
6 minute read
recebem obras
from 24.03.2023
ra-rio de Tasso Fragoso. E o compromisso do governador Carlos Brandão é de continuar sempre apoiando as cidades. É um governador municipalista e ainda vêm muito mais obras para Tasso Fragoso pela frente”, antecipou o vice-governador.
A dona de casa Ana Isabel é moradora da cidade e comemorou os investimentos destinados ao município. “A gente fica muito agradecida. Que venham mais obras. A gente agradece muito”, afirmou.
Advertisement
tomada das obras do hospital. Segundo o prefeito Ruggero, o hospital deve ser inaugurado no dia do aniversário de Riachão, celebrado no dia 29 de abril.
orla em Tasso Fragoso
Em Tasso Fragoso, a agenda governamental incluiu ainda a entrega da reforma do Hospital Irmã Maria Paes Tavares, o Hospital Municipal. A unidade de saúde recebeu obras de pavimentação, piso e todos os serviços de instalações elétricas, pluviais, hidráulicas e de cobertura.
A população de Tasso Fragoso também foi contemplada com um novo cartão-postal da cidade: a Orla Delton Fonseca Moreira, na beira-rio, que recebeu obras de urbanização.
Felipe Camarão ressaltou que as entregas são fruto de parcerias com a Prefeitura Municipal de Tasso Fragoso. Esse tipo de atuação conjunta é uma das marcas da gestão Carlos Brandão, que tem como foco o municipalismo. De acordo com Camarão, até mesmo o Hospital Municipal de Tasso Fragoso será mantido por meio de parceria entre Estado, município e Governo Federal.
“Entregamos a reforma do Hospital Municipal de 20 leitos, com maternidade. Equipamento belíssimo, que agora vai ser mantido com a parceria com o Governo do Estado, com a Prefeitura Municipal e com o Governo Federal. Também entregamos a urbanização da orla, na bei-
O prefeito de Tasso Fragoso, Roberth Martins, mais conhecido como Dr. Roberth, agradeceu a presença da “mão amiga” do Governo do Estado. “Estamos sempre fazendo parcerias, tanto na infraestrutura, como na saúde e na educação. Para a gente, hoje é um dia muito importante. Acho que um bom político tem que ter prazer em realizar suas promessas de campanha e hoje estou realizando duas, claro, com essa parceria que sempre tá dando certo, entre a Prefeitura e o Governo do Estado”, pontuou o prefeito de Tasso Fragoso.
Obra e novos anúncios em Riachão
Já no município de Riachão, o vice-governador Felipe Camarão e o prefeito da cidade, Ruggero Felipe, inauguraram uma Praça de Alimentação, espaço público com aproximadamente 2.000m², que dispõe de palco para eventos, áreas de lazer e quiosques para bares e lanchonetes. O projeto faz parte da ação de revitalização da Praça Parsondas de Carvalho.
Também em Riachão, Felipe Camarão e sua equipe realizaram visita técnica no Hospital Municipal Dr. Edmar Alves de Oliveira. Durante a visita, Camarão anunciou a re-
“Dia de muita gratidão. Hoje estamos sendo presenteados com a Praça de Alimentação e já dando providência para a retomada da obra do Hospital Dr. Edmar Alves de Oliveira e do asfaltamento no nosso nosso povoado Alto Bonito. Riachão agradece o empenho do Governo do Estado com a nossa cidade”, festejou o prefeito.
O autônomo João Filho foi um dos beneficiados com um dos quiosques entregues. O caso do autônomo ratifica a importância desse tipo de investimento público, que além de qualidade de vida, gera renda para a população.
“Isso vai complementar a minha renda. Eu tenho uma filha na faculdade e trabalho de pedreiro. O quiosque vai complementar a renda para pagar a faculdade da minha filha”, relata João Filho.
Conjunto de obras
Para o vice-governador Felipe Camarão, a Praça em Riachão vai favorecer ainda mais o turismo, a economia local e a cultura. “300 obras e ações em 100 dias. O início da gestão do governador Carlos Brandão a mil! Aqui em Riachão a entrega vai beneficiar geração de renda, emprego, turismo, cultura e lazer. Estamos fazendo um conjunto de obras aqui na cidade“, ressaltou.
Também participaram da agenda de trabalho em Tasso Fragoso e Riachão, a deputada estadual Dra. Viviane e o ex-deputado estadual, Stenio Resende, e a diretora do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), Cricielle Muniz.
Campanha multivacinação está disponível no Shopping da Criança até sexta-feira (24)
Como parte da Campanha de Multivacinação do Governo do Estado está sendo disponibilizado até nesta sexta-feira (24), no Shopping da Criança, cobertura vacinal voltada para crianças e adolescentes (2 meses a 14 anos). O atendimento acontece no horário de 8h às 16h.
