Sintonizando na Poesia

Page 1

Sintonizando na Poesia

Biblioteca José Paulo Paes

Jaqueline dos Santos Reis- Jovem

Monitora Cultural- JMC

Jaqueline dos Santos Reis, nasce em 08/02/2001 e passa toda a sua infância e adolescência na periferia de São Paulo, aos 14 anos começa sua interação com o mundo das artes através do Programa Vocacional Teatro aonde participou da formação do espetáculo "Os Alienados", atualmente segue com a arte e com a abrangência que o teatro e a poesia lhe proporcionaram desde cedo. Ler e escrever poesia estiveram presentes desde a sua infância, e o contato com essa sensibilidade se transformaram em frutos como o "Sintonizando na Poesia"

O Sintonizando na Poesia é um Plano de Intervenção

Artístico Cultural- PIAC pensado para o campo virtual , sendo desenvolvido em formato de Lives para o Instagram, apresentando-se como encontros online de escuta e compartilhamento de poesia, e textos curtos.

Durante as sextas-feiras do mês de junho, eu, Jaqueline Reis, ás 16h dava início as Lives no perfil da Biblioteca José Paulo Paes, os encontros duravam em média 30 minutos.

Objetivo

O Sintonizando na Poesia tem como objetivo abranger o alcance da leitura, através de uma democratização do acesso que temos dentro das bibliotecas e sua diversidade textual e inúmeras poesias, fazendo com que a leitura se torne uma forma de entretenimento diário.

Motivação

A leitura foi o meu primeiro contato com a arte, desde os meus primeiros passos no teatro a poesia me acompanha. Cuidar e estimular o sensível é de importância essencial para mim e como eu busco fomentar a minha formação artística, por isso a escolha de um PIAC que estimulasse o sensível através das poesias foi o meu direcionamento.

Foram realizadas 3 Lives, nos dias 10, 17 e 24 (sextas-feiras) de junho de 2022, sempre ás 16h. As leituras aconteciam ao vivo durante as Lives, com as poesias e textos selecionados antes, mas deixando aberto para o público poder indicar ou até mesmo realizar a leitura junto comigo.

A ideia inicial era criar uma forma de rádio "moderna", onde as leituras aconteceriam no formato de podcast, e os texto seriam cartas enviadas pelo público através de e-mail criado para o projeto.

Com o passar do tempo e as demandas por fora do PIAC, a ideia foi navegando para a possibilidade das Lives, e as poesias vieram para dar forma a esse formato de "entretenimento", por serem mais curtas, criar essa procura pela leitura como se procurava um programa de rádio, ou como se procura algo interessante nos feeds das redes socias.

Para descobrir o melhor horário e data foram feitas enquetes no Instagram

Para a divulgação, tivemos flyer e vídeos para reels no Instagram, e redes sociais como facebook e whatsaap

linkparaavisualização:

https//wwwcanvacom/design/DAFAU24gOI/Em6 S0lSCc-JaY4zHBU-5EQ/watch?

utm _ content=DAFAU24_gOI&utm_campaign=desig nshare&utmmedium=link2&utmsource=sharebut ton

Juntos, os vídeos para reels alcançaram mais de 1.200 pessoas

O Sintonizando na Poesia teve impacto positivo nas redes sociais da biblioteca, e nas pessoas que acompanharam as lives, um dos comentários mais marcantes foi o de Dana:

As Lives juntas alcançaram mais de 190 pessoas, que acompanharam durante a transmissão, e depois no perfil. Após a finalização do PIAC, a coordenação da biblioteca requisitou mais uma live para encerrar o mês, e pensamos em possiblidades para a continuação das Lives para o mês de Agosto nas redes da biblioteca.

Conclusão

Desenvolver o Sintonizando na Poesia foi de extrema alegria para mim, pude provocar e reconhecer o sensível nos outros e em mim mesma.

O PIAC foi capaz de mostrar como, um ato de simples de leitura em um breve momento do dia a dia pode inspirar, acolher e abranger novos conhecimentos.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.