

Pedro Marcelino PORTFOLIO


Meu nome é Pedro, sou estudante de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atualmente cursando o 10 º período. Tenho grande interesse em projeto de interiores e conforto ambiental procuro uma oportunidade de estágio, a fim de adquirir novas experiências, bem como aprofundar os meus conhecimentos e habilidades.
Educação e experiência Cursos complementares
Ensino Médio Completo (2015-2018)
Graduação em Arquitetura e Urbanismo (previsão de conclusão 2025)
Viagem Acadêmica
Curso de Desenho Imersivo - Ouro Preto e Mariana (previsão de conclusão 2025)
Inglês Avançado (2016-2019)
Projeto de Extensão
Divulgação online de conteúdos relacionados a arquitetura e urbanismo para o público de dentro e fora do meio universitário - (2020 a 2021)
Monitoria
Monitoria de crédito na disciplina de Conforto Ambiental II (2020 a 2021)
Estágio em Arquitetura
(Escritório Técnico da Universidade - ETU UFRJ)
Trabalhei com vistoria técnica, detalhamento dos projetos de arquitetura no AutoCAD e levantamento de quantitativos e orçamento no Excel (2022-2023)
Monitoria (2023)
Monitor da eletiva de Elementos de Sombreamento
Projetos de Extensão (2023)
• LCE: supervisionar e auxiliar no uso do Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética (LCE);
• Insurgências: voluntário na organização do evento “Insurgências: experiências em espaços públicos”.
Estágio em Gerenciamento de Obras
(R3A Engenharia)
Trabalhei com detalhamento dos projetos de arquitetura no AutoCAD e SketchUP e acompanhamento de obras com supervisão de arquitetos e engenheiros do escritório. (2023)
Projetos de Extensão (2024)
• Local-global: ações urbanas pelo clima: desenvolvimento de projetos que buscam mitigar os impactos das ondas de calor e das mudanças climáticas atuando em comunidades no território urbano do Rio de Janeiro.
• Workshop Arquitetura e Paisagem - UFRJ (2020)
• Workshop Taller Virtual - Arquisur (2022)
• Workshop V-Ray - Patricia Gass (2022)
• Workshop Revit - GrowArq (2023)
• Curso Noções Básicas de Sustentabilidade - UFPR (2023)
• Curso Introdução a Telhados Verdes - UFPR (2023)
Características
• Organização
• Pontualidade
• Trabalho em equipe
• Proatividade
• Comprometimento
• Vontade de aprender

Projetos



Residência Harmonia
Centro Cultural Bom Jesus da Coluna
Sabor Vintage
Informações
Projeto: Pedro Marcelino.
Local: Fictício, Rio de Janeiro - Brasil
Data: maio, 2023
Antes de mais nada, gostaria de esclarecer que este projeto é uma atividade originalmente criada para a disciplina de Desenho Arquitetônico e posteriormente refeito em 2023. Inicialmente, o exercício consistia em criar uma proposta de um café em um terreno com as dimensões de 14x7 metros. Posteriormente, decidi refazê-lo como uma prática tanto projetual quanto de modelagem no Revit, pois pretendo migrar para a plataforma BIM.
O café apresenta um estilo de decoração industrial, onde o teto são ripados de madeira em forma de ondas, as paredes são revestidas com tijolos e cimento queimado, o piso é de madeira e são utilizados elementos com tonalidades mais escuras para complementar o ambiente. O estabelecimento possui uma área de atendimento em dois pavimentos e uma área externa nos fundos, com capacidade máxima para 80 pessoas.
A fachada principal do café está voltada para o sul, o que possibilita o amplo uso de vidro
Sobre




Área


Varanda
Área de atendimento

sem um grande ganho de calor pela exposição ao sol. Essa disposição mantém a conexão com a rua, permitindo que os transeuntes vejam o interior do café e se interessem por conhecer o local.
Na área externa aos fundos dispõem-se mesas cobertas por guarda-sóis , fileiras de vasos de plantas entre as mesas e trepadeiras no muro ao fim do terreno, proporcionando uma atmosfe ra harmonosa. Também nessa área, encontra -se a escada de acesso ao pavimento superior, protegida por uma cobertura para evitar que os clientes se molhem em dias de chuva durante a transição para o pavimento superior.

No pavimento superior, os bancos são estofa dos, criando um ambiente acolhedor em con traste com as mesas de madeira no térreo. Um vão conecta os dois pavimentos, onde duas grandes luminárias em formato helicoidal sus pensas dão um toque único ao espaço. Essa combinação de elementos cria uma atmosfera especial e convidativa ao café. 2.45


3-
4- Corte BB (1:100)
5- Vista Interna do Balcão
6 - Fachada Principal (1:100)
7 - Fachada Posterior (1:100)

1- Planta Baixa Pavimento Térreo (1:75)
2- Planta Baixa Pavimento Superior (1:75)
Corte AA (1:100)













