Revista Conexão Paraná - Dezembro 2021

Page 1

Revista Conexão Paraná

Ano XXI - Dezembro / 21 - Nº 267

(75%) (25%)

Impressa e digital

CAR-T Cells, a esperança da

Cura do câncer Personalidades Prêmio PwJ de jornalismo aos destaques de 2021

Estréia

*Exemplar : R$ 9,99

*Assinatura digital: R$ 4,99 * Distribuição gratuíta para 35 mil e-mails autorizados. Versão Impressa somente para assinantes, bancas e aeroportos conveniados.

* Versão digital acesse: www.revistarcp.com

Foto: www.semanticscholar.org

RCP


Apoio

RCP Revista Conexão Paraná

Ano XX - Nº 245


RCP Revista

Conexão

ANO XX Paraná

II

Editorial Diretor geral - Joel Cardoso editor@portalglup.com

Direto da Mesa do Editor

Publicações da Editora Revista Conexão Paraná Jornal Conexão Aeroporto www.revistarcp.com Site de Notícias www.revistarcp.com Facebook www.facebook.com/revistaconexao Instagram @joelcardosojornalista

RCP Revista Conexão Paraná

Ano XXI - nº 267

Jornalista responsável Joel Cardoso Fenaj 66023 Web/diagramação Jonathan Lukaszewigz Supervisão Geral Rose Tognon Assessoria Jurídica Rosenéia A. Tonhão Colaboradores: Gorby Junk (Curitiba) Alexandre Mendes (Santa Catarina) Marcela Langoni (Londrina) Aline Passos (Foz do Iguaçu) *Elano Maringá (Maringá) Lia Campos ( Maringá)

Redação (Sede Própria) R. Martim Afonso 1587 Zona 02-Maringá-Paraná Fone (pabx) 44.3026.8585

Capa da Revista Conexão PR, edição de dezembro 2020, destacando a virada do ano sem fogos.

Joel Cardoso

Prêmio PwJ de jornalismo aos destaques de 2021 O formato que a Revista RCP elege anualmente a personalidade ou os destaques do ano, resguardando-se as devidas proporções de tiragem, circulação e número de assinantes, é o mesmo da Revista Time onde, na condição de editor da Revista RCP, estagiei na redação de assuntos para a américa latina da revista americana. Basicamente com critérios jornalísticos, com isenção de protecionismo, corporativismo ou compromissos segmentados. A escolha é baseada em indicações por plataformas e a pessoa escolhida será a que “mais afetou as notícias ou vidas, para o melhor ou pior”. Como todos os anos, o formato original foi adequado à proporcionalidade de circulação, critérios seletivos e plataformas de pesquisa na fase seletiva, quando prevaleceram os resultados das buscas de realizações que cada um dos nomes votados realizou no ano de 2021 em suas respectivas áreas de atuação. Nesta fase foram sondadas associações de classes, órgãos sindicais, federações, enquetes direcionadas e outras agremiações que agrupam líderes atuantes, além de indicações livres dos assinantes cadastrados no mailing da Revista RCP. Com mais de cem nomes lembrados nas buscas iniciais do período nas

preferências do público período, a fase seletiva terminou no final da segunda quinzena de novembro com a seleção de uma lista tríplice de nomes mais votados pelo público. Nesta lista será feita outra busca das realizações feitas pelos indicados que serão essenciais para o processo seletivo pre estabelecidos aos profissionais que atuam na redação que serão convidados para integrar a comissão julgadora. Desta lista também poderá surgir indicações de nomes que atuam na medicina, advocacia, educação, literatura e outras profissões. Os mais votados serão informados ainda neste mês de dezembro e todos receberão o Prêmio Working de Jornalismo (PwJ) outorgado pela Revista RCP. As indicações e oO resultado final serão definidos neste dia 30 durante encontro de confraternização com integrantes da comissão julgadora. O critério com maior peso para definir o resultado final será ao profissional que mais valorizou sua área de atuação. A indicação da Personalidade do ano da Revista RCP acontece há 17 anos. Em lista tríplice de finalistas, Revista RCP escolhe dia 30, a Personalidade do Ano e simultaneamente divulgará o a relação dos nomes e profissões que mais se destacaram em 2021.


