3 minute read

Vereadores solicitam infraestrutura em ruas da capital

Executiva Metropolitana (AGEM).

A vereadora Rosana da Saúde (Republicanos) solicitou asfalto na rua Castro Alves, bairro Vila Passos. “Estamos solicitando providências no sentido de que seja realizada a manutenção da estrutura asfáltica desta via pública, que traria mais condições de mobilidade a quem trafega no local”, pontuou a parlamentar. O pedido foi encaminhado à Semosp.

Advertisement

rua Roseana Sarney, a pedido do vereador Umbelino Júnior, com encaminhamento à Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra); e nas ruas da Vitória (próximo à Unidade Mista), da Prata (próximo à Escola Dorilene) e São Sebastião (próximo à feira), no bairro Coroadinho, em pedido do vereador Nato Júnior (PDT) para ações de ‘tapa-buraco’.

A possível instalação da Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI) que investigará os atos golpistas de 8 de janeiro não deverá interferir na tramitação do arcabouço fiscal no Congresso, disse nesta segunda-feira (24) o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Ele reiterou que o calendário que prevê a apresentação do relatório na Câmara dos Deputados até 10 de maio está mantido.

“Na nossa opinião, esse [a abertura da CPMI] é um debate político dentro do Congresso, mas ele não vai atrapalhar o calendário de votação do marco fiscal. No dia 10 de maio, deve ser apresentado o relatório do marco fiscal na Câmara e, no dia 19, o [relatório] da [primeira fase da] reforma tributária. São dois temas econômicos centrais para o governo que continuam com o calendário mantido e bom andamento na Câmara e no Senado”, disse Padilha após se reunir com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

“O presidente Lula volta de Portugal para definir os nomes no tempo necessário. Tenho certeza absoluta de que, vindo dessa dupla [Lula e Haddad], só podemos esperar nomes muito qualificados tecnicamente e que tenham o compromisso com a responsabilidade das contas públicas e a responsabilidade social”, declarou Padilha na saída do Ministério da Fazenda. Pela lei que concedeu autonomia ao BC, os diretores têm mandatos de quatro anos. Conforme o cronograma, o presidente Lula terá a oportunidade de substituir sete dos nove diretores do BC até o fim de 2024, incluindo o presidente do órgão, Roberto Campos Neto. O antigo diretor de Política Monetária Bruno Serra pediu exoneração do cargo no fim de março. Servidor de carreira do BC, o diretor de Fiscalização, Paulo Souza, informou que aceita uma eventual recondução ao cargo.

A melhoria da infraestrutura nos bairros da capital foi pauta de várias solicitações dos vereadores, apresentadas na Câmara Municipal de São Luís. Foram solicitados serviços diversos, incluindo pavimentação de vias, construção de calçadas e meios-fios, instalação de iluminação e outras benfeitorias. Os pedidos também foram encaminhados às autoridades de competência.

Asfalto, urbanização e a realização do programa

Prefeitura no Bairro foram tema das indicações do vereador Raimundo Penha (PDT). O parlamentar solicitou obras de pavimentação asfáltica e urbanização das ruas Amarela e Verde, no bairro Bequimão. Encaminhou ainda, pedido para que seja realizada edição do programa Prefeitura no Bairro, atendendo a região do São Bernardo. As proposições foram enviadas à Prefeitura de São Luís, à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e a Agência

A recuperação asfáltica na rua São Tomé, bairro Piçarreira, área da Vila Esperança é pauta de solicitação do vereador Andrey Monteiro (Republicanos). Ele encaminhou o pedido à Semosp para as devidas providências. A vereadora Fátima Araújo (PCdoB) solicitou pavimentação nas ruas Jardim Aurora, Jardim São José e da Indepêndencia, no bairro Aurora. Os pedidos foram encaminhados também à Semosp.

Serviços de pavimentação asfálticas também foram solicitados para os bairros Ivar Saldanha, na www.atosefatos.jor.br

Ações de urbanização que incluem obras de pavimentação asfáltica com faixa para ciclistas e pedestres, calçamento, iluminação de led e poda das árvores, na avenida João Alberto, bairro Santa Efigênia, foram pedidas pelo Coletivo Nós (PT).

A vereadora Concita Pinto (PCdoB) contemplou o bairro Anil com pedido para inclusão de vias no programa estadual Rua Digna. Serão beneficiadas a Segunda Travessa Primeiro de Maio e a Segunda Travessa São José. A solicitação foi encaminhada Secretaria ee Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid).

Banco Central Padilha também comentou sobre a indicação dos dois novos diretores do Banco Central (BC). No fim de fevereiro, os mandatos dos diretores de Política Monetária e de Fiscalização venceram. Segundo o ministro, a definição só sairá depois do retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva da viagem a Portugal e à Espanha.

Além das viagens de Lula, o principal motivo do atraso nas indicações decorreu da demora do Senado formar as comissões na nova legislatura. Os diretores e o presidente do BC precisam ser sabatinados e aprovados pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), comandada pelo senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO). Em seguida, os nomes precisam ser aprovados pelo Plenário do Senado.

This article is from: