Orgânicos & Cia Nº 3

Page 7

Orgânicos & Cia / 7

Podemos afirmar que o Sebrae-RJ está comprometido com o tema da sustentabilidade? Também é uma visão nacional do Sebrae? Evandro: Sem sombra de dúvidas. Todas as ações de desenvolvimento econômico promovidas pelo Sebrae têm como premissa levar em consideração aspectos relacionados ao meio ambiente, ao comércio justo, à tecnologia, ao associativismo, à educação e ao fortalecimento do empreendedorismo em geral, o que mostra, sem dúvida, nosso comprometimento com a sustentabilidade. Os projetos realizados no segmento dos orgânicos são uma boa prova disso. O Rio de Janeiro está passando por uma série de eventos internacionais, que teve início em 2011 e seguirá, no mínimo, até 2016. Que ações comprometidas com a sustentabilidade o Sebrae-RJ planeja nestes anos? Evandro: O calendário de eventos previstos para o Rio de Janeiro tem servido como pano de fundo para consolidação do portfólio de projetos do Sebrae/RJ. Em nossa carteira de projetos, estamos priorizando, ao máximo, aqueles que visam à promoção dos micro e pequenos negócios fluminenses de forma sustentável. Entre eles, o programa Sebrae 2014, que visa preparar os pequenos negócios para que aproveitem as oportunidades que vão surgir com a Copa e com as Olimpíadas, por meio de capacitações, consultorias e rodadas de negócios, que aproximarão os pequenos fornecedores das empresas que estão envolvidas na produção desses eventos esportivos. E a produção de orgânicos está inserida neste processo.

Nossa idéia é que os produtores orgânicos passem a fornecer para restaurantes e hotéis na época dos eventos esportivos, quando teremos maior fluxo de turistas estrangeiros, e que também sejam criados cardápios especiais com estes produtos, para incentivar o consumo, além de outras iniciativas. A presença internacional será muito grande com eventos como Rio+20, Copa do Mundo e Olimpíadas. No seu ponto de vista, o Estado do Rio de Janeiro está preparado para oferecer serviços deste nível nesta sequência de eventos? Como o Sebrae-RJ pretende colaborar até estas datas com cursos e treinamentos? Evandro: Sabemos que o desafio é muito grande, mas também temos consciência do potencial dos empreendedores do Rio de Janeiro. E é para preparálos para aproveitar da melhor forma as oportunidades que vão surgir, que já começamos a desenvolver um trabalho com eles, por meio do programa Sebrae 2014. As empresas participantes passam por um diagnóstico, para avaliar seu nível de competitividade, e recebem um plano de desenvolvimento individual, que inclui capacitações, consultorias e ações de acesso a mercado, como rodadas de negócios. A idéia é que estas empresas invistam na melhoria de processos, produtos e serviços para que estejam devidamente preparadas para aproveitar as possibilidades de negócios. Com isso, estarão prontas não apenas para a Copa e para as Olimpíadas, mas para sempre, o que certamente contribuirá para o seu desenvolvimento.

Mesa de abertura do Seminário GreenRio realizado no auditório do Sebrae RJ dia 23 de agosto de 2011, sobre «Oportunidades e Desafios de uma Copa do Mundo Sustentável». Da esquerda para direita; Diretor do Sebrae, Evandro Peçanha Secretario de Agricultura do Rio de Janeiro, Christino Áureo, Coordenador da Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade Copa 2014, Claudio Langone Diretora do Planeta Orgânico, Maria Beatriz Martins Costa


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.