Page 1

publ&MAG art & lifestyle


publ&MAG catorze.fourteen

. Setembro/Outubro. 009 * . September/October 009


publ&MAG art & lifestyle

. Cover . RICARDO SANTOS MEIRELES

THE TOILETMAN Fotografia . Ricardo Santos Meireles e-mail: geral@ricardomeireles.com


publ&MAG

14

art & lifestyle

ano/year 03 número/number 14 Setembro/Outubro. 009 September/October 009 [ publicação bimestral gratuita ] www.publisitio.biz/publi.htm

06

José D’Almeida Maria Flores

16

24

Paulo Frutuoso

3 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 MJaved


publ&MAG art & lifestyle

34 32 38 Eduardo Sardinha

26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 4 Daniel Fernandes

Festival marionetas


&

José D’Almeida Maria Flores


publ&MAG art & lifestyle

José D´Álmeida . Maria Flores No princípio foi pintura …Naturais de Lisboa José D’ Almeida e Maria Flores iniciaram de forma autónoma o percurso criativo no universo da pintura (ambos com algum curriculum e reconhecimento nesta área). Ela por talento e formação Académica e ele por vocação na área das artes gráficas e pura (vocação) devoção anímica pela expressão plástica. Ontem /hoje e em paralelo com os suas incursões individuais no universo da pintura, a fotografia surge não só como um elo unificador na esfera da sua vida pessoal bem como no percurso/existência dos dois enquanto artistas plásticos no mundo e do mundo, plasmando, ampliando e projectando consensualmente nas suas obras as suas sensibilidades e as suas visões muito pessoais dos mundos e das suas “coisas”. Nasceu pois em uníssono um novo projecto feito a “quatro mãos” e pela permuta de suportes tela versos papel fotográfico e num estilo já pré-convencionalizado como “fotografia artística”.

Não se auto-considerando fotógrafos no sentido mais técnico e fundamentalista da palavra mas sim artistas plásticos recorrem a este suporte para espelhar os seus ”universus oníricos” em forma de alegorias. Tal como dizia Man Ray ”Eu Só sei uma coisa: o meio de me exprimir de uma maneira ou de outra. A Fotografia dá-me o meio, um meio bastante mais simples e rápido que a pintura” Os trabalhos são na sua essência narrativas que se vão auto-encenado dentro de um espaço cénico e tempo reais. O cuidado dos elementos/objectos simbólicos são dispostos de forma construtiva e são a sua pedra de toque, (objectos esses que em boa parte das vezes são concebidos como instalações/objecto exclusivamente para a realização das fotografias em causa, tal a necessidade vital de pensar e sentir também com as mãos). A coisaobjecto adquire assim uma nova vivência simbólica, uma outra razão de existir, renovada dentro das composições “teatrais”.

http://www.fourhandsphoto.com

e-mail: josealmeida.mariaflores@gmail.com

&


publ&MAG art & lifestyle

Procure o seu estilo: Moda Transversalmente os projectos estão entre a fronteira ténue do onírico quase visionário, mágico e a lucidez crítica, satírica até mesmo risível, humorística em alguns dos seus trabalhos. É notório também o seu papel intervencionista politica e socialmente falando, ou ainda uma nova forma de re-intrepertar os conceitos estéticos do barroco…e a intemporalidade dos factos. Filosóficas e simbólicas sem dúvida, metafóricas, alegóricas e poéticas com certeza, beliscando algumas consciências…quase sempre. Com Vários prémios, publicações e exposições tanto ao nível da fotografia como na vídeo instalação (recentemente no espaço ao Cubo com o Tema “Kronos devora seus Filhos”) e na pintura (recentemente no Salão Primavera - Casino do Estoril 2009) Actualmente para além de agendadas outras exposições têm colaborado de forma regular e em parceria com a Galeria de S. Bento e com o CPS (Centro Português de Serigrafia) onde permanentemente têm partilhado o seu trabalho com o público.


Meya Culpa

O lugar das Quimeras

B em Sol Mayor


O 7ยบ dia do relojoeiro

Os peixes grandes comem os peixes pequenos


publ&MAG art & lifestyle

Transmutação musical

Puff


The gamblers

The fly hears for beyond your thoughts


publ&MAG art & lifestyle

Quando formos grandes: mergulhadores

Ă€ espera de outra marĂŠ


publ&MAG art & lifestyle


mjavs.com selected work

contemporary digital art

Delhi | India


m.javed contemporary digital art

M.Javed aka mjavs, is a visual Artist, currently running his own design studio based in New Delhi, India. M.Javed is a degree holder from Delhi College of Art & a post graduate in visual communications from National Institute of Design (NID), India. At www.mjavs.com, personal website, you can see a collection of non-commercial works. M.Javed loves world cinema and lot of his inspiration comes from movies, comic books, pop culture, indian street art, people and everyday life in general.


