Novena | "Bem-aventurados os que promovem a paz"

Page 1


Bem-aventurados os que promovem a

m t 5 , 9 P A Z

NOVENA

"BEM-AVENTURADOS

OS QUE PROMOVEM A PAZ, PORQUE

SERÃO CHAMADOS FILHOS DE DEUS" (MATEUS

5,9)

Bem-aventurados osquepromovema mt 5,9

A Rede Mundial de Oração do Papa convida-te a unires-te a esta novena de oração "TRABALHADORES

DA PAZ". Fazemos este convite a todos os homens e mulheres do mundo que desejam unir os seus corações e as suas forças para pedir ao Senhor da Vida a graça da Paz para toda a humanidade. Rezemos em particular pela Terra Santa e pela paz entre Israelitas e Palestinianos. Somos chamados a ser homens e mulheres de paz, trabalhadores pela paz, onde quer que estejamos, no lugar onde vivemos, em cada país e canto do mundo. Sejamos uma grande rede mundial oferecendo a nossa oração e comprometendo a nossa vida diária como "trabalhadores da paz".

NOVENA

Novena pela Paz - Introdução

"Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus" (Mateus 5, 9).

Diz-nos o Papa: "A cultura do cuidado, enquanto compromisso comum, solidário e participativo para proteger e promover a dignidade e o bem de todos, enquanto disposição a interessarse, a prestar atenção, disposição à compaixão, à reconciliação e à cura, ao respeito mútuo e ao acolhimento recíproco, constitui uma via privilegiada para a construção da paz. «Em muitas partes do mundo, fazem falta percursos de paz que levem a cicatrizar as feridas, há necessidade de artesãos de paz prontos a gerar, com criatividade e ousadia, processos de cura e de um novo encontro»".

azermo-nos disponíveis ao teu chamamento:

O itinerário espiritual ajuda a aprofundar a espiritualidade do Coração de Cristo no seio de um mundo sem coração. Convidanos a estar «cada vez mais disponíveis para a missão de Jesus». Esta missão concretiza-se no «apoio ao Papa e à Igreja, ao serviço dos desafios da humanidade», mediante a oração e a ação.

Senhor, Príncipe da Paz, eis-nos aqui, queremos colaborar contigo.

Pedimos-te a paz para todo o mundo.

Acolhe o nosso grito de auxílio, faz-nos sentir que nos escutas, acompanha o nosso caminho de súplica, desejamos a paz.

Ajuda-nos a construí-la.

Dá-nos a paz, dá-nos a paz, dá-nos a paz. Ámen.

Novena pela Paz - Dia Um

"Se estiveres para fazer a tua oferta diante do altar e te lembrares ali que o teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar e vai reconciliar-te primeiro com o teu irmão e depois vem fazer a tua oferta" (Mateus 5, 23-24).

Diz-nos o Papa: "A fraternidade é uma dimensão essencial do homem, sendo ele um ser relacional. A consciência viva desta dimensão relacional leva-nos a ver e tratar cada pessoa como uma verdadeira irmã e um verdadeiro irmão; sem tal consciência, torna-se impossível a construção duma sociedade justa, duma paz firme e duradoura".

ASSO UM - Ser agradecidos humaniza-nos

ós estamos aqui para aprender o que significa amar e ser amados, para sermos agradecidos. O que nos falta é agradecer o amor que recebemos dos outros. Também precisamos de aprender a agradecer o amor, o afeto, o tempo que os outros nos dão gratuitamente".

Senhor, perdemos a delicadeza do agradecimento, de nos vermos uns aos outros como dons, de nos valorizarmos nos nossos dons e de nos ajudarmos nas nossas fragilidades.

Toca os nossos corações, sacode as nossas incoerências, a paz não é possível se não recuperarmos um olhar agradecido por tudo e por todos.

Dá-nos um coração agradecido para que sejamos artífices da paz.

Ámen.

Novena pela Paz - Dia Dois

"O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal; porque a boca fala da abundância do coração" (Lucas 6, 45).

Diz-nos o Papa: "Às guerras feitas de confrontos armados juntam-se guerras menos visíveis, mas não menos cruéis, que se combatem nos campos económico e financeiro com meios igualmente demolidores de vidas, de famílias, de empresas".

