
4 minute read
Sofia Duailibe é campeã do Brasileiro de Águas Abertas
from 30.05.2023
da Copa Brasil de Águas Abertas, disputada em Maceió-AL.
Em 2023, Sofia Duailibe coleciona resultados expressivos em etapas da Copa Brasil de Águas Abertas. Na etapa de Porto Seguro, realizada entre os dias 14 e 16 de abril, a atleta da DM Aquatic garantiu dois títulos da categoria Infantil 1 e um vice-campeonato geral com ótimos desempenhos nas provas dos 2,5km e 5km.
Advertisement
e prática esportiva para cidades do Maranhão
A nadadora maranhense
Sofia Duailibe mostrou mais uma vez porque é uma das maiores revelações do esporte no estado após faturar dois títulos em eventos realizados neste sábado (27) e domingo (28), no Espigão Costeiro, em São Luís. A atleta da DM Aquatic, que conta com os patrocínios do governo do Estado e da Potiguar por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, sagrou-se campeã na prova dos 5 km da categoria Infantil I Feminino no
Campeonato Brasileiro de Águas Abertas, competição organizada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), e venceu a disputa geral dos 2,5 km na Copa São Luís. As vitórias no Campeonato Brasileiro e na Copa São Luís reforçam o excelente momento de Sofia Duailibe na disputa de competições nacionais. No início de maio, a jovem atleta sagrou-se campeã da categoria Infantil I Feminino nas provas de 2,5km e 5km da sexta etapa
Em março, Sofia Duailibe sagrou-se campeã geral feminino na prova de 1,5km e ficou com o vice-campeonato geral feminino nos 2,5km da etapa de Porto Alegre (RS) da Copa Brasil, além de faturar os títulos das categorias Geral e Infantil 1 nas provas de 1,5km e 2,5km da etapa de Petrolina (PE).
Antes de garantir troféus nas quatro etapas da Copa Brasil nesta temporada, Sofia Duailibe se destacou na etapa de Brasília da Copa Brasil de Águas Abertas, realizada em 2022, sendo campeã da categoria Petiz 2 nas provas dos 1,5km e 2,5km e ficou na terceira posição da categoria Geral nos 1,5km.
Coleção de medalhas na Copa Norte
Além dos títulos na Copa Brasil de Águas Abertas, Sofia Duailibe brilhou na Copa Norte de Natação / Troféu Leônidas Marques, que foi realizada entre 27 e 30 de abril, em São Luís. A nadadora maranhense conquistou 10 medalhas na categoria Infantil 1 da competição regional: foram cinco ouros nas disputas dos 200m costas, 400m livre, 800m livre, 1.500m livre e 2,5km (águas abertas), quatro pratas nos 50m costas, 100m costas, 200m livre e 200m medley, e um bronze no revezamento 4x50m livre misto.
A nadadora Sofia Duailibe é patrocinada pelo governo do Estado e pela Potiguar, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Ela ainda conta com os apoios da DM Aquatic e do Colégio Literato.
No início deste ano, quando um enorme container ‘estacionou’ em Bom Jesus das Selvas e Açailândia, os moradores não sabiam quanta transformação cabia naqueles metros quadrados de metal. Apesar de todas as dificuldades impostas pelas fortes chuvas, que castigaram o Maranhão em 2023, o projeto “Container do Esporte” seguiu resiliente e projeta uma temporada de muito sucesso nas 12 cidades que serão atendidas no estado, com capacitação de profissionais locais e aproveitando a mão de obra local para oferecer gratuitamente aulas de vôlei, handebol, tênis, badminton e atletismo. Além disso, o Container traz para a população conceitos de sustentabilidade, já que funciona totalmente com energia limpa, eólica e solar. ‘De mudança’ para Alto Alegre do Pindaré e Buriticupu, o projeto atenderá até 240 crianças de 6 a 12 anos em cada núcleo.
“Nos compadecemos muito por todas as famílias atingidas pelas chuvas deste início de ano no Maranhão. Por respeito a elas e por acreditar no poder transformador do esporte, principalmente nas crianças, seguimos firmes em nosso planejamento, plantando sementes nos municípios. A ideia é iniciar um trabalho, dando uma base concreta para seguir apostando na prática esportiva, na saúde e no bem-estar. E também na sustentabilidade, na energia limpa. Um dos pontos mais importantes desse processo é a capacitação dos profissionais locais. São eles que serão os propagadores dos valores e da metodologia. Além disso, buscamos apresentar uma grade de aulas ampla, com modalidades que muitas crianças nem conheciam. É uma janela que se abre e ficamos muito felizes com todo o feedback positivo que já temos recebido”, afirmou Leny Figueire- do, coordenadora do IDEC. O projeto seguirá depois para Pindaré Mirim e Tufilândia, a partir da primeira semana de setembro, Santa Inês e Igarapé do Meio, a partir da primeira semana de dezembro. Já em 2024, o projeto vai para Vitória do Mearim e Miranda do Norte, a partir da segunda quinzena de março, e Itapecuru e Santa Rita, a partir da segunda quinzena de junho.
Aulas de sustentabilidade Pensando em levar o conceito de sustentabilidade, alinhado com o que há de mais moderno em energia limpa, os containers funcionam com captação de energia eólica e solar. Desta maneira, servem como exemplo direto nas aulas ministradas sobre o tema, que também fazem parte da grade em todas as cidades. Uma parede verde, com plantio feito pelos alunos, também é montada (e deixada como legado) em cada município atendido pela iniciativa.
Inscrições em Alto Alegre do Pindaré e Buriticupu
As aulas no Container do Esporte em Alto Alegre do Pindaré e Buriticupu começarão a partir do dia 12 de junho. Antes, porém, entre os dias 5 e 9, será oferecida a capacitação gratuita de até 20 profissionais de educação física (professores e estudantes). Os profissionais contratados para ajudarem na execução da iniciativa nos municípios pelos próximos três meses serão contratados a partir desta turma. Os interessados devem procurar o container, no endereço abaixo, para se inscreverem. Da mesma maneira que os responsáveis interessados em inscrever as crianças de 6 a 12 anos:
Alto Alegre do Pindaré Rua do Sol, Povoado Auzilândia – Complexo Esportivo Professora Maria Flávia Vasconcelos.