
2 minute read
realiza abertura oficial do projeto Escola para Vida
from 24.03.2023
Mateus, Rejany Suely Sousa Câmara, enfatizou a relevância do projeto para a mudança na vida de crianças e adolescentes. “Através do conhecimento, somos capazes de otimizar a nossa comunidade, nossa sociedade e melhorar a nossa vida e a de cada um ao redor“, destacou.
PREFEITURA MUNICIPAL DE BELA VISTA DO MARANHÃO-MA
Advertisement
AVISO DE LICITAÇÃO
TOMADA DE PREÇOS Nº 03/2023-CPL/PMBV os mais diferentes gêneros textuais, adquirindo o gosto pela leitura, visando seu sucesso ao longo de toda sua trajetória e ampliando sua compreensão de mundo.
O Ministério Público do Maranhão, por meio da Secretaria para Assuntos Institucionais, do programa MP na Comunidade e de sua Escola Superior, realizou nesta quarta-feira, 22, na Catedral de Louvor Maranata, localizada no Turu, a abertura oficial do Projeto Escola para Vida (PEV), em parceria com a organização social comunitária Clube de Mães Mateus.
Financiado com recursos da Procuradoria-Geral de Justiça e do Fundo Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Luís, o projeto tem como objetivo principal contribuir para a construção de ambientes escolares seguros e pacificados.
Na ocasião, foi lançada a Roda de Leitura, uma das ações do PEV, que tem como foco melhorar a proficiência em leitura de alunos do Ensino Médio dos Centros de Ensino Paulo Freire, Estefânia Rosa da Silva e João Paulo II.
O diretor da Secinst, promotor de justiça José Márcio Maia Alves, que está à frente do Roda de Leitura, expôs os benefícios e a importância que essa atividade provoca na vida das pessoas que a realizam. A programação também incluiu apresentação musical dos estudantes do Centro de Ensino Paulo Freire, e a estudante de 16 anos Lívia de Cassia Pereira Rocha, como mestre de cerimônia.
Fernanda Albino de Moraes, representando a presidenta da organização social comunitária Clube de Mães
Titular da 2ª Promotoria de Justiça Distrital da Cidadania – Polo Divinéia, o promotor de justiça Douglas Nojosa reiterou que o papel do Ministério Público é buscar melhorias para a comunidade a fim de diminuir a desigualdade social no país e estimulou os alunos a incorporarem os ensinamentos propostos pelo projeto. “Vocês serão os cidadãos que vão estar aqui no nosso lugar representando as entidades e passando essa mensagem para as próximas gerações”.
RODA DE LEITURA
Jose Márcio Maia Alves apresentou o projeto “Roda de Leitura”, uma das ações do PEV. Por meio da visualização de vídeos educativos e do exercício de sondagem da imaginação, os estudantes puderam experimentar previamente a mudança que o hábito da leitura causa nos sentidos humanos e na aprendizagem.
O intuito das atividades é estimular os alunos a ler
José Marcio explicou que o projeto vai iniciar com a leitura do livro “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, e terá, ainda, encontros presenciais e atividades complementares nas redes sociais. “Vamos fazer com que os alunos interajam em grupos, com relatores e revisores dos trechos dos livros que serão lidos. Dessa forma, eles vão interagindo, conversando, aprendendo e despertando as ferramentas que o hábito da leitura causa”, explicou.
Também estiveram presentes no evento os promotores de justiça Vicente de Paulo Silva Martins, coordenador do MP na Comunidade; Marco Aurélio Batista Barros, da Assessoria Especial, além do servidor Luis Alberto Rodrigues, assessor do procurador-geral de justiça.
Participaram, ainda, a representante da Secretaria de Estado da Educação, Eva Alves Barros; coordenadora em exercício do Conselho Municipal dos direitos da criança do adolescente (CMDCA)
Édila Kariny Bandeira Telles de Souza e a covereadora do Coletivo Nós, Flávia Almeida.