O circo em São Paulo | Um Mapeamento de Antigas Lonas Circenses Montadas no Centro de São Paulo

Page 1

O CIRCO EM SÃO PAULO PROGRAMA JOVEM MONITOR CULTURAL INGRID REIS JOVEM MONITORA CULTURAL CENTRO DE MEMÓRIA DO CIRCO U M M A P E A M E N T O D E A N T I G A S L O N A S C I R C E N S E S M O N T A D A S N O C E N T R O D E S Ã O P A U L O

E SERÁ ZADO

e lo 3
OGRAMA 7 EXECUÇÃO DO PROJETO

apresentação

A proposta consiste em produzir um mapa cultural, e uma série de publicações para as redes sociais do Centro de Memória do Circo, relacionadas ao lugares que o Circo passou pelo Centro de São Paulo, como no Largo do Paissandu, Praça da República, Vale do Anhangabaú, Viaduto da Santa Ifigênia e entre outros lugares em que mantém a memória circense.

O projeto tem como finalidade de trazer o conhecimento de uma parte da história desses territórios do centro de São Paulo, e como ele está relacionado à memória circense. Visa a divulgação do Centro de Memória do Circo, a primeira instituição brasileira consagrada exclusivamente à cultura circense.

O primeiro registro relatado no livro do Centro de Memória do Circo foi em 1875 onde a lona do Circo Casali foi montada no Largo do Paissandú. E o último registro de Lona circense na região central foi em 1942, quando o Circo Irmãos Seyssel, montado no viaduto da Santa Ifigênia, pegou fogo.

Portanto, o projeto consiste em pesquisar e transmitir a história da trajetória circense, para o público que vive e trabalha nesse território, e despertar o interesse destes pela cultura circense.

2

o que será realizado

Elaborar um mapeamento dos pontos centrais de São Paulo, em que foram montadas lonas circenses, e o resgate de imagens antigas com as lonas montadas e atuais, realizando uma comparação dessas fotos e divulgação para as redes sociais.

Locais selecionados até o momento:

Largo do Paissandú

Largo São Bento

Vale do Anhangabaú

Praça da República Largo da Luz

Largo da Pólvora

Viaduto da Santa Ifigênia

Av. Paulista (Vão Livre do Masp)

Praça Princesa Isabel

3
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

ONDE SERÁ REALIZADO E MOTIVO DA ESCOLHA

Devido a pandemia de coronavírus (Covid-19), o projeto teve a necessidade de ser adequado do formato presencial, que aconteceria nas praças e largos, para o modelo virtual, com postagens nas redes sociais (Instagram e Facebook) do Centro de Memória do Circo, e divulgado para grupos, páginas e escolas que estão no território central.

4

CRONOGRAMA

PRIMEIRA PARTE

1ºMês

Readequação de Cronograma

Reapresentação de Projeto para a Equipe do CMC Pesquisa em livros, drives e sites de imagens e relatos de Lonas no território

2ºMês

Criação do mapa com os locais encontrados Criação de Material de Divulgação (Textos e Imagens) Criar listas de grupos e páginas do facebook da região central

Criar e resgatar lista de escolas dos arredores do CMC Reunião de Apresentação dos Materiais Criados Envio de relatório parcial do projeto para a equipe do cmc e pjmc

SEGUNDA PARTE

3º Mês

Adequação de Materiais de Divulgação Criar cronograma de divulgação Programar postagens aprovadas nas Redes Sociais Divulgar para contatos e grupos das listas criadas Relatório Final do Programa

5

O QUE ME MOTIVOU A ESCREVER ESSE PROJETO?

Para explicar o que me motivou, devo começar dizendo quem eu sou. Eu sou Ingrid, tenho 20 anos, nasci, cresci e vivo no Centro de São Paulo. Desde muito nova sempre me encantava quando havia passeios com a escola, para museus, teatros e centros culturais e toda aquela história me cativava. Eu cresci e fui conhecendo mais desse território que moro até hoje, iniciei um curso de turismo, que infelizmente não conclui; e um curso de produção cultural, onde conheci o PJMC e ingressei para ser Jovem Monitora no Centro de Memória do Circo. Em minha primeira visita à exposição “Hoje tem Espetáculo” fiquei fascinada com a história do circo brasileiro e das tradicionais famílias circenses, e principalmente como toda essa história está ligada diretamente aos locais em que eu costumava frequentar ou passar no dia a dia. Saber que lonas circenses foram montadas no Vale do Anhangabaú, Paissandú e República, lugares em que meus pais me levavam para brincar quando era mais nova, me fez voltar no tempo e me perguntar:

“E se o circo ainda estivesse alí naquela época?”; “Como eu vivo aqui a tanto tempo, e mesmo sempre estudando sobre esses locais e fazendo parte da minha rotina, sei tampouco dessa história?”; “Como na escola e nos cursos que estudei, ao citar a história do Centro de São Paulo nunca foi me dito sobre o circo ter passado por aqui?''.

Todas essas questões me fizeram chegar a esse projeto, que na verdade, já está em meu coração desde a primeira visita ao CMC.

6

EXECUÇÃO DO PROJETO

O que já foi realizado

·Mapeamento cultural realizado via Google Maps;

·Publicações nas redes sociais do Centro de Memória do Circo;

·Compartilhamento nos grupos sobre a história da cidade

Histórico de desenvolvimento

Iniciei o projeto com pesquisas na internet e livros sobre os territórios circenses, ao longo da busca por imagens desses locais, algumas não foram encontradas e outras não poderiam ser utilizadas por conta dos direitos autorais Com essa barreira, criei o mapa com todos os locais listados e um resumo sobre eles. Para as publicações nas redes sociais utilizei apenas imagens de três locais, que poderiam ser utilizadas, sendo eles: Largo do Paissandu, Largo da Pólvora e Praça Princesa Isabel.

8

O impacto do PIAC no ESPAÇO CULTURAL E/OU NO TERRITÓRIO

Após a divulgação, ficou evidente a importância do projeto não só para o território, mas também para as pessoas que viveram e trabalharam nos circos e espaços destacados Para enfatizar essa importância, vemos os comentários a seguir:

9

Também vale destacar que um projeto de pesquisa nunca termina, existem diversos locais e circos que não foram mencionados na pesquisa. Deixarei este projeto com o Centro de Memória do Circo, para que um dia, se for de seu interesse, continuem essa busca.

10

Engajamento nas publicações

11
FACEBOOK

Engajamento nas publicações INSTAGRAM

12
MAPS

FOLDERS

13
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.