ASSO DOIS - Um coração contraditório

pesar desta inegável experiência de amor que nos habita e nos rodeia, não tardamos a experimentar que as nossas respostas nem sempre são fiéis ao bem recebido. Desejamos fazer o bem, gostaríamos de responder com amor e ternura, com verdade e com alegria aos outros, de ser justos e solidários, e de tantas coisas boas que tentamos pôr em ação. Todavia, nem sempre agimos como gostaríamos e, assim, experimentamos a nossa contradição e inconsistência entre aquilo que desejamos e aquilo que fazemos. Em suma, experimentamos a nossa fragilidade, o nosso não-poder, damo-nos conta, ao despertar, que somos capazes de lesar os outros, de cair na mentira e na maldade, enfim, no pecado".

"Senhor, dá-nos um coração manso e humilde, capaz de reconhecer que a ausência de paz começa na violência e na guerra que habitam os nossos corações.

Dá-nos um coração mais semelhante ao teu, que seja amoroso, que inspire proximidade, que escolha sempre a harmonia e a paz, mesmo quando isso significa renunciar e esquecer os próprios interesses.

Faz-nos obreiros da paz". Ámen.

Novena pela Paz - Dia três

"Ouvistes que foi dito aos antigos: "Não matarás", e quem matar será submetido ao juízo do tribunal. Porém, Eu digo-vos que todo aquele que se irar contra o seu irmão será submetido ao juízo do tribunal" (Mateus 5, 21-22).

Diz-nos o Papa: "Ao longo do ano que termina, muitos irmãos e irmãs nossos continuaram a viver a experiência dilacerante da guerra, que constitui uma grave e profunda ferida infligida à fraternidade. Há muitos conflitos que se consumam na indiferença geral. A todos aqueles que vivem em terras onde as armas impõem terror e destruição, asseguro a minha solidariedade pessoal e a de toda a Igreja".

ASSO TRÊS - Um mundo desfeito

s guerras que ceifam vidas, a pobreza desumanizante, os abusos de uns contra outros, o consumo descomedido que coisifica as pessoas, as respostas violentas frente àquilo que nos desagrada, o apego às nossas comodidades…, são apenas o resultado de escolhas que, pondo de parte sínteses ricas em amor e humanidade, optaram pela própria comodidade, cedendo a medos profundos que nos impedem de ver a mão de Deus na criação".

Senhor, convidas-nos a escolher a Vida que Tu nos dás.

Mas os nossos medos, inseguranças e falta de confiança em ti e no teu amor afastam-nos da Vida em Abundância, de ter vida em Ti e de a partilhar com os outros.

Ajuda-nos! Escuta a nossa voz e livra-nos dos conflitos e da morte. Dá-nos a coragem de te escolhermos sempre! Ámen.

Novena pela Paz - Dia Quatro

"Tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-o também vós a eles; esta é a Lei e os Profetas" (Mateus 7, 12).

Diz-nos o Papa: "Esta (a Igreja) tem por missão levar o amor de Cristo também às vítimas indefesas das guerras esquecidas, através da oração pela paz, do serviço aos feridos, aos famintos, aos refugiados, aos deslocados e a quantos vivem no terror. De igual modo a Igreja levanta a sua voz para fazer chegar aos responsáveis o grito de dor desta humanidade atribulada e fazer cessar, juntamente com as hostilidades, todo o abuso e violação dos direitos fundamentais do homem".

ASSO QUATRO - Senhor, Salvador

O AMOR TEM UM ROSTO, é alguém. Jesus Cristo é o amor encarnado de DEUS. Em Jesus Cristo, Deus revelou-se a si mesmo como Aquele que só pode amar e chegar à profundidade última do amor, ou seja, morrer por aqueles que ama e perdoar aos seus inimigos. Com efeito, a manifestação mais profunda do amor é o perdão: «Deus demonstra o seu amor para connosco: quando ainda éramos pecadores é que Cristo morreu por nós» (Rm 5, 8).

Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador, detém as nossas guerras, suaviza os nossos conflitos, cura as nossas feridas, cura os danos de tanta violência em confrontos inúteis e destruidores.

