Mapeamento de dados CCULT | Breno Aurélio Ribeiro

Page 1

Relatório final do PAC - Mapeamento de dados CCULT

1 - Nome e espaço cultural de atuação

BrenoAurélio Ribeiro - Coordenação de Centros Culturais e Teatros (CCULT)

2 -Apresentação do PAC

O PAC aqui escolhido se refere ao início da construção de um relatório de contratações artísticas e oficinas dos equipamentos culturais da CCULT em referência ao ano de 2021. Então, para conseguir realizar esse relatório, ainda em estruturação, foi necessário criar um mapeamento dos Centros Culturais e Teatros que fazem parte da Coordenação de Centros Culturais e Teatros. Portanto, foi elaborado um mapa no software de georreferenciamento QGIS. Nesse mapa localizei todos os equipamentos nos territórios das subprefeituras de São Paulo, tornando visualizável as localizações dos espaços. Além disso, como concentramos muitos dados que se referem aos eventos que acontecem nos nossos espaços: recursos, eventos e atividades, linguagens dos eventos e público. Ajudei na organização da planilha dessas informações para conseguirmos elaborar esse relatório.

3 - Objetivo do PAC

O objetivo do PAC foi, primeiramente, tornar visualizável em mapa as localizações dos nossos espaços. Após isso, organização dos dados para poder utilizá-los para a futura elaboração de um relatório de contratação artística e de oficinas.

4 - O que motivou a escolher a linguagem ou tema

Uma das minhas tarefas na CCULT é cuidar do “Agendão”, basicamente ele consiste na atualização e concentração de informações sobre os eventos que acontecem nos espaços. Esses dados acabam ficando para a gente e poderia ter uma utilidade de divulgação e transparência sobre o que anda acontecendo nos

espaços em forma de números. A coordenação atual tem o objetivo de transformar isso em relatório, então pensei em colaborar nesse intento.

5 - O que já foi realizado

No momento, apenas o mapeamento dos espaços e a organização dos dados em tabelas para uma futura elaboração do relatório de forma conjunta com todos.

6 - Histórico de desenvolvimento ( o que mudou no PAC desde o planejamento à realização)

No começo, a parte difícil foi pensar em como organizar esses dados e qual seria o foco, pois, como é muita informação era necessário um direcionamento. Sendo assim, decidimos delimitar os temas para organizar em planilha: recursos, eventos e atividades, linguagens dos eventos e público. A mudança nesta parte acontece quando precisamos analisar precisamente os dados, às vezes aconteciam de encontrarmos erros e ter que atualizar Na questão do mapa, tive que me atualizar e me aprofundar no uso do software QGIS, uma vez que há diversas regras na construção cartográfica de um mapa, foram mudando alguns detalhes nos mapas: cores, qual tipo de mapa, localização dos espaços etc.

7 - O impacto do PAC no ESPAÇO CULTURALE/OU no território

Ainda não temos um relatório, além disso o relatório não seria um PAC especialmente meu, pois ele é uma construção conjunta e faz parte do plano de gestão atual da CCULT Mesmo assim, acredito que só de termos os espaços mapeados e localizados em um mapa já nos dá uma dimensão da atuação territorial de cada um. Além disso, somos um equipamento mais ligado à gestão da SMC, então essas ferramentas são imprescindíveis em reuniões com os gestores e compreensão da atuação territorial de cada lugar. Soma-se a isso, a organização dos dados de uma maneira transparente e mais compreensível, isso sem dúvida ajuda muito mais na leitura e análise dessas informações para a construção desse futuro relatório.

8 -Anexos: fotos, prints, folders, etc.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.