4 minute read

Seduc reúne com Instituto Itaú e Associação Bem Comum para fortalecimento de parcerias e alinhamento para 2023 Cartilha online traz orientações preventivas contra violência escolar

Entre as pautas discutidas, estiveram eixos como a educação em tempo integral com ensino profissionalizante, o Pacto pela Alfabetização e as novas metas para o Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (SEAMA) e para o Índice de Desempenho Educacional do Maranhão (IDE-MA).“Foram duas reuniões pedagógicas voltadas para a aprendizagem, onde tratamos sobre ensino profissionalizante, integrado à educação regular e ao ensino em tempo integral, falando sobre qualificação, tanto na área da alfabetização quanto nas nossas escolas em tempo integral. Estou muito satisfeito com essas parcerias”, ressaltou o vice-governador e secretário de Estado da

Educação, Felipe Camarão. Durante a reunião com o Instituto Itaú, representado por Ana Inue e Cacau Lopes, respectivamente superintendente e gerente de implementação do Itaú Educação e Trabalho, a Seduc destacou a elaboração de políticas públicas educacionais eficientes, assim como a formação profissional – todas com foco no fortalecimento da educação, tecnologia e empregabilidade.

Advertisement

“Uma reunião para pensar nas perspectivas de desenvolvimento educacional, profissional e tecnológico. E também nas questões da educação de jovens e adultos. Existe uma preocupação grande da Seduc-MA com a ques- tão do analfabetismo. É um compromisso muito sério que a Seduc está assumindo e isso foi posto pra fazermos juntos. Ao mesmo tempo, existe a perspectiva de gerar empregabilidade e desenvolvimento profissional para os jovens do Estado do Maranhão. Saímos muito animados: primeiro com a qualidade e experiência da equipe. E com a animação que todos estão em construir essas perspectivas de juventude para o Maranhão”, pontuou a superintendente Ana Inue.

Animação que, para a gerente Cacau Lopes, reforça a perspectiva de mais bons resultados alcançados pela parceria Itaú e Seduc como nos anos anteriores.

“Um ponto importante é que os resultados atingidos nos anos anteriores são muito satisfatórios. A formação de EJATEC, o número de escolas, o crescimento das escolas, a oferta de EJATEC, trouxeram resultados muito satisfatórios. Hoje, nós traçamos grandes diretrizes para parcerias nos próximos anos”, acrescentou.

Também nessa quarta, a Seduc dialogou com a Associação Bem Comum, parceira da secretaria desde 2020, com atuação conjunta na

Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC) – que conta também com a participação da Fundação Lemann, Fundação Vale e Instituto Natura.

“A reunião foi para pactuar novos compromissos para 2023, afinal temos essa parceria com o Estado do Maranhão, para seguirmos nesta agenda da alfabetização que o estado vem pautando e crescendo. Saímos muito felizes em ver a intenção de levar a agenda da alfabetização e poder alfabetizar as crianças na idade certa”, pontuou Maria Vera Vasconcelos, Diretora Adjunta do PARC, acompanhada de Anderson da Silva Araújo, Coordenador de Implementação PARC; e de Débora de Freitas Viegas, Gestora de Projetos PARC.

Representando a Seduc, também participaram das reuniões: o subsecretário Anderson Lindoso; o assessor especial Odair José; o secretário adjunto Delmar Matias; a superintendente de ensino profissional e integral Josélia Silva; a assessora especial Rosyjane Pinto; a secretária adjunta de ensino, Nádya Dutra; e a diretora do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), Cricielle Muniz.

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou em seu site a cartilha Recomendações para Proteção e Segurança no Ambiente Escolar, com orientações à comunidade escolar sobre medidas preventivas e imediatas de proteção do ambiente escolar, de forma a dar mais eficácia aos programas de prevenção, intervenção e posvenção (cuidados prestados a enlutados por suicídio) de atos de violência em escolas e universidades.

O material está disponível desde a quarta-feira (19), e tem como público-alvo estudantes; familiares e/ou responsáveis; profissionais de educação, saúde mental, segurança, proteção e assistência social; gestores e conselheiros; pessoal de resposta a emergências, entre outros.

Segundo o MEC, a publicação – uma das ações desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) – apresenta também orientações voltadas aos entes federados, bem como para redes e instituições de ensino.

A cartilha informa também quais são os canais de denúncias criados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Operação Escola Segura, iniciada em 6 de abril; e pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, que disponibilizou um número de WhatsApp – (61) 99611 0100 – exclusivo para denúncias, além do Disque 100.

“De acordo com orientações da cartilha, os gestores das instituições de ensino, por meio do conselho escolar, devem reunir os atores da comunidade escolar para desenvolver estratégias apropriadas para seus próprios ambientes educacionais e comunitários”, sugere o MEC.

PREFEITURA MUNICIPAL DE URBANO SANTOS-MA AVISO DE LICITAÇÃO.

PREGÃO ELETRÔNICO 026/2023. A Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura Municipal de Urbano Santos, Estado do Maranhão, torna público, para conhecimento dos interessados que fará realizar, sob a égide da Lei n.º 10.520/02, Decreto Municipal n.º 005/2019 Lei Complementar 123/06, Lei Complementar nº 128/08, Decreto nº8.538/15, Decreto Federal nº 10.024/2019 e subsidiariamente as disposições da Lei n.º 8.666/93 e suas alterações posteriores, licitação na modalidade Pregão Eletrônico, do tipo menor preço, por item, para a FORMAÇÃO DE REGISTRO DE PREÇO PARA POSSÍVEL E FUTURA contratação de empresa especializada serviços de correção preventiva e corretiva e aperfeiçoamento na rede de abastecimento de água, no dia 08 de maio de 2023, as 08:01 horas (horário de Brasília), através do uso de recursos da tecnologia da informação, site https:// www.portaldecomprasus.com.br/.com.br, sendo presidida pelo Pregoeiro desta Prefeitura Municipal, na sala da Comissão Permanente de Licitação, situada na Avenida Manoel Inácio, SN, Centro, Urbano Santos – MA. O edital e seus anexos encontram-se disponíveis na página web do Portal de Compras Públicas – Endereço: https://www. portaldecomprasus.com.br/. No SACOP (Portal do Tribunal de Contas do Estado Maranhão), portal da transparência do Município e na sala da Comissão Permanente de Licitação. Esclarecimentos adicionais através do endereço eletrônico, e-mail: cplpmubs@hotmail.com ou na sala da Comissão Permanente de Licitação. Urbano Santos – MA, 20 de abril de 2023. Braulio Rogem Melo Silva – Pregoeiro Municipal.

This article is from: