Page 1


Era da Conectividade


MUDANÇAS SOCIAIS

Múltiplas opções ao invés de escolha entre isto ou aquilo; Mudanças profundas no paradigma familiar (vários núcleos familiares); Estilo de vida global e nacionalismo cultural convivendo ao mesmo tempo.


MUDANÇAS POLÍTICAS Descentralização; Emergência de um Socialismo de Mercado; A Democracia representativa cedendo espaço para a Democracia participativa; AUTO-AJUDA ao invés da ajuda institucional; Comunicação lateral INTENSIVA no lugar das hierarquias.


MUDANÇAS ECONÔMICAS E MERCADOLÓGICAS Economia nacional fortalecida; Explosão das economias do BRIC ; Declínio dos mercados; Declínio da produção em massa; Fragmentação do mercado; Explosão de produtos e serviços;

Mais escolhas; Demanda por qualidade; Demanda por respostas rápidas; Maior complexidade; Empresas de pequeno e médio porte; Unidades estratégicas de negócio.


MUDANÇAS TECNOLÓGICAS Socialização da informação através da internet; Aumento expressivo de acesso rápido (banda larga) à grande rede; Chegada do celular como veículo de informação (envio e recebimento de texto via SMS, de som e imagem, via MMS, aplicativos, sites wap, envio/ recebimento bluetooth).


MUDANÇAS NOS PERFÍS Todas essas mudanças vêm alterando, drasticamente, o perfil do consumidor (politizado, politizado, consciente, com escalas de valor definida e pró-ativo), Da concorrência (ágil, ágil, intensa, internacional, maior quantidade de canais de distribuição); E dos fornecedores (parceiros parceiros por projetos, peças chaves de produção) Tornando o mercado mais dinâmico e complexo.


MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES As organizações também tem sido atingidas e levadas a: • Adequarem seus perfis; • Migrar suas orientações para nichos; • Tornarem-se se mais rápidas e flexíveis; • Conscientização em questões como qualidade, meio-ambiente meio e importância das pessoas (colaboradores, colaboradores, clientes e parceiros); parceiros • Buscarem ser mais transparentes e participativas. participativas


MUDANÇAS NAS PESSOAS Com isso, o perfil do profissional da Era da Conectividade também evoluiu para: • Cidadão do mundo | Bilingue (mínimo); • Generalista | Visão estratégica; maior capacidade de percepção) percepção | Sensível; • Intuitivo (maior • Visão sistêmica (conexão); ( colaborativo); • Mais que um usuário, um internauta 2.0 (participativo, • Alto nível cultural.


"A principal coisa do mundo não é o conhecimento, mas o uso que se faz dele“. (Theodore M. R. Von Keller)


Números da internet Número de usuários de Internet no Brasil cresceu 20% em 2009; Os internautas entre 6 e 14 anos já representam cerca de 12% do total da população online brasileira, quase se igualando ao total de usuários com 45 anos ou mais. Esses usuários gastam seu tempo na web em atividades de entretenimento (25% 25% do tempo online), online mensagens instantâneas (22%) e redes sociais (15%). O acesso à internet em qualquer ambiente (residências, ( trabalho, escolas, lan-houses, houses, bibliotecas e telecentros), telecentros considerando os brasileiros de 16 anos ou mais de idade, ULTRAPASSOU OS 70 MILHÕES de pessoas no primeiro trimestre de 2010.


Números da internet O Brasil é o quinto colocado em número de pessoas que usam a rede no mundo. Um em cada dez dos 1,6 bilhões de usuários de Internet no mundo está na América Latina – metade deles, no Brasil. A internet já é considerada um canal de compra, especialmente para eletrônicos (71%)) e compras em lojas de departamentos (58%). ( 65% dos internautas são muito mais influenciados por comentários e indicações on-line line nas decisões da aquisição que qualquer outro tipo de publicidade!!


