também compareceram Ex-Governadores do Distrito, além da outras lideranças leonisticas de Santa Catarina. Encerramos nossas visitas oficiais na

30/06/2010 - 13.944 30/06/2011 - 14.336 30/06/2012 - 14.474 30/06/2013 - 15.136 29 - LION EM PORTUGUÊS

30/04/2014 - 14.965

Convenção Distrital do LD-7, na cidade de Não Me Toque, Rio Grande do Sul, sob a batuta dinâmica e precisa do DG Luiz Gobbi/CaL Maria de Lourdes. Destaque todo especial para a eleição da CaL Maria de Lourdes para o cargo de 2ª Vice-Governadora. Não podemos deixar de destacar a fundação do Lions Clube Blumenau Integração, nossa cidade natal, com 35 associadas, numa demonstração do aumento da participação feminina leonística em geral, o que nos leva à certeza

Participação no Mutirão Nacional dos Lions Clubes na Saúde

de que, para o crescimento do Leonismo Internacional, precisamos eleger

2010 2º lugar - 118.686 exames

este movimento é contra o objetivo de continuarmos a ser a maior e melhor

2012 2º lugar - 66.445 exames

organização de serviços voluntários do mundo.

2013 3º lugar - 121.354 exames

SIGA SEU SONHO. CONSTRUA O SUCESSO.

imediatamente uma mulher como Presidente Internacional. Quem é contra

29 - LION EM PORTUGUÊS

Números do Quadro Social


Giro

DMLD

Juntos Podemos Crescer e Juntos Vamos Crescer O CC Olímpio Moritz esteve presente, no dia 9 de abril, à Assembleia do Comitê de Honra do LD-5, realizada no Hotel Pousada Pedra da Ilha, em Navegantes, Santa Catarina, gentilmente cedido pelo PDG CL Osmar Vailatti e PID CaL Rosane Vailatti. O objetivo principal foi a divulgação do projeto “Juntos Vamos Crescer, contido no projeto mundial do Lions Clube Internacional “Juntos Podemos Crescer”. A apresentação foi feita pelo PDG Osmar Vailatti. Algumas metas para o período de março a junho de 2014 foram propostas para os clubes. Haverá dois concursos para premiar os clubes que atingirem as metas para crescimento líquido (saldo AL anterior – baixas + acréscimos) de três associados e para a fundação de um novo clube ou de um núcleo, sendo este com o mínimo de dez associados. Os prêmios, títulos de Melvin Jones, serão sorteados entre os padrinhos dos novos associados e dos novos clubes ou núcleos. Haverá duas reuniões de avaliações dos resultados: uma no inicio de maio e outra no fim do mesmo mês. Para coordenar o projeto, foi indicado o 1º. Vice-Governador, CL Élvio Jose Matos, e, para auxiliálo, os Presidentes de Regiões e de Distritos, que deverão fazer um intenso

AGDL do Distrito LD-6

acompanhamento dos trabalhos dos clubes para que as metas sejam cumpridas. A reunião contou com a presença dos seguintes Companheiros e Companheiras: PDG Herrmann Suesenback, que presidiu a reunião, e sua esposa, CaL Gracelita; DG Zilton de Souza e sua esposa, CaL Francisca; PCC Marco Antônio; PDG Ester Giraldi e seu marido, CL Ireneo Waldir; PDG Vilmar Capanema e sua esposa, CaL Cacilda; PDG Mariza Farias Hoeppers e seu marido, CL Fred; PDG Osmar Vailatti; PDG Elisbão Antunes; PDG Rejane Gascho; PDG João Érico de Souza, além de Presidentes de Clubes, Regiões e de Distritos e vários Assessores do LD-5. Do Brusque Berço da Fiação, compareceram os CCLL e CCaLL: Élvio José Matos (Presidente e 1º. Vice-Governador) e sua esposa, CaL Inês Matos; Danilo Escaramusa (2º. Vice-Governador) e sua esposa, CaL Maria Izabel; PCC Marco Antônio e sua esposa, CaL Vera Silveira; CL Dario Bina e CL Jorge Roberto.

30 - LION EM PORTUGUÊS

Programa Oficina Educativa Verde Vida une Lions Clubes O Lions Clube de Chapecó Universidade participa da diretoria colegiada do Verde Vida há muitos anos. Já desempenhou funções importantes no Programa. Atualmente, seus representantes são o CL Floriano Kupske e o CL Adauto Alves de Abreu. O atual Presidente do Verde Vida é um membro do Lions de um clube coirmão (Lions Clube Chapecó - CL Valdemar Stoll). O Verde Vida é uma associação sem fins lucrativos que há 19 anos presta relevante serviço à comunidade regional, com atuação social efetiva e também efetiva colaboração ambiental, atendendo 90 adolescentes em situação de risco na região do bairro São Pedro, por meio de 14 oficinas sócio educativas. São jovens de 12 a 18 anos que muitas vezes chegam ao Verde Vida bastante fragilizados pela violência e pobreza familiar. O Programa realiza o resgate da autoestima, proporciona equilíbrio emocional, por meio do atendimento da equipe técnica (pedagoga, assistente social, psicóloga, professores) e auxilia na preparação para o ingresso no mercado de trabalho formal, encaminhandoos para o Menor Aprendiz em empresas parceiras. Para muitos, o Verde Vida representa a oportunidade para fugir do círculo vicioso da pobreza, exclusão, marginalidade e criminalidade. Ex-adolescentes do Programa estão se formando nas universidades, muitos trabalham no comércio e indústrias.

O CC Olímpio e sua esposa, CaL Dora, compareceram a uma reunião administrativa da AGDL do Distrito LD-6 no dia 6 de março, em Salto de Guayrá, Paraguai. Após um dia de trabalho, planejamento e motivação, dedicado ao Leonismo, o evento foi encerrado com chave de ouro: um jantar para comemorar uma rara confraternização, com muito humor, espírito fraterno e calor humano.

