
3 minute read
Judô: Time Maranhão terá disputas importantes no RJ
from 01.06.2023
O técnico José Neto anunciou, nesta quarta-feira (31), a convocação da seleção feminina de basquete para a disputa da Copa América da modalidade, que será disputada entre os dias 1 e 9 de julho em León (México). A competição tem grande importância para a busca da classificação para os Jogos Olímpicos de Paris, pois oferece duas vagas diretas para o Pré-Olímpico Mundial e outras quatro vagas para o Pré-Olímpico das Américas.
um jogo único para classificarmos na melhor posição possível e avançarmos na competição. Para isso, vamos fazer uma excelente etapa de treinamento e chegarmos preparados para esta dura competição”, declarou o técnico José Neto à assessoria de imprensa da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).
Advertisement
Relação de convocadas:
A partir de sexta-feira (2) até domingo (4), vai ter de muito judô no Rio de Janeiro. A “Cidade Maravilhosa” sediará dois importantes eventos nacionais da modalidade: o Campeonato Brasileiro Sub-18 e a Seletiva Nacional Sub-13 e Sub-15. Em ambas as competições, o Time Maranhão marcará presença em busca de bons resultados. Ao todo, a equipe maranhense contará com a participação de 13 judocas, sendo que 11 vão competir no Brasileiro Sub-18 e outros dois na Seletiva Nacional.
As disputas dos dois eventos ocorrerão na Arena da Juventude. A sexta-feira (2) será destinada somente para os combates da Seletiva Nacional Sub13 e Sub-15. Donos de bons resultados na atual temporada, os judocas
Luís Davi Rocha (Sub-15 / -66kg) e Esther Doria do Nascimento (Sub-13 / -38kg) estão confirmados no evento.
No sábado e no domingo, é a vez dos judocas da categoria Sub-18 entrarem em ação. O Maranhão vai com uma boa equipe, com destaque para Antonio Eduardo Rocha (-66kg), um dos principais atletas do Estado com resultados bastante expressivos. Neste ano, ele conquistou o título de campeão brasileiro regional e ajudou o Time Maranhão a ser campeão geral masculino na competição realizada em Macapá (AP), no início de abril. Além disso, o jovem maranhense tenta repetir o desempenho obtido em 2022, quando brilhou no cenário nacional, chegando a ser convocado para integrar a Seleção Brasileira de Base que participou do Circuito Europeu de Judô e do Campeonato Mundial Cadete/Sub-18 de Judô, em Sarajevo, na Bósnia e Herzegovina, onde era o único atleta nordestino na competição internacional. Na temporada passada, Antonio Eduardo Rocha ainda foi campeão do Meeting Nacional, vice-campeão da Seletiva Nacional Sub-18 e vice-campeão pan-americano Sub-18.
O Time Maranhão Sub-
18 conta ainda com os seguintes judocas: Marlon Silva Vieira (-50kg), Davi Mams de Melo (-55kg), Marvin Silva Vieira (-60kg), Pedro Menezes Correia (-73kg), Gabriel Jordan da Silveira (-81kg), Cauan de Miranda Dias (-81kg), Marcus Vinicius Soares (+90kg), Julia Menezes Correia (-52kg), Samanta Calvet Torreão (-63kg) e Ana Clara Lima (-70kg).
Preparação
Vale destacar que todos os atletas que vão competir pelo Time Maranhão no Campeonato Brasileiro Sub-18 e na Seletiva Nacional Sub-13 e Sub-15 foram destaques nas duas etapas do Circuito Maranhense de Judô, evento promovido pela Federação Maranhense de Judô (FMJ). Além das competições, a FMJ também realizou este ano alguns treinos com todos os judocas com o objetivo qualificar e preparar o time maranhense para os desafios da temporada. O último treino ocorreu no fim de abril, na Viva Água, e foi voltado para a preparação dos atletas do Sub-18.
A seleção brasileira está no Grupo A da competição, ao lado de Cuba, Venezuela, Argentina e Estados Unidos. Já a outra chave é formada por Canadá, República Dominicana, Colômbia, México e Porto Rico. Nas duas últimas edições do torneio o Brasil subiu ao pódio com o terceiro lugar.

“[A Copa América é] uma competição que não tem jogos fáceis! Um grupo duro, com os Estados Unidos favoritos para o título e três das quatro equipes sul-americanas classificadas, sendo Venezuela, que enfrentamos na semifinal do último Sul-Americano, e Argentina, na final. Para finalizar o grupo, a tradicional equipe de Cuba, que vem recuperando seu basquetebol competitivo e sempre joga com muita intensidade. Temos que encarar cada jogo como
Armadoras: Débora Costa - SESI Araraquara, Alana Gonçalo - Sampaio Basquete e Maria Paula Albieiro - Blumenau/Unisociesc.
Alas/armadoras: Tainá Paixão - Sampaio Basquete, Isabela Ramona –Samara-RUS e Gabriella Soares - SESI Araraquara.
Alas: Thayná SilvaSodiê Mesquita, Patrícia Teixeira - Sampaio Basquete, Leila Zabani – Blumenau/Unisociesc, Raphaella Monteiro - Sampaio Basquete, Vitória MarcelinoSESI Araraquara e Emanuely de Oliveira - Sampaio Basquete.

Alas/pivôs: Damiris Dantas - Fuerza Regia-MEX, Vanessa SassáSanto André, Aline Moura - SESI Araraquara e Kawanni Firmino – Blumenau/ Unisociesc.
Pivôs: Erika de Souza - Sampaio Basquete, Kamilla Cardoso - South Carolina-EUA e Mariana Dias - Sampaio Basquete.