Números da internet O Brasil registrou a maior média de tempo de uso diário de internet por usuário do mundo em fevereiro. Enquanto globalmente cada usuário ficou on-line, line, em média, 22,6 horas em fevereiro, no Brasil esse índice foi de 26,4 horas. O uso de redes sociais pelos internautas no Brasil só perde para as ferramentas de buscas, ficando à frente de serviços como e-mail e e de mensagens instantâneas. 85,5% dos internautas brasileiros realizam buscas pela web, web enquanto 81,9% acessam redes sociais, sociais 78,9% fazem uso de correio eletrônico (e-mail)) e 78,8%, sites de entretenimento.


Números da internet Residências brasileiras com computador >> 32% (18,3 ( milhões); Lares com banda larga >> 13,5 milhões (24% ( do total). 15,06 milhões de assinantes de banda larga em 2009 (fixo + móvel), o que representa um crescimento de 26,4%. 26,4% Mais de 5 milhões de conexões via banda larga móvel! Venda pela internet tem alta de 40% >> classe “C” participa com 30% do comércio virtual do Paíss (37 milhões de usuários usu ativos); A projeção ão de vendas na internet devem aumentar 35% e atingir um faturamento de R$ 14,3 bilhões no ano.


VĂ­deo: consumidor 2.0


        

          %

 ' (                                %)                     *)          "       !     "  #    $            $                     %&


Novos desafios globais:


Respostas do Governo‌


Este modelo…

FUNCIONA MAIS!!


O setor público foi montado para dar resposta para uma outra sociedade… que se foi!!

A nova sociedade demanda soluções complexas, sofisticadas ...


Governo hierarquizado não consegue…

Governo

Sociedade

… acompanhar a sociedade em rede!


O Governo, como qualqer organização, ou percebe a transformação…

… ou perde a corrida!


O que significa para o governo perder a corrida?

Como o governo não pode ir a falência, ficar à margem das mudanças significa perder legitimidade e autoridade, colocando em risco a própria democracia.


Como

SUPERAR ESTE DESAFIO?


    

       + ,                    !        !""#% 

    !""#   #      !  - . •           ) • /     ) •        ) • 0'      ) •      

1    &


                . • 2    ) • 3          ) • 3    45    $     $ %     .6    7    8    % &   $   % &   $             &               &   %) • !          

8 0 

&


    

        "   . • 2!       #   -    ) • 0 $ 9      -             %   '   ()&     %   '   ()&   %  

   



         ) •        

   $  

   ':


              # $. ;            9   $       # 0       

        $     9  < 7     

            '       ;, <


Criando um Governo que saiba

ouvir, que saiba dialogar com a sociedade!


Criando um Governo

Soci@l


Governo Soci@l ou G-Soci@l Soci@l é um modelo de administração pública centrado em 5 princípios:

1. 2. 3. 4. 5.

Escutar antes de tomar decisões; Transparência na implementação; implementação Feedback da sociedade; sociedade Fiscalização compartilhada; compartilhada Ações de melhorias contínuas. contínuas


dado >> informação >> conhecimento >> COMPETÊNCIA

Capacidade para ação efetiva.

Inovação

Idéia + Implementação + aferição


O conceito de inovação evolui • Inovações tecnológicas em produtos e processos o

o

Amplia escopo: inovações em marketing e organização Amplia foco: inovação também

Em setores menos intensivos em P&D No setor de serviços No setor público


Gestão do conhecimento no setor público

Objetivo: estimular a criação de Objetivo ambientes que facilitem o surgimento e a replicação de iniciativas inovadoras em gestão pública.


Comunidades de Prática Espaço virtual disponibilizado para troca de experiências vividas em práticas. Devem abordar uma temática diretamente ligada a um conjunto de tarefas.

Gestão de Ideias Gestão de ideias sistematiza e organiza as ideias dos colaboradores, não somente coletar, mas implementa e gera retorno para a pessoa e a organização.

Lições Aprendidas São narrativas que explicitam conhecimentos ou um entendimento adquirido através de uma experiência, que pode ser tanto positiva como negativa.


Brainstorm ou "tempestade cerebral") é uma atividade desenvolvida para O brainstorm (ou explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados determinados

Storytelling Storytelling é uma maneira de utilizar narrativas para compartilhar informações, conhecimentos e experiências


E os custos? E as ferramentas? E a implementação?