Conselho de Governadores se reúne em Imbé A 2ª Reunião do Conselho de Governadores do DMLD ocorreu nos dias 6, 7 e 8 de março, nas dependências do Hotel Fazenda Figueiras, na cidade de Imbé, Rio Grande do Sul. Compareceram ao evento aproximadamente 200 associados dos Distritos Leonísticos dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Foi um encontro muito produtivo, com muito companheirismo e muita amizade. O evento foi presidido pelo Presidente do CG, CC Olímpio Moritz.


Distrito

LD-1

CaL Marilu Gaspareto Goulart PDG João Péricles Governadora 2013-2014 e-mail: uliram@uol.com.br

Mensagem da Governadora Nos dias 4 e 5 de abril, a família Leonística e Leoística do Distrito LD-1 estava feliz, unida em torno da realização de sua 53ª Convenção Distrital,

Números do Quadro Social 30/06/2010 - 1.411 30/06/2011 - 1.454 30/06/2012 - 1.487 30/06/2013 - 1.694 30/04/2014 - 1.603

Participação no Mutirão Nacional dos Lions Clubes na Saúde

com amigos e convidados especiais. Foi durante estes dias que nos

2010 5º lugar - 25.941 exames

encontramos com nossa própria história, com nossos valores e princípios,

2012 3º lugar - 31.701 exames

com nosso lema Nós Servimos.

2013 5º lugar - 47.381 exames

Tivemos certeza de que, onde estiver o Lions presente, ali estará a defesa intransigente da ética, da liberdade, da ordem, do nacionalismo, do serviço desinteressado e do companheirismo. Nossa caminhada como Governadora está prestes a findar, mas nossa caminhada como Leão será eterna e ela só será exitosa se for solidária e se cada Leão compreender seu papel, estando irmanados na determinação do fortalecimento do nosso movimento. Um de meus últimos pedidos como Governadora é a manutenção da união, porque, enquanto estivermos trabalhando em equipe, tornar-nosemos melhores do que somos e multiplicaremos o nosso valor aos olhos dos outros, angariando, assim, cada vez mais parceiros. Assim, unidos, nenhuma tarefa será demasiada ingente e nenhum sucesso demasiado grandioso que não possa ser alcançado. Companheiros, vamos escrever no nosso Lions uma página de dignidade, de competência e de comprometimento. Vamos juntos sonhar para poder realizar. Nossa Convenção foi realizada nas dependências do Cine Teatro Pax, na cidade de Ponta Grossa, Paraná. Homenageamos o PDG Salem Chamma, líder inconteste de nosso movimento, colocando o nome do evento: “Convenção Salem Chamma”. Contamos com a presença de várias lideranças leonísticas: o Presidente do Conselho de Governadores Oradora Oficial, arrancando demorados aplausos de todos os presentes; o PCC CL Claúdio Miessa Rigo; o 2º VCC João Péricles Goulart; vários ExGovernadores do Distrito LD-1 e do Distrito LD-5; e assessores distritais. A Convenção foi muito bem dirigida pela equipe: Presidente CL Herivelto Benjamim, Secretário CL Aymoré Indio do Brasil Pereira de Moraes e Tesoureiro CL Calixto Abrão Miguel Ajuz.

31 - LION EM PORTUGUÊS

2013/2014, CL Olímpio Moritz; a PID CaL Rosane Vailatti, que foi nossa


Distrito

LD-2 Números do Quadro Social

CL Sérgio Mário Arsand Filho Cal Fernanda Fialho Governador 2013-2014 e-mail: arsand@ig.com.br

30/06/2010 - 1.353 30/06/2011 - 1.457 30/06/2012 - 1.472 30/06/2013 - 1.448

Visita O Governador Sérgio Arsand fez visita oficial ao Lions Clube de Novo Hamburgo Centro, no dia 13 de março, ocasião em que o CL João Hahn apresentou a ele as atividades do clube. CL Heitor Pinheiro foi nomeado Mestre de Cerimônia da Assembleia e agradeceu a indicação para dirigir os trabalhos desta noite. O CL João Hahn ministrou a Instrução Leonística, com uma breve explanação e slides sobre “O que é Lions”. CL Sérgio, Governador do

30/04/2014 - 1.456

Participação no Mutirão Nacional dos Lions Clubes na Saúde 2010 13º lugar - 12.518 exames 2012 8º lugar - 8.881 exames 2013 8º lugar - 21.752 exames Distrito LD-2, entregou um pin de Lions Internacional para o “Leão que abre as portas do Leonismo”, à CaL Lorena, por ter sido madrinha de mais um sócio.

Notícia curiosa O Distrito LD-2 tem neste Ano Leonístico o Governador mais jovem, CL Sérgio Mário Arsand Filho, e o seu clube, LC de São Leopoldo 25 de Julho, tem o Presidente mais idoso (88 anos), que também foi Governador do Distrito no AL 2000-2001, PDG CL Braz de Oliveira Sobrinho.

FOLEOBRAS em Gramado

32 - LION EM PORTUGUÊS

O Governador Sérgio Arsand esteve presente no XIV FOLEOBRAS, realizado em Gramado, Rio Grande do Sul, de 31 de janeiro a 2 de fevereiro. Ele está ao lado do CC Olimpio Moritz; CL Mario Brandt, Presidente do Lions Clube Gramado; CL Luiz Gobbi, Governador do LD-7; e PID Edisson Karnop.

FOLAC O Governador Sérgio Mário Arsand Filho e sua esposa Fernanda estiveram presentes no FOLAC de Cali, Colômbia. Nas fotos, eles estão ao lado do PID Edisson Karnopp e CaL Rosenete; CLEO Aimée Karnopp (Presidente do LEO Clube Santa Cruz); e com o PIP Wayne Madden, Presidente de LCIF.