RCP Revista

Conexão

ANO XX Paraná

II

Maringá

Papai Noel foi recepcionado com espetáculo teatral A bordo de um carro antigo, o Papai Noel chegará na Praça do Antigo Aeroporto, na Gastão Vidigal, nesta quinta-feira, 2, às 20 horas. Na sequência, acontecerá a peça teatral “Um, Dois, Três Reis”, do grupo de teatro Sou Arte. O evento repete o que aconteceu e deslumbrou o público nos distritos de Floriano e Iguatemi nesta semana. As apresentações têm superado as expectativas. Ao ver a apresentação natalina em Iguatemi, na última terça-feira, 30, os olhos brilhantes da pequena Mariana Campeão, 9 anos, refletiam a magia do Natal proporcionada pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura. “A chegada do Papai Noel nos distritos de Floriano e Iguatemi foi literalmente um espetáculo, reunindo milhares de pessoas. Vimos esperança, expectativa e uma apresentação que trouxe muita alegria ao coração de quem participou”, disse o secretário de Cultura. Ele lembrou que a gestão tem descentralizado ações culturais, de altíssimo nível, para distritos, bairros e centro.

Posto Novo Horizonte Av. Cerro Azul, 1686 - Fone: 44 3227-6373 - Maringá - PR.

GREMASCHI Posto Horto Florestal Av.Dr. Luiz Teixeira Mendes, 2073 Fone: 44 3029-5800 - Maringá - PR.

Última enquete de 2021 da Revista RCP quer saber como foi 2021. A exemplo de 2020, 2021 entrou para a história como um período atípico, em que instituições, governos e as relações humanas foram levados ao limite. Desde as primeiras notícias de que um estranho vírus mortífero surgido na metrópole chinesa de Wuhan havia começado a se espalhar — primeiro por vizinhos asiáticos e depois pela Europa —, o conceito de normalidade entrou em colapso. As primeiras cenas dos imensos hospitais de campanha chineses, montados a toque de caixa para acolher os doentes, o desespero do país para produzir equipamentos de auxílio respiratório e máscaras descartáveis deram espaço a imagens de cruzeiros em quarentena, hospitais lotados de pacientes, médicos à beira da estafa, caixões enfileirados à espera do sepultamento em cemitérios acima da capacidade. O Brasileiro está encerrando 2021 ainda com o pesadelo do novo coronavírus. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou no último dia útil de novembro (30) que serão enviadas para análise laboratorial as amostras de dois brasileiros que, em análise preliminar, apresentaram resultado positivo para a variante Ômicron do novo coronavírus. A testagem foi realizada pelo laboratório Albert Einstein.

positivos e informou hoje que tratava-se da nova variante. Por sua vez, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que a Foto: Divulgação principal resposta contra a variante Ômicron é a vacinação. “Esse contrato assinado com a farmacêutica Pfizer é a prova cabal da programação do Ministério da Saúde para enfrentar não só essa variante Ômicron como as outras que já criaram tanto problema para nós”, completou. Ele afirmou que o cuidado da vigilância em saúde no país permanece o mesmo adotado desde o começo da pandemia. “É uma variante de preocupação, mas não é uma variante de desespero porque temos um sistema de saúde capaz de nos dar as respostas no caso de uma variante dessa ter uma letalidade um pouco maior. Ninguém sabe ainda”. Disse também disse que a principal resposta contra a variante Ômicron é a vacinação. Ganhando tração no mundo, a variante Ômicron do Sars-CoV-2, vírus que causa a Covid-19, ainda é pouco conhecida pela comunidade científica, já que foi descoberta na África do Sul há pouco tempo e os dados em torno da mutação ainda são iniciais. Especialistas, porém, já apontam que as vacinas, incluindo as doses de reforço, são a melhor arma até o momento contra essa e demais variantes do Sars-CoV-2, coronavírus que causa a Covid-19.