O ORKUT O Orkut foi criado por um ex-aluno aluno da Universidade de Stanford chamado Orkut Büyükkökten e lançado em 2004 pelo Google. É um sistema virtual que possibilita a conexão entre pessoas e a afiliação delas a comunidades. Os indivíduos são mostrados em forma de perfis, é possível receber conexões diretas (amigos) e indiretas (amigos dos perfis), e também como organizações sob forma de comunidades e também ferramentas de interação variadas, tais como fóruns para comunidades.

VÍDEO: TOUR PELO NOVO ORKUT


O Orkut foi criado por um ex-aluno aluno da Universidade de Stanford chamado Orkut Büyükkökten e lançado em 2004 pelo Google. É um sistema virtual que possibilita a conexão entre pessoas e a afiliação delas a comunidades. Os indivíduos são mostrados em forma de perfis, é possível receber conexões diretas (amigos) e indiretas (amigos dos perfis), e também como organizações sob forma de comunidades e também ferramentas de interação variadas, tais como fóruns para comunidades.

VÍDEO: TOUR PELO NOVO ORKUT


O facebook Em 2004, Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz e Chris Hughes, três estudantes da Universidade de Harvard, lançaram um site projetado para colocar os estudantes em contato uns com os outros, a fim de compartilharem suas fotos e encontrarem novas pessoas. Cresceu. Expandiu para Stanford, Columbia e Yale; Em 2005 haviam 800 redes universitárias nos EUA no site, ou seja, haviam mais de 5 milhões de usuários ativos. Novo nome: Facebook; Em 2010, com 350 milhões de usuários, o Facebook atingiu a condição de “3º maior país do mundo”, ultrapassando os EUA e ficando atrás somente de China e Índia, em termos de “população”.

VÍDEO: MKT REDES SOCIAIS I e MKT REDES SOCIAIS II


O facebook


O facebook


http://www.formstack.com/forms/?985626-1Fpi8lCbBr http://www.formstack.com/forms/?985626


O twitter Era da exposição e do compartilhamento. Público e privado começam a se confundir. A ideia de privacidade vai mudar ou desaparecer. 140 caracteres. Mensagem curta. Ideia complexa. 2,4 trilhões de SMS/ mês. Superconectados; 2 bilhões na internet >> 4 bilhões com celulares >> fusão! Internet >> celular >> internet


O twitter Twitter >> ritmo >> troca >> conexão 7 milhões de usuários 6 milhões >> twitter >> blog e celular 140 toques - torpedos dos celulares >> circulam na internet como os textos de blogs. “O que você está fazendo?” – e todo mundo responde Fluxo contívuo de intimidade ambiental Rapidez >> histeria de fora >> natural de dentro Sucesso >> explosão >> rede social que mais cresce nos EUA


Hoje, existem milhares de sites de vídeo e serviços diferentes. Componentes de vídeo >> entretenimento >> informação. YouTube >> centenas de milhões >> compartilhar e assistir vídeos online


You tube 13 horas de vídeo por minuto!

Volume vai continuar a crescer exponencialmente You tube >> pessoas >> planeta >> upload >> simplicidade Conteúdo >> qualquer tela >> qualquer lugar O YouTube (assim como outros sites), ), vai reunir todos os meios de comunicação social que interessa a você, a partir de vídeos da família e amigos até notícias, música, esportes, culinária e muito mais.


You tube Dez anos >> vídeos online >> forma mais onipresente e acessível As ferramentas para gravação de vídeos continuarão a se tornar menores e mais acessíveis. Dispositivos de mídia pessoais serão universais e interconectados. Ainda mais pessoas terão a oportunidade de gravar e compartilhar vídeo ainda mais com um pequeno grupo de amigos ou todos ao redor do mundo. Durante a próxima década, as pessoas vão estar no centro das suas experiências de vídeo e mídia. Mais consumidores se tornarão criadores e o mundo será um lugar menor.