Distrito

LD-3

CaL Iara Zacher Corso CL Flávio Corso Governadora 2013-2014

e-mail: iaracorso@brturbo.com.br

Números do Quadro Social 30/06/2010 - 1.366 30/06/2011 - 1.416 30/06/2012 - 1.351 30/06/2013 - 1.397 30/04/2014 - 1.391

Participação no Mutirão Nacional dos Lions Clubes na Saúde 2010 20º lugar - 5.500 exames 2012 15º lugar - 3.759 exames 2013 26º lugar - 703 exames

Dia do Leonismo Gaúcho

Seminário da Mulher do Distrito LD-3 O Instituto de Liderança e Formação de Dirigentes do Distrito LD-3, sob coordenação da Cal Ilse Terezinha Boelhouwer, realizou, no dia 21 de março, em comemoração ao Mês de Mulher, o II Seminário para Mulheres do Distrito. Promovido no Círculo Militar, em Porto Alegre, teve como palestrantes a Tenente Coronel Nádia Gerhardt, Comandante da Patrulha Maria da Penha, da Brigada Militar em Porto Alegre, que discorreu sobre a violência contra mulheres, Dra. Liane Araújo, do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul, que falou

sobre a Prevenção do Câncer em Mulheres, culminando com uma palestra de motivação da professora Vera Miranda. O evento foi encerrado com um coquetel no fim da tarde e contou com um grande número de Companheiras e também de Companheiros Leões.

Lar do Peregrino em São Jerônimo O Lar do Peregrino foi inaugurado no dia 6 de dezembro de 2013, em homenagem à LCIF, em São Jerônimo, Rio Grande do Sul. A construção do Lar ocorreu por meio de contribuição de LCIF, com contrapartida da comunidade do município. O Lar do Peregrino abriga hoje 36 idosos. O evento contou com a presença de autoridades civis e leonísticas. Representando o Distrito LD-3, estiveram presentes a Governadora Iara Corso e os PDGs Valtair do Amaral Madalena, Coordenador de LCIF no Distrito LD-3, e PDG Denério Neumann, Coordenador de LCIF no DMLD.

Instituto de Liderança em Porto Alegre O Instituto de Liderança e Formação de Dirigentes do Distrito LD-3, sob Coordenação do PDG Valtair do Amaral Madalena, realizou no dia 5 de abril, nas dependências do Circulo Militar, em Porto Alegre, um Seminário para Leões Emergentes no âmbito do Distrito LD-3. O treinamento foi dado a 50 Companheiros e Companheiras, que receberam Certificados de Participação.

33 - LION EM PORTUGUÊS

O Distrito LD-3 comemorou o Dia do Leonismo Gaúcho em 3 de janeiro, com um jantar de confraternização, realizado na Sociedade Amigos de Capão da Canoa, no litoral gaúcho. A comemoração contou com Companheiros do Distrito e convidados, que relembraram a importância da Lei que definiu a data no Estado, a mesma de fundação do primeiro clube no Rio Grande do Sul, o Lions Clube Porto Alegre Centro. A Lei, de autoria do Deputdo Ciro Simoni, foi promulgada pelo então Governador do Estado Germano Rigotto.


Distrito

LD-4

CaL Helena Mohr PDG Renato Alcides Mohr Governadora 2013-2014

e-mail: iadani@brturbo.com.br e-mail: helenamohr@viamicro.com.br

Números do Quadro Social 30/06/2010 - 1.582 30/06/2011 - 1.599 30/06/2012 - 1.701 30/06/2013 - 1.848 30/04/2014 - 1.856

Participação no Mutirão Nacional dos Lions Clubes na Saúde 2010 Não participou 2012 9º lugar - 6.033 exames 2013 15º lugar - 5.563 exames

Fórum Leonístico Feminino O 8º Fórum Leonístico Feminino do Distrito LD-4 foi realizado no dia 15 de março, tendo como patronesse a CaL MJP Astrid Weissheimer e como homenageada a Domadora Delir Rigon Bonotto. O evento foi organizado pelos Lions Clube de Santiago e Santiago Centenário. Foram palestrantes a CaL Marize Silva (Motivação), PDG Nélida Rosa Zorzan da Luz (Drogas, Família e Sociedade) e a Governadora Helena Mohr (A Mulher no Leonismo).

Governadora participa de Reunião do Conselho de Governadores

34 - LION EM PORTUGUÊS

A Governadora Helena Mohr, juntamente com o PDG Renato, participou nos dias 7 e 8 de março, 2ª Reunião do Conselho de Governadores do DMLD, AL 2013/2014, realizada em Imbé, no Rio Grande do Sul.

Reunião do Conselho Distrital em Frederico Westphalen A 3ª Reunião do Conselho do Distrito LD-4 foi realizada no dia 29 de março, na cidade de Frederico Westphalen. O evento teve a presença do CC Olimpio Moritz e CaL Dora, em visita oficial ao Distrito LD-4. Na oportunidade, o PDG Iraci Antonio Dani entregou a premiação do AL 2012/2013 de Lions Internacional.

Noite só delas em Uruguaiana O Lions Clube de Uruguaiana Três Fronteiras, Rio Grande do Sul, realizou, no dia 4 de abril, a 16ª edição da Noite só Delas, no Centro Comunitário do clube. Todo o evento foi preparado pelas CCaLL e DDMM do clube. O tema da festa deste ano foi “Copa do Mundo”.


Distrito

LD-5 Convenção do LD-5

CL Zilton Pedro de Souza DM Francisca Montibeller Governador 2013-2014

e-mail: ziltonn@hotmail.com

Data: 25 e 26 de abril Local: Rio do Sul, SC Orador Oficial: PID Nelson Vidal, Peru Diretor Oficial: CL Célio Bastos

Números do Quadro Social 30/06/2010 - 1.335 30/06/2011 - 1.369 30/06/2012 - 1.457 30/06/2013 - 1.523 30/04/2014 - 1.415

Participação no Mutirão Nacional dos Lions Clubes na Saúde 2010 14º lugar - 12.092 exames 2012 13º lugar - 4.539 exames 2013 16º lugar - 4.915 exames

