Vivências e Memórias na Biblioteca Paulo Setúbal

Page 1

VIVÊNCIAS VIVÊNCIAS E E MEMÓRIAS MEMÓRIAS NA NA

BIBLIOTECA BIBLIOTECA

PAULO PAULO

SETÚBAL SETÚBAL

Nathalia, 24 anos, atualmente mora em Pirituba, bairro da Zona Oeste de São Paulo. Viveu um tempo na Vila Industrial, Zona Leste, onde atuou como Jovem Monitora Cultural no Centro Cultural Vila Formosa.

Formou-se em História há cerca de um ano e meio, e atualmente atua como Jovem Monitora Cultural na Biblioteca Paulo Setúbal, de forma remota.

O Plano de Intervenção Artístico Cultural em questão teve como objetivo reaproximar o público da biblioteca e conhecê-lo melhor, relembrando os momentos vividos nesse espaço antes de seu fechamento temporário. Além de preservar a história e a memória da Biblioteca Paulo Setúbal.

.

A História possui inúmeras vertentes, e uma delas é a história oral. A história oral tem como objeto de estudo os relatos e as memórias dos indivíduos, e é através desse objeto de estudo que a memória coletiva passa a compor a nossa história, dando voz a pessoas comuns que fizeram parte da existência de um determinado espaço.

Georges Poulet, um importante crítico literário belga do século XX diz o seguinte:

“Graças à memória, o tempo não está perdido, e se não está perdido, também o espaço não está. Ao lado do tempo reencontrado está o espaço reencontrado ou para ser mais preciso, está um espaço, enfim reencontrado, um espaço que se encontra e se descobre em razão do movimento desencadeado

21
pela lembrança."

Criação do formulário no Google Forms

02
02 Perguntas contidas no formulário
02
Divulgação do formulário nas redes sociais estimulando o público da biblioteca a participar do registro de memórias

Divulgação do formulário nas redes sociais

02

Devido a quantidade baixa de respostas recebidas no formulário, passei a entrar em contato com o público diretamente convidando-o a participar

02
Após entrar em contato com os frequentadores da biblioteca, o formulário recebeu um total de 40 respostas em duas semanas

Elaboração do livro utilizando o Canva

02

Finalização do livro, que ficou arquivado em uma pasta no meu drive.

02

Divulgação nas redes sociais sobre a data de lançamento e outras informações

Divulgação nas redes sociais sobre a data de lançamento e outras informações

Chegou o grande dia, 30 de Junho! Publicação do livro nas redes sociais da biblioteca, utilizando um QR Code criado para direcionar o leitor ao arquivo PDF, que passou a ficar público no meu drive para que todes pudessem acessar.

02

Resultado

e desempenho da publicação final

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.