10 idĂŠias para um governo

INOVADOR


1

promover reformas profundas que o libertem dos modelos mentais da era industrial;

2

estimular a criatividade do servidor, pois a maioria das soluções está por ser criada;

3

usar as novas tecnologias à exaustão. Lembrar, no entanto, que elas não são uma finalidade;


4

mostrar ao servidor que aprender passou a ser um evento contínuo e ubíquo;

5

estimular o intercâmbio de idéias entre servidores com especializações distintas;

6

inserir-se, se, de corpo e alma, nas redes sociais. é assim que a sociedade atual se articula;


7

orientar para que cada servidor saia do seu casulo e conheça o que o cidadão quer;

8

estimular o trabalho em equipe;

9

lembrar que a excelência é o melhor caminho para transformar idéias em inovações;

10

incorporar a idéia que trabalhar não é sinônimo de sofrimento;


Exemplos de

INOV@ÇÃO Em governo


patient opinion

Iniciativa independente, apoiada pelo governo britânico, na qual o próprio usuário avalia a qualidade dos serviços médicos ofererecidos, segundo critérios como: padrão dos cuidados médicos, serviços de enfermagam, limpeza, estacionamento, etc. recebe 20 mil visitas e 7 mil comentários por dia. metade das avaliações são positivas.


fixmystreet

Permite que os cidadãos reportem problemas em suas ruas, como buracos, pichação ou falta de iluminação, por intermédio de um mashup que agrupa a funcionalidade de um mapa com comentários.


citix

rede social montada pelo governo, hoje operado pela midia digital privada, na qual os cidadãos podem apontar no mapa problemas de segurança, infra-estrutura, estrutura, etc., bem como opções de lazer, próprios públicos, entre outros.


Working together

canal instituído pelo governo britânico para estimular a utilização de ferramentas sociais com o objetivo de agilizar e aprimorar a entrega de serviços à população


how to live in the 21° century

euparticipo

Projetos elaborados para dar voz ao cidadão, perceber suas preocupações e demonstrar que é possível ter uma sociedade ativa e participativa.


www.sacsp.mamulti.com

aplicativo desenvolvido por garoto de 17 anos (Bruno) que capturou dados do sac da prefeitura de s達o paulo e desenvolveu um um mashup cruzando estas bases com o google maps


Open government iniciative

iniciativa do governo amaricano de disponibilizar bases de interesse público, em formato aberto, acessíveis a toda a sociedade, tornando transparente o acesso aos dados do governo, ampliando a participação social na melhoria das informações e demandas da cidadania e fomentando a colaboração na produção de novos serviços públicos.


i-Gov SP

Princípios • Cooperação • Qualificação • Utilização de Ferramentas Sociais


Componentes • • • • • •

Portal (Página Inicial da Rede) Blogs (Experiências, Capacitação, Serviços Públicos) PodCast (Programa de Rádio Pensando Alto) Tutoriais (Uso de Ferramentas Sociais) Canais de Vídeo Comunidade (nosGov)


Objetivos • • • •

Efetividade (Políticas Públicas e Serviços ao Cidadão) Transparência (Informações para o Cidadão) Criação de Cultura para Inovação Colaboração (Entre servidores, entre secretarias)

• Acelerar Criação e Circulação do Conhecimento • Ampliar Oportunidades Capacitação Continuada • Estimular o Uso de Novas Tecnol. e Ferramentas


Os órgãos do Governo do Estado de São Paulo estão ampliando sua comunicação com o cidadão por meio das redes sociais. Depois que a Secretaria de Gestão Pública liberou o acesso às ferramentas de relacionamento online, secretarias, autarquias, empresas e fundações vinculadas ao Estado expandiram os canais de informação para melhor informar a população paulista. Confira a lista de órgãos do Governo de São Paulo com redes sociais ativas: Twitter 1. Secretaria de Comunicação – www.twitter.com/governosp 2. Secretaria de Gestão Pública – www.twitter.com/gestaopublicasp 3. Secretaria da Fazenda – www.twitter.com/FazendaSP 4. Secretaria de Educação – www.twitter.com/educacaosp