8- Vista Interna do Pavimento Superior 9 - Perspectiva Explodida (1:150) 10 - Perspectiva da Área Externa
Palmeiras Rhapis
Jasmim-brasileiro
Piso coberto com seixos brancos
Vegetação utilizada:
Residência Harmonia
Informações
Projeto: Pedro Marcelino
Local: Local fictício, Rio de JaneiroBrasil
Data: julho, 2022
Este projeto teve sua origem no ano de 2019 como parte do desenvolvimento da disciplina de Concepção da Forma Arquitetônica I. Posteriormente, foi revisitado, modificado e detalhado como um exercício para renderização de interiores e desafio pessoal.
A proposta arquitetônica segue o conceito de casa pátio, onde os espaços são delimitados pelos muros do terreno e pelas paredes externas da casa. Os pátios são concebidos como áreas de lazer, convívio e circulação privadas para os moradores da residência. Além disso, desempenham um papel importante no conforto térmico e na entrada de luz natural.
Os clientes são uma família composta por um casal de 35 e 36 anos e seu filho adolescente. Costumam receber visitas em casa, o que fez com que os espaços de convivência fossem maiores que os demais cômodos. Devido ao trabalho semi-presencial do casal, foi necessário incluir um escritório para que ambos pudessem trabalhar em casa.
Sobre



O estilo escolhido para a decoração foi o contemporâneo, caracterizado pelo uso de materiais modernos, cores predominantemente neutras, formas mais lineares, minimalismo e funcionalismo. As cores escolhidas para a decororação foram o branco e o cinza, tons beges e tons amadeirados. Para alguns detalhes de decoração usou-se a cor azul.
Os materiais que mais se destacam na decoração são a madeira utilizada no piso, no ripado da sala de estar, móveis planejados (MDF) e no pergolado do pátio principal; e o vidro usado
nas portas das paredes externas para criar a conexão com os pátios e permitir a entrada de luz natural com maior eficiência ao longo do dia.
O projeto começou a ser pensado pela delimitação dos pátios e posteriormente na setorização em torno deles. Como desejava-se que as áreas de convivência tivessem um maior destaque, ela foi colocada numa área mais central da residência e ligando ambos os pátios, funcionando assim com o “coração” da casa. A parte íntima foi concentrada mais a norte do pátio principal e a parte de serviços a sul dele.






1- Planta Baixa
2- Pátio Principal
Perspectiva do Pátio Principal
Alfeneiro
Hibisco Vermelho
Aglaonema
Vegetação utilizada:
Unha de Gato




4- Quarto de Casal
Perspectiva do Quarto de Casal
6- Sala
Perspectiva da Sala




8- Cozinha
Perspectiva da Cozinha 10- Escritório
Perspectiva do Escritório
Centro Cultural Bom Jesus da Coluna
Informações
Sobre
Projeto: Patrick Rosário e Pedro Marcelino
Local: Ilha do Bom Jesus da Coluna, Rio de Janeiro - Brasil
Data: novembro, 2019
A Ilha do Bom Jesus da Coluna, atualmente integrada à Ilha do Fundão, é uma região que apresenta um valor histórico significativo, destacando-se a Igreja do Bom Jesus da Coluna (que empresta o nome à ilha), o Asilo dos Inválidos da Pátria e diversas placas que prestam homenagem a heróis de guerra. Além desses pontos turísticos com visitas guiadas, o entorno do terreno oferece outras atividades culturais, como aulas de balé, futebol e vôlei. No topo da pequena ladeira e ao lado da Igreja, está localizado o terreno do projeto.
O Centro Cultural Bom Jesus da Coluna tem como objetivo ser um espaço de exposições de obras de artes, palestras e cursos voltados para o meio artístico. Sua implantação segue a mesma orientação da Igreja, criando uma conexão visual entre as saídas da Igreja e as entradas do edifício. Ademais, os dois pátios do centro cultural também estão conectados às entradas do edifício, buscando criar um espaço amplo e integrado. Além disso, o projeto foi dividido em três blocos cada um com uma cor de parede


distinta para facilitar sua identificação.
O primeiro bloco, identificado pelas paredes vermelhas, abriga as áreas de serviços, incluindo administração, bilheteria e banheiros. O segundo bloco, com paredes amarelas, é reservado para a sala de aula. Por fim, o terceiro bloco, destacado pelas paredes azuis, é destinado à área de exposição. Esses três blocos são interligados por meio de uma ampla cobertura do edifício, que também conecta os pátios, proporcionando um espaço harmonioso e integrado.
Devido a importância histórica da igreja, o CCBJC foi pensado para que não ofuscasse sua imponência. Por essa razão, a altura do centro cultural é limitada a 5,1m, o que representa menos da metade da altura do templo religioso que possui 12m de altura. Sua forma é marcada pela horizontalidade e pelos seus grandes pilares em V e vigas de concreto armado. Essas vigas, por sua vez, desempenham diferentes funções ao longo do projeto, ora servindo 1 2
apenas como elementos estruturais, ora como pérgolas, adicionando um aspecto estético e funcional a estrutura.









Vegetação utilizada:





1 - Implantação 2 - Axonométrica Explodida 3 - Pátio Externo
Bromélia Guzmania
VitóriaRégia
Jacarandá
Ave do Paraíso
Aglaonema





































4 - Planta do Térreo
5 - Planta da Cobertura




6- Sala de Exposição
7- Corredor de Exposições
8- Fachada Norte 9- Fachada Sul


10 - Fachada Leste
11 - Fachada Oeste
12 - Pátio Externo
13 - Entrada


pedromsousa.028@gmail.com