O caso positivo investigado é de um passageiro vindo da África do Sul e que desembarcou no aeroporto internacional em Guarulhos, São Paulo, no dia 23. O passageiro portava resultado de RT-PCR negativo e ia voltar para o país africano no dia 25 e ia fazer novo teste, acompanhado de sua mulher, para poder embarcar. Nesse novo teste os dois testaram positivo para a covid-19 e foi feita a comunicação ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) de São Paulo.

Para facilitar, foram dadas apenas três classificações. 2021 foi:

O laboratório Albert Einstein fez o sequenciamento genético das amostras e notificou a Anvisa sobre os resultados

-Bom -Razoável -Ruim

Todo esse cenário inspirou a essência da enquete do mês. A última do ano. Qual sua classificação ao ano 2021 em sua vida? O resultado será postado nos primeiros dias de janeiro de 2022 pelo portal de notícias: www.revistarcp.com.


RCP Revista

Conexão

ANO XX Paraná

Economia

II

Somente os nomes de batismo dos empreendimentos podem estar dificultando o interesse do comprador

Imóveis de luxo Como prometido, esta edição do fim de ano da Revista RCP e Jornal Aeroportos destaca o aumento de ofertas imobiliárias em Maringá, em especial os imóveis de luxo, luxuoso ou de altíssimo luxo nesse início da década 2020/2021, que pela diversificação de padrões em ofertas no mercado, exigem que o investidor busque fontes confiáveis de pesquisas e análises antes de fazer o investimento. Segundo um qualificado investidor consultado pela reportagem, um dos fatores que tornam complexas as finalizações de compras, pode estar na falta de informações que identifiquem o padrão e preço da oferta. “As construtoras em geral se preocupam mais em divulgar o nome de batismo do empreendimento dificultando a identidade financeira e qualitativa do padrão da obra em fase de lançamento. De fato, nesta fase de pesquisa de informações em rápida consulta pelas plataformas existentes, foi possível constatar pelo menos 10 nomes de batismo de investimentos imobiliários em Maringá que não oferecem nenhum tipo de identidade sobre o padrão do imóvel. Uma das plataformas mais usadas por alguns construtoras é o Instagram, com a exigência do internauta se identificar para ter acesso a mais detalhes. Para está edição de fim de ano RCP, não

houve tempo hábil da reportagem convidar as incorporadoras e construtoras para que divulguem as fotos e o padrão e de seus lançamentos, Somente o nome de batismo nem sempre satisfazem o interesse dos investidores. Eis alguns nomes de lançamentos imobiliários que nem sempre identificam o padrão do imóvel e o nomes da construtora Terraços de Santonini Triunf Residence Callef Home Club Phenon park empresarial Green Park platinum residence Solaia Skay Parque do Ingá Morada do Park Ciprian By Just Hoje, quem define o nome de um novo empreendimento é a internet, mais especificamente, o Google. Mas a reportagem não descartou influências de nomes familiares, termos franceses e americanos, e algumas das incorporadoras estão batizando os edifícios com o nome de uma referência ecológica da cidade, como o Parque do Ingá, por exemplo para facilitar as buscas online. A estratégia tem a ver com os algoritmos que direcionam as pesquisa na internet.

“No lançamento de recente empreendimento luxuoso, foram feitas 3 reservas de vendas e cadastro de mais duas possibilidades de negociação com movimentação financeira de aproximadamente R$ 10 milhões, levando em consideração o valor de $3,2 milhões de cada unidade”, comentou o consultor imobiliário. Mas, que perfil de público pode motivar investir tão alto em um dos imóveis de luxo que existem e ou estão sendo construídos em Maringá? . O consultor ouvido disse que a maior procura tem partido de clientes do setor agropecuário, do mercado financeiro e de empresas de tecnologia, “ e 11 desistências de compras de interessados quye atuam no setor educacional. “Existem alguns estrangeiros que ficam motivados na divulgação em sites especializados fora do país onde os empreendedores imobiliários expõem seus portfólios”, comentou a fonte ouvida pela reportagem, que também surpreendeu com outra revelação que a reportagem este checando e que poderá ser comentada na edição de janeiro.