A 4ª Reunião do Conselho Distrital e a Convenção do Distrito LD-5 foram realizadas nos dias 25 e 26 de abril, em Rio do Sul, Santa Catarina. A reunião teve como sede o Lions Clube Rio do Sul Bela Aliança. A mesa diretiva foi composta pelo Governador Zilton Pedro de Souza, PCC Marco Antônio Pizarro da Silveira, PDG Herrmann Suesenback, CL Élvio José Matos e CL Célio Bastos. A 51ª Convenção foi promovida no Parque Universitário Norberto Frahm e contou com a presença de 31 Lions Clubes do Distrito, 255 Leões inscritos, além das seguintes autoridades: Governador Zilton Pedro de Souza; PID Nelson Vidal, do Peru, orador oficial da Convenção; Exmo Sr. Garibaldi Antonio Ayroso, Prefeito Municipal de Rio do Sul; PDG João Érico de Souza, patrono da Convenção; CL Nilson Francisco Stainsack, prefeito municipal de Presidente Getúlio, SC; PDG Herrmann Suesenbach, Presidente do Comitê de Honra, representando todos os Ex-Governadores; PCC

Marco Antônio Pizarro da Silveira; PDG Osmar Vailatti, Coordenador da LCIF; e outras autoridades leonísticas. Além do tradicional desfile das bandeiras dos municípios que compõem o LD-5 e dos pronunciamentos de praxe, o ponto alto foi a votação para eleição do próximo Governador, 1º e 2º vices. Os eleitos foram o CL Elvio José Matos, do LC Brusque Berço da Fiação, para Governador; CL Danilo Escaramusa, do LC de Brusque Berço da Fiação, como 1º Vice; e a CaL Luciana Maria A. Bernardino, do LC Balneário Camboriú Barra Sul, para 2ª ViceGovernadora. Durante o evento, muitos prêmios sorteados, inclusive títulos de Companheiros de Melvin Jones. A próxima convenção já foi agendada para a cidade de Gaspar. O Prefeito Municipal de Rio do Sul, ao final de seu pronunciamento, entregou ao PID Nelson Vidal/ CaL Cris o decreto de hóspede oficial do município de Rio do Sul. O CL Antonio Carlos de Oliveira prestou homenagem ao PDG João

Érico de Souza e o CL Gilberto Betti homenageou a patronesse da Convenção, CaL Dagmar Sasse Starke (in memorian). O Governador Zilton Pedro de Souza, por sua vez, prestou homenagem à Prefeitura Municipal de Rio do Sul e à UNIDAVI, além dos associados fundadores dos Lions Clubes de Presidente Getúlio, Rio do Sul – Bela Aliança e Taió, com a entrega de certificados de reconhecimento.

35 - LION EM PORTUGUÊS

Reunião do Conselho e Convenção Distrital em Rio do Sul


Distrito

LD-6

CL Nestor José Ribeiro Filho Cal Gracilene Ribeiro Governador 2013-2014

e-mail: contato@marcaprimeirominuto.com.br

Convenção Distrital em Londrina

Números do Quadro Social 30/06/2010 - 1.198 30/06/2011 - 1.263 30/06/2012 - 1.315 30/06/2013 - 1.316 30/04/2014 - 1.304

Participação no Mutirão Nacional dos Lions Clubes na Saúde 2010 11º lugar - 13.790 exames 2012 não participou 2013 14º lugar - 7.014 exames

Em Londrina, no Paraná, com a presença maciça dos clubes de serviço que integram o Distrito LD-6, foi realizada com sucesso a 44ª Convenção do LD-6 de Lions Internacional, que homenageou o PDG Henrique Alves Pereira e sua Domadora Élcia. O evento ocorreu na Casa da Amizade, que, com sua estrutura, ofereceu o salão de conferências e espaço gourmet para todos os convencionais. Os Lions Clubes de Londrina,Centro, Independência e Igapó foram os clubes anfitriões. O diretor geral da Convenção foi o PDG Acyr Siqueira e o orador oficial foi o PCC Nilton Kinoshita, que arrancou aplausos de todos os presentes pela otimização do tema que abordou: “Motivação Leonística”. A convenção foi presidida pelo Governador Distrital, gestão 2012/13, CL Nestor Ribeiro, que expôs as principais realizações de sua gestão. Entre elas, o envolvimento da sociedade paranaense na divulgação do Prêmio Melvin Jones, que, somente em um clube, o Lions Clube de Maringá Cidade Canção, outorgou oito títulos para seus sócios. O Governador também lembrou as realizações em 36 - LION EM PORTUGUÊS

projetos assistenciais do Lions Clube de Arapongas e de outros clubes do Distrito. Um das metas do atual Governador está em andamento. Trata-se da implantação do “sócio cibernético”, que deve revolucionar o ingresso de novos sócios na comunidade leonística em todos os 56 clubes que integram o Distrito. O Governador Nestor também vem obtendo sucesso com o sistema presencial na vida leonística de todos os Lions Clubes da região.


Distrito

LD-7

CL Luiz Gobbi Cal Maria de Lourdes Governador 2013-2014

e-mail: luizgobbi@wavetec.com.br

Convenção do LD-7 em Não Me Toque

30/06/2010 - 2.066 30/06/2011 - 2.118 30/06/2012 - 2.011 30/06/2013 - 2.084 30/04/2014 - 2.093

Participação no Mutirão Nacional dos Lions Clubes na Saúde 2010 15º lugar - 10.503 exames 2012 12º lugar - 5.017 exames 2013 22º lugar - 2.428 exames

A Convenção contou ainda com a presença do Presidente do Conselho de Governadores do DMLD, CL Olímpio Moritz e CaL Dora, e de seu tesoureiro, CL Jurandir Lira e Cal Ione, da Presidente do Distrito LEO LD-7, CLEO Daniella Feliciano dos Santos, da Prefeita Municipal, Teodora Souillje Lutkmeier, e do Presidente do Legislativo Municipal Gilson dos Santos.

Fundação do Lions Clube Carazinho Yacamim Em cerimônia comandada pelo Presidente do Lions Clube Carazinho Glória, clube padrinho, CL Gilberto Danieli e Cal Vera Danieli, com a presença do casal Governador do Distrito LD-7, CL Luiz Roberto Gobbi e CaL Maria de Lourdes Gobbi, foi fundado o Lions Clube Carazinho Yacamim, clube com finalidade especial, para atender as necessidades financeiras, materiais e sociais da entidade Yacamim. Yacamim, que em tupi-guarani significa “pai das estrelas”, é uma entidade destinada ao atendimento de crianças em situação de vulnerabilidade social, oferecendo cursos no turno escolar inverso, refeições, atendimento médico e psicológico. Atendido pela professora e agora CaL Vera Suckau, a instituição renova a esperança em seus serviços por meio do suporte que este novo Lions Clube irá propiciar. Tendo como Presidente o CL Fernando Sant’Ana de Morais e Cal Liliane, ele bioquímico e vereador e ela biomédica, secretária a CaL Anelise Erhardt e tesoureira Cal Eni Scheuer, o clube inicia suas atividades com 25 associados, devendo aumentar este número ainda neste ano leonístico. O evento contou ainda com as presenças do PDG Sidônio Luiz Rosa Cassol, da Vice-Governadora, CaL Maria Leonora Ribeiro Martins, expressivo número de associados dos demais clubes de Carazinho, Lions Glória, Industrial (que comemorou 24 anos de fundação) e Centro, além do Presidente do LEO Clube Carazinho Centro, CLEO Jeferson Couto.

Lions recepciona delegações estrangeiras A Governadoria do Distrito LD-7 e os Lions Clubes de Carazinho, em parceria com a Cotrijal e o grupo jornalístico Diario da Manhã, recepcionaram as delegações estrangeiras que vieram participar da Expodireto Cotrijal, realizada em Não Me Toque. O Jantar Internacional ocorreu no dia 11 de março, na Casa de Eventos Hipster, e contou com a presença de 75 delegações, entre embaixadores, adidos comerciais e visitantes, além dos dirigentes da Cotrijal e autoridades locais, totalizando cerca de 600 participantes. O Lions promoveu também uma exposição de produtos regionais não vinculados ao agronegócio. Comprovando o sucesso do evento, o representante dos embaixadores estrangeiros, Tomas Bvuma, reiterou que foi uma honra participar do Jantar Internacional e que a iniciativa o motivou a integrar um Lions Clube em seu país, o Zimbabwe.

37 - LION EM PORTUGUÊS

Sob o comando do Governador CL Luiz Roberto Gobbi, a 44ª Convenção do Distrito LD-7 foi realizada no dia 26 de abril pelo Lions Clube Não Me Toque, que tem como Presidente o jovem advogado CL Tiago Petry. O evento teve como coordenador o CL Ênio Schroeder e foi realizado no parque da Expodireto Cotrijal. O palestrante oficial foi o PDG Sidônio Luiz Rosa Cassol. Durante sua palestra foram empossadas oito novas Companheiras Leão. Foram eleitos para o ano leonístico 2014/2015, Governador CL Paulo Roberto Maffessoni, do Lions Clube Constantina; 1ª Vice-Governadora CaL Maria Leonora Ribeiro Martins, do Lions Clube Passo Fundo Amizade; e 2ª Vice-Governadora CaL Maria de Lourdes Schardong Gobbi, do Lions Clube Carazinho Glória.

Números do Quadro Social


Distrito

LD-8

CL Allan Edgard Kreutz Cal Katiuscia Bednarski Kreutz Governador 2013-2014

e-mail: : hoteliguacu@hoteliguacu.com

Convenção de Lions Clubes em Chapecó Evento reúne dirigentes e participantes do movimento leonístico em Santa Catarina A XLII Convenção de Lions Clubes do Distrito LD-8 foi realizada nos dias 12 e 13 de abril, em Chapecó, Santa Catarina, sob o comando do Companheiro Leão Allan Kreutz, sua esposa Katiúscia e dos quatro clubes de serviço da cidade de Chapecó. Mais de 950 pessoas de todo o Oeste e MeioOeste catarinense foram recebidas no Centro de Eventos para direcionar os rumos de mais um ano de trabalho. Com uma programação extensa, os assuntos tratados ao longo da reunião diziam respeito ao próprio Lions e ainda a vários aspectos humanitários envolvendo as comunidades. Os associados participaram da abertura oficial, com o desfile das bandeiras dos municípios que compõem o Distrito LD-8, uma brilhante palestra motivacional, jantar festivo e baile de confraternização, além das reuniões plenárias, que versaram sobre diversos assuntos do interesse dos Companheiros. A Convenção também contou com a presença de várias lideranças de Chapecó e prestou

38 - LION EM PORTUGUÊS

Homenagem aos clubes

Nova Companheira de Melvin Jones

homenagens ao Dr. Milton Sander e ao Companheiro Leão Valdir Bazzi (in memorian), como patrono do evento. Para o Governador do Distrito LD8, Allan Kreutz, um dos momentos de maior emoção foi a entrega dos títulos de Companheiro de Melvin Jones: foram entregues 35 Títulos de Melvin Jones. Outro destaque foi a premiação do Cartaz sobre a Paz. O LD-8 ficou em primeiro lugar no Distrito LD-8 e no Distrito Múltiplo LD, com uma aluna do município de Salto Veloso. Também receberam Menção Honrosa os municípios que sediaram eventos durante este ano: LC Dionísio Cerqueira/Barracão, LC Erval Velho, LC Iomerê, LC São Miguel do Oeste Universidade e os Lions de Chapecó, Chapecó Integração, Chapecó União e Chapecó Universidade. Um dos pontos altos do evento foi a eleição do Companheiro Leão Roberto Farias, do município de Porto União, para o cargo de 1º Vice-Governador do Distrito e da Companheira Leão

Números do Quadro Social 30/06/2010 - 2.132 30/06/2011 - 2.182 30/06/2012 - 2.236 30/06/2013 - 2.327 30/04/2014 - 2.373

Participação no Mutirão Nacional dos Lions Clubes na Saúde 2010 7º lugar - 22.754 exames 2012 10º lugar - 5.630 exames 2013 7º lugar - 30.493 exames

Fátima Santos, de Xanxerê, para Governadora. A partir do mês de julho, ela passará a liderar o movimento em todo Distrito LD-8. Sua posse acontecerá em Xanxerê, durante a I Reunião do Conselho Distrital (RCD). Os próximos eventos do Distrito estão previstos para acontecer em Fraiburgo e Maravilha.