Estão disponíveis a Pentavalente, Vacina Oral Poliomielite (VOP), Vacina Inativada Poliomie- lite (VIP), Meningite C, Covid -19, Influenza, Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite, DT “tétano”, HPV “adolescente”, Meningite “ACWY”.
É obrigatória a apresentação da carteira de vacinação e documento de identificação. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal em todo o estado, aumentar a imunização e proteger esse público de diversas doenças transmissíveis.
O agendamento pode ser feito de forma on-line pelo aplicativo do Procon, pelo Disque Saúde (3190-9091), pelo WhatsApp (98) 99214-9415 ou presencialmente na unidade.
O Shopping da Criança é um equipamento público totalmente gratuito e oferece serviços de lazer e saúde. É vinculado à Secretaria de Estado de Governo (Segov), e a área de saúde é administrada em parceria com a Empresa Mara-
Em 2007, Rosivanio de Lima Pereira Kaxinawá, 34 anos, deixou a aldeia indígena onde vivia, no Acre, para cursar a Escola Latino-Americana de Medicina, em Cuba. Com especialização em medicina da família, ele integra atualmente uma equipe de 117 profissionais de saúde enviados a 29 distritos sanitários especiais indígenas, incluindo o Território Yanomami, que enfrenta situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional.
“Sei da realidade do meu povo, do sofrimento que é ir para a cidade e pegar uma ficha de saúde às 3h da manhã para ser atendido. Hoje, podemos levar atendimento para dentro da comunidade, para que o indígena não saia da sua aldeia. Já é um grande fato. Podemos contribuir e melhorar nesse sentido”, acrescentou.
O cubano naturalizado brasileiro Osmel Gonçalves Corona, 34 anos, é especialista em clínica geral, formado pela Universidade de Ciências Médicas de Havana. Enviado pelo Ministério da Saúde ao Distrito Sanitário Especial Indígena Litoral Sul, ele vai atender uma área que inclui aldeias ao longo dos estados do Paraná, Rio de Janeiro e de São Paulo. O profissional trabalha com povos indígenas desde a chegada ao país, em 2017.
“Estou concretizando um sonho. A gente sempre quer levar um atendimento de qualidade, ajudar as pessoas que precisam, que estão em um lugar onde é muito difícil fixar um profissional e a gente ficar lá para ajudar, para mostrar que tem capacidade para ajudar com os problemas de saúde deles. Muitas dessas comunidades estão desassistidas, sem profissionais há muito tempo.”
Entenda nhense de Serviços Hospitalares (Emserh).
O envio dos 117 profissionais para distritos indígenas de todo o país acontece no âmbito do programa Mais Médicos pelo Brasil, relançado pelo governo federal na última segunda-feira (20). Na semana passada, a pasta realizou um evento de recepção aos novos profissionais, que foram apresentados às secretarias de atenção primária à saúde e de saúde indígena. Atualmente, os 34 distritos do país contam com 227 profissionais em atuação. Rebatizado de Mais Médicos para o Brasil, o programa, criado em 2013 e marcado pela contratação de médicos cubanos, passa a incluir outras áreas de saúde, como dentistas, enfermeiros e assistentes sociais, e promete priorizar profissionais brasileiros.
O serviço de assistência à saúde conta com uma equipe multiprofissional, formada por fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, dentre outros. A área de lazer conta com playground, brinquedos, cinema, praça da alimentação e outros espaços de recreação.
„Nunca pensei em trabalhar com povos indígenas. No meu país, temos uma formação diferente, não temos essa população indígena. Está sendo uma experiência muito bonita”, disse. „Na minha chegada ao Brasil, fui trabalhar no distrito sanitário especial indígena de Tocantins, em 2017. Estive lá por dois anos. Depois, trabalhei dois anos em outro distrito. Agora, estou indo para o Distrito Especial Indígena Litoral sul”, concluiu.
Do total de novas vagas para este ano, 5 mil serão abertas por meio de edital já neste mês de março. As outras 10 mil serão oferecidas em formato que prevê contrapartida de municípios, o que, de acordo com o governo federal, garante às prefeituras menor custo, maior agilidade na reposição do profissional e condições de permanência nessas localidades. O investimento é de R$ 712 milhões por parte da União apenas em 2023. Emergência yanomami Há dois meses, o ministério atua em terras yanomami em razão da situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional por desassistência na região. As ações incluem a instalação de um Centro de Operações de Emergência local e nacional, o envio de agentes de controle de endemias e de voluntários da Força Nacional do Sistema Único de Saúde e melhorias na infraestrutura dos polo base e da Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai) de Boa Vista.
Segundo o Ministério da Saúde, mais de 9,4 mil atendimentos aos indígenas já foram realizados nesse período. Atualmente, a Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai) tem 30 crianças com desnutrição grave em acompanhamento e 36 com desnutrição moderada. De acordo com a pasta, mais de 30,4 mil habitantes vivem no Território Indígena Yanomami.