Salva-nos de nós mesmos, que o teu amor preencha tudo, cubra tudo! Só assim teremos esperança. Ámen.

Novena pela Paz - Dia Cinco

"Amai os vosso inimigos, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem. Deste modo sereis filhos do vosso Pai que está nos céus, o qual faz nascer o sol sobre maus e bons e manda a chuva sobre justos e injustos. Porque se amais somente os que vos amam, que recompensa haveis de ter?" (Mateus 5, 44-46).

Diz-nos o Papa: "Desejo dirigir um forte apelo a quantos semeiam violência e morte, com as armas: naquele que hoje considerais apenas um inimigo a abater, redescobri o vosso irmão e detende a vossa mão! Renunciai à via das armas e ide ao encontro do outro com o diálogo, o perdão e a reconciliação para reconstruir a justiça, a confiança e esperança ao vosso redor!"

ASSO CINCO O Senhor chama à amizade com Ele sus convida-te, hoje, a travares amizade com Ele, a aceitares o u convite a ser um dos seus, dos que aderem ao projeto das Bem-aventuranças, dos que trabalham pelo Reino de seu Pai, com o seu estilo, para que, com Ele e como Ele, façamos parte dos bem-aventurados do reino de Deus. Os amigos de Jesus serão aqueles que vivem segundo o projeto do Reino e as suas obras refletirão a luz do seu Pai.

Senhor, Amigo, faz-nos fiéis ao teu convite a vivermos como cidadãos do Reino do teu Pai, testemunhas das bem-aventuranças, seguidores do teu projeto de amor pelo mundo.

Dá-nos os teus gestos para que a nossa vida seja fonte da qual os nossos irmãos e irmãs respirem paz, concórdia, alegria e amor. Ámen.

Novena pela Paz - Dia Seis

"Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e mão sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados; dai e dar-se-vos-á. Um medida boa, cheia, recalcada e a transbordar vos será lançada nas dobras do vosso vestido. Porque com a mesma medida com que medirdes os outros, será medido para vós" (Lucas 6, 36-38).

Diz-nos o Papa: "Na vida dos povos, os conflitos armados constituem sempre a deliberada negação de qualquer concórdia internacional possível, originando divisões profundas e dilacerantes feridas que necessitam de muitos anos para se curarem. As guerras constituem a rejeição prática de se comprometer para alcançar aquelas grandes metas económicas e sociais que a comunidade internacional estabeleceu".

ASSO SEIS - Habita o nosso coração

O Espírito Santo ajuda-nos a discernir o que é realmente o amor: o amor aos inimigos e o perdão das ofensas. Conduz-nos ao mais profundo do Coração de Jesus. É o seu intérprete. Esta desmesura do amor encontra a sua expressão mais elevada na Cruz de Jesus. «Diante da Cruz, devemos deixar-nos transformar pela força do amor que se exprime nesta morte oferecida e no perdão concedido aos verdugos. É nesta loucura de amor que devemos ir buscar forças para seguir com fidelidade a solicitude do Espírito nas nossas vidas»".

Jesus Cristo, entra nos nossos corações e nas nossas mentes, vem habitar entre nós, nas nossas relações, nas famílias, governos, Igrejas. Não permitas que, neste mundo, lugar algum fique sem ti.

Só em ti e contigo poderemos perdoar-nos, receber-nos, aceitar-nos, amar-nos... como Tu amas. Ámen.

Novena pela Paz - Dia sete

"Se Eu, pois, sendo vosso Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. Dei-vos o exemplo para que, como Eu vos fiz, assim façais vós também" (João 13, 14-15).

Diz-nos o Papa: "Não podemos deixar de constatar que os acordos internacionais e as leis nacionais, embora sendo necessários e altamente desejáveis, por si sós não bastam para preservar a humanidade do risco de conflitos armados. É precisa uma conversão do coração que permita a cada um reconhecer no outro um irmão do qual cuidar e com o qual trabalhar para, juntos, construírem uma vida em plenitude para todos".