RCP Revista

Conexão

ANO XX Paraná

Autos

II

Foto: Uol Fiat Cult 500, automático, flex, 2012/2013 está sendo oferecido por até R$ 38 mil. Em 2020 a tabela FIPE dele é de R$28,500 (Foto Reprodução

EXCLUSIVO

Sem carro zero no mercado, valor do seminovo aumentou em até 25% Com a escassez de carros novos nas montadoras, as concessionárias também correm atrás de usados em portais e oferecem preços mais atraentes aos proprietários. Antes da pandemia, o mais comum era receber o usado na troca pelo novo e repassá-lo a lojistas do ramo. Agora, a maioria das revendas busca carros seminovos (com até três anos de uso) para alavancar os negócios. A reportagem está , em busca de alguns grupos abrindo plataformas prometendo vender seu carro em questão de horas. Garagistas e plataformas de compra e venda de carros seminovos consultados admitiram que as negociações de carros usados tiveram um crescimento espantoso no primeiro semestre do ano. Modelos com até 3 anos de uso ocuparam espaço dos modelos novos que sumiram das lojas em razão da falta de chip para a produção. Com demanda em alta, hpuvr uma escalada de preços que não se via desde o Plano Cruzado (nos anos 1980). Alguns modelos tiveram valorização acima de 20% em um ano. Num mercado normal, o automóvel perde entre 15% a 20% do seu valor após um ano de uso. Nesse último trimestre, segundo a reportagem da RCP apurou, os estoques de carros novos nos pátios das

montadoras está se normalizando e deve atingir estoque para até 30 dias, considerado equilibrado pelo setor. No entanto, a produção continua reduzida por causa da dificuldade em adquirir componente. Com isaso as montadoras também estão reajustando os preços, seja para repassar custos de peças e matériasprimas, pela alta cambial ou pela maior procura em tempos de oferta reduzida. Sumiram também os modelos mais populares. Hoje, os carros mais baratos custam R$ 48 mil (Fiat Mobi e Renault

Kwid). Fatores assim devem ter influenciado a tabela FIPE de alguns modelos. O modelo 500 da Fiat, 2013, automático, completo por exemplo, que tinha referência na tabela em torno de R$ 30 mil em 2020, hoje está super valorizado na tabela FIPE: em torno de R$ 38 mil. E com os mesmos itens de conectividade, segurança e eficiência. A tabela FIPE dele conferida neste dia 18 de novembro


RCP Revista

Conexão

ANO XX Paraná

Aviação

II

Aeroporto Navegantes - SC / Foto: Infraero

Melhorias no Aeroporto de Maringá * Da redação

A Prefeitura de Maringá e o Ministério da Infraestrutura, do Governo Federal, anunciaram oficialmente a conclusão das obras de melhorias e ampliação do Aeroporto Regional de Maringá. A solenidade aconteceu na tarde desta sextafeira, 1º, no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, reunindo autoridades políticas locais, estaduais e também federais.

Governo Federal assinou contrato com CCR para administrar nove aeroportos Sempre que acontecem mudanças administrativas em aeroportos, há necessidade de novas negociações de uso da estrutura logística nas concessões comerciais existentes. Não é diferente para renovações que autorizam a distribuição dentro de cada aeroporto, de publicações publicitárias (folders, cartazes, etc.) ou jornalísticas, (Jornal Aeroporto, por exemplo). Agora as negociações de concessão de uso deverão ser endereçadas ao Grupo CCR, que arrematou terminais localizados no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul em leilão realizado na Infra Week, em abril, com ágio 1.534,36% acima do lance mínimo inicial. Contrato terá 30 anos de duração. A dúvida inicial é se haverá autonomia de cada superintendência nas negociações ou se tudo será centralizado na sede da CCR. A editoria do Jornal Aeroportos, suplemento da Revista RCP, foi informada por release que o último contrato referente a 6ª rodada de concessões aeroportuárias foi assinado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura (MInfra) e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com Grupo CCR. A empresa administrará os nove aeroportos que integraram o Bloco Sul no leilão realizado em abril, durante a Infra Week: terminais de Curitiba (PR), Foz do Iguaçu (PR), Navegantes (SC),