Cartaz da Paz

Casal Governador e o Prefeito

Palestrante

Companheiros de Melvin Jones

Plenária


Distrito

LD-9

CL Hernani Luiz Vieira Cal Márcia Catarina Governador 2013-2014

e-mail: hernani.digraplan@hotmail.com digraplan@iscc.com.br

Convenção do Distrito LD-9 em Lages

Convenção do LD-9

Data: 25 e 26 de abril Local: Lages, SC Orador Oficial – Ainda não definido Diretora Geral: CaL Juracy Lamin

Números do Quadro Social 30/06/2010 - 1.501 30/06/2011 - 1.478 30/06/2012 - 1.444 30/06/2013 - 1.499 30/04/2014 - 1.474

Participação no Mutirão Nacional dos Lions Clubes na Saúde 2010 10º lugar - 15.588 exames 2012 22º lugar - 885 exames 2013 24º lugar - 1.105 exames A XV Convenção do Distrito LD-9 foi realizada em 25 e 26 de abril, no Clube Caça e Tiro, em Lages, Santa Catarina. O evento foi resultado de um trabalho percorreram o Distrito, visitando todos os clubes de Lions e promovendo a união de todos, com o lema “Mãos Unidas para Servir”. Os destaques da Convenção foram os renomados Luiz Carlos Prate e Adalberto Siqueira, que animaram os Lions Clubes com carisma, competência e responsabilidade, levando a todos sua palestra motivacional. Os clubes anfitriões foram Lions Clube Lages Copacabana e Lages Correia Pinto.

Rifa pelo Hospital de Olhos de Palhoça No dia 19 de abril, correu pela loteria federal o concurso número 04859, do sorteio da rifa em prol da construção do Hospital de Olhos de Palhoça, em Santa Catarina. Os clubes de serviço se reuniram para ajudar a vender as rifas. O Lions Clube Passo de Torres vendeu 18 talões com 10 números cada, no valor de dez reais. O cheque de 1,8 mil reais foi entregue nas mãos do Presidente do Hospital de Olhos, Ademir Martins, no dia 25 de abril, durante a XV Convenção do Distrito LD-9, realizada em Lages, Santa Catarina.

A presidente Maria Vani fez sua mensagem ao Presidente do Hospital de Olhos, dizendo que “ter amigos é uma arma poderosa, para prolongar a vida e torná-la mais alegre e com sentido, auxiliando sempre”.

Apae festeja Páscoa com alunos O Lions Clube de Passo de Torres colaborou com a festa de Páscoa da APAE de Passo de Torres, que foi realizada no dia 16 de abril. A festa para os alunos atendidos pela entidade foi organizada com muito amor e carinho pelos professores, coordenadora pedagógica, técnicos e funcionários. Após tomarem um delicioso suco com uma torta de chocolate preparada pela merendeira, os alunos continuaram se divertindo e, em seguida, a coelha da Páscoa distribuiu presentes. “Fica aqui os nossos agradecimentos à todos que trabalharam para que essa festa fosse realizada, pois essa parceria é muito importante”, salientou o presidente da APAE, Nilson Rodrigues da Silva. Aproximadamente 25 alunos participaram das atividades. Segundo a Presidente do LC de Passo de Torres, Maria Vani, a atividade teve seu objetivo alcançado. “Muito lindo ver o sorriso dos alunos, valeu a pena a parceria.”

39 - LION EM PORTUGUÊS

árduo desenvolvido pelo Governador Hernani Luiz Vieira e a CaL Márcia, que


O que vai pelos distritos

DMLD

Distrito LD-1 LC Curitiba Mercês, PR, começou em março uma nova escola, em parceria com uma igreja da Ferraria, Bairro de Campo Largo - próximo à divisa com Curitiba, no Passaúna. De 1º a 30 de março, realizou campanha do voluntariado, visando a criação de novas bibliotecas em comunidades carentes. A meta é criar mais três bibliotecas em 2014.

Cachoeiras, realizou o Mutirão da Saúde, no dia 13 de fevereiro, promovendo aferições de pressão arterial, hemoglicotestes, cálculos de IMC e vacinação de adultos contra a hepatite e antitetânica, além de testes rápidos de sífilis, HIV, testes de daltonismo e consultas oftalomológicas, sendo que os que apresentaram problemas foram encaminhados para tratamento adequado e ganharam armações de óculos.

Distrito LD-2 LC Novo Hamburgo Centro, RS, doou roupas e calçados para a Casa Auxiliadora. Em 14 de março, foram distribuídas 100 mil cartelas para sorteio de brindes por meio de projeto com as escolas municipais, numa parceria que garante tratamento de visão e leitura para crianças carentes. Doou material escolar para alunos de baixa renda. Promoveu a Escola de Leonismo, com palestras motivacionais.

40 - LION EM PORTUGUÊS

LC de São Leopoldo 25 de Julho, RS, participa mensalmente do sábado solidário, arrecadando produtos para o Banco de Alimentos. Tem campanha permanente de arrecadação de roupas para necessitados. Ajuda mensalmente entidades beneficentes, como Pandorga e Casa Aberta.

A Assessoria da Mulher do Distrito LD-2 promoveu, no dia 5 de abril, um workshop para mulheres, que contou com 40 participantes. Na foto, as representantes do Lions Clube de São Leopoldo 25 de Julho. Distrito LD-3 LC Arroio do Sal, RS, em parceria com a Secretaria Municipal de Três

sendo que 517 alunos passaram pelo exame de acuidade visual; 64 alunos foram encaminhados para consulta oftalmológica; 34 alunos receberam óculos. Foram investidos nesta campanha R$18.490,00. Por meio do Grêmio das Domadoras, o Lions Clube Timbó repassou o valor de R$5.000,00 para a Rede Feminina de Combate ao Câncer e também mobiliou um quarto do Hospital e Maternidade OASE de Timbó. LC Itajaí Sul, RS, comemorou 45 anos de serviços no dia 27 de fevereiro, com a presença de dirigentes leonísticos, após uma semana de intensas atividades na comunidade. O clube recebeu, inclusive, homenagem na Câmara de Vereadores de Itajaí.

