Clubinho de Leitura

Page 1

PIAC: Clubinho de leitura

Esse projeto teve a iniciativa através do "PROGRAMA JOVEM MONITOR CULRURAL", que incentiva os jovens a criar um projeto dentro do seu espaço cultural de atuação. Essa proposta é para os jovens que atuam como continuístas dentro do programa.

Então foi pensado em uma atividade que pudesse agregar com as programações e o público da biblioteca Cora Coralina, junto com uma parceria com a EMEF 25 DE JANEIRO.

O clubinho de leitura tem como objetivo auxiliar a leitura e escrita de crianças na primeira infância. Abordando temas e assuntos que são muito importantes ou até mesmo essenciais para a construção de jovens e adultos que saibam se reconhecer como cidadão e a respeitar o próximo como realmente se deve.

Os temas abordados serão " Negritude e Africanidade", que são muito importantes na sociedade onde vivemos hoje. Só o fato de ter a oportunidade de poder dizer e mostrar para as crianças que nós somos todos iguais, mesmo que tenhamos tonalidades de pele diferentes, cabelos diferentes, corpos diferentes entre outras características diferentes, nós todos somos iguais e merecemos o mesmo respeito e o mesmo tratamento.

O projeto terá de 2 a 3 meses de tempo de execução. Sendo dividido em dois dias na semana, cada um com uma turma de 20 a 30 alunos, com a duração de 30 a 40 minutos.

E essa oportunidade de poder utilizar um conhecimento para agregar na vida de crianças da comunidade, em um espaço muito importante que é uma biblioteca é uma experiência gratificante e realizadora, para nós jovens da periferia que sabemos o que é. e como é crescer sem muito acesso a cultura e informações que fazem toda a diferença nas nossas vidas conforme vamos crescendo e amadurecendo.

Introdução:

A proposta desse projeto foi pensada em poder agregar com a programação e o público da biblioteca e também com a parceria entre a biblioteca e a escola EMEF 25 de janeiro, podem assim juntos fazermos uma ligação entre a educação alfabetização com um espaço cultural e podendo trazer a lucidez e a imaginação para um pouco mais perto dentro de uma biblioteca.

Foi pensado em trabalhar com crianças na primeira infância com a idade entre 06 a 09 anos. Sendo dividido em dois dias na semana, cada dia com uma turma entre 20 a 30 alunos e com a duração de 30 a 40 minutos. Podendo ser um dia da semana na biblioteca e o outro dia na própria escola, pois assim poderiam conciliar a atividade do clubinho junto com algumas atividades da grade curricular da escola.

O clubinho será uma mediação de leitura com a interação das crianças ao decorrer das histórias, com uma conversa no final sobre os temas abordados as deixando livres para falar, expor, demonstrar os seus entendimentos sobre a importância dos temas.

Objetivo:

O objetivo desse PIAC é agregar na grade de programação da biblioteca, podendo trazer público e visibilidade para o espaço e também poder auxiliar na construção da identidade social de cada criança que irá participar. Podendo mostrar que mesmo perante a todas as diferenças físicas que temos, nós somos todos iguais e merecemos o mesmo respeito. O objetivo também é incentivar as crianças a usarem a sua imaginação para construir um mundo melhor do qual vivemos hoje.

Conclusão final:

Foi alcançado com êxito o objetivo desse piac, e sinceramente fico muito feliz e agradecida por ter tido essa oportunidade de realizar esse projeto, pois foi muito gratificante poder ver de perto a evolução do entendimento das crianças.Foi realizado algumas atividades lúdicas com as crianças na escola 25 de Janeiro, onde elas puderam expressar a sua de si própria e a visão que tinham do próxima, onde com isso pudemos conversar sobre as diferenças que temos uns dos outros, mais que mesmo com todas essas diferenças nós podemos e merecemos ser respeitados e respeitar também. E depois disso tudo poder ver o orgulho de meninas negras em falar dos seus cabelos e da sua cor. Os meninos também se aceitando e respeitando não só eles mesmos mas também o próximo como realmente deve ser feito. Ouvir das crianças os relatos das diferenças que as mediações de leituras e conversas sobre o tema tiveram em suas vidas. Saber que de alguma forma você pode fazer a diferença na vida delas e que elas te têm como referência isso foi mágico e também mudou a minha vida e muito. Saber que as crianças estão levando pra vida delas os conhecimentos que foram compartilhados com elas e repassando para suas famílias, amigos, isso me deixou com a sensação de trabalho concluído, nem que seja pequeno, mas já foi um grande passo dado. E tem também a importância de incentivar as crianças com a leitura, mostrando o quão necessário é tem a literatura inclusa em nossas novas e a diferença que faz no nosso dia a dia. Muitas dessas crianças nunca tinham ido a uma biblioteca antes, e saber que através do meu piac eu pude proporcionar a elas essa mágica experiência que é ingressar nesse mundo da literatura que a biblioteca nos proporciona.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.