ASSO SETE - Dar a vida com Cristo ar e mobilizar as nossas vidas em favor de necessidades concretas de homens e mulheres deste mundo. Assim, na oração de oferecimento dizemos ao Senhor que somos e estamos completamente disponíveis para Ele, para esta missão que nos confiou e que se concretiza para nós, sendo lugar de encarnação, nas intenções de oração do Papa. Assim, somos colaboradores da missão de Cristo. Fazemo-nos Eucaristia com Jesus Cristo, em união com Ele e disponíveis para a sua missão. Ele faz de nós pão partido para os irmãos, mediante a nossa disponibilidade e a sua ação.

Senhor da história, hoje apresentamos diante de ti todos os que sofrem a catástrofe da guerra, as dores e sofrimentos, as perdas e a falta de sentido de tanta morte e destruição.

Oferecemos-te a nossa oração simples, humilde, mas confiante. Acolhe a nossa súplica. Nós, teus filhos e tuas filhas, pedimos-te pelos nossos irmãos e irmãs que sofrem a violência e a guerra. Abraça-os. Ámen.

Novena pela Paz - Dia oito

"Pelos seus frutos os conhecereis. Porventura se colhem uvas dos espinhos ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa dá bons frutos e toda a árvore má dá maus frutos" (Mateus 7, 1617).

Diz-nos o Papa: "Toda a guerra deixa o mundo pior do que o encontrou. A guerra é um fracasso da política e da humanidade, uma rendição vergonhosa, uma derrota perante as forças do mal. Não fiquemos em discussões teóricas, tomemos contacto com as feridas, toquemos a carne de quem paga os danos. Voltemos o olhar para tantos civis massacrados como «danos colaterais». Interroguemos as vítimas".

PASSO OITO - Uma missão de compaixão

Assim como convidou os seus discípulos, Jesus convida-nos hoje a olhar o mundo com os seus olhos, a deixar-nos contagiar pelo seu olhar e a forjar um olhar de discípulos empenhados em ajudar o mundo que Deus tanto ama. Um olhar sintonizado com o coração de Jesus e com a sua missão de compaixão, e que nos lance ao encontro dos irmãos.

Senhor, que és o Bom Samaritano, que curas as feridas com azeite e vinho, que te encarregas, tomas a teu cargo e carregas com as nossas feridas, concede-nos um coração capaz de acolher os que são deixados na beira do caminho pelos conflitos armados, a guerra e as disputas sem sentido. Que lhes levemos consolo, que sejamos outros samaritanos como Tu! Ámen.

Novena pela Paz - Dia nove

"O meu preceito é este: amai-vos uns aos outros como Eu vos amei. Não há maior amor do que dar a própria vida pelos amigos" (João 15, 12-13).

O Santo Padre convoca-nos: "Em nome de Deus, que criou todos os seres humanos iguais nos direitos, nos deveres e na dignidade e os chamou a conviver entre si como irmãos, a povoar a terra e espalhar sobre ela os valores do bem, da caridade e da paz. Em nome da alma humana inocente que Deus proibiu de matar, afirmando que qualquer um que mate uma pessoa é como se tivesse morto toda a humanidade e quem quer que salve uma pessoa é como se tivesse salvo toda a humanidade".

ASSO NOVE Uma rede de compaixão necessário escutar, acolher, curar as feridas dos que sofrem, esgatar os que estão caídos nas sargetas da existência. Só assim o amor do Coração de Jesus poderá manifestar-se e tornar-se visível aos olhos dos homens: através dos nossos gestos concretos. A pregação do Reino de Deus só se poderá tornar compreensível se as pessoas que formos encontrando se sentirem compreendidas e acolhidas pelos nossos gestos.

Senhor, que sejamos as tuas mãos e os teus pés, as tuas palavras e a tua voz, que vamos ao encontro dos nossos irmãos e irmãs curando as suas feridas, reconciliando os desavindos, construindo pontes de escuta e entendimento, promovendo a aceitação de todos com alegria e esperança. Concede-nos entranhas de misericórdia perante toda a miséria humanos, concede-nos perseverança e fortaleza para rejeitar o mal e amar o bem, para trabalhar sempre pela paz, em todo o tempo, em todo o lugar e com todos os teus filhos e filhas. Ámen.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.