LCs Rio Grande, RS, realizaram, no dia 2 de abril, a entrega da renda obtida no Show de Prêmios promovido em uma ação conjunta em benefício ao Asilo de Pobres no final de fevereiro. Mais de R$ 2,9 mil foram repassados à instituição. Um cheque no valor de R$ 2.915,18 foi entregue ao presidente da entidade, Glênio Freitas Alves. Distrito LD-4 LC Cruz Alta Centro, RS, promoveu campanhas juntamente com o Banco de Alimentos, em parceria com o Supermercado da cidade, no primeiro sábado de cada mês. Promoveu o Projeto ECOLIONS, de recolhimento de lixo eletroeletrônico, arrecadando mais de 3 mil itens. Realizou campanha de doação de sangue, em parceria com a UNICRUZ (Universidade de Cruz Alta), Hemocentro, Lions Clube Cruz Alta e Lions Clube Pejuçara. Entregou óculos para pessoas carentes. Distrito LD-5 LC Timbó, SC, realizou campanha da visão junto às Escolas da Rede Estadual e Municipal de Ensino. Foram contemplados os alunos da 1ª série do Ensino Fundamental,

LC Brusque Centro, SC, realizou, no dia 15 de março, a Campanha do Alimento, em prol do Lar dos Idosos Lions. Recebeu homenagem da Câmara Municipal de Brusque pela passagem dos seus 60 anos de existência, completados em 18 de janeiro. LCs de Blumenau Sul e Doutor Blumenau, SC, no dia 29 de março, realizou o Mutirão da Saúde do Lions Clube Blumenau Sul, em parceria com os estudantes de Enfermagem do CEDUP. Foram realizados exames de glicemia, massa corpórea, aferição de pressão arterial e outros serviços. Distrito LD-6 LC Cianorte, PR, comemorou seus 50 anos de fundação. Construiu e administra, desde 1964, um albergue noturno, em parceria com a sociedade local. No período do inverno, a estadia chega a 40 pessoas albergadas por dia, nas alas masculina e feminina. Para a manutenção, o clube realiza feiras, como a expo-flor, entre ouras campanhas com a sociedade, e mantém parceria com a Prefeitura Municipal de Cianorte. LC Maringá Pioneiros, PR, recebeu o


DMLD

prefeito Municipal de Maringá, Carlos Roberto Pupin, para discutir problemas de interesse coletivo e propor soluções às autoridades. Na oportunidade, Pupin informou ter aprovado um projeto de iniciativa do clube, que consiste na construção do monumento ao Pioneiro Desconhecido. A ideia é homenagear milhares de pioneiros que, vindos de todos os cantos do Brasil e de boa parte do mundo, construíram de forma anônima a cidade de Maringá. O prefeito foi recebido pelo Presidente do clube, CL João de Souza Filho, pelo Governador do Distrito, Nestor J. Ribeiro Filho, e por integrantes do clube. LC Paranavaí, PR, realizou, entre os dias 4 e 13 de abril, a 15ª Expoflor, (exposição de flores e árvores frutíferas), na praça dos Pioneiros, evento tradicional da cidade.

Distrito LD-7 LC Tapejara, RS, comemorou seus 50 anos de fundação na noite de 8 de março. O início das comemorações do cinquentenário do clube se realizou num clima descontraído e com a presença de ex-associados, ex-Presidentes e autoridades, destacando-se o atual Presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Deputado Gilmar Sossela, e sua esposa Melânia, ex-associado do clube. Também foi destaque a presença de Lilian Pianezzola, Juíza de Direito; do 1º vice-Governador do Distrito LD-7 de Lions, CL Paulo Maffessoni, além de vários Lions Clubes da região. A esposa do fundador Affonso Muxfeldt, Serenita Muxfeldt, marcou presença, apesar de seus 99 anos de idade. Os salões estavam ricamente ornamentados e receberam cerca de 200 pessoas. Distrito LD-8

LC de Santo Antônio da Platina, PR, promoveu evento no dia 24 de março, no Centro Catequético Frei Clemente Vendramim, com a palestra “Transforme Oportunidades em Resultados”, com o consultor Gilclér Regina. Foram abordados temas como motivação, impulso para o sucesso, oportunidades e resultados, integração de equipe e comprometimento. A palestra apresentada pelo escritor já foi assistida por aproximadamente um milhão de pessoas e custou dois quilos de alimentos não perecíveis, numa parceria com o Lions Internacional.

LC Rolândia, PR, promoveu o 8º Almoço Alemão, no dia 30 de março. Foram 400 cartões vendidos. Aproximadamente mil pessoas prestigiaram o evento.

LC Chapecó Integração, SC, pela 5ª vez consecutiva, promoveu o Festival do pastel e chope. O evento foi realizado na praça central da cidade de Chapecó, na qual todos os associados estiveram envolvidos na venda de mais de 12.118 pastéis. O valor arrecadado será destinado às entidades mantidas pelo clube, ao Centro Terapêutico Dilson Cecchin (CETER), Centro Infantil Iris Abello e ao Centro Infantil Nosso Sonho. LC Águas Frias, SC, promoveu Campanha da Visão, atendendo 22 crianças da Escola Básica Estadual e Núcleo Municipal de Ensino. Adquiriu cadeira de rodas especial. Em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde e Escola Estadual Sete de Setembro, promoveu Campanha da Saúde e realizou a missa da festa de Nossa Senhora da Saúde, sendo que o público total ultrapassou a 7 mil pessoas. Para que o atendimento tenha continuidade, o clube desenvolve várias promoções, como o IV Jantar com Mondongo, entre outras arrecadações. LC Caçador Universidade, SC, realizou cirurgias de cataratas para