publ&MAG art & lifestyle


publ&MAG art & lifestyle


publ&MAG art & lifestyle

m.javed

www.mjavs.com

contemporary digital art


24 Portugal

Paulo Frutuoso Localizado na zona histórica do Porto, edifício original do séc. XIX é exemplo típico da época. Dois motes: a relação com a cidade e a qualidade da célula habitacional. Por oposição à simplicidade do detalhe formaliza-se espaços com relação directa com o exterior através dos vãos existentes, estabelecendo um franco relacionamento com a cidade, deixando ao mesmo tempo que ela se afirme como protagonista desta domesticidade. O esforço para atribuir um significado ao interior, com grande economia de meios constitui um dos temas do projecto: a singeleza, carregada de eficácia e significado cultural.

paulofrutuoso@gmail.com Localização: Rua da Vitória, Porto . Projecto: Paulo Frutuoso 2006 . Obra: Maio2006/Março2007 . Fotos: Pedro Cavaco


publ&MAG art & lifestyle


publ&MAG art & lifestyle


publ&MAG art & lifestyle


publ&MAG art & lifestyle


2 3

Daniel Fernandes http://www.myspace.com/icarusdecidevoar

icarus_daidalos@hotmail.com


publ&MAG art & lifestyle

1, 2, 3... 1, 2, 3... 1, 2, 3 passos mais e alcança a porta. Após 3 voltas ao quarteirão, o indivíduo, vamos por enquanto denominá-lo de Sr. X, entra por fim no Hotel em que se hospeda. Equipado com uma pequena balança vai pesando de forma precisa e minuciosa os alimentos que se prepara para ingerir de forma a criar uma harmonia numérica secreta, um segredo que apenas partilha consigo mesmo. Visualizo nitidamente como este homem cadavericamente magro, vestido com roupas de uma época já passada, no seu bizarro ritual, compulsivamente necessita dividir pelo algarismo 3 todos os números que compõem a sua vida. Consigo perscrutar as suas sinapses, naquele cérebro maravilhoso absolutamente eléctrico, a fervilhar em sonhos utópicos de energia gratuita sem fios ao serviço do Homem e poderosos raios letais, a arma para acabar com todas as outras armas. Por vezes é ténue e confusa a linha que separa o génio da senilidade, especialmente ao olhar destreinado do transeunte que passa e que contempla a peça da sua vida. Nikola Tesla, esse maníaco compulsivo quase louco, deixou-nos como legado da sua extravagância tudo, ou quase tudo o que hoje consideramos como garantido. No final desta peça, eu aplaudo em pé.

.myspace Panzerballett - Starke Stücke http://www.myspace.com/panzerballett

Cosmosquad - Acid Test http://www.myspace.com/officialcosmosquad Textures - Silhouettes http://www.myspace.com/textures


4 3 Arjun

Eduardo Sardinha

info.

Partir Pedra

www.ao-norte.com/formacao_oficina_de_video_digital.htm www.ao-norte.com/formacao_olhar_o_real.htm Boris

Bruno


publ&MAG art & lifestyle

Partir Pedra (a partir de Carlos Drummond de Andrade) Dos Estados Unidos, a Susan e o Warren conheciam-se. Tanto que se casaram e escolheram poisar em Ponte do Lima para os seus anos poentes. Não conheciam o Sacha, a Maria José, o Arjun, o Boris, a Yvanka, a Liliana, o Shark ou a família Awal. Nem estes se conheciam entre si. Enraizados em Viana do Castelo, a Rita, o César, a Dora, o Nuno, a Raquel, o Rui, o André e a Joana mais o Rui poderiam conhecer-se entre si mas não conheciam a Susan e o Warren. Nem sabiam do percurso russo das marionetas do Sacha, do provável regresso a Angola da Maria José mais os seus dois filhos, da família que o Arjun ganhou longe do Nepal, da inusitada lavradeira moldava chamada Liliana, dos planos tecnológicos do cabo-verdiano Shark e muito menos do segundo filho (também) português da família nepalo-tailandesa Awal. Todos estes, entretanto pousados na sua cidade. Havia, portanto, uma pedra no meio do caminho. A Rita, o Rui e os outros que aqui não figuram (a maioria estudantes do ensino secundário), fizeram-se então à rua para dar a conhecer em vídeo uma dúzia de realidades personalizadas de outros tantos imigrantes em Viana o Arjun, os Awal e outros que aqui também não cabe enumerar. Shark

Susan & Warren


Foi esse o penedo projectado dia 8 de Setembro no Teatro Sá de Miranda da dita cidade. Percebeu-se então que mais do que a mesma óbvia luta humana por um projecto de vida, os até aí estranhos forasteiros já adiquiriram a mesma revolta nacional com a burocracia lusa como entranharam ruboruscentes sotaques locais e o indiscutível feitiço do atravessar do Lima. Da pedra, constatou-se, restou cascalho. Do resto, finalmente, a Maria José conheceu a Dora, Susan conheceu a Helena, o Yuriy conheceu o Henrique e… antes que o Joaquim se suicidasse e a Lili se casasse com alguém que não tinha entrado na história a luso-nepalesa-tailandesa família Awal deu ao Martim (aliás Marwin) a irmã Natacha. Nota de Redacção – Joaquim e Lili são, mais ou menos obviamente, nomes fictícios citados do poema de Drummond de Andrade, Quadrilha. Os restantes nomes são reais, como abaixo se comprova.

Yuri

Liliana


publ&MAG art & lifestyle

Imigrantes em Viana do Castelo Documentários realizados pelas turmas 12ºJ da Escola Secundária de Monserrate e 12ºF da Escola Secundária Santa Maria Maior no âmbito do curso Olhar o Real, e pelos participantes na Oficina de Vídeo Digital. Ambos ministrados em 2009 pela Ao Norte-Audiovisuais. Lista dos documentários, sinopses e + info: www.ao-norte.com/formacao_oficina_de_video_digital.htm www.ao-norte.com/formacao_olhar_o_real.htm

Maria José

Família Awal

Sasha


8 3


publ&MAG art & lifestyle

Festival

Marionetas em NOVEMBRO portugal


Festival

Marionetas em NOVEMBRO

O mês de Novembro é dedicado ao público infanto-juvenil ao qual se oferece, pelo sexto ano consecutivo, um conjunto de espectáculos e de actividades, em torno das marionetas e das formas animadas.

Robertos, Bonecros, Bonifrates, Fantoches, Títeres ou Marionetas são algumas das designações que, ao longo dos tempos, têm sido atribuídas aos bonecos articulados que, movidos por mãos hábeis com recurso a cordelinhos, engonços, varetas ou luvas, entre outros, fazem as delícias de um público fiel e crescente no evento que designamos por “ Marionetas em Novembro “ O programa que a Câmara Municipal de Leiria propõe para 2009 contará com apresentações de rua, ateliês de luva e de sombras, uma exposição e diversos espectáculos que se dividem entre o Teatro José Lúcio da Silva e o Teatro Miguel Franco.


publ&MAG art & lifestyle


14 ano/year 03 número/number 14

publ&MAG art & lifestyle

publicação bimestral gratuita

. Setembro/Outubro . 009 . September/October . 009

Copyright

© All rights reserved. All rights belong to their owners. No part of this publication may be reproduced without permission of the copyright holder. Every effort has been made to contact owners of coppyright material produced in this emag. In the event of a copyright query, please contact the Publisher. publigeral@gmail.com

publ&MAG art & lifestyle

FICHA TÉCNICA Propriedade: publiSITIO® Coordenador do projecto: Carlos Coutinho Costa Design: publiSITIO® Periodicidade: Bi-mestral Colaboram nesta edição: Ricardo Santos Meireles, José D’Almeida, Maria Flores, M.Javed, Paulo Frutuoso, Daniel Fernandes, Eduardo Sardinha. Contacte-nos: publigeral@gmail.com

Agradecimento a todos os colaboradores que tornaram esta edição possível: Ricardo Santos Meireles, José D’Almeida, Maria Flores, M.Javed, Paulo Frutuoso, Grau Zero, Daniel Fernandes, Eduardo Sardinha. Ricardo Santos Meireles, Sérgio Nobre, Carlos Silva, Daniela Gonçalves, Pedro Vasconcelos. INFO/ Reserva-se o direito de selecção das informações, conteúdo gráfico ou outros, que fazem parte da revista, não tendo a publ&MAG que justificar qualquer opção tomada. CONTEÚDOS/ Os textos apresentados não são da resposabilidade da publ&MAG. Os artigos são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. PUBLICIDADE/ Todo o conteúdo publicitário é da responsabilidade do anunciante. CONTACTOS/ Para fazer chegar as suas propostas/sugestões e comentários: publigeral@gmail.com

SUBMIT YOUR WORK. TO: publigeral@gmail.com DIMENTIONS & FORMAT JPG / 148mm x 210mm / 150 dpi / RGB


publ&MAG art & lifestyle

publ&MAG art & lifestyle

Also available at:


art & lifestyle

14 publ&MAG www.publisitio.biz publimag@portugalmail.pt

publ&MAG14  

publiMAG e-mag on art, architecture and design, photography, music, cinema, pupetry, etc...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you