Twitter 5. Ipem-SP – www.twitter.com/IpemSP 6. Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência – www.twitter.com/deficienciasp 7. Secretaria do Meio Ambiente – www.twitter.com/ambientesp 8. Museu da Casa Brasileira – www.twitter.com/mcb_org 9. Sabesp – www.twitter.com/ciasabesp 10. Secretaria de Cultura – www.twitter.com/CulturaSP 11. Imprensa Oficial – www.twitter.com/ImprensaOficial 12. Centro Paula Souza – www.twitter.com/centropaulasouzasp 13. Acessa Escola – www.twitter.com/acessaescola 14. Secretaria de Agricultura e Abastecimento – www.twitter.com/agriculturasp 15. Acessa SP – www.twitter.com/acessasp 16. Biblioteca Virtual – www.twitter.com/bvsp 17. Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho e Emprega SP – www.twitter.com/empregosp 18. Secretaria dos Transportes – www.twitter.com/transportessp 19. Secretaria de Segurança Pública – www.twitter.com/segurancasp 20. TV Cultura – www.twitter.com/TVcultura


Twitter 21. Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social – www.twitter.com/assistenciasp 22. IPT – www.twitter.com/iptsp 23. Fundação CASA – www.twitter.com/fundacaoCASA 24. Secretaria de Economia e Planejamento – www.twitter.com/planejamentosp 25. Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania – www.twitter.com/justicasp 26. Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo – twitter.com/esporte_sp e www.twitter.com/turismosp 27. Metrô – www.twitter.com/metrosp_oficial 28. CPTM – www.twitter.com/cptmsp_oficial 29. Univesp – www.twiter.br/univesp 30. Poupatempo – www.twitter.com/poupatemposp 31. Polícia Militar SP – http://twitter.com/pmesp 32. Fundação PROCON – www.twitter.com/procon_sp 33. Secretaria da Saúde – http://twitter.com/saudesp 34. Gati (Grupo de Apoio Técnico à Inovação) – http://twitter.com/sgpgati 35. Secretaria da Administração Penitenciária – www.twitter.com/sapsp 36. Cepam – http://twitter.com/cepam 37. Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – http://twitter.com/emtu_oficial


Blogs 1. Secretaria de Gestão Pública – http://secretariadegestao.blogspot.com/ 2. Secretaria de Saúde – http://www.saudeemacao.blogspot.com/ 3. Biblioteca Virtual – http://bibliotecavirtual.wl.blog.br/blog/ 4. Gati (Grupo de Apoio Técnico à Inovação) – http://igovsp.blogspot.com/ 5. Poupatempo – www.poupatemposp.blogspot.com 6. Blog do Comandante Geral da PM – http://www.policiamilitardesaopaulo.blogspot.com/ Perfis no Orkut 1. Secretaria de Comunicação (Governo de São Paulo) – http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?rl=cpn&cmm=90814067 2. Ipem-SP – http://www.orkut.com.br/Main#FullProfile.aspx?rl=pcb&uid=7920331086987652257 3. Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania – http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=ls&uid=4620987706880561023 4. Centro Paula Souza – http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=92648700 5. Biblioteca Virtual – http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=40480664


Facebook 1. Secretaria de Comunicação (Governo de São Paulo) – http://www.facebook.com/pages/Sao-Paulo--Brazil/Governo-do-Estado-de-SaoPaulo/92227023652 2. Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social – www.facebook.com/assistenciasp 3. Ipem-SP – http://www.facebook.com/friends/?ref=tn#/profile.php?id=1792016967&ref=profile 4. Secretaria da Agricultura e Abastecimento – http://www.facebook.com/profile.php?id=100000047831751 5. Centro Paula Souza – http://www.facebook.com/profile.php?id=100000072108310 6. Sabesp – http://www.facebook.com/home.php#/profile.php?id=100000098004882&ref=name 7. Biblioteca Virtual – http://www.facebook.com/pages/Sao-Paulo-Brazil/Bibliotecahttp://www.facebook.com/pages/Sao Virtual-do-Governo-do-Estado-de-Sao-Paulo/96789390506?ref=ts Paulo/96789390506?ref=ts