pessoas que necessitavam de auxílio no município. Foram muitas as pessoas atendidas e as doações foram feitas com brinquedos e lanches para as crianças e tapete para a escola Ulisses Guimarães. Foram feitos ainda os rotineiros atendimentos oftalmológicos em algumas escolas do município. LC Iraceminha, SC, distribuiu leite para crianças doentes, doou livros para estimular a leitura e brinquedos para cerca de 300 crianças carentes. Na Campanha da Visão, realizou testes de daltonismo e de acuidade visual para alunos da escola Municipal Professora Maria Olinda Hermann. LC Pinhalzinho, SC, doou óculos; entregou cobertores e latas de leite ao hospital e, em parceria com o LEO Clube Alpha de Pinhalzinho, realizou o XI Jantar do Matambre, para arrecadar fundos para a realização de ações sociais. LC Videira Centro, SC, caminha para seus 59 anos de fundação e desenvolve uma série de campanhas com objetivo de melhor atender aos vários segmentos da sociedade. As ações vão desde doação de cadeiras de rodas especiais à APAE; Campanha de Meio Ambiente, com o plantio e replantio da palmeira de leque; a Campanha da Visão. No semestre, foram atendidas 237 crianças das escolas municipais e estaduais, com estes de acuidade visual, consultas, óculos e cirurgia.

Distrito LD-9 LC de Morro da Fumaça, SC, realizou, no dia 7 de março, a Festa das Mulheres do Lions, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A renda do evento foi em prol do Hospital dos Olhos do Distrito LD-9. LC Florianópolis Ingleses, SC realizou, no dia 16 de abril, um show beneficente em prol do Hospital de Olhos e outras entidades.

41 - LION EM PORTUGUÊS

O que vai pelos distritos


Leo

Graças

Tolerância Zeríssimo 1. Quando te vêem deitado, de olhos fechados, na sua cama, com a luz apagada e te perguntam: - Você tá dormindo? - Não, tô treinando pra morrer! 2. Quando a gente leva um aparelho eletrônico para a manutenção e o técnico pergunta: - Tá com defeito? - Não, é que ele estava cansado de ficar em casa e eu o trouxe para passear. 3. Quando está chovendo e percebem que você vai encarar a chuva, perguntam: - Vai sair nessa chuva? - Não, vou sair na próxima. 4. Seu amigo liga para sua casa e pergunta: - Onde você está? - No Pólo Norte! Um furacão levou a minha casa pra lá! 5. Você está na frente do elevador da garagem do seu prédio e chega um que pergunta: - Vai subir? - Não, não, estou esperando meu apartamento descer pra me pegar. 6. O homem chega à casa da namorada com um enorme buquê de flores. Até que ela diz: - Flores? - Não! São cenouras.

42 - LION EM PORTUGUÊS

7. Você está no banheiro, quando alguém bate na porta e pergunta: - Tem gente? - Não! É o cocô que está falando! 8. Você chega ao banco com um cheque e pede pra trocar: - Em dinheiro?? - Não, me dá tudo em clipes! (PDG José Aristóteles Falcão, LC Recife Centro, PE)

Bolsa Família causa confusão.... O Governo anunciou que as famílias que tivessem cinco filhos teriam R$ 1.500 por mês de ajuda (Bolsa Família) no sustento da família. Um homem tinha quatro filhos. Ao ouvir a notícia, imediatamente procurou sua esposa e disse: “amor, eu devo admitir... Eu tenho um filho com minha amante e eu vou trazê-lo para nós”. Ela olhou para ele, chocada. Ficou calada... Ele não podia esperar e saiu correndo para buscar o filho bastardo. Quando voltou, ficou surpreso ao ver apenas dois de seus filhos e perguntou a sua esposa: - “Querida, onde estão nossos outros dois filhos?” Ela respondeu: - “Você não foi a única pessoa que ouviu o anúncio... O pai deles veio buscá-los.” (PDG José Aristóteles Falcão, LC Recife Centro, PE)


História ensina que podemos romper barreiras Roger Bannister , de 25 anos, estudante de Medicina, pouco conhecido na Inglaterra, fez história em 1954, quando correu a milha em menos de quatro minutos. Os corredores de elite vinham tentando há anos quebrar a barreira dos quatro minutos. Alguns especulavam que tal façanha seria impossível. As pessoas poderiam correr em apenas quatro minutos, não menos. Eles acreditavam que tinham alcançado os limites de velocidade. Quando Bannister quebrou a marca em cerca de meio segundo, os espectadores enlouqueceram. O improvável aconteceu. No entanto, há algo ainda mais surpreendente: cinco anos depois de sua façanha, mais de 100 pessoas conseguiram o mesmo. Hoje, é algo feito quase rotineiramente. O que nós pensamos que é quase impossível muitas vezes pode ser bastante viável. Isso se aplica ao Lions. Sempre acontece. Especialmente agora que os Leões estão em parceria com a GAVI Alliance para proteger dezenas de milhões de crianças contra o sarampo, que mata 160 mil pessoas todos os anos. A maioria delas com idade inferior a cinco anos. Incrivelmente triste. Essa tem sido a realidade, mas não por muito tempo. Vamos acelerar, romper as marcas e garantir que crianças e adultos não Barry J. Palmer

Presidente Internacional 2013/14

morram desnecessariamente. Digo aos Leões para seguirem seus sonhos. Bannister fez isso. Toda grande pessoa e grande grupo fazem isso. Leões são grandes e, talvez, nossas ações mais importantes ocorram por meio da Fundação Internacional de Lions Clubes, que encabeça a campanha contra o sarampo. Nosso serviço é multiplicado exponencialmente por meio de LCIF. Nossa Fundação é o meio pelo qual canalizamos os nossos recursos e nossa boa vontade. Por favor, continuem a apoiar LCIF. O serviço prestado em sua própria comunidade é inestimável. Seu apoio à LCIF abre ao Lions um novo mundo de possibilidades. Vamos sonhar grande, para alcançar as estrelas e erradicar o sarampo.


PROCEDIMENTOS QUE REALIZAMOS NO CENTRO DE DIAGNÓSTICO E LASERTERAPIA, E NOS DOIS HOSPITAIS DA FUNDAÇÃO BANCO DE OLHOS DE GOIÁS:

Fale Conosco: 1978 / 2014

8

36anos


Revista Lion