Uma Só Voz | Alexsandra Barreto e Wesley Barreto Aguiar

Page 1

Casa de Cultura do Campo Limpo -Dora Nascimento

Machado | Wesley B ê Barreto | Leo Agui

PAC - UMA SÓ VOZ PAC - UMA SÓ VOZ

Nós somos do ramo da comunicação e uma grande dificuldade que encontramos quando chegamos na Casa de Cultura foi perceber que através das redes sociais não falávamos com todas as pessoas que precisam estar nesse espaço, que no caso são habitantes do território, principalmente as pessoas mais vulnerabilizadas.

Pensando nisso, tivemos a ideia de criar um guia de comunicação inclusiva para que outras Casa de Cultura possam desenvolver seus próprios documento de comunicação interna (como o de Brand Persona e manual de voz (uma espécie de tutorial de como se comunicar quando falar em nome da casa de cultura).

Desenvolver plano de comunicação interna para a Casa de Cultura do Campo

Limpo - Dora Nascimento

Criar documento de comunicação interna para a Casa de Cultura do Campo

Limpo - Dora Nascimento

Criar uma cartilha básica de como desenvolver documento de comunicação

interna (Brand Persona e manual de voz) de acordo com especificidade de cada equipamento

Workshop de comunicação JMC's da Casa de Cultura do campo Limpo - Dora Nascimento para explicar como utilizar dessas ferramentas para uma comunicação certeira

Workshop de comunicação com JMC's e Casas de Cultura para tirar possiveis dúvidas

O O B B J J E E T T II V V O O S S

M M O O T T II V V A A Ç Ç Ã Ã O O

Que os próximos JMC's, mesmo não sendo da área de comunicação possam criar conteúdos de comunicação para seus respectivos equipamentos sem dificuldade e com mais consciência na criação de documentos que farão a partir de então parte dos equipamentos, tal qual o manual de identidade visual que as casa já tem pela SMC.

O QUE JÁ FOI O QUE JÁ FOI REALIZADO? REALIZADO?

Cliente: Casa de Cultura Campo Limpo - Dora Nascimento

Produto: Atividades culturais

B B R R II E E F F II N N G G

Breve histórico:

A Casa de Cultura Campo Limpo, antes conhecida como Casa de Cultura Nathalia Rosemberg, se propõe a garantir e proteger a diversidade cultural, resgatando através das atividades propostas a história individual, grupal, familiar e societária das pessoas. Reconstruindo identidades e fomentando a ação participativa da comunidade do Campo Limpo.

Produto:

Oficinas de escrita, desenho, dança Afromix, dança do ventre, alongamento, arteterapia, capoeira, música, comunicação visual, samba rock, produção técnica, teatro... Além de espetáculos, debates, palestras, organização de encontro, festas temáticas, eventos culturais, bailes, saraus, shows etc.

Onde o produto pode ser encontrado:

Na própria Casa de Cultura ou em parceiros da casa e nas redes sociais da Casa.

Pontos positivos:

-Gratuito;

-De qualidade;

-Acessível;

-Variados em faixa etária;

-Horário de funcionamento;

-Localizado próximo ao terminal e ponto de ônibus.

Pontos negativos:

-Falta de iluminação adequada na fachada;

-Local perigoso à noite;

-Via de baixa movimentação ou fluxo de pessoas;

-Pouca informação sobre o equipamento;

-Comunicação falha no Facebook;

-Baixo contato direto com o público;

Principais características que diferencia da concorrência:

-Gratuita;

-Laica;

-Fornece atividades aos finais de semana tanto fixas como esporádicas;

Situação atual do equipamento:

-Não está capacitada para receber público diverso.

Campanhas anteriores:

Apenas divulgações no facebook e instagram.

Atualmente recebe principalmente pessoas que já frequentavam a casa de cultura antes, e alguns poucos novos frequentadores.

E
N N
B B R R II
E F F II
G G

B B R R II E E F F II N N G G

Perfil de público:

-Pessoas que moram na região do Campo Limpo;

-Todas as idades;

-Todos os gêneros;

-Gostam de arte, cultura, esporte;

-Buscam um lazer perto de casa.

Objetivos:

-Expandir a estategia de marketing;

-Definir o manual de voz;

-Tornar-se referência;

-Expandir o público consumidor.

Outras informações:

A casa é um antigo centro de Convivência Municipal. Surge através das diversas manifestações culturais, o desenvolvimento de novos valores e atitudes (ética do cuidado) potencializando as redes culturais espontâneas de solidariedade, estimulando os grupos locais e desenvolvendo valores como a transparência, democracia, sinceridade e a verdade.

A Casa de Cultura do Campo Limpo, uma das 17 existentes na cidade, é administrada pela Secretaria Municipal de Cultura.O equipamento conta com quatro salas para oficinas, localizadas no andar superior,uma sala de gestão e 2 banheiros.

Mulher, 35 anos, forte, inteligente, mente aberta, que consegue falar com todos os públicos, ela ama cultura e se mantém sempre atualizada, é respeitosa e respeitada no seu bairro, uma típica mulher periférica de quebrada, classe C, sendo a primeira de sua família a ter um diploma, consegue tanto falar com vereadores como com os tiozinhos da rua.