Londrina (PR), Joinville (SC), Bacacheri (PR), Pelotas (RS), Uruguaiana (RS) e Bagé (RS), atualmente geridos pela Infraero. Eles ficarão sob o comando da CCR por 30 anos. Desses os editores do Jornal Aeroportos tem interesse em pelo menos 4. A cerimônia não foi aberta à imprensa, mas ouve transmissão on-line pelo Yo u T u b e d o M i n i s t é r i o d a Infraestrutura. Participaram da solenidade o ministro substituto da Infraestrutura, Marcelo Sampaio; o secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann; o diretor-presidente da Anac, Juliano Noman; o presidente da Infraero, brigadeiro Hélio Paes de Barros Júnior; e executivos da concessionária. A previsão de investimentos, ao longo do contrato, é de R$ 2,9 bilhões. O lance vencedor da CCR - o maior oferecido por um lote no leilão de abril representou ágio de 1.534,36% em relação ao mínimo inicial de R$ 130,2 milhões. Ao todo, 22 aeroportos foram leiloados durante a 6ª rodada, agrupados em três blocos: Central, Norte e Sul. Com isso, o Governo Federal assegurou os R$ 6,1 bilhões de investimentos previstos. A arrecadação total em outorgas chegou a R$ 3,3 bilhões. (Com Assessoria Especial de Comunicação Ministério da Infraestrutura)

Na oportunidade, o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, destacou a importância de manter na cidade um aeroporto capaz de receber voos internacionais e aeronaves cargueiras, o que vai ao encontro de um dos objetivos da atual administração, que é internacionalizar o nome da cidade e estimular novos negócios promissores por meio de importações e exportações envolvendo empresas maringaenses. Para o presidente da República, Jair Bolsonaro, que esteve em Maringá por conta da solenidade, as grandes obras de infraestrutura entregues são uma forma de prestar contas para a população brasileira, no intuito de se alçancar o desenvolvimento do País. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, informou que o próximo passo é investir em obras de ampliação no terminal de passageiros do Aeroporto Regional de Maringá. PISTA AMPLIADA - O Aeroporto Regional de Maringá passa a ter a segunda maior pista do Estado do Paraná e condições para receber aeronaves de maior porte, além de voos de cargas nacionais e internacionais. Graças a investimentos na ordem dos R$ 81,5 milhões, oriundos de recursos do Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura e contrapartida municipal, as obras no Aeroporto Regional de Maringá foram iniciadas em 2019, envolvendo ampliação e modernização de pista e do pátio, além de implementação dos modernos instrumentos de auxílio de navegação aérea (ALS e ILS). Depois da ampliação e modernização, o aeroporto maringaense fica pronto para receber aeronaves de maior porte e também um volume ainda maior de voos de carga, o que atende um dos anseios da Gestão Ulisses Maia, que é de internacionalizar a “marca” Maringá, estimulando negócios e parcerias com outros países e favorecer as importações e exportações da iniciativa privada local. (Com assessoria).


RCP Revista

Conexão

ANO XX Paraná

Saúde

II

Planos de saúde

Usuários estão tendo dificuldades em migrar sem perder a portabilidade * Da redação Aumentaram nesse final de ano as reclamações de usuários dos planos de saúde das dificuldades em buscar alternativas de migrar de um plano para outro. Principalmente em relação a portabilidade das carências já cumpridas no plano original. A portabilidade de planos de saúde é um dos direitos de cidadãos que passam a utilizar o benefício. Mas as reclamações que existem negativas para manter a portabilidade aumentam.

