
2 minute read
Pela primeira vez, Brasil não registra morte por covid-19 em 24 horas
from 14.02.2023
Dados do Conselho
Nacional de Secretários de Saúde (Conass), divulgados no início da noite de domingo (12), mostram que pela primeira vez, em 24 horas, o Brasil não registra mortes causadas pela covid-19.
Advertisement
Segundo o Conass, no período de 24 horas foram registrados 298 novos casos de covid-19. A média móvel dos últimos 7 dias foi de 45 óbitos e 9.126 novos casos diários da doença.
Desde o início da pandemia, em março de 2020, foram registrados 36.932.830 casos da doença, com 697.674 óbitos. As taxas de incidência e de mortalidade, referentes a casa 100 mil habitantes, são de 17.575 casos de covid-19 e 332 óbitos.
Vacinação
No início do mês, o Ministério da Saúde divulgou o cronograma para 2023 do Programa Nacional de Vacinação, inclusive da covid-19. As ações começam em 27 de fevereiro, com a aplicação de doses de reforço bivalentes contra a doença na população com maior risco de desenvolver formas graves da covid-19, como idosos aci - ma de 60 anos de idade e pessoas com deficiência.
Também está previsto para abril intensificar a campanha de vacinação contra a influenza, antes da chegada do inverno, quando as temperaturas mais baixas levam ao aumento nos casos de doenças respiratórias. Já em maio, deve ocorrer uma ação de multivacinação contra a poliomielite e o sarampo nas escolas.
As etapas, de acordo com o ministério, foram organizadas de acordo com os estoques de doses existentes, as novas encomendas realizadas pela pasta e os compromissos de entregas assumidos pelos fabricantes de vacinas.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), vai instalar um Hospital de Campanha para atendimento de urgência e emergência no Carnaval do Maranhão 2023. De sábado (18) a terça-feira (21), o hospital estará localizado na Praça Maria Aragão, com funcionamento das 18h às 3 da manhã, em São Luís. Nesta segunda-feira (13), equipes da Engenharia da SES iniciaram a montagem do hospital.

Com 10 leitos clínicos e mais cinco poltronas para atendimento, o hospital contará com uma equipe composta por um médico, dois enfermeiros, quatro técnicos em enfermagem, um técnico em higienização e mais um vigilante.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, além dos profissionais que estarão preparados para atendimento dos foliões, uma ambulância também estará à disposição da equipe.
“Teremos no Carnaval do Maranhão um Hospital de Campanha, com leitos de enfermaria, para aquela pessoa que passou mal ou que tenha sofrido algum tipo de ferimento, que a gente possa fazer o atendimento lá e, se necessário, encaminhar através do nosso sistema de transporte sanitário para nossa rede de saúde”, explicou o secretário Tiago.
Em casos de dor aguda, queda, lesão e outras intercorrências, o folião pode buscar o atendimento no Hospital de Campanha para receber os pri - meiros socorros da equipe de plantão, aplicação de medicação ou, em casos mais graves, ser transferido para unidades de referência.
No circuito Litorânea, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) também disponibilizará ambulância para atendimento dos foliões.
Cuidados para o Carnaval
Para que os foliões possam curtir o maior Carnaval de todos os tempos com segurança, é importante ter atenção a alguns cuidados com a saúde:
- Beba muita água. Acompanhar os circuitos carnavalescos pode ser uma prática de atividade física intensa;
- Bebidas alcoólicas com moderação. Além de causar danos à saúde;
- Alimente-se bem. Prefira comidas leves e busque se alimentar antes de ingerir bebidas alcoólicas;
- Proteja-se do Sol. Use protetor solar, chapéus, bonés e óculos escuros;
- Use camisinha sempre. Proteja-se das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como AIDS, HPV, gonorreia, sífilis e hepatite;
- Descanse. Quando o corpo pedir, tenha um tempo para recarregar as energias;
- Redobre a atenção ao volante. Não dirija após consumo de bebidas alcoólicas, tenha cuidado com os foliões nas ruas; www.atosefatos.jor.br
- Em caso de doença crônica (diabetes, hipertensão, epilepsia, dentre outras), alguma alergia grave ou utilizar próteses, leve um aviso com você.