B B R R A A N N D D

P P E E R R S S O O N N A A

Maria das Dores, Dora

Por ser um equipamento público a casa de cultura tem algumas limitações de comunicação, como não poder usar gírias, palavrões e uma linguagem muito coloquial ou de baixo calão. Porém também por ser um espaço público, precisa comunicar com todos os gêneros, idades, raças, corpos... sem compactuar ou reproduzir preconceitos e violências estruturais.

Por isso adotamos um tom uníssono e específico. M M A A N N U U A A L L

Não é por se tratar de um espaço governamental que precisamos adotar uma linguagem rebuscada, automatizada ou até mesmo entediante.

Tom de voz:

Acolhedor

Facilidador

Inclusivo

Respeitoso

D
D E E V V O O Z Z

Aplicação do Manual de voz

Acolhedor

“Gostaria de fazer aulas presenciais mas ainda não consegui me vacinar como faço?”

Devido a pandemia vigente do novo corona vírus (covid-19) só podem participar das oficinas (não são aulas) os alunos que tenham e tragam comprovante de vacinação

Olá, infelizmente só pessoas vacinadas com as 2 doses podem participar das oficinas presenciais, mas temos ótimas oficinas online, se você se interessar posso falar mais sobre.

Facilitador:

“Como faço para me inscrever em uma aula?”

Não temos aulas, temos apenas oficinas e para se inscrever é necessário que você preencha um formulário com todos os seus dados, anexando de forma correta a sua comprovação de vacinação.

Olá, estou enviando um link do formulário, você só precisa preencher e enviar com seu comprovante de vacinação, beijinhos.

M M A A N N U U A A L L D D E E
V V O O Z Z

Aplicação do Manual de voz

Inclusivo:

Olá sou kaya e gostaria de me inscrever para oficina de dança do ventre!

Olá, pelo seu nome não consigo saber se você é homem ou mulher, e para se inscrever só pode se for mulher

Olá, para se inscrever basta ser mulher e ter acima de 16 anos, vou deixar o link para inscrição aqui.

Respeitoso:

Gostaria de usar o banheiro, posso?

Não pode entrar aqui, dá licença, não está vendo que o portão está fechado? Infelizmente, como pode ver, a casa está fechada hoje e não podemos abrir.

M M A A N N U U A A L L D D E E V V O O Z Z

Exemplo de aplicação do Manual de voz em legendas

M M A A N N U U A A L L

D D E E V V O O Z Z

Brasil é o segundo país do mundo que fica mais tempos conectado a internet, sendo em média 10h e 8min; Brasil é o terceiro pais que mais usa redes sociais tem em média 3h e 42min por dia;

Segundo a App Aniie, a pandemia de Covid-19 impulsionou o uso de aplicativos ocasionando um crescimento de 45% no tempo gasto pelos usuários em softwares; O Instagram está entre as 5 redes sociais mais utilizadas no Brasil; Apesar de o Facebook parecer uma rede em declínio, ele é hoje a plataforma com mais usuários no mundo, somando mais de 2 Bilhões de usuários.

Pensando nesse dados desenvolvemos meios me aumentar a interações do públibo por meio das nossas redes sociais: retorno do uso do Facebook, melhores horários de postagem, utilização de #s e uso criativo de storie.

P P E E S S Q Q U U II S S A A

A A P P R R O O F F U U N N D D A A D D A A

P P E E S S Q Q U U II S S A A

A A P P R R O O F F U U N N D D A A D D A A

W W O O R R K K S S H H O O P P S S

Foram desenvolvidos dois workshops: um ministrao por nós, Alê Barreto e Leo Aguiar, para os JMC's e a gestora da Casa de Cultura sobre conceitos básicos de comunicação e midias. E outro aticulado com a gestora e uma oficineira da Casa que é desinger, para trazermos um workshop de comunicação para os JMC's com pontos diferentes do que os que abordamos.

HISTÓRICO DE DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DE DESENVOLVIMENTO

Nosso projeto inicial era criar uma manual de voz único para todas as casas de cultura, percebemos, no entanto, que não seria possível visto que cada espaço cultural tem uma necessidade específica e suas subjetividades. Logo, não seria coerente usar a mesma voz para falar com diferentes públicos, espaços e regiões. Decidimos por fim fazer um tutorial da criação de materiais publicitários para instruir os JMC’s como fazer isto de forma simples e coerente com o equipamento, fizemos então esses materiais do nosso próprio equipamento para mantê-los de exemplo e testamos para que pudéssemos comprovar a eficacia dos mesmos, no entanto devido a uma troca de gestão conturbada no equipamento não conseguimos finalizar o PAC, faltando o tutorial e o workshop de apresentação para os JMC’s dos outros equipamentos.

O IMPACTO DO PIAC NO ESPAÇO O IMPACTO DO PIAC NO ESPAÇO

CULTURAL E/OU NO TERRITÓRIO CULTURAL E/OU NO TERRITÓRIO

Como não conseguimos colocar em prática todo o nosso projeto o impacto foi diferente do esperado, pois o impacto que esperávamos era em relação aos JMC’s e o que tivemos foi o impacto de aumento de público na casa e maior proximidade do público com o equipamento, graças a ter colocado em prática a utilização dos materiais criados.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.