Oncologistas serão convidados para opinar sobre terapia genética para paciente terminal de câncer que está sendo divulgada como

CART-Cell O mineiro Vamberto, 63 anos, teve alta após ser submetido a uma terapia genética realizada pela primeira vez na América Latina. Ele tinha um câncer em fase terminal e tomava morfina todos os dias. Segundo informações do hospital o paciente terminal está curado do câncer graças a método 100% brasileiro do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto baseado em uma técnica de terapia genética descoberta no exterior e conhecida como CART-Cell. Segundo o hematologista Dimas Tadeu Covas, coordenador do Centro de Terapia Celular (CTCFapesp) e do Instituto Nacional de Células Tronco e Terapia Celular, apoiado pelo CNPq e pelo Ministério da Saúde, a primeira fase do tratamento foi “milagrosa”. “Não tem mais manifestações da doença, ele era cheio de nódulos linfáticos pelo corpo. Sumiram todos. Ele tinha uma dor intratável, dependia de morfina todo dia. É uma história com final muito feliz”, afirmou. Os pesquisadores da USP, apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), desenvolveram uma maneira própria de aplicar a técnica CART-Cell, criada nos EUA. Lá, os tratamentos comerciais já receberam aprovação e podem custar mais de 2 milhões de reais. Outros países, como China e Japão, além da Europa, já utilizam a terapia genética. Ela manipula as células de defesa do corpo (linfócitos T) para combaterem as células causadoras do câncer. Segundo o oncologista, o dr. Renato Luiz Cunha, outro dos responsáveis pelo estudo “As células vão crescer no organismo do paciente e vão combater o tumor”. “Desenvolvemos uma tecnologia 100% brasileira, de um tratamento que

nos EUA custa mais de US$ 1 milhão. Esperamos que ela possa ser, no futuro, acessível a todos os pacientes do SUS”, comemora Cunha. Em 2018, Cunha recebeu o prêmio da Associação Americana de Hematologia (ASH), nos EUA, para desenvolver o estudo da terapia genética no Brasil. Esse ataque é contínuo e específico, bastando uma dose única, na maioria das vezes. “As células vão crescer no organismo do paciente e vão combater o tumor”, explica Cunha comemorando o0 desenvolvimento de uma tecnologia 100% brasileira, de um tratamento que nos EUA custa mais de US$ 1 milhão. “Esperamos que ela possa ser, no futuro, acessível a todos os pacientes do SUS”, comemora Cunha. Em Maringá, considerado um centro de referência oncológica no Paraná e mesmo em fase de recuperação judicial é sede de um hospital especializado no tratamento e combate ao câncer, a reportagem está entrando em contato com alguns dos mais renomados oncologistas para ouvir a opinião de cada um sobre esse tratamento, sua eficácia e previsão de implantação nos tratamentos cancerígenos da população. A relação de médicos com especialização em tratamento do câncer em Maringá é uma das mais completas no Estado. Nesta primeira fase de consulta nas entidades médicas buscadas, foram sugeridos 11 nomes que serão convidados para expor suas opiniões, entre eles: D r. J o r d ã o F r a n c i s c o d a S i l v a J u n i o r (Oncologista) Dra. Claudia Guirelo Munhoz (Radioterapeuta) Dr. Luiz Arthur Moura Guirelo (Oncologista)

2021 começou com muitos usuários de plano de saúde já tomando susto ao ver a fatura. Isso porque, além do valor da mensalidade, também estão sendo cobradas as parcelas retroativas do reajuste que deveria ter sido aplicado ano passado. Por conta da pandemia de coronavírus, a correção anual e o aumento por faixa etária foram suspensos. Portanto, ao longo deste ano, o valor que não foi cobrado do consumidor foi fracionado e acrescido nos boletos. As consequências foram maiores entre abril e maio o consumidor teve ainda que arcar com os reajustes do ano, acumulados na conta. Boa parte dos usuários se tornaram inadimplentes e alguns buscaram alternativas de assistências de planos menos completos mas com preços melhores dos originais. Mas estão encontrando dificuldades. Para fazer a portabilidade de um plano, a pessoa deve estar atenta aos requisitos, regras e possibilidades definidas na legislação, especialmente as da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).




UM NOVO CONCEITO DE JORNALISMO IMPRESSO E DIGITAL

Central de agendamento (44)

3024.0400

RCP Revista Conexão Paraná

NOVA PLATAFORMA www.revistarcp.com


RCP Revista Conexão Paraná


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.