1 minute read

SOCIEDADE

Cerca de 35,55% da população dos bairros inclusos na Macrozona 7 reside em sub habitações, e isso equivale a 7,6% da população que vive em assentamentos irregulares no Município de Campinas. (CENSO 2000) Desde então esta taxa vêm aumentado de forma preocupante. Sabe-se que mais de 5 mil famílias residentes nas Unidades Territoriais Básicas contidas na Macrozona 7, como nos bairros Jardim Campo Belo, Jardim Marisa, Jardim São Domingos, Jardim Fernanda e Jardins Itaguaçu 1 e 2 - não contabilizando os assentamentos irregulares contidos nas proximidades, possuem renda mensal de cerca de 1 a 2 salários mínimos. (CAMPINAS 2018)

A FEIRA DO ROLO

Advertisement

Na Rodovia Eng. Miguel de Campos Melhado, mais especificamente entre os bairros Jardim Campo Belo e Jardim Santa Maria II, é recorrente e cada vez mais intensificada a «feira do rolo», uma aglomeração de vendedores ambulantes que se apropriam das marginais da rodovia para vender todo tipo de produto (Figura 99), isto incluí alimentos, como frutas, verduras e hortaliças, bem como carne e derivados. Também artesanato, objetos diversos, peças de automóveis e inclusive animais vivos. Grande parte da população dos bairros no entorno participa com frequência desta feira, considerada ilegal pela prefeitura, mas que proporciona acesso a esses tipos de produtos à classe mais carente, ou até mesmo como uma forma de sustento advindo da venda de suas próprias produções.

No entorno do terreno, em especial nas áreas urbanizadas que possuem acesso à Rod. Eng. Miguel de Campos Melhado, observa-se uma predominância de loteamentos de gabarito baixo, com apenas 1 pavimento. Poucos loteamentos no entorno possuem 2 ou mais pavimentos ou ainda não estão construídos.

GABARITO

TERRENO

Figura 91: Mapa de gabaritos Próximos à Rod. Miguel de Campos Melhado Fonte: Google Earth - Modificado pelo Autor LEGENDA

TERRENOS NÃO CONSTRUÍDOS

1 PAVIMENTO

This article is from: