Freitas 2003 sistema plantio direto agricultura em goias livro

Page 1

Sistema Plantio Direto Pedro Luiz de Freitas1 Afagar a terra, conhecer os desejos da terra Cio da Terra, propicia estação, E fecundar o chão Cio da Terra, de Chico Buarque e Milton Nascimento

Introdução Agronomia é, por definição, o ramo da agricultura que lida com a produção de alimentos e fibras e como o manejo do solo. Nossos recursos naturais – solo, água, fauna e flora – são gerenciados pelos nossos agricultores. Nós, Engenheiros Agrônomos, somos responsáveis por assistir e aconselhar agricultores na sua atividade. Nosso paciente é o solo, individuo complexo e vivo. Nossa opção, nessa missão, é ser engenheiros, e tratar o solo como um mineral, sem vida, ou sermos agrônomos e biólogos, entendendo os fenômenos biológicos que acontecem no solo e identificar as práticas e processos de manejo do solo que permitam o agricultor atingir seu objetivo, de alimentar, vestir e produzir moeda de troca internacional, com lucro e com qualidade de vida, mantendo o ambiente sadio para a vida do homem e de todos os seres vivos. Na verdade não se trata de nossa opção, como engenheiros agrônomos ou como agricultores, mas a opção de nosso Estado, de nosso País e de toda a humanidade, buscando a sua sobrevivência. Nesse capitulo, vamos revelar uma das ferramentas existentes para que possamos fazer a agronomia em harmonia com a natureza, pondo em prática conceitos antigos que se tornam modernos pela evolução do conhecimento técnico-científico adquirido depois de anos de pesquisa e de experiencia fazendo agricultura nos Cerrados do Estado de Goiás. O Sistema Plantio Direto (SPD) é, assim, muito mais que mais um sistema de manejo do solo. É a sobrevivência da agricultura tropical e o caminho certo e definitivo na busca da competitividade, sustentabilidade, equidade, com qualidade ambiente.

Sistema Plantio Direto – Definição O SPD compreende um complexo integrado de processos que visam melhorar as condições ambientais visando explorar da melhor forma possível o potencial genético das culturas, respeitando três requisitos mínimos: i) revolvimento do solo restrito a linha de plantio; ii) diversificação de espécies pela rotação de culturas; e, iii) manutenção de resíduos vegetais com o uso de culturas especificas para formação de palhada (proteção do solo contra sol, chuva e ventos, conservando água). 1

Engenheiro Agrônomo, Ph.D. em Ciência do Solo, natural de Santo André, SP, Pesquisador da Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ), Especialista no Manejo da Fertilidade Física em Solos Tropicais sob o Sistema Plantio Direto. Coordenador da Plataforma Plantio Direto {www.embrapa.br/plantiodireto}. Colaborador técnico e Diretor Secretário Adjunto da APDC (Brasília, DF) e Bolsista e Consultor Ad-Hoc do CNPq. Residente em Goiânia, GO, desde 1988. Conduziu os primeiros ensaios verificando o efeito do Plantio Direto no comportamento de solos de cerrados em Goiás. End. eletrônico: pedro.freitas@terra.com.br.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.