
1 minute read
Novo núcleo atuará na melhoria da gestão de processos institucionais
from 30 e 01.05.2023
De caráter permanente, o NGPI é vinculado à Assessoria de Gestão Estratégica e Modernização (AGEM), sob a coordenação do juiz auxiliar da Presidência, Márcio Brandão, e tem como assessora de Gestão de Processos Institucionais, a servidora Vanessa Gomes.
Com Rosa Weber, STF tem 8 votos para tornar réus 200 por ato golpista
Advertisement
prestar consultoria para implantação e acompanhamento de sistemas de gestão da qualidade e promover estudos e elaboração de propostas de definição da estrutura orgânica do TJMA.
Com a finalidade de reduzir a burocracia de trâmites administrativos e judiciais, definir processos críticos e gerenciar projetos estratégicos, contribuindo para a gestão por resultados na Administração Pública, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) deu início à implementação e estruturação do Núcleo de Gestão de Processos Institucionais (NGPI). Nessa quinta-feira (27/4), a unidade reuniu-se para alinhamento da primeira etapa de implantação, em sessão de videoconferência.
A estruturação do Núcleo – instituído por meio da Resolução nº. 17/2022 – acontecerá a partir de projeto executado por meio de uma consultoria corporativa em gestão, mapeamento, análise e melhoria de processos de negócio para a estruturação, a empresa 3Gen. A empresa é especialista em consultoria e treinamento corporativo com foco em execução da estratégia e o projeto terá a duração de seis meses.
O projeto de estruturação do NGPI seguirá cinco etapas, que dizem respeito ao alinhamento e planejamento; treinamento em gestão de processos de negócio; estruturação do escritório de processos de negócio; análise e revisão da cadeia de valor e implementação do ciclo de melhoria de processos de negócio em dez processos.
SOBRE O NGPI
De acordo com a Resolução nº 17/2022, são atribuições do NGPI: prestar consultoria em gestão de processos de trabalho, na área administrativa; assessorar na elaboração, implantação e acompanhamento de projetos de racionalização de métodos e processos de trabalho;

Além dessas, assessorar na elaboração de normas, procedimentos, regulamentos, manuais e demais instrumentos operacionais de trabalho; promover intercâmbio com outros tribunais em assuntos relacionados à gestão da qualidade e à gestão de processos de trabalho e promover a divulgação de ações e resultados referentes à gestão da qualidade e à gestão de processos de trabalho.
O NGPI está alinhado com a Resolução do Conselho Nacional de Justiça n° 325/2020, que dispõe sobre a Estratégia Nacional do Poder Judiciário 20212016 e com a Resolução do TJMA n° 44/2021, que dispõe sobre o Planejamento Estratégico no âmbito do Poder Judiciário do Estado Maranhão para o sexênio 2021-2026.