Canais no YouTube 1. Secretaria de Comunicação (Governo de São Paulo) – http://www.youtube.com/governosp 2. Sabesp – http://www.youtube.com/user/saneamentosabesp 3. Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social – www.youtube.com/assistdesenvsp 4. Secretaria da Agricultura e Abastecimento – http://www.youtube.com/agriculturasp 5. Secretaria do Meio Ambiente – http://www.youtube.com/ambientesp 6. Biblioteca Virtual – http://www.youtube.com/user/BVGESP 7. Acessa SP – www.youtube.com/acessasp 8. Poupatempo – www.youtube.com/poupatemposp


Flickr 1. Secretaria de Comunicação (Governo de São Paulo) – http://www.flickr.com/photos/governosp 2. Ipem-SP – http://www.flickr.com/photos/39942564@N05/sets 3. Secretaria de Transportes – http://www.flickr.com/photos/transportessp 4. Secretaria da Agricultura e Abastecimento – http://www.flickr.com/people/agriculturasp/ 5. Secretaria do Meio Ambiene – http://www.flickr.com/photos/ambientesp/ 6. Sabesp – http://www.flickr.com/photos/sabesp/ 7. Secretaria de Gestão Pública – www.flickr.com/gestaopublicasp 8. Acessa SP – www.flickr.com/acessasp 9. Poupatempo – www.flickr.com/poupatemposp


SMS (mensagens de texto) 1. Emprega SP – em funcionamento. Envia avisos de vagas compatíveis aos celulares dos candidatos. 2. Incor – em breve vai lembrar pacientes sobre consultas e exames com antecedência. 3. Poupatempo – envia mensagens de texto informando o tamanho da fila para tirar documentos, entre outras informações. WAP 1. Metrô – www.metrosp.mobi 2. Secretaria do Meio Ambiente e Cetesb – http://wap.ambiente.sp.gov.br 3. Portal do Governo – http://m.saopaulo.sp.gov.br


               

    

                        

 !" # $ %&'                  (


Desafios do Novo Milênio... O que é exigido das organizações neste novo contexto: • Flexibilidade, Rapidez; • Inovação Sustentável • Uso Intensivo e Responsável do Conhecimento; • Capacidade de Perseguir constantemente a trilha do Crescimento Sustentável;


Web 2.0: Ferramentas Sociais Estamos no limiar entre o simples e uma grande revolução na forma de governar •

• • • •

Participação Democracia digital Trabalho em rede Colaboração

• •

Simples – Fácil de utilizar, baixo custo, implementáveis em questão de dias Revolucionário – Atingir e engajar milhares e mesmo milhões de usuários e estimular de forma bastante natural o diálogo, a colaboração e a participação

Gestão do Conhecimento Inovação

• iGov


Para inovar é necessário ter boas idéias. E ...

“O Melhor modo de ter uma BOA IDÉIA, é ter MUITAS IDÉIAS”

Linus Pauling, única pesquisador a receber o Prêmio Nobel por duas vezes: - Prêmio Nobel de Química em 1954 - Prêmio Nobel da Paz em 1962


E o Melhor modo de ter MUITAS IDĂ&#x2030;IAS...


â&#x20AC;&#x153;Pedras Pedras no caminho? Guardo Todas. Um dia vou construir um casteloâ&#x20AC;?. Fernando Pessoa


Quando participamos com um download,, fazemos girar esse maravilhoso mundo digital. Mas, É IMPORTANTÍSSIMO FAZERMOS UPLOAD! Desta forma, contribuiremos, ativamente, para uma internet cada dia melhor, mais rica e mais livre!

Agradecemos aos autores das ilustrações, vídeos, vídeos textos e fotos de todos os BLOGs e sites pesquisados para a realização deste trabalho! Esperamos que as informações aqui criadas,, co compiladas, contestadas ou reescritas, possam ser transformadas em algo ainda maior e mais completo... completo E assim, sucessivamente...


Relacionamento 2.0: Governo x cidadão em busca da sinergia  

Como as entidades governamentais podem fazer uso das redes sociais e demais ferramentas da web 2.0 para melhorar seu desempenho.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you